Velório e enterro de um Desassociado

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Tyler Durden
Forista
Forista
Mensagens: 508
Registrado em: 11 Fev 2011 12:41

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por Tyler Durden »

Miserere mei escreveu:Quanto à velórios para desassociados em salões do reino, sou a favor. Afinal de contas, ele não faz parte oficialmente desta organização. Quanto a ninguém comparecer, isto sim é lastimável.
"Amemos e perdoemos na hora da morte".
Não comparecer porque a pessoa está desassociada, ou por pitacos de gente que se acha entendida é muito lastimável!
Imagem
Avatar do usuário
Miserere mei
Forista
Forista
Mensagens: 173
Registrado em: 04 Jul 2011 14:03

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por Miserere mei »

Na minha humilde opinião, ambos são lastimáveis. Rezo e vou em velórios de inimigos meus. Contanto que eu fique sabendo, logicamente.
Extra Ecclesiam nullam salus.
Sancta Dei Genetrix, ora pro nobis qui ad te confugimus.
Ad Majorem Dei Gloriam.
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por Underline »

Miserere mei escreveu:Quanto à velórios para desassociados em salões do reino, sou a favor. Afinal de contas, ele não faz parte oficialmente desta organização. Quanto a ninguém comparecer, isto sim é lastimável.
"Amemos e perdoemos na hora da morte".
Não concordo plenamente com a afirmação acima que destaquei. Ela não é totalmente verdadeira. Na prática, o desassociado está fora realmente. Mas oficialmente o desassociado não é encarado como fora da organização. Ele é tratado como estando dentro da organização, mas em estado de quarentena espiritual. Apesar de se anunciar "fulano não é mais identificado com Testemunha de Jeová", ele é mais do que isso. Ele continua nos registros, mas com uma marca. Ele é uma "Testemunha de Jeová Desassociada ou Dissociada". A desassociação, na verdade, é por eles encarada como mais uma designação dentro da organização, só que negativa.
Avatar do usuário
Jorge
Forista
Forista
Mensagens: 4031
Registrado em: 14 Dez 2010 12:07
Localização: Paraná

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por Jorge »

Vai ver que as Tjs não foram no velório para não pegar na mão do falecido; sabe com é né, não pode cumprimentar desassociados.
  • Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Avatar do usuário
JOSÉ FACCIOLI JR
Forista
Forista
Mensagens: 3139
Registrado em: 01 Nov 2008 23:00
Contato:

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por JOSÉ FACCIOLI JR »

Isso levanta uma questão que pensei nesses dias atrás:

E cada um de nós da dissidência, se acaso acontecer algo e um de nós vier a falecer, como ficaremos sabendo para que possamos (os que puderem) prestar uma última homenagem?
Por exemplo, observei que o encontro de forista está cada vez mais reunindo pessoas para se conhecerem, mas eu gostaria de saber que se algo acontecer comigo, que os nossos amigos fiquem pelo menos sabendo! Eu fico angustiado com a idéia de se algo me acontecer, ninguém do fórum fique sabendo, perguntarão: Cadê o Yosef como podemos solucionar, cuidar disso?
Imagino que se por exemplo eu fosse ao velório de um de nós, eu estaria mais do que prestando uma homenagem.
"Quando nós adotamos cegamente uma religião, um sistema político, um dogma literário, nós nos tornamos autômatos, paramos de crescer" - Anaïs Nin (1914-1977)

http://yosefbenyosef.blogspot.com/
http://religiaosobescrutinio.blogspot.com/
Avatar do usuário
Miserere mei
Forista
Forista
Mensagens: 173
Registrado em: 04 Jul 2011 14:03

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por Miserere mei »

Underline escreveu:
Miserere mei escreveu:Quanto à velórios para desassociados em salões do reino, sou a favor. Afinal de contas, ele não faz parte oficialmente desta organização. Quanto a ninguém comparecer, isto sim é lastimável.
"Amemos e perdoemos na hora da morte".
Não concordo plenamente com a afirmação acima que destaquei. Ela não é totalmente verdadeira. Na prática, o desassociado está fora realmente. Mas oficialmente o desassociado não é encarado como fora da organização. Ele é tratado como estando dentro da organização, mas em estado de quarentena espiritual. Apesar de se anunciar "fulano não é mais identificado com Testemunha de Jeová", ele é mais do que isso. Ele continua nos registros, mas com uma marca. Ele é uma "Testemunha de Jeová Desassociada ou Dissociada". A desassociação, na verdade, é por eles encarada como mais uma designação dentro da organização, só que negativa.
Mesmo assim, a pessoa está apartada da organização. Um maçom inativo não teria esse direito. Um católico excomungado tambés não. Um protestante de qualquer denominação que já pertenceu à outra, não deverá ser velado na organização que deixou. É à isso que me refiro. Nisso, está tudo muito claro para mim.
Yossef, concordo com você. A coragem que muitos aqui tem é notável. Ir à um velório não seria somente uma última homenagem. Seria mais que isso. Seria mostrar à essa seita que ela tem inimigos.
Extra Ecclesiam nullam salus.
Sancta Dei Genetrix, ora pro nobis qui ad te confugimus.
Ad Majorem Dei Gloriam.
Avatar do usuário
Jorge
Forista
Forista
Mensagens: 4031
Registrado em: 14 Dez 2010 12:07
Localização: Paraná

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por Jorge »

Se bem que quando eu morrer, não estarei preocupado se vai ter discurso ou não, ou quem estará presente! Se quizerem ir ao funeral beleza. se não,que se f...
  • Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por Quasextj »

Debora escreveu: É muita falta de amor o que fazem... A insensibilidade é tal que não conseguem perceber que são os últimos momentos que o familiar quer passar ao lado do seu ente querido.
Macabra é pouco. É diabólica.
:iergh7: :marg2:
É triste ver uma religião que diz adorar o deus verdadeiro e praticar inúmeras coisas contrárias ao evangelho de Jesus Cristo. Nesses momentos me vem à lembrança de que uma das coisas que sempre achei estranho quando fui a algumas reuniões tejotas, era perceber o culto ao Corpo Governante ao mesmo tempo em que Jesus Cristo era quase esquecido.

De modo que não é de se estranhar, Débora, que as tejotas não sintam o amor que Jesus Cristo exortou. É como se eles dissessem (isso eles não adimitem): nós odiamos quem não é da organização de Jeová. Mas veja, eles são tão técnicos em apresentar as boas novas deles, fazem um treinamento incansável para colocar em prática o que o Corpo Governante escreve e são submetidos a um controle mental inexorável que deixam de sentir a compaixão e a misericórdia que Jesus ensinou. Eles deixaram para trás a capacidade de se emocionar, de se alegrar, de se solidarizar e curtir qualquer coisa sadia fora da organização que eles pertencem. Pura lavagem cerebral e eles nem percebem isso.

O momento da morte é terrível para os parentes e estes, precisam de todo e qualquer apoio. É exatamente na hora do velório que vc presta solidariedade para amenizar o sofrimento de quem sofre a perda de um ente querido.

É desconcertante saber que tenho muitos parentes tejotas e não posso fazer nada por eles para que entendam isso.
Seja feliz, pense em coisas boas!
Avatar do usuário
piccola colibri
Forista
Forista
Mensagens: 310
Registrado em: 05 Abr 2009 14:56

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por piccola colibri »

Apesar das experiências daqui, preciso relatar uma experiência que eu vi acontecer sobre velórios e desassociados.

Ocorre que faleceu uma senhora TJ ativa e no seu enterro, que inclusive teve discurso, após um breve período de velório, compareceu um de seus netos que é desassociado. Muitos TJs presentes, de alguns SRs diferentes, este desassociado ficou distante, porém inclusive ouviu o discurso. Ao final do discurso, quando todos foram cumprimentar os parentes, eis que um TJ ativo vem pega pela mão o neto desassociado e o leva até o caixão dizendo: "Vem que tu também tens direito de se despedir da tua avó." Apartir daí, alguns TJs vieram e inclusive o cumprimentaram neste momento de perda, abrançando-o fortemente e dando palavras de consolo. Inclusive, ele (o desassociado) foi requisitado para levar o caixão até a sepultura.

O que aprendi de tudo isto é: existem sim TJs que são verdadeiramente amorosas independente da situação. Mostram preocupação e buscam viver de acordo com os ensinos de Cristo; mas ao que parece são minoria, infelizmente.
'Mas tudo evolui, não há realidades eternas; tal como não há verdades absolutas!' (Nietzsche)

'Não há como ensinar o outro a escolher, toda a escolha depende da capacidade de suportar perdas.' (Carpinejar)
Altair Matos
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 303
Registrado em: 22 Dez 2008 13:52

Re: Velório e enterro de um Desassociado

Mensagem não lida por Altair Matos »

Jorge escreveu:
Tyler Durden escreveu:Realmente não houve discurso e nem o velório foi no salão.
Mas não foi isso que me deixou P*...
É muita falta de amor o que fazem...
É verdade! Para você vê o que faz o fanatismo religioso. Tenho uma irmã que é Tj e sei que quando eu morrer ela jamais vai ir em meu velório!
Sem contar que pelo motivo de uma pessoa ser dissociada ou desassociada já está morta aos olhos de muitas TJ. É assim que eles enxergam aqueles que saem.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: AntonioMadaleno, FreddieMercury, PioneiroDesregulado, sidhiresus e 40 visitantes