Velório e enterro de um Desassociado

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Miserere mei escreveu:
Underline escreveu:
Miserere mei escreveu:Quanto à velórios para desassociados em salões do reino, sou a favor. Afinal de contas, ele não faz parte oficialmente desta organização. Quanto a ninguém comparecer, isto sim é lastimável.
"Amemos e perdoemos na hora da morte".
Não concordo plenamente com a afirmação acima que destaquei. Ela não é totalmente verdadeira. Na prática, o desassociado está fora realmente. Mas oficialmente o desassociado não é encarado como fora da organização. Ele é tratado como estando dentro da organização, mas em estado de quarentena espiritual. Apesar de se anunciar "fulano não é mais identificado com Testemunha de Jeová", ele é mais do que isso. Ele continua nos registros, mas com uma marca. Ele é uma "Testemunha de Jeová Desassociada ou Dissociada". A desassociação, na verdade, é por eles encarada como mais uma designação dentro da organização, só que negativa.
Mesmo assim, a pessoa está apartada da organização. Um maçom inativo não teria esse direito. Um católico excomungado tambés não. Um protestante de qualquer denominação que já pertenceu à outra, não deverá ser velado na organização que deixou. É à isso que me refiro. Nisso, está tudo muito claro para mim.
Yossef, concordo com você. A coragem que muitos aqui tem é notável. Ir à um velório não seria somente uma última homenagem. Seria mais que isso. Seria mostrar à essa seita que ela tem inimigos.
Nem mesmo todas TJs são ou estão autorizadas a usar o SR para casamento, imaginem o funeral de um desassociado ou dissociado!?!
Já ouvi anúncios de que certas pessoas não eram bem vindas no SR. Se vivas eram tratadas assim, não preciso me esforçar para imaginar depois de mortas.

O SR pertence a alguém e este alguém estipula normas que muitas vezes variam de região para região. É um direito deles negar que um corpo seja velado no SR. Nâo concordo com esta regra "amorosa" mas, é assim que a ATV trata alguns, afinal o CG tem direito de decidir e mudar a decisão de toda regra que não está na bíblia. Por isso não sou TJ mais. Fui expulso e isto resume minha situação que prazerosamente aceito e não pretendo mudar.

Tenho meu testamento e última vontade (confesso que aprendi isto na Torre). Nele não é feita nenhuma menção aomeu passado TJ. Não quero discurso funebre e nem oração, para não correr o risco de alguém mencionar "Jeová" e me relacionarem a seita. Meu irmão que nunca foi TJ batizado poderia fazer esta sandice.
Preciso apenas de 6 amigos, um para cada alça do caixão e depois uma lata de lixo para jogarem minhas cinzas.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
Samurai Kazuo-San
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 547
Registrado em: 09 Dez 2016 16:41

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por Samurai Kazuo-San »

Dando um UP nesse antigo tópico, pois estive num velório de uma amiga [católica] ontem à noite e inclusive presenciei a cerimônia religiosa onde encomendam o corpo a Deus, fazem orações e dão as condolências aos parentes próximos.
Não deixei de ficar pensando sobre como seria um velório meu. Creio que apenas meus familiares mais próximos estarão presentes, e alguns amigos. Tenho irmã TJ, mas duvido que ela e seu marido e outros TJs participem.
Também não sei que tipo de cerimônia religiosa minha irmã desassociada e irmão agnóstico poderiam desejar fazer, já que sou solteiro (sozinho e gay). Além de ex-TJ, sou ex-católico. Se eles pedirem uma cerimônia católica, será que seriam atendidos? O que vocês pensam sobre seus futuros velórios?

Lembrei-me do relato triste em vídeo que a Denise Chocobom deixou aqui dizendo que ninguém compareceu ao velório de sua mãezinha idosa, que deu a vida no serviço a Jeová.
実を見て木を知れ。
---> Mi-o mite ki-o shire...
(A árvore se conhece pelo seu fruto.)
Avatar do usuário
Samurai Kazuo-San
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 547
Registrado em: 09 Dez 2016 16:41

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por Samurai Kazuo-San »

Lembrei-me do relato triste em vídeo que a Denise Chocobom deixou aqui dizendo que ninguém compareceu ao velório de sua mãezinha idosa, que deu a vida no serviço a Jeová
Em tempo: link para alguns de seus vídeos, inclusive o do velório.

http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 11&t=21712
実を見て木を知れ。
---> Mi-o mite ki-o shire...
(A árvore se conhece pelo seu fruto.)
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por Ana Reis »

Essa religião está longe de ser a religião de Deus.
Chego a pensar que os membros do corpo governante são ateus é a única explicação plausível para tanta crueldade.
The Brother
Forista
Forista
Mensagens: 319
Registrado em: 03 Nov 2008 16:08

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por The Brother »

Olha não há instrução específica sobre enterro de desassociado, pelo menos não conheço. O problema maior é que os membros ficam insensíveis, muitos são radicais e extremistas, querem ter uma santidade que nem a religião exige. Por outro lado os dirigentes, parecem que fazem vista grossa a isso, acho que aplicam a máxima: " melhor que errem no excesso do que por falta." Não sei se isso condiz com a atitude do Cristo.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 85 visitantes