Testemunhas de Jeová na ditadura - BBC Brasil

Tudo que se fala na mídia nacional e internacional sobre as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Testemunhas de Jeová na ditadura - BBC Brasil

Mensagem não lida por Spaceman »

A BBC postou essa matéria interessante sobre as TJs durante a ditadura militar no Brasil. Nada muito fora do que sabemos, mas é interessante ler.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c84j147nkxeo

Um ponto que me chamou atenção foi esse trecho:
Resistência?
Em 1971, os militares receberam um documento de três páginas com esclarecimentos por parte da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, o órgão de representação legal das Testemunhas de Jeová no Brasil.

A sociedade assegurou que suas funções eram "essencialmente religiosas" e "caritativas".

"A Sociedade Tôrre de Vigia não proíbe que certas pessoas, quer das Testemunhas de Jeová, quer não, participem em certos atos cívicos", disse a organização na época, apontando apenas “esclarecer” o que está nas "Escrituras Sagradas".

"Assim sendo, é fácil compreender que a Sociedade não proíbe, nem pode proibir alguém de cantar o hino nacional, saudar a bandeira ou prestar serviço militar. A decisão sobre êsses assuntos tem que ser pessoal [...]", continua.

Apesar dessa colocação, a historiadora Bruna Hanime pontua que, tanto no passado quanto no presente, ainda que a organização afirme que seus adeptos têm liberdade, a pressão social para que cumpram seus preceitos é forte.

"Se eu falar para você que existe [a liberdade], eu vou estar indo contra pesquisas da antropologia e das ciências da religião que mostram a morte social que é dada a essas pessoas [que não seguem os preceitos", diz Hanime, que tem vários parentes seguindo a religião, embora ela mesma não seja adepta e nunca tenha sido batizada nessa fé.
Ou seja, a postura da Torre de mentir descaradamente sempre existiu. Nada foi proibido kkkkkkkkk. Agora, imagine se alguém cantasse o hino nacional? A pessoa seria desassociada na hora.

A Torre sempre foi essa merda que vivemos, eles não mudaram e não estão mudando.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Testemunhas de Jeová na ditadura - BBC Brasil

Mensagem não lida por Saran »

Spaceman escreveu: 29 Mar 2024 10:24 A BBC postou essa matéria interessante sobre as TJs durante a ditadura militar no Brasil. Nada muito fora do que sabemos, mas é interessante ler.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c84j147nkxeo

Um ponto que me chamou atenção foi esse trecho:
Resistência?
Em 1971, os militares receberam um documento de três páginas com esclarecimentos por parte da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, o órgão de representação legal das Testemunhas de Jeová no Brasil.

A sociedade assegurou que suas funções eram "essencialmente religiosas" e "caritativas".

"A Sociedade Tôrre de Vigia não proíbe que certas pessoas, quer das Testemunhas de Jeová, quer não, participem em certos atos cívicos", disse a organização na época, apontando apenas “esclarecer” o que está nas "Escrituras Sagradas".

"Assim sendo, é fácil compreender que a Sociedade não proíbe, nem pode proibir alguém de cantar o hino nacional, saudar a bandeira ou prestar serviço militar. A decisão sobre êsses assuntos tem que ser pessoal [...]", continua.

Apesar dessa colocação, a historiadora Bruna Hanime pontua que, tanto no passado quanto no presente, ainda que a organização afirme que seus adeptos têm liberdade, a pressão social para que cumpram seus preceitos é forte.

"Se eu falar para você que existe [a liberdade], eu vou estar indo contra pesquisas da antropologia e das ciências da religião que mostram a morte social que é dada a essas pessoas [que não seguem os preceitos", diz Hanime, que tem vários parentes seguindo a religião, embora ela mesma não seja adepta e nunca tenha sido batizada nessa fé.
Ou seja, a postura da Torre de mentir descaradamente sempre existiu. Nada foi proibido kkkkkkkkk. Agora, imagine se alguém cantasse o hino nacional? A pessoa seria desassociada na hora.

A Torre sempre foi essa merda que vivemos, eles não mudaram e não estão mudando.
Pros de fora, uma coisa. Para os de dentro, outra.

O golpe tá aí, cai quem quer.
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
gleisson
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 11 Dez 2023 18:27

Re: Testemunhas de Jeová na ditadura - BBC Brasil

Mensagem não lida por gleisson »

Spaceman escreveu: 29 Mar 2024 10:24 Agora, imagine se alguém cantasse o hino nacional? A pessoa seria desassociada na hora.
Quando era criança lembro que tive uma discussao com o filho de uma pioneira por esse assunto. Eramos colegas de sala. Na hora do hino eu simplesmente bagunçava e ele ficava movimentando a boca - disse ele que eu estava errado porque não poderia bagunçar e que ele mexia a boca mas apenas fingia que estava cantando. Eramos crianças, coisa de moleque ficar um mexendo com o outro :lol:

Mas esse assunto era sério. Já tive que estudar varias vezes as historias dos herois mirins que eram expulsos da escola por nao cantar o hino. Eu morria de medo disso.

Ai a gente precisa ouvir essa conversa de cada um faz o que quiser...
Fear Of The Dark
- Iron Maiden
Avatar do usuário
Tulasi
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 22 Mar 2024 09:06

Re: Testemunhas de Jeová na ditadura - BBC Brasil

Mensagem não lida por Tulasi »

Spaceman escreveu: 29 Mar 2024 10:24 A BBC postou essa matéria interessante sobre as TJs durante a ditadura militar no Brasil. Nada muito fora do que sabemos, mas é interessante ler.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c84j147nkxeo

Um ponto que me chamou atenção foi esse trecho:
Resistência?
Em 1971, os militares receberam um documento de três páginas com esclarecimentos por parte da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, o órgão de representação legal das Testemunhas de Jeová no Brasil.

A sociedade assegurou que suas funções eram "essencialmente religiosas" e "caritativas".

"A Sociedade Tôrre de Vigia não proíbe que certas pessoas, quer das Testemunhas de Jeová, quer não, participem em certos atos cívicos", disse a organização na época, apontando apenas “esclarecer” o que está nas "Escrituras Sagradas".

"Assim sendo, é fácil compreender que a Sociedade não proíbe, nem pode proibir alguém de cantar o hino nacional, saudar a bandeira ou prestar serviço militar. A decisão sobre êsses assuntos tem que ser pessoal [...]", continua.

Apesar dessa colocação, a historiadora Bruna Hanime pontua que, tanto no passado quanto no presente, ainda que a organização afirme que seus adeptos têm liberdade, a pressão social para que cumpram seus preceitos é forte.

"Se eu falar para você que existe [a liberdade], eu vou estar indo contra pesquisas da antropologia e das ciências da religião que mostram a morte social que é dada a essas pessoas [que não seguem os preceitos", diz Hanime, que tem vários parentes seguindo a religião, embora ela mesma não seja adepta e nunca tenha sido batizada nessa fé.
Ou seja, a postura da Torre de mentir descaradamente sempre existiu. Nada foi proibido kkkkkkkkk. Agora, imagine se alguém cantasse o hino nacional? A pessoa seria desassociada na hora.

A Torre sempre foi essa merda que vivemos, eles não mudaram e não estão mudando.
E o medo dos cabeças de Betel irem parar no DOPS??? Nessas horas você canta o Hino enquanto faz o Pai-nosso...
Aqui podemos ser todos iguais em nossas diferenças.
Avatar do usuário
Thelemita
Forista
Forista
Mensagens: 191
Registrado em: 20 Jan 2012 18:38
Localização: Recife - PE

Re: Testemunhas de Jeová na ditadura - BBC Brasil

Mensagem não lida por Thelemita »

Engraçado o quanto de esporro eu tinha que aturar da dona da minha escola porque eu não cantava o hino... Isso se repetiu quando eu estudei numa escola mantida por um político. Apesar de tudo eu acho que eu gostava XD Dava uma sensação de ser diferente, embora o medo da dona da escola fosse real.
"Faze o que tu queres será tudo da lei. O amor é a lei, amor sob vontade".
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 350 visitantes