(Carta) Fusão de Salões do Reino, preocupação financeira

Tudo que se fala na mídia nacional e internacional sobre as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: (Carta) Fusão de Salões do Reino, preocupação financeira

Mensagem não lida por TJCalado »

gerom escreveu:
TJCalado escreveu:
Lourisvaldo Santana escreveu: 2 - Mas o dinheiro resultante dessa venda, em tese, não fica em uma conta à disposição das congregações fundidas?
Mas não fica mesmo! Além do dinheiro, as congregações fundidas ainda perdem o "n".
:1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1
Realmente isso é uma verdade!

E realmente o $$$ vai ficar num primeiro momento com a seccional dos SRs (grupo de administração local formados por anciãos que criam uma nova pequena associação - não me lembro mais o nome correto), mas depositado numa conta bancária em que betel acompanha bem de pertinho... Ou seja, não fica com nenhuma das congregações. E betel pode ter acesso total ao dinheiro da forma como quiser.

Assisti isso bem de pertinho. Quando eu era ativo o SR que eu frequentava fica no centro da cidade, num prédio de 2 andares e o SR fica no último andar. Era velho e havia sido doado por uma família de TJs. Resolveram construir um SR novo e abrigar 2 congregações, a central e uma outra. Comprou-se o terreno (que ficou distante daquela do centro uns 2 quilômetros) e iniciou-se a obra de construção.

O SR antigo foi vendido na época, foi noticiado na reunião de serviço na nova congregação. Começou-se a pagar o empréstimo da Torre na época (nessa época era preciso 'restituir' o empréstimo). Mas, e o dinheiro da venda do SR antigo, por que não foi abatido do empréstimo? Jamais alguém ficou sabendo. Jamais foi noticiado o que foi feito com o $$$. Sei que, em tese, o dinheiro ficou com o grupo de administração local.
Se não me engano Gerom, a Torre de Vigia criou um sistema bancário interno, em que a congregação deposita o dinheiro em uma das contas de Betel e fica com saldo na conta da congregação EM BETEL. O empréstimo é como se fosse um limite que a congregação utiliza e depois vai cobrindo o saldo.
Tem até extrato...
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4041
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: (Carta) Fusão de Salões do Reino, preocupação financeira

Mensagem não lida por Mentalista »

Imagino como ficarão as coisas por aqui. Há 5 congregações no mesmo SR. Agora estão construindo outro, para 2 delas. Mas elas não estão tão numerosas como antes. Terão que se juntar. Mas aí ficará só uma congregação no SR. E aí terão que mexer nas outras também. Não sei que burrice fizeram, mas ter 2 salões não vai dar certo com esse novo arranjo. Será que vão cancelar a construção do atual? Será que vão terminar o atual e obrigar as outras a virem para este e venderem o outro? :?:
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: (Carta) Fusão de Salões do Reino, preocupação financeira

Mensagem não lida por gerom »

Mentalista escreveu:Imagino como ficarão as coisas por aqui. Há 5 congregações no mesmo SR. Agora estão construindo outro, para 2 delas. Mas elas não estão tão numerosas como antes. Terão que se juntar. Mas aí ficará só uma congregação no SR. E aí terão que mexer nas outras também. Não sei que burrice fizeram, mas ter 2 salões não vai dar certo com esse novo arranjo. Será que vão cancelar a construção do atual? Será que vão terminar o atual e obrigar as outras a virem para este e venderem o outro? :?:
Depende! A equipe de betel, que analisa tais situações, irá esperar até tudo ficar pronto com o suor e labor dos 'irmãos' e depois resolver: qual situação dá mais dinheiro $$$. De repente vendem tudo e constroem outro SR. :mrgreen:
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: (Carta) Fusão de Salões do Reino, preocupação financeira

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Não sei se foi questão de lucro, mas vejamos:

A congregação da minha cidade construiu um Salão do Reino bonitinho, todo nos moldes determinado pela Torre, e custeado à base de "empréstimo" a betel. Mas devido à falta de experiência dos pedreiros, houve problemas estruturais e o engenheiro enviado por betel (vistoria de rotina?) condenou o edifício. Decretou que a única solução era botar a baixo.

O pioneiro especial da época argumentou que a congregação era carente e não tinha condição de custear a construção de outro prédio, visto que já pagava um "empréstimo" pesado.

Como não se resolveu o impasse, o pioneiro largou seus afazeres por aqui e foi diretamente a betel, onde arrazoou que ele próprio, caso tivesse alguns descontos nas horas, podia fazer reparos na estrutura (ele era um engenheiro, mas sem formação).

O acordo foi feito, ele voltou todo contente, e ficou no aguardo, esperando liberação para começar o trabalho. Enquanto esperava, fazia serviços no SR, tirando de seu próprio tempo, pois, sem a liberação de betel, não podia deixar de fazer mensalmente suas 120/130 horas.

Resultado:

Uns seis anos depois, o SR continua de pé, com estrutura estabilizada, mas às custas de muito suor e tempo alheio.

Considerando o amor cristão propagado à exaustão, achei uma desumanidade alguém decretar a demolição de uma obra, sendo que nem há o arranjo de se perdoar o tal "empréstimo".

Sei que isso poderia incentivar a que algumas congregações não fossem tão cuidadosas na construção de um SR, mas, puxa, até entre os mundanos há arranjo desse tipo, muitos governos tem suas dívidas abatidas, empresas e pessoas decretam falências, comerciantes fazem abatimento nas dívidas de clientes, etc...

Mas a Torre...sinceramente.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: (Carta) Fusão de Salões do Reino, preocupação financeira

Mensagem não lida por DELTA »

gerom escreveu:
Mentalista escreveu:Imagino como ficarão as coisas por aqui. Há 5 congregações no mesmo SR. Agora estão construindo outro, para 2 delas. Mas elas não estão tão numerosas como antes. Terão que se juntar. Mas aí ficará só uma congregação no SR. E aí terão que mexer nas outras também. Não sei que burrice fizeram, mas ter 2 salões não vai dar certo com esse novo arranjo. Será que vão cancelar a construção do atual? Será que vão terminar o atual e obrigar as outras a virem para este e venderem o outro? :?:
Depende! A equipe de betel, que analisa tais situações, irá esperar até tudo ficar pronto com o suor e labor dos 'irmãos' e depois resolver: qual situação dá mais dinheiro $$$. De repente vendem tudo e constroem outro SR. :mrgreen:
É bem por aí mesmo,na minha região a torre já vendeu salão alegando estar em via de muito movimento, no mesmo quarteirão de babilônia, sem acessibilidade a idosos,etc,etc,etc
Marxista
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 08 Abr 2015 20:42

Re: (Carta) Fusão de Salões do Reino, preocupação financeira

Mensagem não lida por Marxista »

Já temos uma carta no Brasil sobre isso de junho/15. Nesta, levanta-se a possibilidade de fusões de salões do Reino para que o salão seja melhor aproveitado. Também, fala-se numa possibilidade de congelamento de processos de construções já iniciados.
Há várias questões para análise, mas a Torre não tem dó não. Ela manda os pobres irem de ônibus, à pé e ainda diz que a violência nunca vai ser zero, então, se é perigoso andar muito para ir ao salão, paciência.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4041
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: (Carta) Fusão de Salões do Reino, preocupação financeira

Mensagem não lida por Mentalista »

Marxista escreveu:fala-se numa possibilidade de congelamento de processos de construções já iniciados
Hm...
Isso que é novidade!
Ou seja, os membros da congregação, daqui por exemplo, fazem doações bem generosas para a Torre pensando que terão seu próprio SR construído, recebem anúncios para que não parem de apoiar com o máximo que puderem, doam mais ainda (acompanhei a contagem dos donativos recentemente, e foi o triplo do que costumava ser doado nos meses anteriores), para no final das contas a Torre congelar a construção?

Eu até imagino o que pode acontecer com o terreno comprado! Como é uma área a ser bastante valorizada, vai continuar com a Torre, até no dia que decidirem se desfazer e ter um bom lucro. Tudo nas custas dos membros que alimentaram expectativas (e talvez deixaram de alimentar bem a suas próprias famílias)!
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: (Carta) Fusão de Salões do Reino, preocupação financeira

Mensagem não lida por Pássaro »

Acho que deve rolar fusão de congregações por aqui também. Ouvi essse zum zum essa semana. Tem salão cioso por aqui e realmente a vaidade vai comer solta! :1
O barco da torre tá afundando?
Marxista
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 08 Abr 2015 20:42

Re: (Carta) Fusão de Salões do Reino, preocupação financeira

Mensagem não lida por Marxista »

Mentalista escreveu:
Marxista escreveu:fala-se numa possibilidade de congelamento de processos de construções já iniciados
Hm...
Isso que é novidade!
Ou seja, os membros da congregação, daqui por exemplo, fazem doações bem generosas para a Torre pensando que terão seu próprio SR construído, recebem anúncios para que não parem de apoiar com o máximo que puderem, doam mais ainda (acompanhei a contagem dos donativos recentemente, e foi o triplo do que costumava ser doado nos meses anteriores), para no final das contas a Torre congelar a construção?

Eu até imagino o que pode acontecer com o terreno comprado! Como é uma área a ser bastante valorizada, vai continuar com a Torre, até no dia que decidirem se desfazer e ter um bom lucro. Tudo nas custas dos membros que alimentaram expectativas (e talvez deixaram de alimentar bem a suas próprias famílias)!
Sim, é um balde d'água fria. Aqui os irmãos já começam a desanimar sobre o tão sonhado salão do reino.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: (Carta) Fusão de Salões do Reino, preocupação financeira

Mensagem não lida por gerom »

TJCalado escreveu:
gerom escreveu:
TJCalado escreveu:
Lourisvaldo Santana escreveu: 2 - Mas o dinheiro resultante dessa venda, em tese, não fica em uma conta à disposição das congregações fundidas?
Mas não fica mesmo! Além do dinheiro, as congregações fundidas ainda perdem o "n".
:1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1
Realmente isso é uma verdade!

E realmente o $$$ vai ficar num primeiro momento com a seccional dos SRs (grupo de administração local formados por anciãos que criam uma nova pequena associação - não me lembro mais o nome correto), mas depositado numa conta bancária em que betel acompanha bem de pertinho... Ou seja, não fica com nenhuma das congregações. E betel pode ter acesso total ao dinheiro da forma como quiser.

Assisti isso bem de pertinho. Quando eu era ativo o SR que eu frequentava fica no centro da cidade, num prédio de 2 andares e o SR fica no último andar. Era velho e havia sido doado por uma família de TJs. Resolveram construir um SR novo e abrigar 2 congregações, a central e uma outra. Comprou-se o terreno (que ficou distante daquela do centro uns 2 quilômetros) e iniciou-se a obra de construção.

O SR antigo foi vendido na época, foi noticiado na reunião de serviço na nova congregação. Começou-se a pagar o empréstimo da Torre na época (nessa época era preciso 'restituir' o empréstimo). Mas, e o dinheiro da venda do SR antigo, por que não foi abatido do empréstimo? Jamais alguém ficou sabendo. Jamais foi noticiado o que foi feito com o $$$. Sei que, em tese, o dinheiro ficou com o grupo de administração local.
Se não me engano Gerom, a Torre de Vigia criou um sistema bancário interno, em que a congregação deposita o dinheiro em uma das contas de Betel e fica com saldo na conta da congregação EM BETEL. O empréstimo é como se fosse um limite que a congregação utiliza e depois vai cobrindo o saldo.
Tem até extrato...
Realmente, meu caro, que eu me lembre, é por aí... porém, o dinheiro fica para a associação jurídica da região. Sendo que existe esse controle por parte de betel. Ou seja, betel fica com todo dinheiro, e se houver necessidade ela libera para a congregação ou para associação jurídica. Mas, como vimos em alguns comentários neste fórum, a Torre não avisa que tais receberão dinheiro para suas necessidades: depois do armagedom! :o Pois existem SRs que caíram na besteira de depositar sua sobras nos "cofres" da Torre e depois quando pediram liberação a resposta para vários foram: façam um reunião com os cabeças das famílias e passem um papelzinho de quanto estes podem ajudar a arrumar o dinheirinho para cobrir as necessidades do SR. :lol:
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes