As "Contradições" da Bíblia

Sugestões de sites, blogs e outros links relacionado as TJs.

Para ajudar os que pesquisam!
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: As "Contradições" da Bíblia

Mensagem não lida por gerom »

Sfoc verdade escreveu:ENCONTREI no site jw.org o artigo: "Existem contradições na Bíblia? A resposta da Bíblia.
Aí pensei em trazer aqui para que os argumentos da torre fossem analisados e comentados. Mas pesquisando no fórum, vi que este tópico já trouxe vários comentários, então resolvi fazer um UP, com os argumentos do artigo (que talvez muitos já leram no próprio site - página inicial):
Alguns deles já foram adiantados aqui, por ex: pelo kooboo
kooboo escreveu:Como dizem os crentes - "vocês estão lendo fora do contexto".....
E pelo nosso amigo
jr.garciagarcia escreveu:A Biblia é um conjunto de cartas que contam histórias do ponto de vista do escritor e que os homens forçam entendimentos de acordo com suas convicções e interesses
MAS... digamos que a torre [decidiu] comentar aqui também :1 E começa seu artigo declarando sobre a pergunta "Existem contradições na Bíblia?:
Não, a Bíblia inteira é coerente. Embora algumas passagens talvez pareçam contraditórias, em geral é possível entendê-las corretamente por se aplicar um ou mais dos seguintes princípios:
E alista 7 principios que ajudam a conciliar as supostas contradições da Biblia:
1- Analise o contexto. Fora do contexto, as palavras de qualquer autor podem parecer contraditórias.
2- Considere o ponto de vista do escritor bíblico. Pessoas podem descrever corretamente uma situação que presenciaram mesmo sem usar as mesmas palavras ou incluir os mesmos detalhes.
3- Leve em consideração fatos históricos e costumes da época.
4- Perceba a diferença entre o uso figurado e o uso literal de uma palavra.
5- Reconheça que uma ação pode ser atribuída a alguém, mesmo que ele não a tenha feito pessoalmente. *
6- Use uma tradução da Bíblia que seja exata.
7- Não tente conciliar o que a Bíblia diz com ideias ou doutrinas religiosas equivocadas.[
Continua... "Os exemplos a seguir mostram como esses princípios podem explicar algumas aparentes incoerências na Bíblia".
Princípio 1: Contexto
Se Deus descansou no sétimo dia, como é que ele continua a trabalhar? ... quando Jesus disse que Deus “tem estado trabalhando até agora” (João 5:17)? ... — Salmo 20:6; 105:5; 2 Pedro 1:21.
Princípios 2 e 3: Ponto de vista e fatos históricos
Jesus curando um homem cego
Onde Jesus curou o cego? O livro de Lucas diz que Jesus curou um cego quando estava “chegando . . . perto de Jericó”, mas o relato paralelo de Mateus menciona dois cegos e diz que o incidente ocorreu quando Jesus estava ‘saindo de Jericó’. (Lucas 18:35-43; Mateus 20:29-34) ....
Princípio 4: Termos figurados e literais
A Terra vai ser destruída?
Em Eclesiastes 1:4, a Bíblia diz que “a terra permanece por tempo indefinido”, o que para alguns aparentemente entra em conflito com a declaração de que “a terra . . . será destruída”. (2 Pedro 3:10, Bíblia Mensagem de Deus) Na Bíblia, porém, a palavra “terra” é usada tanto de modo literal, referindo-se ao nosso planeta, como em sentido figurado, referindo-se às pessoas que vivem nela. (Gênesis 1:1; 11:1) Ao dizer que a “terra” será destruída, 2 Pedro 3:10 não se refere à destruição do nosso planeta, mas sim à “destruição dos homens ímpios”. — 2 Pedro 3:7.
Princípio 5: Ações atribuídas a outros
Em Cafarnaum, quem apresentou o pedido do centurião a Jesus? Mateus 8:5, 6 diz que o próprio centurião (oficial do exército) foi falar com Jesus, ao passo que Lucas 7:3 diz que o centurião enviou anciãos dos judeus para apresentar seu pedido.
Princípio 6: Tradução exata
Todos nós somos pecadores? A Bíblia ensina que todos nós herdamos o pecado do primeiro homem, Adão. (Romanos 5:12) Algumas traduções da Bíblia parecem contradizer isso quando dizem que uma pessoa boa “não peca”. (1 João 3:6, Almeida, revista e corrigida; Centro Bíblico Católico)....
Princípio 7: O ensino da Bíblia, e não doutrinas religiosas
Jesus é igual ou inferior a Deus?
Certa vez, Jesus disse: “Eu e o Pai somos um”, o que parece entrar em contradição com outra declaração dele: “O Pai é maior do que eu.” (João 10:30; 14:28) Para entendermos esses versículos de modo correto, precisamos examinar o que a Bíblia realmente diz sobre Jeová e Jesus, em vez de tentar harmonizar os versículos com a doutrina da Trindade, que não se baseia na Bíblia. A Bíblia diz que Jeová não é apenas o Pai, mas também o Deus de Jesus, a quem até mesmo Jesus adora. (Mateus 4:10; Marcos 15:34; João 17:3; 20:17; 2 Coríntios 1:3) Jesus não é igual a Deus.

O contexto da declaração “eu e o Pai somos um” mostra que Jesus na verdade estava dizendo que ele e seu Pai, Jeová Deus, tinham os mesmos objetivos. Jesus mais tarde disse: “O Pai está em união comigo e eu em união com o Pai.” (João 10:38) Jesus também tinha esse mesmo tipo de união com seus seguidores, pois ele orou a Deus: “Eu lhes tenho dado a glória que tu me tens dado, a fim de que sejam um, assim como nós somos um. Eu em união com eles e tu em união comigo.” — João 17:22, 23.
Ah! Se é assim, sim...

Eu pensei que a bíblia, como a Torre sempre ensinou, fosse inspirada por Deus e Ele guiou o escritores através do ES para que pudessem escrever corretamente e coerentemente para que não existisse erros ou dúvidas do que e sobre o que foi escrito. Afinal, haviam homens escritores, alguns, pouco dotados de sabedoria e instrução secular e que se quer conseguiriam exprimir uma frase de seu pensamento. E outros que embora tivessem instrução secular boa ou razoável não poderiam saber sobre determinadas coisas, em detalhes, que aconteceram no passado.

Então, com esses princípios, analisados um a um, a Torre está querendo dizer que a bíblia NÃO foi inspirada por Deus e a escrita NÃO foi guiada pelo ES!

Muito bom! Esclarecido! d:9

Como eu sou BURRO! Passei mais de 50 anos lá dentro sem entender direito porque existem as contradições bíblicas! m:2

Eu mereço mesmo me penitenciar... dão licença? :9
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: As "Contradições" da Bíblia

Mensagem não lida por KOSTA »

O problema não está na Bíblia mas sim em quem a interpreta.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: As "Contradições" da Bíblia

Mensagem não lida por orion »

das vezes que li a bíblia só percebi a contradição da criação do homem e animal na ultima vez que li.O livro de Levítico e Deuteronômio tem uma série de coisas grotescas que é impossível aplicar hoje,se procurar as genealogias que aparecem em Matheus Gênesis I Cronicas uma acaba desmentindo a outra em alguns nomes que aparecem como outros(Parecendo uma compilação histórica que por diferenças de tempo muito grande acabam se perdendo ou distorcendo algumas partes).
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
fanyvt
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 71
Registrado em: 29 Out 2014 22:34

Re: As "Contradições" da Bíblia

Mensagem não lida por fanyvt »

As mortes e regras do primeiro testamento e o amor pregado no evangelho por si só já são grandes contradições.
Sem falar das maluquices do sol que ficou parado ou somente 2 ursas matar 46 jovens.
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Avatar do usuário
Zé Ford
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 28
Registrado em: 22 Mar 2015 02:45

Re: As "Contradições" da Bíblia

Mensagem não lida por Zé Ford »

fanyvt escreveu:As mortes e regras do primeiro testamento e o amor pregado no evangelho por si só já são grandes contradições.
Sem falar das maluquices do sol que ficou parado ou somente 2 ursas matar 46 jovens.
Perfeitas suas colocações. Um ponto que, a meu ver, acho interessante destacar: é a "distância" entre as cartas de Paulo e o evangelho e cartas de João. Enquanto Paulo enfatiza princípios morais e éticos constantemente, João destaca o amor a Deus e ao próximo como os maiores mandamentos e meios de salvação. Dessa forma, ele mostra que de fato deixou-se influenciar pelo seu Mestre. Apesar da conversão de Paulo ter sido impactante, sua escrita revela um lado duro, dogmático e "julgador". Ao contrário de João, isso mostra o quão forte sua experiência pregressa era o pano de fundo de suas cartas.
Eu acredito no Deus que criou os homens, e não no Deus que os homens criaram. - Voltaire
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes