Corrente TJ: "Um milagre chamado Betel" (Cuba)

Tudo que se fala na mídia nacional e internacional sobre as Testemunhas de Jeová.
Edmar
Forista
Forista
Mensagens: 652
Registrado em: 01 Nov 2008 13:56
Localização: Interior SP

Corrente TJ: "Um milagre chamado Betel" (Cuba)

Mensagem não lida por Edmar »

Está rodando nos e-mails dos Tjotinhas:

Há poucos dias junto com minha esposa tivemos o privilégio de visitar nossos irmãos de Cuba e ver como anda a obra naquele país. Visitamos Betel de Havana e ficamos muito impresionados com o trabalho que os irmãos dali realizam. Embora tivemos a oportunidade de visitar muitos Betéis, este foi diferente. Queremos compartilhar com vocês alguns momentos que vivemos durante a visita.

A casa Betel esteve fechada durante 20 anos devido a proscrição desde o ano de 1974 até o ano de 1994.

Quando finalmente reabriu as portas em 1994 havia muito trabalho para fazer.

Esta é a atual casa Betel de Cuba:
Imagem

Como você vê é isso: 'uma casa' e embora pareça mentira, é daqui que se atende as necessidades espirituais de quase 90 mil publicadores. Como poderá ver a seguir, é um esforço enorme o que os nossos abnegados irmãos fezem. Atualmente a casa tem três andares e vai aumentando dentro do que é possível. Façamos uma breve visita pelas suas dependências:

Esta é a recepção:
Imagem

Como muitos de nossos irmãos não têm aparelhos de vídeo, alguns veêm a Betel para assistir aos videos da Sociedade, como a mãe e seus filhos que estão na foto.

Aqui já começamos a visita com o irmão que nos guia. Como pode ver os corredores são muito estreitos.
Imagem
Imagem

Vejamos agora alguns departamentos:

Lavanderia
Imagem

A lavanderia fica no terraço, ao ar livre, por razões obvias. Uma vez que aqui faz muito calor e é úmido, as vezes sofocante. A lavanderia precisa de boa ventilação.

Imagem

A roupa é passada à mão e todo é feito de maneira quase artesanal. Os irmãos podem deixar até 12 peças de roupa por semana. Cada betelita lava sua roupa íntima.

A impressão:
Imagem
Imagem

A impressão é feita numa offset antiga. As revistas são impressas em duas cores. Como podem ver nessa foto atrás do irmão, a máquina puxa folha por folha para imprimir. O governo permite imprimir uma revista Sentinela para cada publicador e uma Despertai! por familia. Recentemente tiveram que arrumar a impressora e solicitaram permissão para o governo, para trazer temporareamente as revistas do México, o que foi autorizado e os irmãos receberam algumas edições coloridas. Agora, a impressora foi arrumada e funciona novamente. Mas é relevante que enquanto o México demora 1 hora para imprimir 90.000 revistas aqui demora vários dias. Tudo é manual. Um trabalho árduo.

Repare no departamento de despacho:
Imagem
Imagem

Que é pequeno, mas é daqui que se organiza e distribui as revistas por todo o país.

Refeitório:
Imagem

Este é o refeitório para 104 betelitas. Aqui também estudam A Sentinela. Como é de se esperar, os betelitas não moram na casa Betel, pois literalmente não tem lugar. Alguns moram em casa próprias e outros em casas alugadas. Quase ninguém tem carro, sendo a bicicleta o meio de transporte mais utilizado. Alguns irmãos moram num raio de 5 Km, outros mais longe ainda. Um casal nos contou que eles moram bem longe de Betel e que há algum tempo tinham que levantar às 5 da manha para chegar a tempo para a consideração matutina. O irmão carregava a sua esposa na garupa da bicicleta. A esposa abraçava sue marido pela cintura, de maneira que se durante o percurso ela dormisse, ele imediatamente ia sentir e acordá-la para que não caísse da bicicleta. Agora felizmente o governo autorizou Betel para comprar um micro ônibus, que vai buscar os irmãos que moram mais longe. Outros, moram em casas que tem só um banheiro e devem se organizar muito bem. Cada um tem um horário para usar o banheiro de manhã. A questão é que todos devem chegar a tempo para o café da manhã.

Aqui está o meio de transporte mais utilizado pelos betelitas:
Imagem

As bicicletas! e quanto ajuda para manter a forma!

Quais são os veículos que Betel possui?
Imagem
Imagem

Pois aqui estão!! São automóveis dos anos 50 e 52!!! É claro que os irmãos muito bondosos nos permitiram entrar neles. Estão originais e em boas condições!!

E além disso têm dois caminhões:
Imagem

Este é um deles com os quais distribuem as revistas em todo o país.

Como podem atender quase 90 mil publicadores literalmente através de 'uma casa'? Acredito que a maioria dos betelitas de outros países que vivem em instalações maiores e que sabem todo o trabalho que envolve um Betel concordam comigo ao dizer que: 'é um milagre'. Só Jeová pode fazer acontecer essas coisas. Por outro lado, minha esposa e eu, ficamos sumamente impressionados com o exemplo de abnegação de cada um dos Betelitas de Cuba, que carecem de recursos e têm uma imensa dificuldade para superar e com a ajuda de Jeová conseguem atender os interesses espirituais de todos os irmãos da ilha. A verdade é que devemos orar a Jeová, para que ajude os nossos irmãos a fazer uma filial maior de acordo com o crescimento que têm.

