NOVIDADES - Caso Desassociação - Sebastião Ramos

Tudo que se fala na mídia nacional e internacional sobre as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: NOVIDADES - Caso Desassociação - Sebastião Ramos

Mensagem não lida por pascoalnaib »

queroaverdade cita:
Existem muitos casos de extremismo de religioes por ai onde a justiça tolera (OBS. Tolera por estar de maos atadas), um exemplo classico é o islamismo, todo mundo sabe que os radicais tem "escolas de terroristas", onde as crianças passam quase o dia todo aprendendo sobre guerra santa e etc, só que, ninguem pode fazer nada, até o dia em q esses mesmos cometam algum crime.
Essas escolas na sua grande maioria são em governos que misturam a religião com o Estado e fazem vistas grossas. No ocidente todas as escolas islâmicas tem autorização do governo local e evidentemente são monitoradas (devido essa associação terrorismo = islamismo que não é bem verdade) e na grande totalidade seus líderes estão conscientes dos excessos que são feitos em outros países e não concordam. Existem líderes islâmicos pregando a paz e a coexistência com outras religiões, mas como em todo lugar existem os extremistas religiosos querendo ir para o céu mediante bombas amarradas no cérebro.
queroaverdade
Forista
Forista
Mensagens: 737
Registrado em: 02 Jul 2009 17:56

Re: NOVIDADES - Caso Desassociação - Sebastião Ramos

Mensagem não lida por queroaverdade »

Olá Pascoal,
Se entrarmos na Justiça querendo acabar com uma religião não se consegue.
Então querendo acabar com o que, uma doutrina?
... por isso nenhum tribunal vai julgar ou condenar alguém de crer em algo


Então o ostracismo vai continuar, já que creem nisso como sendo uma inspiração divina. Afinal de contas o processo é contra esse OSTRACISMO ridiculo nao é? Até agora nao entendi, nao se pode "acabar" com a religião, isso é juridicamente impossivel, tb nao se pode modificar o que as pessoas creen, tb nao se pode proibir que certos ensinos dessa ou daquela religião, entao eu nao sei oque se pode ser feito, ou existe uma carta na manga?, me explique onde isso vai dar, por favor, pq eu to pensando como se fosse um promotor e to procurando uma acusação válida e nao to encontrando.

OBS. Talvez pensem q eu to contra isso, pelo contrario, totalmente a favor e contra o OSTRACISMO, só que nao vejo uma luz no fim do tunel.

Abraço
____________________________________________________________________________
"A ociosidade é a mãe da Filosofia." Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: NOVIDADES - Caso Desassociação - Sebastião Ramos

Mensagem não lida por pascoalnaib »

queroaverdade cita:
Não é querendo ser cético qdo ao desfecho desse processo penal, mais o que eu vejo é que, se tratando de vara penal + religião, alguem só sera punido se envolver algum ritual com lesão coporal, incitação ao crime(e/ou apologia) ou algo parecido. Discriminação seria esse crime?
Acho que nem cético seja a palavra correta. Com certeza não estamos aqui GARANTINDO uma vitória ou mesmo afirmando que conseguiremos algo de forma rápida ou mesmo nesse processo. Caminhamos com cautela e com passos lentos, mas firmes.
Sobre sua pergunta se crime é se somente houver lesão corporal: não precisa haver danos físicos ou mesmo algum ritual. A Lei é clara. Olhe o que é definido como discriminação:
O que estamos chamando de racismo “difuso” tem a ver com a Lei n.º 8.081/1990,
que ampliou a abrangência da Lei Caó, mandando acrescentar a esta o Art. 20. A partir
daí, a Lei não puniria apenas o preconceito de “raça ou de cor”, mas também os atos
de preconceito de “religião, etnia ou procedência nacional”, “praticados pelos meios de
comunicação ou por publicação de qualquer natureza”. Com o acréscimo, deixou de ser
requisito para a configuração da conduta delituosa que houvesse um ofendido específico,
como acontecia até então. De acordo com este novo dispositivo, se o ato de preconceito
é genérico, atingindo uma determinada coletividade de forma difusa, as associações e
entidades coletivas estão legitimadas a demandar contra o(s) autor(es) da ofensa, os
quais podem ser enquadrados no citado Art. 20, que fala no caput em “praticar, induzir
ou incitar a discriminação ou o preconceito de raça, cor, religião, etnia, ou procedência
nacional”, agravada a pena se o crime for praticado pelos “meios de comunicação ou
pub l i c a ç ã o d e q u a l q u e r n a t u r e z a ” .
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: NOVIDADES - Caso Desassociação - Sebastião Ramos

Mensagem não lida por pascoalnaib »

queroaverdade cita:
Olá Pascoal,
Então querendo acabar com o que, uma doutrina?
Estamos querendo provar que a regra ou doutrina da desassociação é um crime de racismo religioso ou de preconceito instituído.
tb nao se pode modificar o que as pessoas creen, tb nao se pode proibir que certos ensinos dessa ou daquela religião, entao eu nao sei oque se pode ser feito, ou existe uma carta na manga?, me explique onde isso vai dar, por favor, pq eu to pensando como se fosse um promotor e to procurando uma acusação válida e nao to encontrando.
Não dá realmente para condenar alguém por crer num guru, numa pedra ou no Corpo Governante. É algo pessoal e que faz a minha vida ter sentido e não atrapalha a vida de ninguém, porém se minha crença se materializa em ofensas a outras religiões, pessoas aí vira crime.
Um exemplo: creio que imagens de santos são do demônio. Converso com pessoas que acham o mesmo e até tento mostrar na Bíblia para outros que isso é errado e que Deus não aprova. Nada demais até aí. Se entro numa casa ou num culto e materializo essa minha crença ao chutar uma santa, quebrar uma imagem e gritar que todos ali são do demônio por crerem naquilo...vou ser preso por preconceito religioso, por invadir cultos alheios que são legalizados pelo Estado e por difamação etc.
queroaverdade
Forista
Forista
Mensagens: 737
Registrado em: 02 Jul 2009 17:56

Re: NOVIDADES - Caso Desassociação - Sebastião Ramos

Mensagem não lida por queroaverdade »

Olá Pascoal,

Agora ficou claro, o processo é sobre discriminação religiosa. Li por alto o artigo que ve postou, claro que nao é tão simples, se nao seria pegar alguma publicação que conste o mandamento do "Ostracismo" dai seria causa ganha, mais eu vejo que é mais complicado, visto que nao é uma religião discriminando outra, e não é alguem sem religião discriminando alguem com religião, e sim pessoas que, pelo menos por algum tempo tinham a mesma religião. Vou indicar uma linha de pesquisa, seria interessante pesquisar, mesmo que seja em outro pais, se alguma religião dissidente de outra, por algum motivo passou a discriminar a outra. Por exemplo, se uma Presbiteriana renovada tem algo contra a presbiteriana, se os pastores de uma disseram e/ou publicaram que os adeptos de uma não podem falar com outra, talvez esteja falando alguma bobagem, já que, o principio do crime de discriminação parte do prinicipio que o prejudicado (discriminado) se sinta assim ofendido, se nao, nao existe o crime.

Abraço e valeu pela explicação
____________________________________________________________________________
"A ociosidade é a mãe da Filosofia." Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês.
Jaime Santana
Forista
Forista
Mensagens: 473
Registrado em: 05 Nov 2008 11:19
Localização: Salvador - Bahia

NOVIDADES - Caso Desassociação - Sebastião Ramos

Mensagem não lida por Jaime Santana »

É por isso que acho que devemos alertar as autoridades em qualquer oportunidade que surgir, de que a prática monstruosa da desassociação tem sido efetuada em todo o país contra adolescentes (menores de idade) e contra idosos (Estatuto do Idoso).

Como disse o pascoal, não há nenhuma garantia de que o Ministério Público vai deferir a favor do Sebastião e conseqüentemente a favor de todos os desassociados adultos.

Mas, contra menores e idosos pode haver brechas na Lei. Vide o caso do garoto André de 15 anos que deu seu depoimento aqui no fórum relatando sua saída. Ele já está agora mesmo nesse momento enfrentando os efeitos dessa prática odiosa. Muitas pessoas não falam com ele num flagrante caso de discriminação e humilhação.

No entanto, a iniciativa do Pascoal e do Sebastião são sem dúvida um marco na história da Dissidência Brasileira e devemos ser gratos a eles por isso.

O importante é levantar poeira, fazer barulho. É justamente isso que atitudes como a do Sebastião e do Pascoal fazem, ou seja, fazer com que o público em geral pense 200 vezes antes de aderir a essa seita.

Seria bom se processos semelhantes pipocassem em outros estados da federação. Desculpem-me a ignorância, visto que, não sei se isso ajudaria ou alteraria o processo em curso no MP-Ceará.
"Sair da Torre de Vigia é como a Seleção Natural, não é pra qualquer um, só os mais aptos conseguem" - Jerry, forista
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: NOVIDADES - Caso Desassociação - Sebastião Ramos

Mensagem não lida por pascoalnaib »

queroaverdade cita:
visto que nao é uma religião discriminando outra, e não é alguem sem religião discriminando alguem com religião, e sim pessoas que, pelo menos por algum tempo tinham a mesma religião.
Exatamente...não existe ataques a religião ou a sua liberdade de culto e sim um denúncia que dentro da própria "igreja" os seus adeptos são discriminados ao serem desassociados, dissociados e até mesmo ameaçados caso falem com alguma dessas pessoas que saíram.
Abraço e valeu pela explicação
Foi ótima essa conversa que com certeza esclareceu mais ainda o foco da questão. :4
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: NOVIDADES - Caso Desassociação - Sebastião Ramos

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Jaime Santana cita:
Como disse o pascoal, não há nenhuma garantia de que o Ministério Público vai deferir a favor do Sebastião e conseqüentemente a favor de todos os desassociados adultos.
Mas, contra menores e idosos pode haver brechas na Lei.
Com certeza Jaime a questão de menores desassociados vai render! :4
O importante é levantar poeira, fazer barulho. É justamente isso que atitudes como a do Sebastião e do Pascoal fazem, ou seja, fazer com que o público em geral pense 200 vezes antes de aderir a essa seita.
Isso é essencial para que a sociedade se sensibilize com nossa causa. Se realmente sofremos no passado ou sofremos agora é preciso disposição e garra para mostrar isso para todos. NINGUÉM tem idéia do que acontece e nem sabem direito o que é ser uma Testemunha de Jeová. Confudem com outras religiões e não sabem dessa discriminação. Galera as Testemunhas de Jeová são insignificantes na vida real e NÓS e nossas dores são invisíveis. Se não denunciarmos, abrirmos portas e mostrar o que acontece NADA vai mudar!
Mais uma vez digo: Não sabemos o resultado dessa luta, mas se não fizermos nada não vamos nem saber se podíamos conseguir ou não.
Seria bom se processos semelhantes pipocassem em outros estados da federação. Desculpem-me a ignorância, visto que, não sei se isso ajudaria ou alteraria o processo em curso no MP-Ceará.
Ajudaria e muito!! Aliás, estamos em contato com um ex ancião em São Paulo que estará entrando com uma denúncia também. Depois repasso mais detalhes.
Outra coisa é que estamos esperando ser chamados no processo para depois repassarmos os passos para quem quiser fazer o mesmo em seus Estados.
Sebastião
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Out 2009 19:22

Re: NOVIDADES - Caso Desassociação - Sebastião Ramos

Mensagem não lida por Sebastião »

Boa noite amigos! Eu me interessei e levei o processo para um advogado analisar, ele conseguiu me deixar desanimado dizendo que esse processo não vale de nada, que se fosse assim, em muitos paises ricos e laicos já teriam notícia algum resultado positivo. Não estou a favor da ACTJ , eu estou na iminência de fazer uma carta de desassociação e sofrer a mesma discriminação e hoje li isso aqui e fui me inteirar. Ainda me falou que era administrativo e protegia ou alguma coisa assim, sobre idoso e portadores de deficiencia física, a estes a associação não deve maltratar mas quanto aos outros que entram em uma religião porque querem, e aceitam as regras do jogo ele falou que é "igual ao clube do bolinha" nem gostei da expressão que ele usou, não vi muita luz no fim do túnel pelas palavras dele. Se fosse pela recusa do sangue não seria mais impactante? Porque no caso do sangue tanto morre criança como adulto. É só um questionamento, porque a ACTJ está acostamada a se dar bem em processos bem maiores, é o que eu lei nas publicações.



Imagem



http://www.pgj.ce.gov.br/argos/Consulta ... cesso=4311
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: NOVIDADES - Caso Desassociação - Sebastião Ramos

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Sebastião cita:
Boa noite amigos! Eu me interessei e levei o processo para um advogado analisar, ele conseguiu me deixar desanimado dizendo que esse processo não vale de nada, que se fosse assim, em muitos paises ricos e laicos já teriam notícia algum resultado positivo. Não estou a favor da ACTJ , eu estou na iminência de fazer uma carta de desassociação e sofrer a mesma discriminação e hoje li isso aqui e fui me inteirar.
Pois é Sebastião, isso vai depender de quem analisa o caso. Como citei os Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Ceará e uma juíza de São Paulo já observaram exatamente o contrário e foram taxativos em ver a discriminação até de forma escrita nas publicações da Torre!
Se você está para sofrer esse abuso reúna provas, grave sua comissão, pegue o nome dos anciãos e ache um bom advogado que com certeza terá pano pra manga! :4
Ainda me falou que era administrativo e protegia ou alguma coisa assim, sobre idoso e portadores de deficiencia física, a estes a associação não deve maltratar mas quanto aos outros que entram em uma religião porque querem, e aceitam as regras do jogo ele falou que é "igual ao clube do bolinha" nem gostei da expressão que ele usou, não vi muita luz no fim do túnel pelas palavras dele.
Vou só citar um exemplo dessa de entrar e já saber das regras do jogo ok?
O fato de saber de uma futura punição não GARANTE a LEGITIMIDADE dessa punição. Um exemplo prático: compro uma geladeira e nas prestações vem o valor de uma multa caso atrase e assino um documento concordando, PORÉM se depois percebo que é ABUSIVO a cobrança, mesmo tendo ASSINADO um CONTRATO recorro a JUSTIÇA que me dá ganho de causa e invalida tal CONTRATO e PUNE os envolvidos.
Se fosse pela recusa do sangue não seria mais impactante? Porque no caso do sangue tanto morre criança como adulto. É só um questionamento, porque a ACTJ está acostamada a se dar bem em processos bem maiores, é o que eu lei nas publicações.
O sangue e qualquer outro assunto das TJs nunca foi devidamente acompanhado ou mesmo tiveram casos de pessoas que foram adiante com denúncias. A grande maioria de TJs ou Ex TJs acabam por se afastar de qualquer tipo de denúncia e não procurar seus direitos. As coisas começam a mudar...basta mexer as vezes um tijolo para a estrura se abalar! ;)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes