Workshop "Psicologia das seitas destrutivas" (Portugal)

Tudo que se fala na mídia nacional e internacional sobre as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2686
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Workshop "Psicologia das seitas destrutivas" (Portugal)

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Imagem

WORKSHOP "PSICOLOGIA DAS SEITAS DESTRUTIVAS" (PORTUGAL)

Este workshop visa examinar o fenómeno das ‘Seitas Destrutivas’ – sistemas religiosos hierárquicos fechados, comandados por um ou mais líderes carismáticos e autoritários. Apresentará informação corrente e atual sobre o assunto, com base na pesquisa erudita e profissional de peritos na área.

Irá explorar os processo de recrutamento, conversão, conformidade, compromisso e desvinculação, com ênfase particular na compreensão da extrema obediência encontrada nesses sistemas.

Serão examinadas as características comuns às ‘Seitas Destrutivas’, incluindo os efeitos na vida pessoal e relacionamentos, redes sociais, construção da personalidade e a relação carismática entre o(s) líder(eres) e os seguidores.

Serão avaliados ainda os efeitos posteriores da desvinculação da pessoa do grupo e como isso poderá impactar as suas relações posteriores em sociedade.

O workshop dará uma visão geral da variedade de grupos que partilham esta mesma dinâmica autoritária e totalitária: religiosos, políticos, auto-ajuda, nacionalistas, filosóficos, ambientais e comerciais.


A QUEM SE DESTINA

Este workshop destina-se ao público em geral que tenha interesse no tema, mas especialmente a estudantes de psicologia e psicólogos, terapeutas, membros e ex-membros de grupos religiosos e seus familiares.


OBJETIVOS

No final do workshop, os presentes poderão:

• Conhecer as características que identificam ‘seitas destrutivas’, bem como outros grupos não-religiosos ‘destrutivos’;

• Desenvolver o pensamento crítico, de modo a distinguir-se entre comportamentos coercivos e não-coercivos, estruturas e relações;

• Conhecer os vários modelos existentes que permitem avaliar a existência de ‘influência social destrutiva’ numa relação social e/ou experiência religiosa;

• Reconhecer a existência de ‘relações abusivas’ dentro e fora de um grupo;

• Reconhecer os efeitos que membros e ex-membros de Seitas Destrutivas sofrem na sua experiência pessoal;

• Aprender como evitar cair vítima de uma Seita Destrutiva.


PROGRAMA

1ª PARTE


• Boas vindas e Introdução
• Diferença entre Religião e Seita Destrutiva
• Características comuns nas Seitas Destrutivas
• Características de um líder de uma Seita Destrutiva
• Quem se junta a Seitas Destrutivas e porquê?
• Como funciona o recrutamento de novos membros?
• Como funciona a Pressão de Grupo?
• Lavagem Mental, Coerção Psicológica e Reforma da Mente
• Influência social destrutiva – O que é?
• Como é criada a nova identidade dentro da Seita Destrutiva?


Pausa para café


2ª PARTE

• Dissonância cognitiva – O que é e como funciona?
• O modelo B.I.T.E. de Steven Hassan
• Deixando a Seita Destrutiva
• Desenvolvimento de fobias e Stress Pós-Traumático em ex-membros de Seitas Destrutivas
• Técnicas que evitam o envolvimento em Seitas Destrutivas
• Perguntas dos participantes do workshop


O conteúdo deste programa poderá ser revisado a qualquer momento e/ou alterado de modo a atingir seus objetivos formativos. As vagas são limitadas ao espaço escolhido. O workshop não ultrapassará as 3 horas de duração.

Os convidados para este workshop poderão estender o convite a pessoas amigas e interessadas em Portugal.

Se alguém residente em Portugal tiver interesse, envie um email para:
workshop_psicologia_das_seitas@hotmail.com
Avatar do usuário
juju_bsf
Forista
Forista
Mensagens: 94
Registrado em: 10 Mar 2016 12:53

Re: Workshop "Psicologia das seitas destrutivas" (Portugal)

Mensagem não lida por juju_bsf »

Nossa! Super interessante! Poderia ter um workshop desses no Brasil...
Perspicaz
Forista
Forista
Mensagens: 785
Registrado em: 17 Jul 2016 19:45

Re: Workshop "Psicologia das seitas destrutivas" (Portugal)

Mensagem não lida por Perspicaz »

Gostei. Tenho alguns seguidores em Portugal, vou divulgar na minha página.
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Workshop "Psicologia das seitas destrutivas" (Portugal)

Mensagem não lida por Ermioni »

Super interessante msm.

O Kosta que pode aproveitar.

Se tivesse um desse no Brasil seria ótimo, incrível como a psicologia esta super envolvida com o tema: Religião. Ou vice e versa.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
juju_bsf
Forista
Forista
Mensagens: 94
Registrado em: 10 Mar 2016 12:53

Re: Workshop "Psicologia das seitas destrutivas" (Portugal)

Mensagem não lida por juju_bsf »

Ermioni escreveu: Se tivesse um desse no Brasil seria ótimo, incrível como a psicologia esta super envolvida com o tema: Religião. Ou vice e versa.
Pois é! E na minha percepção, os psicólogos brasileiros não estão muito capacitados pra tratar pacientes vítimas de seitas. Falo por experiência própria.
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: Workshop "Psicologia das seitas destrutivas" (Portugal)

Mensagem não lida por Lehh »

juju_bsf escreveu:
Ermioni escreveu: Se tivesse um desse no Brasil seria ótimo, incrível como a psicologia esta super envolvida com o tema: Religião. Ou vice e versa.
Pois é! E na minha percepção, os psicólogos brasileiros não estão muito capacitados pra tratar pacientes vítimas de seitas. Falo por experiência própria.

Concordo!
Finalmente encontramos uma psicóloga no Brasil interessada em pesquisar sobre. Mostrei o fórum a ela. Acho que aqui ela encontra diversos relatos de traumas.

Tem vídeos no youtube dela com o título: Síndrome do Trauma Religioso, são vídeos bem recentes e ela diz que procurou sobre o assunto e não encontrou nada antes de iniciar o trabalho. Também disponibiliza uma lista de filmes sobre o assunto.

Tomara que atraia outros profissionais da área para nos ajudar.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Paciente
Forista
Forista
Mensagens: 93
Registrado em: 18 Dez 2016 20:16

Re: Workshop "Psicologia das seitas destrutivas" (Portugal)

Mensagem não lida por Paciente »

Religião é intocável no Brasil.
O fato de não existirem muitas psicólogas que se interessem sobre o assunto talvez seja o medo de terem problemas com o exercício da profissão.
A imprensa é omissa. Até em casos de abuso sexual não se vê grande cobertura por parte deles.
Avatar do usuário
juju_bsf
Forista
Forista
Mensagens: 94
Registrado em: 10 Mar 2016 12:53

Re: Workshop "Psicologia das seitas destrutivas" (Portugal)

Mensagem não lida por juju_bsf »

Lehh escreveu:
Concordo!
Finalmente encontramos uma psicóloga no Brasil interessada em pesquisar sobre. Mostrei o fórum a ela. Acho que aqui ela encontra diversos relatos de traumas.

Tem vídeos no youtube dela com o título: Síndrome do Trauma Religioso, são vídeos bem recentes e ela diz que procurou sobre o assunto e não encontrou nada antes de iniciar o trabalho. Também disponibiliza uma lista de filmes sobre o assunto.

Tomara que atraia outros profissionais da área para nos ajudar.
Eu gostaria de ver esses vídeos. Vc poderia disponibilizar algum link?
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: Workshop "Psicologia das seitas destrutivas" (Portugal)

Mensagem não lida por Lehh »

juju_bsf escreveu:
Lehh escreveu:
Concordo!
Finalmente encontramos uma psicóloga no Brasil interessada em pesquisar sobre. Mostrei o fórum a ela. Acho que aqui ela encontra diversos relatos de traumas.

Tem vídeos no youtube dela com o título: Síndrome do Trauma Religioso, são vídeos bem recentes e ela diz que procurou sobre o assunto e não encontrou nada antes de iniciar o trabalho. Também disponibiliza uma lista de filmes sobre o assunto.

Tomara que atraia outros profissionais da área para nos ajudar.
Eu gostaria de ver esses vídeos. Vc poderia disponibilizar algum link?
Ela não é formada em psicologia, tem outra formação, mas tem formação na área para desenvolver este trabalho. Ela esclarece isso respondendo o comentário que eu fiz no vídeo.
Como eu disse, as psicólogas que me atenderam até hoje deram atenção ao que eu dizia, mas nunca demonstraram grande interesse em saber profundamente sobre as consequências da lavagem cerebral, chegarem a me dar soluções "simples", como abandonar a religião e ser feliz rsrs. como se fosse fácil assim. Fiquei decepcionada com os psicólogos que encontrei até hoje, sempre procurei alguém realmente interessado em ajudar a me livrar do sofrimento.

Ela não é psicóloga, mas é uma terapeuta, e pela formação, ela analisa o discurso religioso, e tem muito interesse no assunto e pretensões de desenvolver este trabalho.

Tomara que outros profissionais, inclusive psicólogos se juntem a ela.

https://www.youtube.com/watch?v=7QpbS8lgUfQ

https://www.youtube.com/watch?v=SkCJqSuVySc

Este está com som baixo, mas com fone dá para ouvir, é execelente, vale muito a pena assistir, ela fala tudo.
https://www.youtube.com/watch?v=0g4mFXbNNrY

Os vídeos estão disponíveis no tópico do Perspicaz sobre mentes controladas também :4
http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 21&t=21728
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 48 visitantes