Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Sugestões de sites, blogs e outros links relacionado as TJs.

Para ajudar os que pesquisam!
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por kooboo »

Dr. Schultz escreveu:Acredito que o fato desse fórum se chamar "EX-testemunhas" é um posicionamento claro, inequívoco, do que será tratado aqui. O que se prega na seita é que os apóstatas são sinuosos, tenta enganar com sutilezas, atrair as pessoas se passando de bonzinhos. Esse nome mostra justamente o contrário, é como que dizendo:

"Não concordamos mais com os ensinos dessa religião, vimos muitas incoerências. Se quiser saber mais, entre e pesquise."
Mudar o nome a meu ver é uma distorção desse posicionamento e pode ser usado como argumento pelor líderes da JW. Nunca deveria mudar.

Sem contar que saber que tenho um espaço em que posso me expressar livremente sem pessoas cagando regra de "pode ou não pode" (que aliás já tem muito no salão) é uma ótima terapia para mim e para muitos outros. :D1

Agora quanto a ter um espaço mais light, com os chateados com a religião mas ainda simpatizantes, recomendo a criação de outro fórum, blog, espaço, o que quiserem. Ficaria também bem claro o posicionamento e daí iria quem desejasse.
Exato!
O nome diz tudo. A TJ que entra aqui não pode dizer "Oh, pensei que fossem TJs iguais a mim", ninguém cai aqui de paraquedas, ou se cair, não tem como pleitear inocência.

Sobre ser mais light, é o que eu disse antes - Os Mentes Bereanas tem essa proposta.
Aqui tem espaço para mais coisas - expor, desabafar, acolher.

Quando sugeri que o tema deveria ser discutido, a ideia era justamente essa - Ver a opinião dos demais foristas. Vai que a direção está indo na contra-mão?
Porém, pelos comentários aqui, acredito que estamos indo no caminho certo.

Existe espaço na internet para algo diferente? Sim! Claro que existe!
Porém não acho que, nesse momento, nós deveríamos mudar e sermos outra coisa. Nossa fórmula tem dado certo. Poderíamos estar atingindo outras pessoas se a abordagem e nome fosse outra? Talvez sim, talvez não...

Agradeço a todos que acreditam na fórmula atual.
E continuo achando que discussões são bem vindas também!
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Quando idealizamos o Fórum Testemunhas de Jeová Livres viemos com uma concepção do Orkut (que agora se repete no Facebook) em criar grupos "isca de anzol" com nomes bíblicos e nomes fazendo referência positiva a Torre para atrair esses "incautos". No orkut existia mais uma centena (literalmente) de grupos, porém muitos criados por uma mesma pessoa que criava dezenas de perfis fakes que permitia a atuação de trolls, que acabava tendo debates bem baixos em todos os sentidos. Na realidade não passava de 20 os grupos bons. Porém, mesmo nos grupos bons existia a segregação, ou seja, grupos de ex-tjs cristãos, de ex-tjs ateus e agnósticos, de ex-tjs gays e assim por diante. Assim não se podia falar dos mais variados assuntos porque podia "afastar" as TJs curiosas. Não se "misturavam" porque não pegava bem ter gay no grupo que ia assustar uma TJ ou ter ateu no grupo que ia assustar TJ. O que fizemos então?

O Fórum TJs Livres foi o primeiro a encarar isso e colocar todos esses assuntos juntos. Colocamos moderadores gays,ateus, de religião afro, cristão, ou seja, era preciso amadurecer e respeitar as pessoas e não os rótulos que nos foram impostos.

Outra questão amadurecida foi a conscientização que nosso principal objetivo aqui não é tirar TJ de dentro da sua religião. Nosso objetivo aqui não é acabar com a religião das Testemunhas de Jeová. Estamos aqui como ponto de apoio para as vítimas dessa empresa americana. Estamos aqui para juntos superarmos nossas dores e partimos para uma vida mais saudável fisicamente e espiritualmente. Por isso assumimos que somos Ex-Testemunhas de Jeová. Não precisamos de quantidade, de publicadores dissidentes, de pioneiros para tentar tirar as pessoas de algum canto. Por experiência própria e de quem acompanha a dissidência há quase duas décadas: a pessoa não sai das TJs porque ocasionalmente viu uma matéria que a fez pensar. Na quase totalidade a pessoa já está em processo de mudança e com alguma pulga atrás da orelha e aí lendo alguma coisa é que se faz a necessidade de pesquisar mais e mudar de concepção.

Então, quem entra ou visualiza esse Fórum é porque era seu tempo de fazer isso. Muitos mesmo disseram aqui que se assustaram ao ver esse nome, mas depois voltaram. E por que? Porque foi o tempo pessoal dela que a fez querer nos procurar de novo. E assim vai continuar sendo sempre. ;)
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por pascoalnaib »

The Brother cita:
Já expressei aqui preocupação com um tipo de alinhamento ideológico que implicitamente espera-se dos foristas. Ou seja, quando espera-se que uma pessoa se posicione a partir de um "modelo" de como deve pensar um Ex-TJ não estamos novamente sujeitando tal pessoa a uma situação de tutela?

Está claro que não me convencem algumas posturas da torre, bem como também da dissidência. Para mim é natural que seja assim. Não admito que ser EX-TJ seja simplesmente substituir uma ideologia por outra, trocar a necessidade de corresponder a um modelo de como pensar por um outro modelo de como pensar. Seria trocar seis por meia dúzia.

Sobre a dissidência, compartilho do pensamento de Franz. Acho que as informações devem estar ao alcance das TJs já que é o procedimento da organização esconder informações importantes. Acredito que temos, inclusive, a responsabilidade moral de divulgar.
Na realidade devemos ter muito cuidado ao colocarmos a empresa religiosa americana JW e um Fórum de internet num mesmo patamar. Alinhamento doutrinal sacro com penalidades reais, muita grana para investir no mundo todo só existem na denominação religiosa das Testemunhas de Jeová. Para se ter uma ideia não existe nem um alinhamento no que seja uma "dissidência", pois não temos uma organização com "chefes" que determinam o que vamos fazer. Existem infinitos grupos diferentes do nosso aqui na internet e com concepções dissidentes totalmente opostas as nossas. Obviamente a maioria que quer sair ou que já saiu não nutre simpatia pelas ideologias torreanas e aí é de se esperar alguma reação contrária a quem de alguma forma tente defendê-la. Mas, isso também faz parte da transição. Muito normal a pessoa sair com ódio aquela empresa e depois vai conseguindo exorcizar isso da sua vida.

Então estamos aqui com posturas variadas e bem diversas e que na realidade não pretendem convencer ninguém de nada. Nós já temos nossa convicção e estamos lidando com isso. Quem chegar depois e quiser também descobrir esse novo mundo fora dos muros da Torre de Vigia vai ser muito bem vindo. Não temos a pretensão de desconverter ninguém.

As informações na época que o Franz saiu não corriam o mundo como correm agora. O sucesso da Torre na punição era isolar o desassociado e o cara acabava voltando porque não tinha outra opção. Agora qualquer um acessa do celular qualquer informação e vê aqui no nosso Fórum relatos e depoimentos que podem sim viver fora daquilo. Sempre digo que os depoimentos são mais PODEROSOS e impactantes que meros tópicos doutrinais sobre 607 ou armagedom. A pessoa percebe que ex-tjs são pessoas comuns e que não são ameaça e que estão felizes de terem saído. Isso motiva muitos a enfrentarem tudo pois sabem que não estão sozinhos.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Mas, The Brother ou qualquer outro forista, quero dizer que toda sugestão é bem vinda e analisada por todos. Se for viável e do agrado da maioria tentamos fazer algo.

Sobre uma seção específica sempre fica um complicador. Fizemos uma vez uma seção TOP SECRET ÁREA 51 onde somente estariam "dissidentes" confiáveis para a elaboração de estratégias a serem lançadas na net e para recebermos material de infiltrados. A grande questão era: podemos confiar em todos? Como categorizar isso? As pessoas nunca se sentiam totalmente "seguros" de passar algo com receio de serem descobertas. A seção foi desativada.

Na realidade prezamos muito a segurança dos foristas e seus dados. Para ter alguém na Moderação e Administração é preciso que alguém daqui já conheça ou tenha visto a pessoa. Mas, não exigimos que essa pessoa se mostre para todos. Um exemplo? Eu não conheço e nunca vi uma foto do administrador Sidhi. E também de alguns moderadores. Nós tentamos ao máximo respeitar essa privacidade, mas obviamente confiando em que indicou. Por isso que até hoje está dando certo.

Mas, volto a dizer que estamos sempre desejosos de sugestões. Abraços. ;)
The Brother
Forista
Forista
Mensagens: 319
Registrado em: 03 Nov 2008 16:08

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por The Brother »

pascoalnaib escreveu:The Brother cita:
Já expressei aqui preocupação com um tipo de alinhamento ideológico que implicitamente espera-se dos foristas. Ou seja, quando espera-se que uma pessoa se posicione a partir de um "modelo" de como deve pensar um Ex-TJ não estamos novamente sujeitando tal pessoa a uma situação de tutela?

Está claro que não me convencem algumas posturas da torre, bem como também da dissidência. Para mim é natural que seja assim. Não admito que ser EX-TJ seja simplesmente substituir uma ideologia por outra, trocar a necessidade de corresponder a um modelo de como pensar por um outro modelo de como pensar. Seria trocar seis por meia dúzia.

Sobre a dissidência, compartilho do pensamento de Franz. Acho que as informações devem estar ao alcance das TJs já que é o procedimento da organização esconder informações importantes. Acredito que temos, inclusive, a responsabilidade moral de divulgar.

Na realidade devemos ter muito cuidado ao colocarmos a empresa religiosa americana JW e um Fórum de internet num mesmo patamar. Alinhamento doutrinal sacro com penalidades reais, muita grana para investir no mundo todo só existem na denominação religiosa das Testemunhas de Jeová. Para se ter uma ideia não existe nem um alinhamento no que seja uma "dissidência", pois não temos uma organização com "chefes" que determinam o que vamos fazer. Existem infinitos grupos diferentes do nosso aqui na internet e com concepções dissidentes totalmente opostas as nossas. Obviamente a maioria que quer sair ou que já saiu não nutre simpatia pelas ideologias torreanas e aí é de se esperar alguma reação contrária a quem de alguma forma tente defendê-la. Mas, isso também faz parte da transição. Muito normal a pessoa sair com ódio aquela empresa e depois vai conseguindo exorcizar isso da sua vida.

Então estamos aqui com posturas variadas e bem diversas e que na realidade não pretendem convencer ninguém de nada. Nós já temos nossa convicção e estamos lidando com isso. Quem chegar depois e quiser também descobrir esse novo mundo fora dos muros da Torre de Vigia vai ser muito bem vindo. Não temos a pretensão de desconverter ninguém.

As informações na época que o Franz saiu não corriam o mundo como correm agora. O sucesso da Torre na punição era isolar o desassociado e o cara acabava voltando porque não tinha outra opção. Agora qualquer um acessa do celular qualquer informação e vê aqui no nosso Fórum relatos e depoimentos que podem sim viver fora daquilo. Sempre digo que os depoimentos são mais PODEROSOS e impactantes que meros tópicos doutrinais sobre 607 ou armagedom. A pessoa percebe que ex-tjs são pessoas comuns e que não são ameaça e que estão felizes de terem saído. Isso motiva muitos a enfrentarem tudo pois sabem que não estão sozinhos.
Contextualizando. O meu comentário se deu por causa da própria relação tênue (pelo menos na mente de alguns) entre ter uma postura independente (uma análise particular para cada situação) e estar alinhado com a organização. Mesmo não tendo chefes, nem um só modo de pensar, é nítido uma corrente de pensamento majoritária, a qual respeito e entendo. O problema não está em ter pensamento divergente, isso para mim é saudável, mas quando o rotulam, descontextualizam suas palavras, lêem nas entrelinhas o que não quis dizer, apenas porque na mente das pessoas você defende a torre e tudo mais que você fala não presta. É disso que estou dizendo. Esse tipo de postura não é positiva em nenhuma situação.
Sei que não é o posicionamento do fórum, li os objetivos dele, e acredito que deve ter sido até você ou o Abenildo que escreveram. Quando me referi aos foristas, admito que generalizei, mas não era para generalizar.
Acredito que deu para esclarecer. Obrigado.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por Debora »

The Brother escreveu: Caro Bruno, como disse foi apenas um desabafo.
Você tem todo o direito de estar aqui, li algumas de suas postagens e são uma ótima contribuição para o fórum.
Não era uma mensagem dirigida especificamente a você e suas mensagens não estão incomodando. Pelo contrário, é isso que torna o fórum saudável, a divergências de opiniões e a livre exposição de ideias.
Desculpa se dei entender outra coisa. Abraços.
Meu caro amiguinho,
De verdade, gosto da contribuição que você dá ao Fórum. Porém, já tomou nota de quantas vezes você entendeu coisas de forma errada e teve que se desculpar ?
Claro que a humildade é algo pra lá de louvável e convenhamos, algumas polêmicas suas deram até um IBOPE bem bacana, mas será que é conveniente, é necessário ?
Apenas meu modo de pensar. Se pra você está bom, siga em frente.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
The Brother
Forista
Forista
Mensagens: 319
Registrado em: 03 Nov 2008 16:08

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por The Brother »

Debora escreveu:
The Brother escreveu: Caro Bruno, como disse foi apenas um desabafo.
Você tem todo o direito de estar aqui, li algumas de suas postagens e são uma ótima contribuição para o fórum.
Não era uma mensagem dirigida especificamente a você e suas mensagens não estão incomodando. Pelo contrário, é isso que torna o fórum saudável, a divergências de opiniões e a livre exposição de ideias.
Desculpa se dei entender outra coisa. Abraços.
Meu caro amiguinho,
De verdade, gosto da contribuição que você dá ao Fórum. Porém, já tomou nota de quantas vezes você entendeu coisas de forma errada e teve que se desculpar ?
Claro que a humildade é algo pra lá de louvável e convenhamos, algumas polêmicas suas deram até um IBOPE bem bacana, mas será que é conveniente, é necessário ?
Apenas meu modo de pensar. Se pra você está bom, siga em frente.
Débora, confesso que não entendi o que você quis dizer, pode explicar?
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por Debora »

The Brother escreveu:
Debora escreveu:
The Brother escreveu: Caro Bruno, como disse foi apenas um desabafo.
Você tem todo o direito de estar aqui, li algumas de suas postagens e são uma ótima contribuição para o fórum.
Não era uma mensagem dirigida especificamente a você e suas mensagens não estão incomodando. Pelo contrário, é isso que torna o fórum saudável, a divergências de opiniões e a livre exposição de ideias.
Desculpa se dei entender outra coisa. Abraços.
Meu caro amiguinho,
De verdade, gosto da contribuição que você dá ao Fórum. Porém, já tomou nota de quantas vezes você entendeu coisas de forma errada e teve que se desculpar ?
Claro que a humildade é algo pra lá de louvável e convenhamos, algumas polêmicas suas deram até um IBOPE bem bacana, mas será que é conveniente, é necessário ?
Apenas meu modo de pensar. Se pra você está bom, siga em frente.
Débora, confesso que não entendi o que você quis dizer, pode explicar?
Só se eu desenhar, nesta matéria sou péssima.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
The Brother
Forista
Forista
Mensagens: 319
Registrado em: 03 Nov 2008 16:08

Re: Criação de fórum exclusivo para os que ainda são TJ

Mensagem não lida por The Brother »

Debora escreveu:
The Brother escreveu:
Debora escreveu:
The Brother escreveu: Caro Bruno, como disse foi apenas um desabafo.
Você tem todo o direito de estar aqui, li algumas de suas postagens e são uma ótima contribuição para o fórum.
Não era uma mensagem dirigida especificamente a você e suas mensagens não estão incomodando. Pelo contrário, é isso que torna o fórum saudável, a divergências de opiniões e a livre exposição de ideias.
Desculpa se dei entender outra coisa. Abraços.
Meu caro amiguinho,
De verdade, gosto da contribuição que você dá ao Fórum. Porém, já tomou nota de quantas vezes você entendeu coisas de forma errada e teve que se desculpar ?
Claro que a humildade é algo pra lá de louvável e convenhamos, algumas polêmicas suas deram até um IBOPE bem bacana, mas será que é conveniente, é necessário ?
Apenas meu modo de pensar. Se pra você está bom, siga em frente.
Débora, confesso que não entendi o que você quis dizer, pode explicar?
Só se eu desenhar, nesta matéria sou péssima.
Pedi explicação para evitar uma interpretação ambígua. Mas, como também não sou muito bom em entender desenhos, ainda mais de qualidade duvidosa como você sugere que os seus seriam, decidi fazer uma análise em português do que disse. Perdoe se não for exata, como falei, já que negou a explicação suponho que passou a bola e a análise fica inteiramente minha:

"Meu caro amiguinho" - Iniciou usando a expressão amiguinho, não foi amigo, colega ou algo assim, "amiguinho" denota uma invocação a autoridade, marca o lugar de quem fala como superior ao receptor numa tentativa de dar credibilidade ao que se vai dizer a partir dessa posição de autoridade, é uma intimidação prévia.

"De verdade, gosto da contribuição que você dá ao Fórum. " - não analisarei esse trecho, prefiro acreditar.

"Porém, já tomou nota de quantas vezes você entendeu coisas de forma errada e teve que se desculpar? " - aí há uma inferência ao ato de desculpar relacionado apenas ao erro do sujeito. Se houve desculpa, o erro está apenas na minha forma de entender as coisas. Será?

"Claro que a humildade é algo pra lá de louvável" - Aqui começa uma inferência a uma falsa humildade, a se fingir de humilde, mas não ser de fato.

"e convenhamos, algumas polêmicas suas deram até um IBOPE bem bacana" - Nesse trecho fica subentendido que meu objetivo no fórum é ser polêmico e consequentemente ter "ibope". Além disso é uma repreensão, uma chamada para parar de fazer isso. O uso do "até" mostra o repúdio do emissor para com as tais "polêmicas".

"mas será que é conveniente, é necessário?" - Neste trecho há uma crítica a suposta "falsa humildade", às "polêmicas" e a busca do "Ibope". É também um chamado para que se pare com isso, claramente ligada a autoridade invocada no início.

"Apenas meu modo de pensar. Se pra você está bom, siga em frente." - Nessa parte eu não analiso, apenas concordo.

Abraços fraternos.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes