O filme "You can live forever" que a menina se apaixona por uma tj

Indicação de livros e filmes que expõem de alguma forma a verdade sobre as Testemunhas de Jeová.
AlanaRomariz9
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 26
Registrado em: 21 Ago 2021 20:16

O filme "You can live forever" que a menina se apaixona por uma tj

Mensagem não lida por AlanaRomariz9 »

Olá pessoas do fórum
Um tempo atrás alguém comentou desse filme que passou em um festival muito famoso no EUA o Tribecca, e foi muito bem aclamado, depois de assistir o trailer fiquei muito curiosa para assistir e procurei em todo lugar, só achei agora pois ficou meio famosinho e muitas pessoas do Twitter acharam o filme no YouTube, e consegui assistir antes que o link fosse derrubado, porém com certeza logo sairá no drive/stremio/torrent.

Sobre o filme: uma menina se muda para a cidade para morar com o seus tios que são tjs, e ela é incentivada a ir nas reuniões com eles, e lá ela conhece uma """irmã""" a Marika, e logo começam uma amizade que depois se transforma em um romance. É basicamente isso.

Eu achei a forma que eles retrataram muito boa, não é 100% fiel porém muitas falas são frases usadas pelas tjs. Tem um momento no qual ela fala "sua mãe não é da verdade né?", eu já ouvi essa frase tantas vezes e o jeito que eles falam com um desdém, nossa fiquei irritada de ouvir essa frase de novo.

Mostrou brevemente um pouco da solidão dos jovens tjs que é você não ter amigos, pois você não participa de nada. A Marika não tem amigos fora da congregação, até falam a frase "a congregação é nossa amiga".

Tem muitos outros pontos bem interessantes e reais que são retratados no filme. É claro que tem coisas que são exageradas no sentindo de "estranheza" (para quem assistiu estou falando da cena da banheira).
Mas em geral, eu gostei.

Achei esse link do yt, a legenda está bem ruim porém dá para entender, porém é provável que logo tirem do ar o vídeo.
https://youtu.be/i8O5gGHLlrY
Avatar do usuário
Phoebe Buffay
Forista
Forista
Mensagens: 83
Registrado em: 15 Mai 2017 01:21

Re: O filme "You can live forever" que a menina se apaixona por uma tj

Mensagem não lida por Phoebe Buffay »

ainda ontem vi pelo twitter comentários sobre ele. depois vou atrás pra tentar ver
"Eu tenho o meu caminho. Você tem o seu caminho. Portanto, quanto ao caminho direito, o caminho correto, e o único caminho, isso não existe."
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: O filme "You can live forever" que a menina se apaixona por uma tj

Mensagem não lida por Saran »

Não vou por aqui o link por questão de Direitos autorais

Procurem por You Cam Live Forever Drive no twitter que vai ter link lá
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: O filme "You can live forever" que a menina se apaixona por uma tj

Mensagem não lida por JonSnow »

Havia assistido o trailer, em breve vou assistir o filme também
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
Avatar do usuário
Pepita
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 28 Dez 2021 05:27

Re: O filme "You can live forever" que a menina se apaixona por uma tj

Mensagem não lida por Pepita »

Agradeço muito a indicação. Assisti na semana passada. Amei! Chorei no final.
Avatar do usuário
Lira
Forista
Forista
Mensagens: 174
Registrado em: 13 Dez 2020 15:33

Re: O filme "You can live forever" que a menina se apaixona por uma tj

Mensagem não lida por Lira »

Assisti esses dias. Breves considerações, sem muito spoiler.

O filme é muito bom. Fiquei melancolicamente inflamada. Estando nessa religião desde pequena até recentemente, dá para afirmar que, ao menos onde moro, as TJs num geral são bem assim. Parece uma representação caricata, decerto, mas numa fase onde a religião se vê como uma caricatura própria, é uma representação precisa para mim.

(Pequeno spoiler abaixo:)
Spoiler!
(A cena onde o ancião anuncia o noivado da Marike é a parte mais irreal do filme, porém, pode ser interpretado como uma atitude deliberada de má fé dele. Já vi leves anúncios fora de protocolo na congregação onde participei, mas nada neste nível.)

Justamente pela minha vivência, e por eles retratarem tão bem esse ambiente, foi um pouco insuportável para mim ver tanto costume TJ, por ser tão fiel à realidade e eu não suportar mais esse tipo de coisa. Ver o cenário TJ de fora, num filme, só reforça o quão nociva essa religião foi pra mim. Uma raiva melancólica perdurou por boa parte do filme em meu coração. Qualquer pessoa que teve convívio com essa religião vai sentir o cringing ardendo na pele.

É insuportável para mim porque sei na pele o quão injusto é duas meninas descobrindo o amor acabarem nas garras da repressão religiosa. Justamente por Marike ser crente na doutrina torreana. É uma narrativa além de "gays good, religion bad", mas, um conto muito mais pragmático de como o compromisso é fundamental nos relacionamentos.

O cinismo da Jaime em relação à religião é combatido pelo compromisso da Marike com sua fé. Marike, por sua vez, entende que a Torre não aprova sua sexualidade, mas, ela não acredita que tenha que escolher entre as duas. Ela lida com sua sexualidade acreditando que não está fazendo nada de errado, mas sabendo que precisa manter em segredo. Talvez deliberadamente, talvez não. Quando Jaime zomba das crenças de Marike, mesmo daquelas que nós também desacreditamos, justamente por termos vivido na pele de Marike no passado, é possível sentir uma flecha rasgando o peito dela quando Jaime demonstra diversas vezes sua real descrença.

E, por isso, esse filme é importante também para pessoas de fora desse ambiente religioso compreenderem melhor alguém na posição da Marike. Não é uma mera covardia. Não só pelo vínculo familiar forçado e geralmente abusivo, mas, é tanto tempo sofrendo a indução ao medo cotidiano, que se torna traumático. Especialmente pra quem cresceu lá dentro. O tempo todo com o medo te atingindo de todos os lados: ostracismo, Armagedom, extrema chantagem emocional... Para uma pessoa jovem, normalmente é comum retroceder.

De forma técnica, não há muito a ser dito. O filme é low-budget e é o trabalho-estreia dos diretores, e acaba sofrendo com certos amadorismos comuns. Ainda assim, You Can Live Forever é muito melhor que Desobediência — um romance também lésbico num ambiente judaico-ortodoxo. You Can Live Forever é escrito mais elegantemente. Há um desenvolvimento bem mais sólido nas protagonistas, por isso dói mais, e as coisas se constroem de modo tão terno.

Nada extremamente melodramático, ainda que dolorido, pois essa é a nossa realidade. Sim, o drama acontece quando você é jovem e está a perceber que terá de deixar a comunidade onde cresceu, mas You Can Live Forever é capaz de refletir esse conflito com um tom quase sereno que se irradia por todo o filme. Mesmo em algumas cenas que podem ser estranhas a primeira vista. A serenidade entre duas jovens descobrindo o amor e o demonstrando da forma mais pura e ingênua, num ambiente carregado de culpa.
"C'è il mare eterno nella mia anima."
Fernandovggdcff
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Ago 2022 21:00

Re: O filme "You can live forever" que a menina se apaixona por uma tj

Mensagem não lida por Fernandovggdcff »

Assisti o filme há algumas semanas, achei o filme muito bom!
O romance entre as duas é muito bom!
O filme foi muito fiel, exceto em dois momentos.
Spoiler!
Batismo na banheira e o anuncio do casamento.
Não entendi por que isso.
Spoiler!
O filme ate mostra as anotações de casa em casa, achei estranho, so uma pessoa bem informada iria saber disso.
Mas tudo é muito fiel, salão do reino, sentinela, comemorações. Um romance bem triste, mas excelente. Amei o final, ficou para o público interpretar.
d:4
Avatar do usuário
ElRataAlada
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 22 Mai 2022 19:18

Re: O filme "You can live forever" que a menina se apaixona por uma tj

Mensagem não lida por ElRataAlada »

Onde posso encontrar esse filme para assistir? Não achei nos locais em que costumo procurar.
"Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso."
- Melanie Klein.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: O filme "You can live forever" que a menina se apaixona por uma tj

Mensagem não lida por Saran »

ElRataAlada escreveu: 30 Ago 2022 11:55 Onde posso encontrar esse filme para assistir? Não achei nos locais em que costumo procurar.
Nos canis de Telegram pois eu costumo me considerar o terror dos donos de streaming porque tudo deles eu vejo lá hahahahahahah

Mas hoje eu só assinaria o da TV Maçã (Apple TV pro publico leigo)
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
ElRataAlada
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 22 Mai 2022 19:18

Re: O filme "You can live forever" que a menina se apaixona por uma tj

Mensagem não lida por ElRataAlada »

Engraçado como é a mente da gente. Assisti o filme, e olha, me incomodei um bocado. Quando falavam "a verdade", quando faziam oração, quando iam para reunião, que sensação estranha eu sentia. Parecia que estava vendo uma seita, um culto, sei lá. E porque digo que é engraçado a nossa mente? Porque não é nada do que não tenhamos visto quase a vida toda, que não tenhamos vivenciado, que não tenhamos assistido nos filmes/dramas produzidos pela própria organização. Acho que só pelo fato de saber que é algo não produzido pela Torre, já fez a mente mudar completamente a interpretação. Resumindo, minha experiência com o filme foi de incomodo e um leve desespero por saber que estou dentro disso.

Sobre alguns "erros" com relação a adaptação da religião para o filme não acho que inválida toda a obra (até porque o objetivo não é escrachar o seu funcionamento), mas bem que poderia ter tido uma pesquisa mais profunda sobre (só correria o risco de receber um bombardeio de amor e ficar preso lá dentro).
"Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso."
- Melanie Klein.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 222 visitantes