Minha Visita na Congregação Cristã

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Marujo
Forista
Forista
Mensagens: 361
Registrado em: 13 Mar 2010 14:48
Localização: http://identidadecrista.blogspot.com/
Contato:

Re: Minha Visita na Congregação Cristã

Mensagem não lida por Marujo »

Engraçado, também fui semana passada na congregação cristã, tudo igualzinho wlifeson, tudo muito blá, blá, blá, também tinha os beijinhos. A "palavra" foi sobre o profeta Elias com o exército cercando e Eliseu não enxergando o exército de anjos...Que antes do aniversário de "alguém" esta pessoa iria ver a "grande libertação" que ocorreria para ela..., bem meu aniversário foi uma semana antes, então não era prá mim, rsrs.

Achei tudo muito fútil e próprio para pessoas que precisam ser encorajadas, motivadas, empurradas pela fé, nada que me satisfaça intelectualmente. No dia seguinte, na diálise, perguntei a um membro da CCB, que também táva na reunião, porque eles separam as mulheres dos homens, daí ele não sabia e perguntou prum "irmão", aliás um chatinho, que eu não sabia que era crente, e ele respondeu que era por respeito, para não ter ti-ti-ti. Eu perguntei: tem base bíblica? Ele respondeu que sim e eu perguntei: qual? E ele repetiu: respeito... Bom, não preciso dizer que os dois e mais uma enfermeira ficaram meio indignados quando eu insisti: onde tá escrito na bíblia que é para separar as famílias? A conversa acabou...

Por isso penso que para quem, como alguns de nós, "que pensam" e gostariam de ter um lugar para ir, orar (minha concepção metafísica de oração, não é "esperar" que Deus se mexa lá em cima prá me atender, mas é fazer todos os átomos e moléculas que giram ao meu redor trabalhar em sintonia com o que eu estou pedindo ao mesmo tempo que coloca meu cérebro em sintonia com o modo adequado para obter a resposta) cantar, "aprender" a enxergar as coisas por outros ângulos, usar metáforas para enriquecer nosso lado espiritual e falar de coisas boas em conjunto com pessoas de qualidade, seria um misto de zeitgeist com saranossaterra ou bola de neve, sei lá, algo assim, sem dogmas e aberto a estudar "todos os argumentos", tipo uma mesa de filósofos gregos que aceitasse troianos, onde ricos ficassem satisfeitos e pobres fossem elevados..., tô aqui fazendo proselitismo de minhas utopias, esperam que não se aborreçam...
Prefiro ser um apóstata para com uma religião mentirosa, do que ser um apóstata para com Deus.
Toda grande causa começa como (1) um movimento de idealistas, (2) vira um negócio ou meio de vida, e (3) finalmente degenera em uma quadrilha". Eric Hoffer
Avatar do usuário
wlifeson
Forista
Forista
Mensagens: 1440
Registrado em: 07 Jun 2010 13:24
Localização: São Paulo

Re: Minha Visita na Congregação Cristã

Mensagem não lida por wlifeson »

Marujo escreveu:Engraçado, também fui semana passada na congregação cristã, tudo igualzinho wlifeson, tudo muito blá, blá, blá, também tinha os beijinhos. A "palavra" foi sobre o profeta Elias com o exército cercando e Eliseu não enxergando o exército de anjos...Que antes do aniversário de "alguém" esta pessoa iria ver a "grande libertação" que ocorreria para ela..., bem meu aniversário foi uma semana antes, então não era prá mim, rsrs.

Achei tudo muito fútil e próprio para pessoas que precisam ser encorajadas, motivadas, empurradas pela fé, nada que me satisfaça intelectualmente. No dia seguinte, na diálise, perguntei a um membro da CCB, que também táva na reunião, porque eles separam as mulheres dos homens, daí ele não sabia e perguntou prum "irmão", aliás um chatinho, que eu não sabia que era crente, e ele respondeu que era por respeito, para não ter ti-ti-ti. Eu perguntei: tem base bíblica? Ele respondeu que sim e eu perguntei: qual? E ele repetiu: respeito... Bom, não preciso dizer que os dois e mais uma enfermeira ficaram meio indignados quando eu insisti: onde tá escrito na bíblia que é para separar as famílias? A conversa acabou...
Segundo o ancião da CG, ele me explicou que isso é para evitar FORNICAÇÃO, antigamente todos sentavam juntos, e como ficam ajoelhados, as irmãs com suas POUPANÇAS estava deixando os irmaos pensarem e cometerem pecados no intimo e alguns ate mesmo cometerem pecados com essas irmas.
Ai mudaram isso.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Minha Visita na Congregação Cristã

Mensagem não lida por Pássaro »

Eu não vou em nehuma, já não basta o tempo que perco indo ás reuniões tjs!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: Minha Visita na Congregação Cristã

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Eu aprecio muito a Congregação Cristã.
Na minha concepção (é minha opinião, tá pessoal!), é uma das que mais se aproxima ao cristianismo primitivo, segundo a Bíblia e os escritos do primeiro século.
Acho que a liturgia realizada nos cultos são de adoração e temor a Deus mesmo, e dão muito valor a relação com Deus e a devoção a Ele.
O caso de sentar separado, é um costume que vêm das sinagogas judaicas dos tempos apostólicos, e segundo pesquisadores, os cristãos quando se reuniam seguiam a mesma linha. Porém isso é apenas um costume.
O ósculo santo, ou beijo santo, é tirado das cartas paulinas, onde é exortado a 'comprimentar uns aos outros com o ósculo santo na congregação dos santos'.
O véu, tão criticado, é uma ordenança bíblica encontrada em 1 Coríntios 11. Ali admoesta a mulher colocar o véu quando ora ou profetiza.
A oração espontânea é uma das partes que eu mais aprecio, pois não são orações decoradas, ou mesmo um discurso pré formulado, mas são de coração, e dá pra notar que as palavras são de apreço e devoção a Deus.
Os hinos tocados pela orquestra, são deveras muito belos, chega a emocionar! Eu amo orquestras, e esse também é um dos aspectos que aprecio na Congregação.
Eles não pedem dinheiro, e nem dízimo, pois conforme dizem, você tem que sentir no coração para poder dar dinheiro para a igreja. Mas quanto aos fiéis darem dinheiro, eu não acho errado, pois têm muitos custos envolvidos.
Lá também, eles possuem o que chamam de "Obra de Piedade", é um serviço especializado de ajuda aos mais necessitados, onde eles usam doações dos membros (seja de dinheiro, ou de materiais) para doarem cestas básicas, roupas, calçados e materiais de limpeza. Acho essa obra muito bonita. Aqui na cidade, têm uma favelinha, onde todo final de mês eles distribuem cestas básicas ali, mesmo para os não membros.
Um ponto interessante, é que eles não possuem publicações, como a Torre têm, mas são incentivados a apenas lerem a Bíblia, pois é somente ela que pode instruir o crente.
Há a "perca de liberdade" que alguns citaram, não é uma desassociação propriamente dita, mas constitui em perder a liberdade de realizar certos ofícios na igreja. Quando alguém adultera este perde todos os privilégios que ele possui, e se for ancião ou diácono, ele é tirado do ministério. Enquanto a pessoa 'está em pecado', como eles dizem, os fiéis não podem saudá-lo com "a paz de Deus", conforme insta 2 João 10. E enquanto a pessoa não larga o "proceder pecaminoso", conforme dizem, este não pode estar nas festas que os fiéis fizerem, ou seja ele é vetado da recreação com os fiéis (1 Cor. 5:11). Porém, não é necessário participar de uma comissão judicativa, a pessoa quando larga o proceder anterior, pede perdão a Deus e a "irmandade", e volta ao estado "normal"; Porém não volta ao ministério da igreja, ou seja se foi ancião ou diácono, não mais servirá como tal. Muitos dentro da igreja não concordam com isso, mas é pq eles não foram TJ ainda, hehehe, eu acho até um tanto válido tal procedimento.
Existem diversas funções na igreja, existem os porteiros, os cooperadores, as auxiliadoras, os evangelistas (ou evangelizadores), os músicos, os regentes, os encarregados de orquestras, as organistas (irmãs que tocam orgão na igreja), anciãos, diáconos, cooperador de jovens, e etc...
Os que servem em seus postos no ministério da igreja, não recebem nenhum centavo por isso, ponto que acho muito válido.
Algumas crenças são semelhantes a TJ, como o 'sono da alma', quando uma pessoa morre ela apenas está dormindo em Cristo esperando a ressurreição, porém acho interessante como eles encara a alma, dizem q a alma é o ser da pessoa, esse ser é todo o íntimo da pessoa, incluindo as qualidades e anseios, esse ser (alma) morre, mas não deixa de existir. O espírito é o princípio espiritual do homem, que volta a Deus na ocasião da morte, porém não têm qualquer autonomia própria. E que no dia da ressurreição Deus irá ressuscitar o homem na sua plenitude, e o transformará em ser espiritual. (1 Cor. 15)
Enfim, eu vejo nessa denominação muita semelhança ao cristianismo primitivo, de acordo com os escritos dos pais apostólicos.
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Minha Visita na Congregação Cristã

Mensagem não lida por André Felix »

Eu também acho a Congregação Cristã no Brasil interessante. Se a pessoa tem vocação, tendência para a vida piedosa, pode acabar gostando. Ela é considerada "seita" por esses grupos apologéticos protestantes por rebatizar evangélicos de outras igrejas e se dizer melhor, a "verdade". Também tem umas regras estranhas. Ouvi dizer que não celebram o natal, não tenho certeza. Por outro lado, não costuma exigir o mesmo grau de envolvimento ou comprometimento das testemunhas de Jeová e ainda possuem um discurso bem agradável, até inteligente, dependendo do nível cultural da região.

Aliás, o que diferencia muitas igrejas (e grupos religiosos, cristãos ou não) e a Torre é a liberdade de cada um escolher o grau de envolvimento. A pessoa pode ser um membro que vai ao culto (ou reunião) um vez por mês ou menos e ainda ser respeitada. Pode optar por se envolver em todas as atividades da igreja ou apenas em algumas ou uma. Pode até não acreditar em doutrinas acessórias desde que não exerça o ministério de ensino. Para quem está acostumado com a pressão TJ algumas igrejas (e grupos religiosos, cristãos ou não) são um "refrigério". Tem as fofocas e intrigas comuns em agrupamentos humanos mas basta não dar trela, ignorar e cuidar de si.

Eu já decidi. Quando for um velhinho, mas bem velhinho, velhinho, velhinho, velhinho, vou frequentar uma igreja não pentecostal. Acho que a presbiteriana do Brasil, que eu acho bacaninha. Hoje estou com 40 de idade ... deixa eu ver ... vamos esperar mais 40!
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: Minha Visita na Congregação Cristã

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

É a Congregação Cristã não comemora o Natal, mas também não restringe os membros a ir em almoços familiares, ou participar de trocas de presentes. A única coisa que são advertidos constantemente é festa junina (homenagem aos santos católicos) e quermeces (pois têm envolvimento com os santos da católica). Eles entendem ser coisas sacrificadas a ídolos.
Como o André disse, é uma boa igreja que não cobra de seus membros, diferente da Torre que sufoca os membros até o último!
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Minha Visita na Congregação Cristã

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Andre Felix disse:Eu já decidi. Quando for um velhinho, mas bem velhinho, velhinho, velhinho, velhinho, vou frequentar uma igreja não pentecostal. Acho que a presbiteriana do Brasil, que eu acho bacaninha. Hoje estou com 40 de idade ... deixa eu ver ... vamos esperar mais 40!
Isto se não se apaixonar por uma presbiteriana :6 , se isto acontecer voce irá frequentar mais cedo que pensa.... :7 :7
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
CIPRIANO
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mai 2011 21:57
Localização: Non Ecziste

Re: Minha Visita na Congregação Cristã

Mensagem não lida por CIPRIANO »

Já conheci algumas pessoas da Congregação Satã, oops, quero dizer, Cristã, e sinceramente... :evil:
“Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: O jardineiro é Jesus, e as árveres somos nozes...” (Juízes 9:8,9)
Spoiler!
phpBB [video]
Avatar do usuário
Little Rooster
Forista
Forista
Mensagens: 938
Registrado em: 29 Mar 2012 09:18

Re: Minha Visita na Congregação Cristã

Mensagem não lida por Little Rooster »

gente, eu preciso visitar a CCB por motivos academicos. Alguem sabe se eles barram a entrada de alguem sozinho? ficam de olho em gente estranha?
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: Minha Visita na Congregação Cristã

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Pode entrar tranquilamente, só presta atenção de que lado os homens sentam kkkkk no resto é normal
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Marston, Mentalista, Moonwalker, Rapha, Spaceman, Thelemita, Tulasi e 68 visitantes