Livro O queijo e os vermes

Indicação de livros e filmes que expõem de alguma forma a verdade sobre as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Leitora compulsiva
Forista
Forista
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Fev 2015 02:55

Livro O queijo e os vermes

Mensagem não lida por Leitora compulsiva »

Gente, preciso saber se alguém daqui leu esse livro. Simplesmente ótimo !

Quando contei a minha professora de história tudo o que aconteceu comigo, comissões, decisões, descobrir a verdade sobre a verdade...ela disse que a torre não é nada mais que a igreja medieval dos nossos tempos. De certo modo eu entendi mas apesar de estudar história na escola, estudamos o geral. Não casos particulares.
Minha professora resolveu então me emprestar um livro chamado O queijo e os vermes.
Confesso que demorei muito pra ler porque documentário é difícil pra mim.
Em síntese a história é de um moleiro chamado Menocchio, que vivia na Itália e a época era no início da reforma protestante. Apesar dele aparentemente não ter contato com luteranos, calvinistas etc, ele tinha ideias muito diferentes sobre Deus, a criação, a alma e além disso, uma coisa rara na época: Tolerância religiosa.
Apesar de ser moleiro, um homem simples, sabia um pouco de latim e com o pouco de conhecimento que tinha, leu diversos livros que fizeram criar sua própria teoria sobre tudo. Apesar da teoria dele, pra mim, não faz o menor sentido em algumas partes, o fato dele ter pensamento crítico pra DECIDIR se vai ou não acreditar no que a igreja diz, é o que me surpreende. Infelizmente ele não conseguia guardar suas ideias e sempre dizia o que pensava pra qualquer pessoa que obviamente, fugia dele chamando-o de herege.
Quando chegou o momento das inquisições, era automático traçar paralelos com a forma da torre de agir.
Claro que sofremos psicologicamente desde o momento em que vamos parar na comissão até depois que saímos, ao receber olhares diferentes. Mas ao ver o que Menocchio passou por simplesmente dizer o que pensa, sinceramente agradeci por viver numa época diferente.
Não sou boa em não dar spoiler, mas convenhamos que todos sabem qual foi o final desse homem rs.
Quem leu por favor me diga o que achou e quem não leu, leia ! Muito bom mesmo.

Dois trechos do livro que mais me chamaram atenção:
"Nem toda confissão é uma vitória da tortura, porque às vezes a pior tortura é ter a voz silenciada." (Posfácio)

"Sabemos muita coisa sobre Menocchio. De Marcatto ou Marco - e de tantos outros como ele, que viveram e morreram sem deixar rastros, nada sabemos." (Página 192)
Abri os olhos. Não consigo mais fechar. Assisto em silêncio até o que eu não quero enxergar.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Livro O queijo e os vermes

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Está de 17,96 na livraria Submarino.

Gostei muito de sua indicação. ;)
Avatar do usuário
Victini
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 758
Registrado em: 25 Nov 2008 21:00

Re: Livro O queijo e os vermes

Mensagem não lida por Victini »

Leitora compulsiva escreveu:
Quando contei a minha professora de história... ela disse que a torre não é nada mais que a igreja medieval dos nossos tempos.
Recentemente um amigo, que nunca teve contacto significativo com TJs, chegou a compará-los com o pessoal do Islão. Na hora achei um pouco exagerado, claro, mas depois ele explicou que tinha um colega de trabalho que há uns anos o "empurrou" para assistir a uma reunião. e que ele notou o machismo latente no fato de apenas homens serem oradores. Teve sorte que o colega foi transferido logo após isso e ele caiu fora. Pela minha parte não volta jamais. rss

O problema que vejo é que as próprias TJs não se apercebem do recuo de mentalidades que provocam com o seu sistema medieval da época do antigo Israel. A sociedade atual não precisa disso.
E é assim que as pessoas esclarecidas do "mundo" os veem. Mas eles acham que são vítimas de preconceito. Tadínhos, logo eles que não aplicam preconceito a ninguém... :roll:
Leitora compulsiva escreveu:Não sou boa em não dar spoiler, mas convenhamos que todos sabem qual foi o final desse homem rs.
Quem leu por favor me diga o que achou e quem não leu, leia ! Muito bom mesmo.
Realmente você não é boa nisso. Vou sonhar com fogueiras esta noite. rss
Mas guardei a sugestão na lista de futuras leituras.
Penso que a história também daria um bom filme.
Entrevista a Snowden tendo como alvo a conscientização pública para proteger a liberdade e privacidade dos cidadãos e da internet, com interessantes alusões ao "Orwellianismo" - 1984
Spoiler!
phpBB [video]
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Livro O queijo e os vermes

Mensagem não lida por Mentalista »

Ontem, depois da sua indicação, peguei o livro emprestado de um colega. Vou começar a ler logo após a segunda etapa de provas.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes