Página 1 de 2

As "Contradições" da Bíblia

Enviado: 26 Nov 2008 02:42
por Tito1onze
SR Anônimo
Eu li a Bíblia de capa a capa. Chamar aquele livro de 'a palavra de Deus' é um insulto a Deus. Chamar aquele livro de um guia moral é uma afronta à decência e dignidade dos povos. Chamá-lo de guia para a vida é fazer uma piada de nossa existência. E pretender que ela seja a verdade absoluta é ridicularizar e subestimar o intelecto humano." (Anônimo)

site interessante sobre o assunto: Abraços Tito

http://www.jesussite.com.br/artigos/contradicoes.asp

Re: As "Contradições" da Bíblia

Enviado: 26 Nov 2008 08:46
por Edmar
Interessante as respostas dos site, pois são exatamente o que o sidhiresus disse:
sidhiresus escreveu:Nossa, vendo tudo que já foi exposto aqui, parece que a biblia é só para eruditos, pois antes de tudo eu tenho que saber história para aplicar os versiculos da maneira correta, parece que a biblia perde todo o sentido dessa maneira, já que seu foco então não são as pessoas de mentalidade simples.
# 52 - Os chefes de oficiais de Salomão eram...... duzentos e cinqüenta ..... ou quinhentos?

Os chefes de oficiais de Salomão eram...

... duzentos e cinqüenta ...

(2Cr 8:10) Eram também os chefes dos oficiais que o rei Salomão tinha, duzentos e cinqüenta, que presidiam sobre o povo.

... ou quinhentos?

(1Rs 9:23) Eram estes os chefes dos oficiais que estavam sobre a obra de Salomão, quinhentos e cinqüenta, que davam as ordens ao povo que trabalhava na obra.

RESPOSTA:

R.:
Neste caso se faz necessário não somente um conhecimento exegético profundo das Sagradas Escrituras, bem como um conhecimento da historicidade dos Evangelhos e da cronologia dos mesmos. Apesar da aparente contradição que há nos dois relatos é importante saber que os fatos registrados na Bíblia não estão dispostos em ordem cronológica e que isto não invalida a mesma quanto a sua veracidade. No tocante ao texto de João 1: 35 qualquer pessoa que tenha feito um estudo dos Evangelhos Sinóticos em paralelo com o Evangelho de João perceberá que ele estava contando um fato que ocorrera no passado e que há um lapso de tempo que é preenchido quando se faz uma leitura exegética com profundo conhecimento da gramática do grego koinê. Mas, se fizermos uma análise do texto em questão somente a luz da nossa tão bela e desprezada Língua Portuguesa será suficiente para eliminar as dificuldades.
Caramba! Um coitado que lê a bíblia precisa de tudo isso para compreendê-la? Ah, me esqueci. Os coitados que lêem a bíblia têm fé suficiente para crer que tais contradições, no Seu devido tempo, serão respondidas por Deus...

Re: As "Contradições" da Bíblia

Enviado: 26 Nov 2008 10:44
por André Felix
A "Bíblia do Cético Comentada" precisa ser refutada urgentemente!
http://www.bibliadocetico.net/home.htm

Re: As "Contradições" da Bíblia

Enviado: 11 Dez 2010 20:10
por Vede
Creio que na bíblia temos muita coisa divina, mais precisamos distinguir nela o que é proveitoso do que é pura lenda ou crendice da época. Não da pra acreditar que o "sol" ficou parado, que dentro de um barco feito por um idoso e sua familia desse espaço para um casal de cada espécie de animais, entre muitas coisas absurdas que há na Bíblia.

Re: As "Contradições" da Bíblia

Enviado: 12 Dez 2010 05:56
por JOSÉ FACCIOLI JR
A Biblia tem muito material poético, lírico e mitológico e histórico é preciso saber distingui-los. Os diversos pontos onde se divergem é preciso entender que muitos anos separam cada livro.

Re: As "Contradições" da Bíblia

Enviado: 12 Dez 2010 13:51
por chamusca
Perdoem-me se sou repetitivo quando abordo o assunto, mas creio que o problema reside no fato de perpetuarmos um equívoco: Não existe o que nos empurraram goela abaixo como sendo um livro único; o que chamam de bíblia (por causa de Biblos, cidade fenícia que exportava o melhor papiro da época, algo parecido como chamar um bom Whisky de Scotch), é um grande erro. Não há consenso em nenhuma parte. Não há "UMA" bíblia; há várias "bíblias". Uma católica, várias protestantes, uma TJ, uma mórmon, há as ortodoxas, e os escritos sagrados islâmicos e judeus e contém livros em comum com a dita bíblia cristã (ou bíblias cristãs); até no arranjo das escrituras hebraicas há uma troca oportuna na ordem dos livros que a encerram quando muda do judaísmo para o cristianismo... por quê? Acho que caberia um tópico à parte. O arranjo foi político, provocou cismas, divisões na Igreja que se instalava, o Cânone Bíblico nunca foi consenso nem unanimidade; logo, como seres pensantes não nos cabe perpetuar algo que começou errado e que se impôs a ferro e a fogo (que o diga a Inquisição), por causa de sua inconsistência intrínseca.

Re: As "Contradições" da Bíblia

Enviado: 03 Abr 2011 19:54
por Alfredo Bernacchi
A Bíblia é um livro de contos dirigido aos antigos de 20 séculos atrás. Um livro mítico como qualquer outro. Naquela época a fantasia era grande e o povão acreditava em abobrinhas milagrosas. Estamos na era do Cosmos, do DNA do transplante de coração, de bebê de proveta e muito felizmente, da informática que está levando cultura ao mundo ainda retardado pela falta de informação.
A Bíblia também foi escrita com a finalidade de enganar o povo, de fazê-los medrosos com temor do desconhecido, e finalmente dominar mentalmente e explorar financeiramente. E aí inventaram um deus que precisava de ouro na sua casa. Vocês acham que o Vaticano existe como? Obra divina? Ou exploração de séculos e séculos dos incautos que neles acreditaram (inclusive os reis e imperadores).
A Bíblia foi composta a partir de um apanhado de textos de sacerdotes e místicos espertos espalhados a partir do Século II. Foram selecionados nos diversos Concílios Católicos e revirados de cabeça pra baixo durante séculos, para tomar a forma que interessava aos interesses dos papas. Iguais aos mesmos livros hoje conhecidos como apócrifos, que não foram alterados, mas que neles ninguém acredita.
A Bíblia sustenta-se com o apoio da fortuna católica, e é dela que os líderes religiosos se sustentam e sustentam as igrejas. Só está escrito besteira, mas que serve aos interesses deles.
E você que acredita nela é vítima formal dessa exploração. Pense um pouco ao menos: Você acredita em ressurreição? Em pleno século XXI? Pelo amor de deus!!!

Re: As "Contradições" da Bíblia

Enviado: 06 Abr 2011 18:06
por jr.garciagarcia
A Biblia é um conjunto de cartas que contam histórias do ponto de vista do escritor e que os homens forçam entendimentos de acordo com suas convicções e interesses

Re: As "Contradições" da Bíblia

Enviado: 06 Abr 2011 20:35
por jpsouzamatos
O cara tem que ter muita fé para acreditar em lendas contraditórias e em algumas passagens nonsense a luz da ciência atual.

Re: As "Contradições" da Bíblia

Enviado: 20 Ago 2012 23:33
por Exelsius
UP!
Mais alguns poucos exemplos de contradições bíblicas:(deu trabalho, entao por favor leiam alguns pelo menos!)

Duracao da ira de Deus:
NÃO EH PARA SEMPRE:
(Miqueias 7:18) Quem é Deus como tu, perdoando o erro e passando por alto a transgressão do restante da sua herança? Certamente não se aferrará à sua ira para todo o sempre, pois se agrada na benevolência
EH PARA SEMPRE:
(Jeremias 17:4) E largaste, mesmo espontaneamente, a tua propriedade hereditária que eu te dera. Também eu vou fazer que sirvas aos teus inimigos na terra que não conheceste; pois fostes acesos como fogo na minha ira. Ficará aceso por tempo indefinido.”

DEUS PROVA HUMANOS?
SIM:
(Gênesis 22:1) Então, depois dessas coisas, sucedeu que o [verdadeiro] Deus pôs Abraão à prova. Conseqüentemente, disse-lhe: “Abraão!” a que ele disse: “Eis-me aqui!”
NÃO:
(Tiago 1:13) Quando posto à prova, ninguém diga: “Estou sendo provado por Deus.” Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém.

A SALVACAO PODE SER OBTIDA POR OBRAS DA LEI?
NÃO:
(Gálatas 2:16) bem sabendo que o homem é declarado justo, não devido a obras da lei, mas apenas por intermédio da fé para com Cristo Jesus, sim, nós temos depositado a nossa fé em Cristo Jesus, para sermos declarados justos devido à fé para com Cristo e não devido a obras da lei, porque nenhuma carne será declarada justa devido a obras da lei.
(Romanos 3:28) Pois nós consideramos que o homem é declarado justo pela fé, à parte das obras da lei.
SIM:
(Lucas 10:26-28) Ele lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como é que lês?” 27 Em resposta, disse: “‘Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua força, e de toda a tua mente’, e, ‘o teu próximo como a ti mesmo’.” 28 Ele lhe disse: “Respondeste corretamente; ‘persiste em fazer isso e obterás a vida’.”
(Tiago 2:24) Vedes que o homem há de ser declarado justo por obras e não apenas pela fé.

QUAL A CONSEQUENCIA DE VER A FACE DE DEUS?
MORTE(OU NÃO PODE SER VISTO)::
(Êxodo 33:20) E acrescentou: “Não podes ver a minha face, porque homem algum pode ver-me e continuar vivo.”
(João 1:18) Nenhum homem jamais viu a Deus; o deus unigênito, que está [na posição] junto ao seio do Pai, é quem o tem explicado.
(1 Timóteo 6:16) o único que tem imortalidade, que mora em luz inacessível, a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver. A ele seja honra e poderio eterno. Amém.
NAO MORRE:
(Gênesis 32:30) Jacó chamou por isso o lugar pelo nome de Peniel, porque, segundo ele: “Tenho visto a Deus face a face e ainda assim foi livrada a minha alma.”
(Êxodo 33:11) E Jeová falava a Moisés face a face, assim como um homem fala a seu próximo. Quando ele retornava ao acampamento, seu ministro, Josué, filho de Num, como ajudante, não se afastava do meio da tenda.
(Êxodo 24:9-11) E Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel passaram a subir, 10 e chegaram a ver o Deus de Israel. E sob os pés dele havia o que se parecia a um trabalho de lajes de safira e aos próprios céus quanto à pureza. 11 E ele não estendeu sua mão contra os homens distintos dos filhos de Israel, mas tiveram uma visão do [verdadeiro] Deus, e comeram e beberam.

DEUS CRIOU OS ANIMAIS ANTES DOS HUMANOS?
SIM:
(Gênesis 1:25-27) E Deus passou a fazer o animal selvático da terra segundo a sua espécie, e o animal doméstico segundo a sua espécie, e todo animal movente do solo segundo a sua espécie. E Deus pôde ver que [era] bom. 26 E Deus prosseguiu, dizendo: “Façamos [o] homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e tenham eles em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e os animais domésticos, e toda a terra, e todo animal movente que se move sobre a terra.” 27 E Deus passou a criar o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
NÃO:
(Gênesis 2:18, 19) E Jeová Deus prosseguiu, dizendo: “Não é bom que o homem continue só. Vou fazer-lhe uma ajudadora como complemento dele.” 19 Ora, Jeová Deus estava formando do solo todo animal selvático do campo e toda criatura voadora dos céus, e ele começou a trazê-los ao homem para ver como chamaria a cada um deles; e o que o homem chamava a cada alma vivente, este era seu nome.

NO CAMINHO PARA DAMASCO, OS COMPANHEIROS DE PAULO OUVIRAM A VOZ QUE FALOU COM ELE?
SIM:
(Atos 9:7) Ora, os homens que viajavam com ele ficaram parados sem fala, ouvindo, deveras, o som duma voz, mas não observando nenhum homem.
NÃO:
(Atos 22:9) Ora, os homens que estavam comigo deveras observaram a luz, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.

JESUS EH O ÚNICO HOMEM A ASCENDER AOS CEUS?
SIM:
(João 3:13) Ademais, nenhum homem ascendeu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do homem.
NÃO:
(2 Reis 2:11) E aconteceu que, seguindo eles andando, falando ao andarem, ora, eis um carro de guerra, de fogo, e cavalos de fogo, e eles passaram a fazer uma separação entre os dois; e Elias foi subindo aos céus no vendaval.

NO VELHO TESTAMENTO, OS FILHOS DEVERIAM SER PUNIDOS PELOS ERROS DOS PAIS?
SIM:
(Deuteronômio 5:9) Não te deves curvar diante delas, nem ser induzido a servi-las, porque eu, Jeová, teu Deus, sou um Deus que exige devoção exclusiva, trazendo punição pelo erro dos pais sobre os filhos, e sobre a terceira geração e sobre a quarta geração, no caso dos que me odeiam,
NÃO:
(Deuteronômio 24:16) “Os pais não devem ser mortos por causa dos filhos e os filhos não devem ser mortos por causa dos pais. Cada um deve ser morto pelo seu próprio pecado.

DEUS SE CANSA?
SIM:
(Isaías 1:14) Minha alma tem odiado as vossas luas novas e as vossas épocas festivas. Tornaram-se para mim um fardo; fiquei cansado de suportá-las.
(Isaías 43:24) Não compraste para mim nenhuma cana [doce] com dinheiro; e não me saturaste com a gordura dos teus sacrifícios. Na realidade, tu me compeliste a servir, por causa dos teus pecados; fatigaste-me com os teus erros.
NAO:
(Isaías 40:28) Acaso não vieste a saber ou não ouviste? Jeová, o Criador das extremidades da terra, é Deus por tempo indefinido. Ele não se cansa nem se fatiga. Não se esquadrinha o seu entendimento.

QUANTOS HOMENS ESTAVAM NO EXERCITO COM JOABE?
800MIL/500MIL:
(2 Samuel 24:9) Joabe deu então ao rei o número do registro do povo; e Israel somou oitocentos mil homens valentes que puxavam da espada, e os homens de Judá eram quinhentos mil homens.
1.100.000/460.000
(1 Cronicas 21:4)Joabe deu então a Davi o número do registro do povo; e todo o Israel somou um milhão e cem mil homens que puxavam da espada, e Judá, quatrocentos e setenta mil homens puxando da espada.

QUANTOS CAVALEIROS DAVI CAPTUROU QUANDO LUTOU CONTRA ZOBA?
1700:
(2 Samuel 8:4) E Davi chegou a capturar dele mil e setecentos cavaleiros e vinte mil homens a pé; e Davi passou a jarretar todos os cavalos dos carros, mas deixou sobrar cem cavalos de carros.
7000:
(1 Cronicas18:4) Além disso, Davi capturou dele mil carros, e sete mil cavaleiros, e vinte mil homens a pé. Davi jarretou então todos os cavalos dos carros, mas deixou remanescer cem cavalos de carros.

QUANTOS CICLOS DAVI PAGOU PELA EIRA?
600:
(1 Cronicas 21:25) De modo que Davi deu a Ornã pelo lugar siclos de ouro no peso de seiscentos.
50:
(2 Samuel 24:24) No entanto, o rei disse a Araúna: “Não, mas sem falta a comprarei de ti por um preço; e não oferecerei sacrifícios queimados a Jeová, meu Deus, sem custo.” Por conseguinte, Davi comprou a eira e o gado por cinqüenta siclos de prata.

EM CERTA BATALHA, QUANTOS HOMENS MATOU O CHEFE DOS CAPITAES DO REI DAVI?
800:
(2 Samuel 23:8) Estes são os nomes dos poderosos que pertenciam a Davi: Josebe-Bassebete, taquemonita, cabeça dos três. Ele tinha brandido sua lança sobre oitocentos que foram mortos de uma só vez.
300:
(1 Cronicas 11:11) E esta é a relação dos poderosos que pertenciam a Davi: Jasobeão, filho dum acmonita, cabeça dos três. Ele tinha brandido a sua lança sobre trezentos que foram mortos de uma só vez.

QUANDO JESUS ESTAVA PREGADO NA ESTACA, HAVIA 2 MALFEITORES COM ELE, QUAL DELES BLASFEMOU JESUS?
APENAS 1:
(Lucas 23:39-42) Mas, um dos malfeitores pendurados começou a dizer-lhe de modo ultrajante: “Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós.” 40 Em resposta, o outro o censurou e disse: “Não temes absolutamente a Deus, agora que estás no mesmo juízo? 41 E nós, deveras, com justiça, pois estamos recebendo plenamente o que merecemos pelas coisas que fizemos; mas este [homem] não fez nada fora de ordem.” 42 E ele prosseguiu a dizer: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.”
OS 2 BLASFEMARAM:
(Marcos 15:32) Desça agora da estaca de tortura o Cristo, o Rei de Israel, para que vejamos e creiamos.” Vituperaram-no até mesmo os que com ele foram pregados em estacas.
(Mateus 27:44) Do mesmo modo, até os salteadores, que com ele estavam pregados em estacas, começaram a vituperá-lo.

QUANTOS CEGOS JESUS CUROU NO CAMINHO PARA JERICO?
FORAM 2:
(Mateus 20:30) E eis que dois cegos, sentados à beira da estrada, ao ouvirem que Jesus estava passando por ali, clamaram, dizendo: “Senhor, tem misericórdia de nós, Filho de Davi!”
FOI APENAS 1:
(Lucas 18:35) Chegando ele então perto de Jericó, havia certo cego sentado à beira da estrada, mendigando.
(Marcos 10:46) E chegaram a Jericó. Mas quando ele, e seus discípulos, e uma multidão considerável, estavam saindo de Jericó, encontrava-se sentado à beira da estrada Bartimeu (filho de Timeu), um mendigo cego.

A CORTINA DO TEMPLO SE RASGOU ANTES OU DEPOIS DA MORTE DE JESUS?
DEPOIS DA MORTE:
(Marcos 15:37, 38) Mas Jesus deu um alto grito e expirou. 38 E a cortina do santuário rasgou-se em dois, de alto a baixo.
(Mateus 27:50, 51) Novamente, Jesus clamou com alta voz e entregou o [seu] espírito. 51 E eis que a cortina do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo, e a terra tremeu, e as rochas se fenderam.
ANTES:
(Lucas 23:45, 46) porque a luz do sol falhou; a cortina do santuário rasgou-se então pelo meio. 46 E Jesus exclamou com voz alta e disse: “Pai, às tuas mãos confio o meu espírito.” Dizendo isso, expirou.

QUEM POS O MANTO PURPURA LUXUOSO EM JESUS?
SOLDADOS DE HERODES:
(Lucas 23:11) Então Herodes, junto com os soldados de sua guarda, o desacreditava e se divertia às custas dele por vesti-lo com uma roupa vistosa, e o mandou de volta a Pilatos.
SOLDADOS DE PILATOS:
(João 19:1, 2) Naquela ocasião, portanto, Pilatos tomou Jesus e o açoitou. 2 E os soldados trançaram uma coroa de espinhos e a puseram na cabeça dele, e vestiram-no com uma roupa exterior de púrpura;

JESUS AMALDICOOU A FIGUEIRA ANTES OU DEPOIS DE EXPULSAR OS VENDEDORES DO TEMPLO?
DEPOIS:
(Mateus 21:12) E Jesus entrou no templo e lançou fora todos os que vendiam e compravam no templo, e derrubou as mesas dos cambistas e as bancas dos que vendiam pombas.
(Mateus 21:17-19) E deixando-os, saiu da cidade para Betânia e passou ali a noite. 18 Ao voltar à cidade de manhã cedo, ficou com fome. 19 E avistando uma figueira à beira da estrada, dirigiu-se a ela; mas, não encontrou nela nada, a não ser folhas, e disse-lhe: “Nunca mais venha de ti fruto algum.” E a figueira secou-se instantaneamente.
ANTES:
(Marcos 11:12-17) No dia seguinte, tendo eles saído de Betânia, ficou com fome. 13 E avistando de certa distância uma figueira que tinha folhas, dirigiu-se para ela, para ver se acharia nela algo. Mas, chegando-se a ela, não encontrou nada senão folhas, pois não era a estação dos figos. 14 Assim, como resposta, ele lhe disse: “Nunca mais ninguém coma de ti fruto.” E os seus discípulos estavam escutando. 15 Chegaram então a Jerusalém. Ali entrou no templo e principiou a lançar fora os que vendiam e compravam no templo, e derrubou as mesas dos cambistas e as bancas dos que vendiam pombas; 16 e não deixou ninguém carregar qualquer utensílio através do templo, 17 mas ensinava e dizia: “Não está escrito: ‘Minha casa será chamada casa de oração para todas as nações’? Mas vós fizestes dela um covil de salteadores.”

COMO JUDAS MORREU:
(Atos 1:18) (Este mesmo homem, portanto, comprou um campo com o salário da injustiça, e, jogando-se de cabeça para baixo, rebentou ruidosamente pelo meio e se derramaram todos os seus intestinos.

(Mateus 27:5) De modo que ele lançou as moedas de prata dentro do templo e retirou-se, e, tendo saído, enforcou-se.


Todos os textos são da Tradução do Novo Mundo.