Reportagem - As Testemunhas de Jeová prejudicam os direitos fundamentais

Tudo que se fala na mídia nacional e internacional sobre as Testemunhas de Jeová.
lifereset
Forista
Forista
Mensagens: 130
Registrado em: 26 Dez 2015 03:08

Reportagem - As Testemunhas de Jeová prejudicam os direitos fundamentais

Mensagem não lida por lifereset »

As Testemunhas de Jeová prejudicam os direitos fundamentais
Rally contra a quebra de contato e ostracismo


Imagine que você está isolado - para sempre! Sua família e amigos não podem mais ter contato com você. Motivo: você abandonou sua religião.

*Adendo de 18 de outubro: Prefácio às Testemunhas de Jeová
Queridas Testemunhas de Jeová, 
a associação e o comício não são "contra as Testemunhas de Jeová", mas para você e seus direitos , porque romper o contato é doloroso para todos. Se você precisar de suporte, informações ou outra ajuda, entre em contato com a Ajuda JZ.

No sábado, 16 de outubro de 2021, ativistas e ex-Testemunhas de Jeová participaram de um comício na Mariahilferstrasse. Com uma campanha de stand, a associação JZ Help eV chamou a atenção para a prática problemática de romper contatos e condenar as Testemunhas de Jeová ao ostracismo.

Membros batizados das Testemunhas de Jeová que se afastarem da fé ou violarem os regulamentos serão condenados ao ostracismo. Ninguém mais pode manter contato com eles, eles nem podem mais ser cumprimentados. As pessoas afetadas muitas vezes perdem todos os seus cuidadores de uma só vez, incluindo aqueles muito próximos: pais, filhos, irmãos, parceiros, avós e amigos. Os foragidos costumam aprender com terceiros sobre o casamento, nascimento ou morte de entes queridos.

Romper o contato / ostracismo é considerado bullying e viola direitos fundamentais. Esta é a conclusão de um tribunal suíço em uma sentença final (ver comunicado à imprensa de 8 de julho de 2020) O batismo, que estabelece a condição de membro das Testemunhas de Jeová, às vezes ocorre na infância. Uma vez batizada, a pessoa não é mais livre em relação às suas decisões religiosas e ao seu modo de vida: se deixar a comunidade religiosa ou for excluída por aceitar uma transfusão de sangue (ver julgamento suíço, 3º ponto) ou por ser contra Se ela violar regulamentos estritos, ela perde todo o seu ambiente social. Ela tem que decidir: livre escolha da religião ou perda de todos os entes queridos. Outlaw tem o caráter de coerção.

As crianças também são condenadas ao ostracismo. De acordo com a decisão do tribunal suíço, crianças e jovens também são condenados ao ostracismo por meio da “privação de amor”, entre outras coisas. Essa forma de violência psicológica é particularmente séria para as crianças. As crianças também são indiretamente afetadas pelo ostracismo: por exemplo, quando perdem irmãos que são condenados ao ostracismo, podem ter contato limitado com um dos pais condenados ao ostracismo ou não podem interagir com os avós "incrédulos".

A sociedade religiosa legalmente reconhecida desrespeita os direitos básicos de seus membros?
Como uma sociedade religiosa legalmente reconhecida, as Testemunhas de Jeová na Áustria afirmam realizar não apenas tarefas religiosas, mas também sociais, sociais e político-culturais que servem ao bem comum. A associação de ajuda às vítimas JZ Help recebe relatórios constantes sobre o sofrimento das pessoas afetadas pela prática de ostracismo e interrupção do contato.

A lei da comunidade religiosa das Testemunhas de Jeová na Áustria (nota: inclui todas as publicações e instruções; ver Constituição das Testemunhas de Jeová na Áustria , Preâmbulo, parágrafo 6) exige que todos os membros (ibid. § 16, parágrafo 5) sejam socialmente condenados ao ostracismo e proibição de contato Aqueles que foram excluídos e deixados de fora da comunidade, até amigos próximos e até dentro da família. Por exemplo, os membros foram lembrados:

“Mesmo que seja muito difícil para nós, temos que evitar o contato desnecessário com um familiar excluído - seja por telefone, carta ou mensagem de texto, e-mail ou redes sociais”.

(Fonte: "Pesquise nas Escrituras diariamente", texto de 14 de janeiro de 2019. Veja também "A Sentinela" de outubro de 2017 (edição de estudo), p. 16 )

Vídeos instrutivos mostram a necessidade de os pais nem atenderem às ligações de seus filhos que não são mais Testemunhas de Jeová e nem mesmo responder às mensagens de texto. Um conflito de lealdade a Deus é criado alegando que romper o contato é necessário para provar a lealdade a Deus .

Os pais de filhos adultos que não são mais Testemunhas de Jeová são estigmatizados por tolerarem os filhos na casa. A lei religiosa exige que as amizades com ex-membros fora da associação familiar sejam encerradas. Se um membro continuar a ter contacto com um ex-membro com o qual não seja parente, é ameaçado de exclusão e da morte social associada (livro “Guarda o Rebanho”, edição de abril de 2021, capítulo 12: 17.1.: O livro está disponível para JZ Help, mas como só é disponibilizado internamente para os "anciãos" das Testemunhas de Jeová, evitamos criar links para fontes na Internet por motivos de direitos autorais.)

Sobre a violênciainfo.at em “Violência psicológica”, o primeiro item mencionado é “Isolamento e violência social”. O objetivo é isolar uma pessoa afetada. Por meio do ostracismo, crianças e adultos perdem pessoas ao seu redor, muitas vezes também familiares imediatos, como irmãos, pais, avós ou filhos, porque foram excluídos e devem ser condenados ao ostracismo. Um tribunal suíço decidiuque o ostracismo dos excluídos pode ser entendido como “bullying ordenado de cima”, que atinge também as crianças, inclusive por meio da “privação de amor”. A razão para romper o contato é que é uma "medida amorosa" levar a pessoa em questão "de volta a Jeová". Na verdade, muitas experiências têm mostrado que a enorme pressão psicológica causada por esse tipo de bullying pode levar à depressão e até levar as pessoas ao suicídio.

Na literatura das Testemunhas de Jeová, há exemplos de crianças sendo batizadas como Testemunhas de Jeová quando tinham sete ou doze anos de idade . A partir do batismo, porém, aplica-se a proibição de sair e a exclusão. Naturalmente, as crianças não podem ter plena consciência das implicações desta decisão, que equivale a um contrato vitalício, que em caso de violação do contrato resulta na perda de familiares e amigos.

Assim, não é compreensível como a prática do ostracismo e a proibição do contato podem ser conciliadas com um serviço ao bem comum.

O direito individual de liberdade religiosa
No âmbito da liberdade religiosa, toda pessoa goza do direito individual de escolher livremente pertencer a uma igreja ou sociedade religiosa , mudá-la ou não pertencer a nenhuma . Se alguém perde sua família e todo o seu ambiente social como resultado, esse direito básico de liberdade religiosa é prejudicado. Nenhuma religião pode restringir os direitos e liberdades básicas das pessoas que pensam de maneira diferente!

Quando uma religião determina quem tem permissão para interagir com quem, ela infringe profundamente os direitos fundamentais de uma pessoa.

Sair de uma igreja não significa querer interromper o contato com todos os outros membros da igreja, incluindo familiares, parentes e amigos. Agora, as Testemunhas de Jeová exigem que seus membros façam exatamente isso - aqueles que renunciaram nem mesmo devem ser saudados. Mesmo dentro da família, o contato deve ser restrito ao básico.

Os direitos básicos e humanos se aplicam a todos, inclusive as (ex) Testemunhas de Jeová! Ninguém deve ter que escolher entre suas crenças e seus entes queridos, sua integridade psicológica e física ou sua vida.

Sobre a associação
A associação JZ Help eV trabalha a favor das pessoas afetadas na área de DA-CH: através do apoio na saída, apoio na obtenção de assistência psicológica e jurídica e através de uma rede de segurança social através das comunidades regionais e grupos de autoajuda.

Relatos das pessoas afetadas
Na seção “ ÜberLebenswege ”, as pessoas afetadas descrevem os efeitos da filiação religiosa, bem como o abandono em suas vidas.
Mais informações sobre a
decisão do tribunal suíço - comunicado à imprensa

Fonte*: https://www.meinbezirk.at/mariahilf/c-r ... nJHcRmJYnI

*Traduzido utilizando extensão do navegador Chrome.
Avatar do usuário
Tsubasa
Forista
Forista
Mensagens: 1422
Registrado em: 01 Fev 2021 10:40

Re: Reportagem - As Testemunhas de Jeová prejudicam os direitos fundamentais

Mensagem não lida por Tsubasa »

Seria ótimo que os governos no mundo todo desse atenção a essa situação. Deveriam criar leis e até punir seitas como essas que destroem famílias.
Contra fatos não há argumentos. A favor da fé sempre haverá.
lifereset
Forista
Forista
Mensagens: 130
Registrado em: 26 Dez 2015 03:08

Re: Reportagem - As Testemunhas de Jeová prejudicam os direitos fundamentais

Mensagem não lida por lifereset »

A infosekt, onde a especialista trabalhava quando deu às declarações à imprensa, monitora e provê apoio a membros de “grupos religiosos” destrutivos.

Eles evitam o uso do termo seita, principalmente por causa da oposição de cristãos ao termo. Essa oposição dificulta o trabalho deles.

Por acaso, na região atendida por essa instituição (a infosekt) que abrange os países falantes de alemão, a organização supracitada é a primeira de casos acompanhados/investigados por eles.

Ou seja. Lá o terreno é menos fértil para seitas propriamente ditas, e muito fértil para as ações da organização.

Algo similar precisa ser criado e fortalecido em regiões cujos estados são mais frágeis, como aqui no Brasil. Mas demanda muito tempo, esforços coletivos e disseminação.
Tsubasa escreveu: 22 Out 2021 13:29 Seria ótimo que os governos no mundo todo desse atenção a essa situação. Deveriam criar leis e até punir seitas como essas que destroem famílias.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 311 visitantes