"O doador de memorias" Outro filme que parece com a vida TJ

Indicação de livros e filmes que expõem de alguma forma a verdade sobre as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
CuriosoD+
Forista
Forista
Mensagens: 310
Registrado em: 07 Ago 2013 15:49

"O doador de memorias" Outro filme que parece com a vida TJ

Mensagem não lida por CuriosoD+ »

Seguindo o excelente tópico sobre o livro/filme Divergente, gostaria de sugerir a todos a assistir ao filme The Giver (2014) ou "O Doador de Memórias".
Sinopse:

Imagem
Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe ao jovem Jonas (Brenton Thwaites), que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno da responsabilidade.
É muito interessante a quantidade de coisas que fazem lembrar a doutrina TJ:
- Eles vivem em uma "comunidade perfeita";
- Tudo o que é feito e dito é padronizado e ensaiado, qualquer atitude ou palavra fora do script é repreendida;
- Há um corpo governante que dita as regras e diz o que é certo e errado;
- Não existe a individualidade ou o sentimento, que são substituídos pelo "entendimento" imposto.
- Aqueles que vêem diferente ou não se encaixam em um padrão ideal, são eliminados da comunidade.
- O "corpo governante" dita e se intromete inclusive na vida familiar;
- etc.

Agora o mais impressionante é o slogan do filme: "QUANDO NÃO HÁ MEMÓRIAS,A LIBERDADE É APENAS UMA ILUSÃO"

Talvez seja maluquice minha, mas me parece que é mais ou menos assim que seria a vida no "paraiso TJ".
Alguém mais acha que lembra as doutrinas da Torre ou é forçar a barra????


------------------
Links para assistir: http://www.filmesonlinegratis.net/assis ... nline.html
http://megafilmeshd.net/o-doador-de-memorias/
http://www.armagedomfilmes.biz/?p=132897
"Não coma de boca cheia." (Wacko Warner, in Animanics)
Avatar do usuário
Victini
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 758
Registrado em: 25 Nov 2008 21:00

Re: "O doador de memorias" Outro filme que parece com a vida TJ

Mensagem não lida por Victini »

Favoritado. Pena que o tempo tem sido curto nos últimos dias e não tenho conseguido ler ou assistir o que tenho em espera. Mas esse fica na lista para o final de semana... não sei é qual... mas depois comentarei aqui. :D1
Entrevista a Snowden tendo como alvo a conscientização pública para proteger a liberdade e privacidade dos cidadãos e da internet, com interessantes alusões ao "Orwellianismo" - 1984
Spoiler!
phpBB [video]
Xininha
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 22 Jan 2013 20:12

Re: "O doador de memorias" Outro filme que parece com a vida TJ

Mensagem não lida por Xininha »

Esse filme é muito parecido esmo com a forma de vida que a torre faz seu adeptos viverem.Uma vida em preto e branco....onde todos tem de obedecer regras esdrúxulas e imbecis que não são benéficas em momento algum,e sim,só trazem tristeza e frieza no coração desses adeptos. :9 :9 :9 :9 :9
Xina
Avatar do usuário
Benji
Forista
Forista
Mensagens: 201
Registrado em: 01 Abr 2014 17:55

Re: "O doador de memorias" Outro filme que parece com a vida TJ

Mensagem não lida por Benji »

Antes de ver o filme, li primeiro o livro qual recomendo todos a lerem, é bem melhor que o filme e conta com mais detalhes pontos da história que podem facilmente ser identificados em uma organização como a das TJ, desde os sentimentos do protagonista a se assimilarem com a descoberta da "verdade sobre a verdade" até a forma de organização do povo em sociedade mesmo
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: "O doador de memorias" Outro filme que parece com a vida TJ

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Amei esse filme!
Destaquei brevemente alguns pontos que se parecem muito com a organização utópica que temos:

_Não se pode Tocar, isso gera embaraços e talvez até repreensões. (exagerei um pouco, mas acho que vcs entenderam o ponto)
_Precisão de linguagem: Os Tjs devem falar a "lingua pura", se não for assim, leva repreensão.
_Os Capachos que trabalham em prol daquela comunidade, são pessoas que muitas vezes nem entendem o que estão fazendo
_Conhecimento escondido das pessoas comuns
_Matar um bebe parece ser tao natural quanto desassociar pode parecer para um TJ nascido e criado, embora seja triste
_Ingenuidade das pessoas da comunidade
_O fato de Saber um pouco a mais gera consequências, no filme foi a prisão
_ Uma frase do filme: “não devemos mais falar o nome dele” lembra muito aos problemas da desassociação
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Linus Torvalds
Forista
Forista
Mensagens: 1015
Registrado em: 29 Jan 2010 00:02
Localização: Aldebaran

Re: "O doador de memorias" Outro filme que parece com a vida TJ

Mensagem não lida por Linus Torvalds »

Herege Aprisionado escreveu:Amei esse filme!
Destaquei brevemente alguns pontos que se parecem muito com a organização utópica que temos:

_Não se pode Tocar, isso gera embaraços e talvez até repreensões. (exagerei um pouco, mas acho que vcs entenderam o ponto)
_Precisão de linguagem: Os Tjs devem falar a "lingua pura", se não for assim, leva repreensão.
_Os Capachos que trabalham em prol daquela comunidade, são pessoas que muitas vezes nem entendem o que estão fazendo
_Conhecimento escondido das pessoas comuns
_Matar um bebe parece ser tao natural quanto desassociar pode parecer para um TJ nascido e criado, embora seja triste
_Ingenuidade das pessoas da comunidade
_O fato de Saber um pouco a mais gera consequências, no filme foi a prisão
_ Uma frase do filme: “não devemos mais falar o nome dele” lembra muito aos problemas da desassociação
Concordo totalmente com os pontos destacados por você.

É sempre bom ver um filme desses que nos faz refletir nas influências que nos cercam -- e até que ponto estamos nos permitindo influenciar.

Eu acrescentaria ainda um outro ponto, só que mais "subjetivo": o Doador de memórias mais antigo ajudou o rapaz a encontrar o caminho para sair daquele sistema e libertar os demais. isso me fez pensar que, muitas das vezes, há alguém lá no topo(ou próximo) que tenta nos dar certos "toques" -- seja por imagens estranhas nas ilustrações, seja por mudanças bruscas de doutrina ou até mesmo destacando certos trechos da Bíblia que a Torre não usa e que podem ser úteis para abrir a mente...

Outra parte interessante ocorre quando jovem atravessa a "fronteira" e descobre muito mais sobre si e sobre os outros do que imaginava. não apenas ele, mas toda a sociedade saiu beneficiada. quem de nós, ao atravessar a "fronteira" entre o mundo TJ e o "mundão" não acabou percebendo a furada na qual estava envolvido? (comigo,pelo menos, foi assim...)
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: "O doador de memorias" Outro filme que parece com a vida TJ

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Linus Torvalds escreveu:Eu acrescentaria ainda um outro ponto, só que mais "subjetivo": o Doador de memórias mais antigo ajudou o rapaz a encontrar o caminho para sair daquele sistema e libertar os demais. isso me fez pensar que, muitas das vezes, há alguém lá no topo(ou próximo) que tenta nos dar certos "toques" -- seja por imagens estranhas nas ilustrações, seja por mudanças bruscas de doutrina ou até mesmo destacando certos trechos da Bíblia que a Torre não usa e que podem ser úteis para abrir a mente...
Sabe que eu nunca tinha parado para pensar nisso? Achei muito interessante o que vc citou.
Tem razão, por que será que um membro do Corpo Governante ou alguém do alto escalão colocaria propositalmente imagens estranhas nas publicações? A unica conclusão plausível que tiramos é que isso pode ser um aviso, não um desafio a inteligencia dos TJ's como eu achava, mas um AVISO!

Se existe algum "apóstata" no alto escalão, ele bem sabe o que pode acontecer com ele se for descoberto, e sabe que desse modo não poderá ajudar muitos. Então, a saída encontrada foi mostrar que a organização não é de Deus por "avacalhar" com as ilustrações Torreanas. Ora, Jeová não deixaria que isso acontecesse, então porque acontece?

Esse possível fato me inspirou a aproveitar minha situação de certa forma "privilegiada" na torre e usar isso contra a torre.
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
CuriosoD+
Forista
Forista
Mensagens: 310
Registrado em: 07 Ago 2013 15:49

Re: "O doador de memorias" Outro filme que parece com a vida TJ

Mensagem não lida por CuriosoD+ »

Herege Aprisionado escreveu:
Linus Torvalds escreveu:Eu acrescentaria ainda um outro ponto, só que mais "subjetivo": o Doador de memórias mais antigo ajudou o rapaz a encontrar o caminho para sair daquele sistema e libertar os demais. isso me fez pensar que, muitas das vezes, há alguém lá no topo(ou próximo) que tenta nos dar certos "toques" -- seja por imagens estranhas nas ilustrações, seja por mudanças bruscas de doutrina ou até mesmo destacando certos trechos da Bíblia que a Torre não usa e que podem ser úteis para abrir a mente...
Sabe que eu nunca tinha parado para pensar nisso? Achei muito interessante o que vc citou.
Tem razão, por que será que um membro do Corpo Governante ou alguém do alto escalão colocaria propositalmente imagens estranhas nas publicações? A unica conclusão plausível que tiramos é que isso pode ser um aviso, não um desafio a inteligencia dos TJ's como eu achava, mas um AVISO!

Se existe algum "apóstata" no alto escalão, ele bem sabe o que pode acontecer com ele se for descoberto, e sabe que desse modo não poderá ajudar muitos. Então, a saída encontrada foi mostrar que a organização não é de Deus por "avacalhar" com as ilustrações Torreanas. Ora, Jeová não deixaria que isso acontecesse, então porque acontece?

Esse possível fato me inspirou a aproveitar minha situação de certa forma "privilegiada" na torre e usar isso contra a torre.
Ótimas observações!
Estou começando a pensar que toda a história foi inspirada nas crenças Tejoteana. Observem que a maioria pratica atos mals por inocência e não por "ruindade".
E analisem ainda que o doador de memórias diz que tudo, TUDO MESMO, até o clima é artificial, é criado pelos governantes. Não há expontaneidade.
E sem contar que aquela injeção diária obrigatória é uma excelente metáfora para várias coisas que acontecem na organização para manter o "gado adestrado".
De toda forma, o filme é muito bem produzido e com excelentes atores.
"Não coma de boca cheia." (Wacko Warner, in Animanics)
duploprazer
Forista
Forista
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Dez 2010 16:16

Re: "O doador de memorias" Outro filme que parece com a vida TJ

Mensagem não lida por duploprazer »

um outro filme que assisti esses dias , que parece muito, mas muito mesmo, ja nos primeiros minutos, com a vida das testemunhas de jeová, chama-se A Ilha. um filme de 2005.Com Ewan McGregor e Scarlett Johansson. Trata - se de uma comunidade onde as pessoas são controladas, desde o momento em que acordam, até com o que sonham. existe um "corpo governante", que controla com mão de ferro todas as ações de seus habitantes
segue a sinopse oficial do filme:

No futuro existe uma entidade utópica baseada na vida do século XX!, que procura recriá-la nos mínimos detalhes. Lincoln Six Echo (Ewan McGregor) vive nesta realidade e, como todos seus residentes, sonha em chegar em um local chamado "a ilha", o único ponto não contaminado do planeta. Após descobrir que todos os habitantes são clones, que possuem a única finalidade de fornecer partes de seu corpo para seres humanos reais, Lincoln decide escapar juntamente com Jordan Two Delta (Scarlett Johansson).
Avatar do usuário
Lanamaria
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 35
Registrado em: 29 Out 2016 00:07

Re: "O doador de memorias" Outro filme que parece com a vida TJ

Mensagem não lida por Lanamaria »

Tem um filme q assisti chamado orações para Bobby,chorei muito pois a história do personagem me fez lembrar o quanto é doloroso ser vc mesmo é q quando vc desiste de seguir as ordens da Torre sua família tj vira as costas pra vc, e vc tem q se afastar e ir embora por q sua família não te aceita por ter abandonado os "princípios" . O personagem é um jovem homossexual q tem uma mãe avangelica fanática q faz de tudo para mudar o filho e q nunca aceitaria um filho gay ,ele não aguenta a pressão da família vai embora de casa, quando a mãe dele se da conta do q fez com o filho já é tarde de mais,boby se suicidou.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes