Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Quando a gente entra para uma religião, achamos que aquilo é uma verdade pronta! No caso de entrar para as Tjs o buraco é mais embaixo, pois vc sai na maioria das vezes de uma religião tradicional para uma desconhecida e com costumes diferentes! No caso das Tjs, nos desfazemos de muitos costumes que são normais frente a sociedade e nossa briga e comprometimento se tornam maiores pois nossa vontade está toda em defender esse nosso novo ponto de vista! Quando isso se quebra, essa ilusão é estraçalhada, o que resta??

Observo que a primeira reação é ódio incontrolável pela Torre de Vigia, começamos a fazer um proselitismo as avessas para divulgar para todo mundo a enganação de lá! Um segundo momento é dúvida quanto ao cristianismo e um terceiro momento uma aversão a tudo que se liga ao espiritual, chegando aí o ateísmo!!
Eu acredito que as etapas vão se sucedendo...(não obrigatoriamente por essa ordem) passei por cada uma delas e continuo a passar por mais... :roll:

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Ateísmo;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 29 Dez 2020 08:45, em um total de 2 vezes.
Razão: Inserir marcadores
Edmar
Forista
Forista
Mensagens: 652
Registrado em: 01 Nov 2008 13:56
Localização: Interior SP

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Edmar »

Pascoalnaib escreveu:No caso das Tjs, nos desfazemos de muitos costumes que são normais frente a sociedade e nossa briga e comprometimento se tornam maiores pois nossa vontade está toda em defender esse nosso novo ponto de vista! Quando isso se quebra, essa ilusão é estraçalhada, o que resta??
Realmente, o culto – se é que podemos chamar assim – frio ao qual as TJ's são condicionadas e talvez até o medo que nos incutem do sobrenatural, fazem com que, a nos depararmos com erros e mentiras, termos uma atitude racional e fria para com tudo que nos foi ensinado. No meu caso a bíblia também não resistiu a um exame racional. Virei agnóstico.

É bem parecido quando descobrimos que alguém que consideramos amigo, na verdade é um mentiroso compulsivo. Tudo que ele tiver nos contado será posto à prova.

Esta imagem ilustra bem o processo, não bem o das TJ's, mas é interessante:
Imagem

Imagem

Veja que absurdo essea coluna de um jornal dos EUA:

Imagem
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Avatar do usuário
Dionisio
Forista
Forista
Mensagens: 594
Registrado em: 01 Nov 2008 14:20
Localização: são paulo

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Dionisio »

bem eu sou a deusa Atena. Prova que exsite deuses.
Brincadeira a parte fiquei um tempo no ateismo devido a grande decepçao que tive sendo tj mas agora to voltando a acreditar em Deus. Não no deus biblico masi em um superior a todas essas denominaçoes existententes : crsitianismo , islamismo .. etc
só o fato de estarmos aqui reunidos questionando asssuntos espirituais que nada somam em ajudar nossas necessidades basicas animais de comer e vestir prova que ha um segredo maravilhoso por tras de nossa existencia.
QUE MEU CORPO SEJA CREMADO E QUE MINHAS CINZAS ALIMENTEM A ERVA, E QUE A ERVA ALIMENTE OUTRO HOMEM COMO EU, PORQUE EU CONTINUAREI NESTE HOMEM"

((CANTO PARA MINHA MORTE - Raul Seixas))
Avatar do usuário
RX
Forista
Forista
Mensagens: 1193
Registrado em: 01 Nov 2008 13:19

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por RX »

A religião das TJs remove todo o pensamento mágico de seus adeptos. O máximo de sobrenatural que existe nessa religião é Deus ouvindo as orações, e profecias se "cumprindo". Depois de descobrimos a verdade, é grande a possibilidade de não haver nenhum resquício de pensamento sobrenatural em nós. Daí, o caminho é o ateísmo ou o agnosticismo.
No fórum do ClickGrátis, um forista recentemente até postou um novo tópico questionando quais superstições voltaram à vida dos foristas, depois que eles deixaram de crer nas Torre, que diz que não há fantasmas, espíritos, astrologia e coisa do tipo. Minha resposta foi de que eu já não acreditava nisso ainda TJ, não porque a Torre diz, mas porque a Ciência diz. Então, ao sair, deu na mesma.
Avatar do usuário
Inu-Yasha
Forista
Forista
Mensagens: 1433
Registrado em: 01 Nov 2008 16:21
Localização: Taboão da Serra - SP

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Inu-Yasha »

Não acredito mais no Deus bíblico, acredito em algo que trancende a tudo isso, para o qual eu não tenho uma explicação, nem tenho provas materiais e concretas, nem me sinto obrigado a isso. Simplesmente sinto, não é algo que me sinto na obrigação de narrar, explanar ou justificar. Quanto ao ateísmo, os colegas de fórum já tocaram nas razões principais para tal. Como dizem "ir dos oitenta aos oito"...quando o castelo de cartas cai, não sobra nada, apenas o "caos" (kooboo, vc está por aí? Rs..,) a desconstrução acaba sendo mesmo a negação de tudo, o que resulta no ateísmo, que, valendo-se apenas e tão somente da lógica e da evidência circunstancial, é o caminho mais racional a ser seguido.
Imagem "Paz e amor entre os povos"
Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Edmilson »

Tenho uma teoria. O que percebo é que existem 2 grandes motivos para alguem deixar de ser Tj. Um em que a pessoa comete um pecado e é dessassociado e depois acaba não voltando; outros que saem por discordar de vários pontos doutrinários menores ou descobrirem as falhas da STV como a questão do sangue, 144000, comemorações, datas (como 607, 1914, 1918, 1925,1975), serviço militar, caso da ONU, acobertamento de pedofilia, novas luzes, etc.

Como as TJs batem muito forte no aspecto de serem a única religião verdadeira e de todas as outras serem parte de babilonia a grande e ensinam a "refutar" ensinos de outras religiões; quando a pessoa sai da STV na maioria das vezes ela ainda tem um pensamento de TJ, continua tendo uma mente TJ, e é dificil quebrar o pensamento TJ. Então quando vc se decepciona com "a única religião verdadeira", não restam muitas opçoes alem do ateismo, ceticismo e agnosticismo.

Vejam - Pra alguem deixar de ser TJ e se tornar catolico ou evangelico tem que vencer todas as "barreiras" teologicas relacionadas com trindade, céu, inferno, imortalidade da alma, cruz, etc. Para ser espirita outras tantas barreiras e por ai vai. Neste ponto de vista, o caminho do ceticismo/ateismo é mais "natural".

Abs
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4502
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Abenildo »

Tem um agravante nesta história. Como na maioria das vezes, os que saem, desassociados e dissociados, são vítimas de injustiças mil, humilhação, difamação e coisas tais, provocando uma revolta violenta, conforme o Pascoal falou.
Entretanto, o dano foi causado pelos velhinhos do Brooklin, não foi a figura divina que fez promessas, os senhores da mentira são homens sem escrúpulos.
Na minha opinião, de agnóstico ou coisa semelhante, Deus, não tem porcaria nenhuma com essas sacanagens! Ele, sei lá de onde, deve até rir destes absurdos religiosos, enquanto nós humanos nos ferramos para sobreviver e evoluir, Deus simplesmente observa, inerte, aprende mais conosco do que nós com Ele.
Acho senhores, que devemos perdoar Deus e sua inércia. Perdoaremos o Divino por deixar que usem o seu Nome para roubar e enganar. Perdoaremos Deus por esses caminhos tortuosos a que Ele nos deu. E mostrar para o Santo, que nós, suas crias, nos viramos muito bem obrigado. À margem de Seu poder, de Sua influência, evoluímos, como indivíduos e como sociedade.
Quanto ao pós morte... saberemos com certeza o que virá, ou simplesmente, deixaremos de saber qualquer coisa.
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar do usuário
carminha
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 03 Nov 2008 08:37
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por carminha »

Bom, vou falar da minha experiência. A gente recebe tudo pronto, mente programada.Aí descobre que era tudo uma farsa, que na verdade estávamos "hipnotizados".Quando a gente acorda, começa a questionar a bíblia,aí descobre que não é um livro divino,que responde todas as nossas perguntas.E as injustiças no mundo,a desigualdade, o sofrimento...Aí cadê Deus?
Eu não me considero atéia(?).Estou buscando minha espiritualidade.Não sei também se espiritualidade tem haver com deus.Acho que preciso reaprender o significado das palavras.Talvez espiritualidade tenha haver com amor ao próximo,respeitar diferenças,se abrir para o novo.
Eu vi no dicionário,o sgnificado da palavra agnóstico.
Acho que eu ESTOU agnótica.
"Temos o direito de ser iguais, sempre que a diferença nos inferioriza, temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza." (Boaventura de Souza Santos)


http://twitter.com/#!/CarminhaGNR
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Gustavo »

Já foi até dito isto, mas vou dizer com outras palavras, hehehehe...
O que acontece é que a Torre se aproveita do lado materialista das pessoas para convertê-las. Antes, cada um com sua religião tinha uma espíritualidade, acreditava que Deus transcendia esta realidade, que havia uma ligação direta entre Deus e seus membros. Muita gente não consegue lidar com tudo isto, muita gente precisa de algo mais palpável, por isto vemos as novas igrejas neo-pentecostais tentando materializar Deus em seus cultos. E por isto, a Torre se coloca como representante real, material, de Deus.
Como o materialismo é o que atrai adeptos, o materialismo é o que os mantém, agindo como um catalizador. E no final, o que tira mais adeptos da Torre também é o materialismo. Portanto, o mais provável é estas pessoas se tornarem agnósticas ou ateus.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Edmar
Forista
Forista
Mensagens: 652
Registrado em: 01 Nov 2008 13:56
Localização: Interior SP

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Edmar »

Gustavo escreveu:Já foi até dito isto, mas vou dizer com outras palavras, hehehehe...
O que acontece é que a Torre se aproveita do lado materialista das pessoas para convertê-las. Antes, cada um com sua religião tinha uma espíritualidade, acreditava que Deus transcendia esta realidade, que havia uma ligação direta entre Deus e seus membros. Muita gente não consegue lidar com tudo isto, muita gente precisa de algo mais palpável, por isto vemos as novas igrejas neo-pentecostais tentando materializar Deus em seus cultos. E por isto, a Torre se coloca como representante real, material, de Deus.
Como o materialismo é o que atrai adeptos, o materialismo é o que os mantém, agindo como um catalizador. E no final, o que tira mais adeptos da Torre também é o materialismo. Portanto, o mais provável é estas pessoas se tornarem agnósticas ou ateus.
Eu concordo mas sob outro ponto de vista: a vasta maioria das pessoas que se torna TJ (não os que nascem) é por algum interesse "material": a promessa (duplamente) falsa de rever entes queridos falecidos, a promessa de ir pra um paraíso terrestre e etc... Pouquíssimos (se é que há alguém) estão ou entram lá por amor a Deus.
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Mentalista, Rapha e 71 visitantes