Repercussão da denúncia do Sebastião

Tudo que se fala na mídia nacional e internacional sobre as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4502
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Repercussão da denúncia do Sebastião

Mensagem não lida por Abenildo »

Senhores.
A denúncia do Sebastião Ramos continua a repercutir!
Vejam esse link!
http://www.ai5piaui.com/noticia.php?id=21195
Seria interessante adicionar nossos comentários lá!
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar do usuário
Thiago
Administrador
Administrador
Mensagens: 2305
Registrado em: 30 Out 2008 02:31

Re: Repercussão da dnúncia do Sebastião

Mensagem não lida por Thiago »

Isso ainda vai dar muito o que falar. Mal posso esperar para ver o video que está com Pascoal.
Canal do youtubeConfira Aqui
Imagem
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Repercussão da denúncia do Sebastião

Mensagem não lida por pascoalnaib »

DISCRIMINAÇÃO CONTRA OS CHAMADOS 'PECADORES'
Fiéis proibidos até de falar com 'mundanos'. Tem muitos templos no Piauí
Da Redação do ai5piaui

O Ministério Público do Ceará recebeu uma denúncia que pode mexer com os membros da Igreja Testemunhas de Jeová em todo o país. A Justiça deverá se manifestar sobre a atitude da cúpula da igreja de expulsar pessoas consideradas ‘mundanas’ e de proibir seus membros até de cumprimentarem quem for expulso, ou desassociado, como eles preferem chamar.

A Justiça foi provocada sobre o assunto através de uma ação pública impetrada pelo servidor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Sebastião Ramos, abrindo a discussão para todo o país.

Em Teresina, no Piauí, é grande a quantidade de membros da Igreja Testemunhas de Jeová.

A Igreja Testemunha de Jeová é a mesma que condena e proíbe seus adeptos de receberem ou doarem sangue, mesmo em caso de ‘vida ou morte’.

A reportagem do ai5piaui recebeu um apelo feito por Sebastião Ramos, que diz se sentir com os direitos e garantias individuais violados já que os membros da igreja são proibidos até de manterem qualquer tipo de comunicação com os expulsos.

‘A excomunhão tem acarretado problemas psicológicos imprevisíveis na vida de milhares de pessoas que estão sendo desassociadas. Um simples oi dito a alguém que foi expulso ou a quem pediu dissociação é proibido pela liderança, os anciãos (os pastores como são chamados), porque seria uma má influência’, relata Sebastião.


Diz ainda Sebastião, que ‘a Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que toda a pessoa tem o direito de crença e de expressar esta crença e mudar de religião, porém, na religião das testemunhas de Jeová é violado essa
observância, pois, as pessoas não podem deixar a religião, sem receber o mesmo tratamento persecutório, igualmente as pessoas que foram desassociadas, que já é considerado um absurdo e uma intolerância extrema. Não é por sorte, que o presidente Lula, encaminhará uma emenda constitucional para coibir toda sorte de intolerância religiosa. Diante do exposto, gostaria, se possível, que apreciasse a referida matéria, e que decida pela publicação da mesma, visando proporcionar maiores esclarecimentos ao seu público, sobre um assunto que já se tornou de grande relevância, na mídia virtual e via impressão, e por último, a TV Assembléia Legislativa do Estado do Ceará explanou o fato em seus telejornais’.

LEIA ABAIXO A CARTA DE SEBASTIÃO
Como se sentiria se a partir de amanhã seus amigos cortassem relações com você e não mais lhe cumprimentassem, caso te encontrassem na rua, no trabalho ou em qualquer outro lugar? Com certeza faria o possível para evitar essa situação vexatória. O mais grave seria quando parentes diretos, incluso sua mãe, seu pai, irmãos ou filhos limitassem o contato apenas a assuntos domésticos. Pior ainda se você não tivesse feito absolutamente nada que os prejudicassem. Humilhante, não? Pois é essa a situação de uma pessoa quando é desassociada ou pede dissociação da igreja Testemunhas de Jeová.*



Os cearenses, apesar de ser um povo sofrido, têm mostrado, ao longo da história, que não toleram injustiça. Por esta razão, em março de 2009, foi denunciado a desassociação, da Igreja Testemunhas de Jeová, a partir de um artigo em diversas mídias do Estado e do Brasil, com o tema: Quem Tem Autoridade Para Excomungar?. Porém, agora, a denúncia chegou ao “Ministério Público” e foi acatada como uma suposta “discriminação religiosa”. A síntese da denúncia está relacionada com o rompimento de laços entre associados e desassociados e por não haver a liberdade para quem almeja se dissociar da crença.

Em um congresso realizado neste ano, pela referida organização religiosa, foi lançado um livro intitulado: Mantenha-se no Amor de Deus, no qual um tópico salienta como tratar uma pessoa desassociada. De acordo com o que está transcrito: “Não nos associamos com desassociados, quer para atividades espirituais, quer sociais. Um simples “oi” dito a alguém pode ser o primeiro passo para uma conversa ou mesmo para amizade. Queremos dar este primeiro passo com alguém desassociado?” Até o ano de 1980, as pessoas tinham o livre arbítrio para se dissociarem da crença, sem correr nenhum risco de perseguição, no entanto, a partir do ano seguinte, arbitrariamente, as pessoas dissociadas passaram a ser colocadas na mesma categoria das desassociadas, ou seja, os associados não podem mais saudar um amigo com um simples “oi”, para não gerar uma má influência.



A morte civil na Idade Média foi aplicada por muitos anos no Brasil. O réu ficava a sua própria sorte não podendo participar de nenhum ato da sociedade. Mas, será que a morte civil pode ser comparada com a desassociação? Embora eu não seja jurista, em minha humilde compreensão é perfeitamente associável, na medida em que um ser humano é julgado e expulso, por ter cometido um pecado, ou porque deixou de acreditar nos dogmas da religião, passando a ser tratado persecutoriamente, a ponto de não mais ser permitido que lhe seja dirigido nenhum tipo de cumprimento. Entretanto, não significa somente a exclusão de um meio social, mas, a própria morte civil. Para os que perderam entes queridos e amigos que cultivaram durante décadas, o caso pode ser ainda mais grave, acarretando as chamadas doenças sociais, que envolvem as depressões e uso de drogas, entre outras. Perante tanto terrorismo psicológico, seria compreensível que muitos desistam de se dissociarem, como certo jovem relatou: “Desde que deixei de freqüentar as reuniões congregacionais, os anciãos me pressionam a pedir a minha dissociação, e o pior é que a minha própria mãe vem me alertando diariamente que, se eu abandonar a crença, me terá como um deserdado da família, e me colocará para o olho da rua”. Uma pergunta: De quem é a culpa por esta implacável perseguição? Em primeiro lugar recai, sobre a liderança no Brasil reconhecida pela a Associação das Testemunhas Cristãs de Jeová. Em segundo plano, os anciãos, (os pastores como são chamados) consignados, carregam a mea-culpa, pelo fato de serem eles que expulsam o “errante”. Vale lembrar que domingo, 20/09/2009, houve uma manifestação no Rio de Janeiro, em Copacabana, contra intolerâncias religiosas.



Cristo, certa vez, disse aos seus discípulos que enquanto os mestres da lei e os fariseus amarravam cargas pesadas aos ombros dos outros, não estavam dispostos a moverem com um dedo ou fazerem qualquer tipo de sacrifício pelo seu povo. Há quem diga que a desassociação é uma das cargas mais pesadas, pois, todos pagam um preço altíssimo para carregá-la, sejam desassociados, dissociados ou associados. O filme dinamarquês, intitulado To Verdener, Mundos Separados, relata a história real de uma família de testemunhas de Jeová que foi dividida literalmente, pela desassociação, e foi indicado a concorrer ao Oscar de 2009.



No decorrer da história, muitos que detiveram o poder em suas mãos, seja de cunho político, filosófico ou religioso, perderam a racionalidade, deixando um triste legado para a humanidade. Um dos reis mais sábios, Salomão, certa vez disse que, durante todo o tempo em que ele viveu debaixo do sol, homem tem dominado homem para seu prejuízo. Infelizmente, embora vivamos no século XXI, essas palavras soam muito mais forte. É preciso que os líderes das testemunhas de Jeová reconheçam que o Deus dos céus continua sendo o Único Legislador e Juiz de toda a terra, e que não transferiu o seu poder para seres humanos imperfeitos julgarem o seu próximo de uma forma tão brutal.



Quanto à investigação processual sobre a desassociação, cuja tramitação já se iniciou no Ministério Público, alguns supõem que é possível, além da presumível “discriminação religiosa”, uma violação da declaração universal sobre diversidade religiosa e direitos humanos, especificamente, no artigo XVIII, pela Igreja Testemunhas de Jeová. É elogiável que a Comissão de Direitos Humanos, da Câmara Municipal de Fortaleza, e da Assembléia Legislativa do Ceará, comecem a se mobilizar no acompanhamento dos trâmites jurídicos do referido processo. Assim, quem sabe se as entidades representativas dos direitos humanos, em uníssono, com o Ministério Público e a justiça, não venham a constituir um ordenamento jurídico, e, por sua vez, uma jurisprudência para que sejam anistiados todos os que sofrem por conta da desassociação? Uma questão é certa: ninguém discorda que a denúncia é séria e o caso inspira cuidados! Não é por nada que brasileiros e pessoas no mundo inteiro vivem em tratamentos psiquiátricos. Concluindo o assunto, retorno a perguntar: as autoridades estão dispostas a ouvir esta sub-parcela da sociedade que clama por socorro às escondidas?



