"Irmão, não converse com seu filho! Ele foi desassociado"

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

"Irmão, não converse com seu filho! Ele foi desassociado"

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

Viu que está entre aspas?
Quem falou isso?
Eu falei! Lamentavelmente....
Vou contar.

Quando era ancião, fui obrigado a participar da comissão judicativa de um grande amigo. O resultado foi o provável. Ele foi expulso. Chorei nessa comissão. Mas achei que estava fazendo o correto.

Não durou muito e descobrimos que os pais do jovem maior de 23 anos, que morava sozinho, estavam tendo contato regular com o rapaz. O ancião coordenador, meio chapa quente, já queria ameaçar a família com comissão judicativa. Na verdade, ele o fez.

Não permiti que chegasse a esse ponto, mas dei fortes conselhos para os pais e disse o que está no tópico desse post para o pai. Foi difícil ver o choro. Mas eu aguentei firme.

Porque estou contando?
Porque quero me redimir desses momentos. Eu achava ser o certo expulsar uma pessoa e ainda por cima tentar impedir que os genitores cristãos tivessem contato com a pessoa... sabem como foi ver meu mundo cair quando li o livro Em busca da Liberdade cristã e vi que eu estava agindo errado? Como pode, ter passado tanto tempo na vida e eu não ter percebido que Paulo, quando mandou 'readmitir' (usando termos a torre) lá em 2 Coríntios, disse: "Essa censura por parte da maioria já é suficiente". Vejam bem. Se Paulo disse que era a maioria que o 'excluiu', então tinha uma minoria que não.

O que me incomoda nesse texto?

Primeiro: Uma minoria forçosamente tem que ser um grupo. Minoritário, verdade. Mas mesmo assim um grupo.
Segundo: A Torre obriga a todos, até mesmo os pais, irmãos e todos os parentes cristãos a se afastarem. Mas ignoram esse conselho de Paulo.

Quem era aquela minoria? Não se sabe. Parentes? Particularmente eu não creio. A Bíblia não indica que aquele homem tivesse parentes cristãos. Anciãos? Não creio também. Porque anciãos têm destaque e autoridade extra. Isso não forçaria Paulo a dizer essas palavras. Eram irmãos comuns. E outra: Paulo não mandou tomar ação contra estes!!! Notaram? Paulo não orientou a discipliná-los de qualquer forma.

Então, porque diabos a Torre hoje obriga a isso?
Até mesmo anciãos não podem ficar conversando. Só uma vez por ano!

Ao meu amigo: Perdão.
Aos demais que desassociei achando ser o correto: Perdão!
E a todos os que lerem meu artigo: Vou lutar, eu juro!

"Não gosto de tiranos. Não importa de que lado estejam."
Roger - Capitão América!
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2686
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: "Irmão, não converse com seu filho! Ele foi desassociado"

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Essa passagem que você cita, em que Paulo menciona explicitamente que existiu uma minoria que continuou a manter convivência com o homem imoral é um testemunho que a desassociação não era algo imposto, não era institucionalizado, mas sim uma opção pessoal e individual dos membros de uma congregação.

Como ancião, esse texto também me fez ponderar até que ponto a Organização estava a ir "além do que está escrito" de forma a impôr um proceder padronizado nas congregações.
ELLIPSIS

Re: "Irmão, não converse com seu filho! Ele foi desassociado"

Mensagem não lida por ELLIPSIS »

Olá Eduardo.

Que bom que você está se libertando da Torre. Este seu depoimento mostra claramente isso.
Você, ainda é TJ pelo que eu vejo. É natural, muitos aqui ainda o são por diversas situações e ninguém está a altura de criticar.
Mas se você está la dentro e está decidido a lutar contra a desassociação, por experiência própria você tem a faca e o queijo na mão.
Pois você pode ajudar muitos TJ a abrir olhos. É SÓ COMEÇAR A AGIR...

Comece por tentar ajudar de uma forma subtil aqueles a quem você pede perdão... :D1

Um forte abraço
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: "Irmão, não converse com seu filho! Ele foi desassociado"

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

Pois é.
É nítido que a torre vai muito além do que está escrito! Muito, muito além.
Mas eu juro: Estou pronto pra guerra!
Esperem até eu voltar pro cargo só!

Aliás, já mostrei esse texto pra um ancião, argumentei exatamente isso que você falou e ele ficou de queixo caído. Achei até que iam me caçar por apostasia, mas não aconteceu nada comigo. Se ele for esperto, está pesquisando.... O site Ex-TJs está aqui pra isso!
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: "Irmão, não converse com seu filho! Ele foi desassociado"

Mensagem não lida por sidhiresus »

Eduardo.TJ escreveu:Pois é.
É nítido que a torre vai muito além do que está escrito! Muito, muito além.
Mas eu juro: Estou pronto pra guerra!
Esperem até eu voltar pro cargo só!

Aliás, já mostrei esse texto pra um ancião, argumentei exatamente isso que você falou e ele ficou de queixo caído. Achei até que iam me caçar por apostasia, mas não aconteceu nada comigo. Se ele for esperto, está pesquisando.... O site Ex-TJs está aqui pra isso!

Até porque ele não teria nada que te caçar por Apostasia, você argumentou de maneira bem lógica dentro da visão bíblica e isso choca muitos pois toda tj diz ter a bíblia como autoridade e ao confrontar o que é visto com o que o corpo governante diz, acontece um choque de idéias mesmo.
Avatar do usuário
Fátima
Forista
Forista
Mensagens: 1049
Registrado em: 29 Nov 2009 04:16
Localização: Aracaju/SE

Re: "Irmão, não converse com seu filho! Ele foi desassociado"

Mensagem não lida por Fátima »

Puxa, que interessantes suas palavras, Eduardo!

Concordo com o Ellipsis:
ELLIPSIS escreveu:Comece por tentar ajudar de uma forma subtil aqueles a quem você pede perdão... :D1
Seja muito bem-vindo. Participe do fórum com suas postagens, que imagino, serão muito enriquecedoras.
‎"Haja ou não deuses, deles somos servos." (Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
De olhos abertos
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 6385
Registrado em: 18 Nov 2009 10:07
Localização: São Paulo - SP

Re: "Irmão, não converse com seu filho! Ele foi desassociado"

Mensagem não lida por De olhos abertos »

Eduardo.TJ escreveu:Ao meu amigo: Perdão.
Aos demais que desassociei achando ser o correto: Perdão!
As atitudes mais dignas de um ser humano são pedir perdão e perdoar. Reconhecer um erro e mudar de proceder é honroso.

Parabéns por sua libertação! Espero que tenha força e determinação naquilo que acredita!

d:8
Avatar do usuário
El Tapevino
Forista
Forista
Mensagens: 941
Registrado em: 20 Set 2010 13:00

Re: "Irmão, não converse com seu filho! Ele foi desassociado"

Mensagem não lida por El Tapevino »

Parabéns pela atitude Eduardo. Que essa sua 'revolta' tenha por meta continuar demonstrando empatia.
No começo da semana, vieram dois macacos da torre tentar convencer minha mãe a mudar de atitude para comigo. Que ela não podia manter o mesmo vínculo comigo.
Minha mãe, mesmo sem estudo, mostrou ter bom senso. Disse que não ia mudar nada. Que ia continuar amando o filho dela assim como sempre fez e disse que ia continuar tomando refeições comigo por que eu não estava enquadrado nos termos da carta aos corítios.
Disse também que a atitude que eles estavam tendo era somente porque não era com um parente próximo, porque se fosse, iam mudar de atitude com certeza.
No fim, não conseguiram convencer ela.
A desassociação é tão absurda que só convence que quer ser convencido mesmo ou porque aceita o pacote completo.
O lado bom da desassociáção (se é q pode se dizer que é bom) é o fato das pessoas perceberem o absurdo que é, e pular fora dessa seita.
Pelo menos por aqui, as principais pessoas à minha volta já mudaram de atitude. Podem até continuar indo lá, por algum motivo, mas, sabem que é uma furada.
"O excesso de recompensas e de castigos mostra que a liderança chegou ao
limite de seus recursos, e o líder se encontra em grandes apuros"
Avatar do usuário
Jorge
Forista
Forista
Mensagens: 4031
Registrado em: 14 Dez 2010 12:07
Localização: Paraná

Re: "Irmão, não converse com seu filho! Ele foi desassociado"

Mensagem não lida por Jorge »

Realmente é um desafio para as famílias Tjs essa questão envolvendo uma desassociação de um parente.Agora me diga uma coisa Eduardo: Porque teve que aceitar participar de uma comissão envolvendo um amigo teu se a torre exime o ancião de participar quando envolve um amigo achegado ou um parente? Abraço.
  • Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: "Irmão, não converse com seu filho! Ele foi desassociado"

Mensagem não lida por Debora »

Pois bem Eduardo, estou vivendo esta situação. Se tomar tempo para ler minhas postagens anteriores verá exatamente isto. Minha mãe, magistralmente dominada por outra filha que diga-se de passagem é pioneira regular (desculpe, não posso chamar aquilo de minha irmã), está agindo do modo como o diabo gosta.
Veja a incoerência. A fulana é pioneira regular e fomenta o ódio na família. Me pergunto, que tipo de amor ela prega nas casas.

Já chorei, já fiquei doente. Hoje, entendo que tudo tem seu tempo. Cada um colherá os seus frutos no devido tempo. Acredito muito nisto.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin, Mentalista, Pazmental, Rapha, Saran, Spaceman, Tulasi, w4r1ock e 84 visitantes