Há um grande potencial de crescimento, levando em cinsideração que dirigem 130 mil estudos. Sem dúvida o trabalho que os irmãos fazem na obra de pregar é elogiável. Que Jeová os abençoe, os cuide e os proteja para que sigam em frente com a obra de declarar seu nome a todas as pessoas do território.

Minha esposa e eu estamos imensamente agradecidos pelo privilégio que tivemos em visitar Cuba.
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4502
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: Corrente TJ: "Um milagre chamado Betel" (Cuba)

Mensagem não lida por Abenildo »

Um nojo!!!
Que falta faz meu amigo Che Guevara!!
Que lindo seria ver tudo isso confiscado em nome do povo cubano!
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar do usuário
Kali
Forista
Forista
Mensagens: 998
Registrado em: 01 Nov 2008 21:06

Re: Corrente TJ: "Um milagre chamado Betel" (Cuba)

Mensagem não lida por Kali »

Não entendi o objetivo das tejotinhas em fazer este email circular??
É pra sentir dó, peninha do trabalho "árduo"??? Só pq este "betel" aí, não tem cara de paraíso como o de São Paulo??
ahhh vão se "queixar" lá pros Velhotes folgados dos "states"..pq lá sim tem um "betelzãoooo" legalll kkkkkkk :1
Seqüelado Pela Torre
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 412
Registrado em: 01 Nov 2008 03:31

Re: Corrente TJ: "Um milagre chamado Betel" (Cuba)

Mensagem não lida por Seqüelado Pela Torre »

Kali escreveu:Não entendi o objetivo das tejotinhas em fazer este email circular??
É pra sentir dó, peninha do trabalho "árduo"??? Só pq este "betel" aí, não tem cara de paraíso como o de São Paulo??
ahhh vão se "queixar" lá pros Velhotes folgados dos "states"..pq lá sim tem um "betelzãoooo" legalll kkkkkkk :1

Voltei para os anos 60.

:1 :1 :1 :1 :1 :1
Edmar
Forista
Forista
Mensagens: 652
Registrado em: 01 Nov 2008 13:56
Localização: Interior SP

Re: Corrente TJ: "Um milagre chamado Betel" (Cuba)

Mensagem não lida por Edmar »

Perto do estilo de vida miserável, imposto pelos EUA com seu embargo à ilha e a teimosia do Fidel, esse Betel é luxuosíssimo.
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Avatar do usuário
Kali
Forista
Forista
Mensagens: 998
Registrado em: 01 Nov 2008 21:06

Re: Corrente TJ: "Um milagre chamado Betel" (Cuba)

Mensagem não lida por Kali »

Ai que pena que nenhuma tj me manda mais estes emails :6 :6 :6 com certeza teria meu feedback!! :6 :6
Acredito que a maioria dos betelitas de outros países que vivem em instalações maiores e que sabem todo o trabalho que envolve um Betel concordam comigo ao dizer que: 'é um milagre'. Só Jeová pode fazer acontecer essas coisas.
Só Jeová faz acontecer de um betel ser precário enquanto outros são verdadeiros Points turísticos? Hum sei...
Por outro lado, minha esposa e eu, ficamos sumamente impressionados com o exemplo de abnegação de cada um dos Betelitas de Cuba, que carecem de recursos e têm uma imensa dificuldade para superar e com a ajuda de Jeová conseguem atender os interesses espirituais de todos os irmãos da ilha.
Se o Corpo lá de "BRUKILIN" fosse mesmo tão abnegado, se mudaria pro betel de Cuba então ué! Simples...
Eles tem que entender que existem Béteis de ouro e betéis de pobre, o capitalismo existe no "paraíso espiritual" das tjs ué!
Editado pela última vez por Kali em 25 Dez 2008 20:51, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Corrente TJ: "Um milagre chamado Betel" (Cuba)

Mensagem não lida por Jerry »

Propaganda pró-capitalista. E dizem se manter neutros.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Corrente TJ: "Um milagre chamado Betel" (Cuba)

Mensagem não lida por sidhiresus »

é um milagre
Que desgraça, hoooo negada burra gente, se um homem saiu da linha, é o capeta colocando coisa na cabeça do menino, se o Corintinhas sobe pra primeira divisão foi São Jorge.

Por que essa gente não usa essa porcaria de massa encefálica que tem dentro do crânio para pensar em respostas inteligentes. Milagre nada, queria ver se não tivesse ninguém dando as tripas lá se iria sair alguma coisa.

Ainda bem que não estamos na era do obscurantismo, ainda bem que o iluminismo veio. Assim não precisamos ficar atribuindo todo tipo de sorte e porcaria a duendes e fadas.

Agora vão dizer:

Vejam como nossos lindos irmãos estão felizes e maravilhados, que coisa linda.

CADÊ O SMILE DE VÕMITO, TA NA HORA DE FAZER ENQUETE PEDINDO ESSE RECURSO PARA O FORUM.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Corrente TJ: "Um milagre chamado Betel" (Cuba)

Mensagem não lida por Pássaro »

Essa foi realmente o cumulo da pieguce! A torre deve tá querendo economizar por aqui, dai fica divulgando esas imagens de abnegação!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Corrente TJ: "Um milagre chamado Betel" (Cuba)

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Como poderá ver a seguir, é um esforço enorme o que os nossos abnegados irmãos fezem.
Fezem?? Ato falho?? :lol:
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 48 visitantes