* Desassociados: pessoas que são expulsas; dissociados: os que saem voluntariamente; associados: são os que permanecem na religião.





Sebastião Ramos



Funcionário público federal na UFC



sebastianramos7@gmail.com
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Repercussão da denúncia do Sebastião

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Juíza de Direito publica artigo sobre a Denúncia de Sebastião no seu Blog!

Ajudem com comentários lá também galera! :4

http://roseanepinheiro.blogspot.com/200 ... mment-form
Roseane Pinheiro de Castro
Roseane, a Zane, brasileira, divorciada, paulista e paulistana Nomeada Juíza de Direito em 31 de dezembro de 1993, através de concurso público, tomando posse em 10 de janeiro de 1994, na Justiça Militar do Estado de São Paulo, onde já exercia o cargo de diretora judiciária, ingressando, naquele Tribunal em 04 de maio de 1978. Portanto, mais de 28 anos de serviços públicos prestados. E, por quase 10 anos a única MULHER a judicar naquela Justiça Castrense.
Avatar do usuário
Thiago
Administrador
Administrador
Mensagens: 2305
Registrado em: 30 Out 2008 02:31

Re: Repercussão da denúncia do Sebastião

Mensagem não lida por Thiago »

Tá ficando excelente!!! :D2 :D2 :D2

É a maior repercussão sobre desassociação que eu já vi!
Canal do youtubeConfira Aqui
Imagem
Jaime Santana
Forista
Forista
Mensagens: 473
Registrado em: 05 Nov 2008 11:19
Localização: Salvador - Bahia

Repercussão da denúncia do Sebastião

Mensagem não lida por Jaime Santana »

Pra mim tudo o que está acontecendo está ótimo, melhor não poderia estar.

Acredito que além dessa ação que atinge nesse momento inicial o problema da excomunhão aplicado a pessoas adultas, resta saber agora qual o parecer que o Minstério Público daria com a desassociação aplicada a menores de idade sob a luz do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Sim, porque muitos pais Testemunhas de Jeová induzem seus filhos a abraçar essa seita perigosa. Ora, quando o jovem, mesmo ainda sendo jurídicamente um menor, adquire uma certa maturidade e começa a achar que essa escolha não bem aquilo que queria, aí começam os problemas.

Os problemas vão desde uma terrível humilhação no círculo doméstico imediato, indo até um verdadeiro "ostracismo" familiar. Isso ocorre quando outros membros de sua família também são da seita. As conseqüências para jovens e adolescentes submetidos a essa prática monstruosa nunca foram estudadas por psicólogos ou psiquiatras (que eu saiba).

Se pra adultos essa é uma experiência traumática, imagine para crianças ou adolescentes.
"Sair da Torre de Vigia é como a Seleção Natural, não é pra qualquer um, só os mais aptos conseguem" - Jerry, forista
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Repercussão da denúncia do Sebastião

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Jaime e acrescentando isso temos também os casos de desassociação de idosos que vão contra o Estatuto do idoso! :4

Discriminam:
menores
adultos
idosos
Jaime Santana
Forista
Forista
Mensagens: 473
Registrado em: 05 Nov 2008 11:19
Localização: Salvador - Bahia

Repercussão da denúncia do Sebastião

Mensagem não lida por Jaime Santana »

Show de bola o que vocês estão fazendo aí no Ceará. Fiquei felissíssimo (ic) quando vi as fotos, quando soube que houve entrevista na mídia, etc.

Sugiro até que, sob orientação de foristas versados em jurisprudência, seja colocado no nosso fórum um pequeno manual sobre como mover uma ação judicial semelhante essa.
"Sair da Torre de Vigia é como a Seleção Natural, não é pra qualquer um, só os mais aptos conseguem" - Jerry, forista
Avatar do usuário
jpboane
Forista
Forista
Mensagens: 264
Registrado em: 28 Set 2009 07:08
Localização: Maputo/Moçambique

Re: Repercussão da denúncia do Sebastião

Mensagem não lida por jpboane »

:D2 Excelente :D2
:8
“Se você rezar por chuva por bastante tempo, ela eventualmente cai. Se você rezar para que enxurradas se acalmem, elas eventualmente o farão. O mesmo acontece na ausência de preces.” [Steve Allen]
Avatar do usuário
Julios
Forista
Forista
Mensagens: 240
Registrado em: 20 Dez 2008 18:22

Re: Repercussão da denúncia do Sebastião

Mensagem não lida por Julios »

Gente, e se pegarmos esta denuncia e esta noticia e levarmos aos jornais de cada uma de nossas cidades e mostrarmos a eles ,interessariam? Publicariam tambem?

To doidinho...He,he,he.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes