Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Sugestões de sites, blogs e outros links relacionado as TJs.

Para ajudar os que pesquisam!
The Brother
Forista
Forista
Mensagens: 319
Registrado em: 03 Nov 2008 16:08

Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por The Brother »

Olá todos:
Sou inscrito nesse portal desde 2008. Acompanhei seu antecessor: "TJ Livres" desde sua criação. Mas, mesmo antes deste existir, acompanhei desde 2004 os primeiros passos da dissidência brasileira na internet no "mentes bereanas" e fui leitor das páginas do "Índice TJ" quase desde sua fundação. Portanto, acompanhei a evolução da dissidência TJ na internet aqui no Brasil desde sua gênese.
Prezados, este espaço tem nos servido como lócus de discussão aberta e de troca de experiências que simplesmente são inexistentes nas congregações das Testemunhas de Jeová. Sou imensamente grato a este e outros que me abriram os olhos. Sou batizado a 25 anos, e hoje me considero como um TJ acordado/desperto, ou como alguns gostam de chamar " um infiltrado". Assisto algumas reuniões e dirijo estudo de um filho de TJs (já batizado). Não saio mais de casa em casa.
Tenho percebido, há algum tempo, que o perfil de muitos usuários deste espaço é de pessoas como eu. Homens e mulheres que ainda são TJs e que por alguma razão mantem-se ligados a organização. Seja pela família, por ainda continuar acreditando em algumas coisas, por não querer deixar tudo pra trás agora, pelo fato de achar que um dia acontecerão as mudanças necessárias ou simplesmente porque acha melhor ajudar aqueles que ama do lado de dentro, especialmente se está em posição de autoridade. São tantas as razões que podem fazer com que continuemos onde estamos. Não estou aqui pra julgar nem espero ser julgado. O fato é que os que continuam sendo TJ aumentam a cada dia neste espaço.
Acredito que a situação desse tipo de pessoa difere muito da dos ex-Tjs. Continuamos tendo contato com muitas Tjs ativas. Temos nossas famílias na org. Temos as cobranças na congregação, etc, etc, etc. Há muitas questões especificas que são discutidas nesses espaço, reconheço isso. Mas, essas são secundarizados à necessidade de desmascarar a Torre. Será que estamos precisando de um espaço para nós? Sinto a enorme necessidade de falar "com o coração" a meus pares. Pessoas que passam pelo que passo já que não posso falar tudo o que penso nem com meu próprio cônjuge.
Existem pessoas nas congregações que tem algum senso crítico, nem todos engolem tudo sem pensar, ultimamente percebo muita insatisfação mesmo entre aqueles que nunca tiverem contato com a dissidência. Só pra ilustrar: mês passado foi meu congresso. Quando podia conversava com alguns amigos de longa data, pessoas de confiança que tiveram cargos importantes na org., quando falava sobre algum ponto mais controverso foram transparentes nas suas opiniões, mesmo quando era contrária ao pensamento oficial. Muito disseram algo como: "Não fale isso para ninguém, mas acho que isso ou aquilo não é bem como pensamos..." ou "Isto não é algo para falarmos com todo mundo, mas estamos (a org.) falhando nesse ou naquele ponto." Porque foram tão abertos comigo? Porque confiam na minha sinceridade e sabem que eu confio na deles.
Entretanto, esse espaço não é de fácil digestão para aquelas Tjs que não conhecem as coisas que conhecemos agora. Sabemos como as coisas funcionam, acredito que o nome do fórum "Ex-Testemunhas de Jeová" não faz com que seja acessado, por exemplo, pelas TJs apenas a partir de uma simples busca no google. É preciso uma desprogramação mental prévia para chagar ao primeiro acesso. O nome afasta, para eles cheira a "apostasia" e faz com que qualquer TJ bem treinada fuja.
A minha ideia é que talvez poderíamos criar um espaço específico para nós, os ainda ligadas a organização. Talvez partindo de um nome mais atrativo para as outras Tj e com um espaço para discussão entre nós e elas. Obviamente composto de membros Tjs e EX-Tjs mas com o diferencial de ser mais digerível para os de consciência mais sensível.
Claro que não abandonaríamos este espaço que tanto nos ajuda. Seria uma ferramenta a mais para nós. O que acham?
Abraços.

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Fórum
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 15 Dez 2021 17:28, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por baiano »

Muito bom, Brother!!

Tenho pensado exatamente nisso, no que diz respeito à apresentação do fórum, a nomenclatura. Acredito que muitas TJ ativas evitam acessa-lo por conta de algum bloqueio mental, medo, preconceito, ou qualquer coisa do gênero, tendo como causa as matérias produzidas pela Torre sobre apostasia.

Hoje é muito mais fácil encontrar sinceros no meio TJ, dispostos a ouvir e discutir francamente sobre certos ensinos torreanos.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
Wiwo
Forista
Forista
Mensagens: 756
Registrado em: 05 Mar 2016 15:14

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por Wiwo »

Concordo que a primeira vez que vi este site "extestemunhasdejeova", nao me atraiu... pelo nome :mrgreen:

Nao por pensar que iria encontrar pessoas que falassem meias verdades, mas porque queria encontrar pessoas que estivessem passando pelo mesmo que eu "dentro" da torre e precisava desesperadamente de respostas!

Eu pensava que nesse forum, SÓ encontraria pessoas se queixando... Por essa razao por 2 vezes passei por alto...
Somente acessei o forum porque digitei uma palavra (nao me lembro qual), mas aí mais uma vez, O forum... Acessei e vi o topico: Betel em foco...

Lamentei nao ter acessado Immediatamente :sa8:
Foi o topico-chave para minha decisao de NUNCA mais ter contato algum Com a torre!

acho que o Criador do forum (Kooboo) teve/ tem as razoes de manter esse nome. No entanto, acho boa sua ideia! :D1
" A confiança do Ingênuo é a Arma mais Útil do Mentiroso!"
" O Maior Enganado é aquele que engana a si próprio!"
" As Dúvidas são mais cruéis do que as duras Verdades!"
Mocorongo
Forista
Forista
Mensagens: 623
Registrado em: 28 Jan 2015 17:24

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por Mocorongo »

Me identifiquei muito com seu comentário. Nossa estrada na torre é parecida. Estou inativo, assim como a esposa, há cerca de 20 anos. Difere no ponto que não dirijo nenhum estudo, e jamais dirigiria. Ou seja, me sinto "infiltrado", pois nem comento nas reuniões de final de semana (me recuso a ir na outra). Converso com os desassociados que considero merecedores da minha amizade/coleguismo; rejeito ajudas "amorosas" de anciãos que tentam (creio até que já desistiram) me reanimar...
Apoio a iniciativa. E, se por acaso se concretizar, JAMAIS me ausentarei deste aqui, onde muito tenho aprendido. :D1
Avatar do usuário
divergente
Forista
Forista
Mensagens: 69
Registrado em: 23 Dez 2015 12:48

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por divergente »

Eu também concordo.
Visitei este fórum por muitos anos.
Somente a pouco tempo atrás, fiz meu cadastro.
Como já comprovado; existe muitos TJs ativos aqui neste fórum.
Nem todos são ex-TJs!
Acho que fica legal, "Testemunhas de Jeová e Ex-Testemunhas.
Enfim!
Administradores podem achar ser viável ou não.
Abs
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por mayhra »

— Que nome dariam para o novo Fórum?

— Haveria assuntos proibidos?

Alerto para o fato de que o nome do fórum até pode ser mais atrativo para uma TJ ativa, porém, é óbvio que a Testemunha de Jeová leal à organização tomaria um susto ao perceber que na realidade é um fórum de apóstatas, pessoas que manifestam discordância do CG, questionadoras da organização e de doutrinas que são a "A Verdade" de Jeová. A máscara do nome atrativo cairia rapidamente e a decepção gerada poderá ser considera como uma traição, um fórum que busca se revestir de um nome palatável para as Testemunhas mas é contra Jeová e sua santa organização.
Perspicaz
Forista
Forista
Mensagens: 785
Registrado em: 17 Jul 2016 19:45

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por Perspicaz »

Eu apoio, pois o nome EXTj da medo para os TJ bitolados, eu mesmo enquanto bitolado conhecia esse fórum há anos, porém com temor de desobedecer a Jeová não tinha coragem de aventurar-me nele. Eu acreditava que esse fórum era formado por pessoas desassociados e rebeldes que seu intuito - era por raiva da expulsão - falar mal das Testemunhas de Jeová. Só tive coragem pra entrar aqui após devorar o mente bereanas.
Esse fórum é muito bom, acredito que não seria necessário um outro, mas talvez uma reavaliação deste já existente. Com certeza um fórum menos assustador para os TJ bitolados já haveria saído das garras da torre há muito mais tempo.
Uma coisa é fato, esse fórum tem mais TJ do que EX. Até por que os EX TJ ainda continuam em sua maioria fiéis ao CG e por isso sua grande massa não entram aqui nem a pau.
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por olhoSingelo »

Perspicaz escreveu:Eu apoio, pois o nome EXTj da medo para os TJ bitolados, eu mesmo enquanto bitolado conhecia esse fórum há anos, porém com temor de desobedecer a Jeová não tinha coragem de aventurar-me nele. Eu acreditava que esse fóru m era formado por pessoas desassociados e rebeldes que seu intuito - era por raiva da expulsão - falar mal das Testemunhas de Jeová. Só tive coragem pra entrar aqui após devorar o mente bereanas.
Esse fórum é muito bom, acredito que não seria necessário um outro, mas talvez uma reavaliação deste já existente. Com certeza um fórum menos assustador para os TJ bitolados já haveria saído das garras da torre há muito mais tempo.

Passei o mesmo que o comentado acima...devorei primeiro o Mentes Bereanas, depois o Indicetj e terceiro este amado fórum...engraçado era que eu lia dez assuntos no MB pra criar coragem de ler um tópico aqui! Rsrs

Em contra partida, eu só me considerei realmente livre da Torre quando passei ler este fórum sem nenhum sentimento de culpa...tipo assim, eu poderia ler o MB, mentes bereanas a vida inteira e ainda assim ser uma TJ, mas o cadastro neste fórum foi a prova pra mim mesmo que estava agora Livre da Torre.

Sobre o tema deste tópico eu gostava realmente do nome Testemunhas de Jeová livres! Por que mesmo que não pode ser esse nome?
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por Pássaro »

Forum de tjs ativas atrairia muitos espiões. Os dissidentes já atraem. Acho super perigoso para quem é infiltrado e que não pode se mostrar dissidente.
Estou na net há 14 anos e já vi coisas aqui e nos foruns por aí tipo ameças de morte a pessoas, parentes e etc.
Por esses e eoutros motivos vou ficando por aqui e no de Portugal.
O barco da torre tá afundando?
Perspicaz
Forista
Forista
Mensagens: 785
Registrado em: 17 Jul 2016 19:45

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por Perspicaz »

olhoSingelo escreveu:
Perspicaz escreveu:Eu apoio, pois o nome EXTj da medo para os TJ bitolados, eu mesmo enquanto bitolado conhecia esse fórum há anos, porém com temor de desobedecer a Jeová não tinha coragem de aventurar-me nele. Eu acreditava que esse fóru m era formado por pessoas desassociados e rebeldes que seu intuito - era por raiva da expulsão - falar mal das Testemunhas de Jeová. Só tive coragem pra entrar aqui após devorar o mente bereanas.
Esse fórum é muito bom, acredito que não seria necessário um outro, mas talvez uma reavaliação deste já existente. Com certeza um fórum menos assustador para os TJ bitolados já haveria saído das garras da torre há muito mais tempo.

Passei o mesmo que o comentado acima...devorei primeiro o Mentes Bereanas, depois o Indicetj e terceiro este amado fórum...engraçado era que eu lia dez assuntos no MB pra criar coragem de ler um tópico aqui! Rsrs

Em contra partida, eu só me considerei realmente livre da Torre quando passei ler este fórum sem nenhum sentimento de culpa...tipo assim, eu poderia ler o MB, mentes bereanas a vida inteira e ainda assim ser uma TJ, mas o cadastro neste fórum foi a prova pra mim mesmo que estava agora Livre da Torre.

Sobre o tema deste tópico eu gostava realmente do nome Testemunhas de Jeová livres! Por que mesmo que não pode ser esse nome?
Realmente é IMPRESSIONANTE como esse fórum limpa a nossa mente e nos encoraja. Eu diria que esse fórum é uma desintoxicação contra as altas doses de veneno da torre. Sem esse fórum eu jamais haveria me curado totalmente.
Deixo aqui meu muito obrigado aos seus idealizadores, administradores, seus moderadores, bem como aqueles participantes que com seus tópicos e comentários desintoxicantes limparam meu sangue e libertaram minha alma.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes