Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Quasextj »

EuDigital escreveu:Acredito que existam tantas maneiras de não se crer em Deus, como existem as de acreditar.
Vou mais além, porque com tantas maneira de não se acreditar em Deus é muito mais difícil acreditar porque não existem provas de sua existência. Quanto a se acreditar é puramente uma questão de fé, como já foi colocado aqui por diversas vêzes. Quem teria a obrigação, se fosse o caso, de provar que Deus existe é quem acredita Nele. Quem não acredita não precisa provar nada. Acho que os ateus tem essa convicção por pura lógica.

Abraços!
Seja feliz, pense em coisas boas!
Avatar do usuário
dr.horrormentes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 551
Registrado em: 14 Jun 2009 13:15

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por dr.horrormentes »

Tópico no mínimo interessante.
Verdades sustentadas por motivos irracionais podem ser mais nocivas do que erros bem pensados.
Thomas Huxley
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4503
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Abenildo »

Sim, tópico muito interessante.
Se há formas de se provar o Divino por meio da Ciência, essas não conhecemos. Mas fé é uma experiência pessoal, desculpem o sofisma, baseadas em experiências próprias.
Por isso o debate é saudável!
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Acho que o que pode ser levado em conta e seria bem mais perigoso era se uma ex tj virasse um ateu assassino ou um crente pedófilo ou budista caloteiro ou espírita traficante.

Aí sim a coisa era diferente!
Avatar do usuário
karolliny
Forista
Forista
Mensagens: 95
Registrado em: 05 Set 2009 11:04

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por karolliny »

Eu acho que depois que saimos da Torre, ficamos tao frustrados com Deus. Pq passamos a acreditar que Deus eh um ser maliguino, capaz de matar seus filhos para transformar a terra em paraiso. As TJ mostram que Deus eh vingador, violento, e nos fazem teme-lo e nao ama-lo. Por isso o ateismo em quem sai da organização. Eh mais facil e menos doloroso acreditar que Deus nao existe, do que aceitar que ele eh tao louco. Duvidei da existencia de Deus por um tempo depois que sai, mas hoje acredito em sua bondade e misericordia e abomino tudo o que aprendi qdo TJ.
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Nanda Lima »

Sou agnóstica em relação à existência de um ou mais deuses. No entanto, quanto à existência do deus cristão, sou atéia, porque não acredito mais nesse deus.
Posso dizer que os fatores que me levaram ao 'ateísmo' (com relação ao deus cristão) foram:

1 - Desilusão com as organizações religiosas em geral;
2 - Perplexidade diante dos relatos absurdos da Bíblia, após análise;
3 - Hipocrisia de muitos cristãos, incluindo seus líderes;
4 - Falta de lógica nos dogmas fundamentais do cristianismo;
5 - Falta de respostas satisfatórias para a questão do sofrimento humano;
6 - Leitura de argumentos e livros céticos que fazem todo o sentido, despertar para as maravilhas da verdadeira Ciência e senso crítico mais apurado pelo contato com ateus e agnósticos e seus artigos.
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Avatar do usuário
Ana Paula
Forista
Forista
Mensagens: 700
Registrado em: 27 Abr 2009 16:54
Localização: São Paulo

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Ana Paula »

Meu marido passou por isso.
Ficou descrente, virou bruxo, participou de várias seitas, enfim.. acho até natural. Isso não acontece só na vida espiritual.
Na vida sentimental também. Quando agente se decepciona muito com alguém é natural que fiquemos com o coração fechado, meio desconfiados de tudo e de todos. Inclusive tem gente que infelizmente não se dá o direito de amar nunca mais....

"Os grandes desapontamentos criam grandes críticos. Alguns profissionalizam-se, outros não"
Elanklever
Avatar do usuário
Rodrigo Garcia
Forista
Forista
Mensagens: 177
Registrado em: 01 Set 2009 17:14
Localização: Minas
Contato:

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Rodrigo Garcia »

Como já foi dito no tópico, a Torre suga todas as crenças que a pessoa tinha antes de entrar nela e ao descobrir que na verdade setava sendo enganada muitos olham ao redor e já não tem mais aonde se "agarrar".

A decepção é tanta que fica praticamente impossível pertencer a outra denominação religiosa (pelo que percebi são poucos os casos onde isso acontece).

Então se você não desenvolve uma espiritualidade bem particular acaba indo para o ateísmo.
"O homem está condenado a ser livre"(Gibran)
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Rogério »

Na minha visão:

1 - As Tjs sempre apontam erros e mais erros sobre outras religiões e doutrinas e desde os primórdios são ensinadas a odiar outras religiões simplesmente porque são diferentes.

2 - Considerando que aprendemos a supor que a única doutrina é verdadeira é a TJ, automáticamente quando saímos perdemos supostamente a única verdade que conhecíamos

3 - Se não há mais verdades a serem seguidas as chance de uma TJ não aderir a uma outra religão é grande afinal aprendeu com as TJs que todas são más, e agora também tem a noção de que as TJs também são.

Aí parte-se para 3 possibilidades de acordo com a inclinação pessoal:

1 - Visão materialista: Religiões são coisas do mau

2 - Religiões? Não me incomodando esta de bom tamanho

3 - Gostei desta outra religião aqui vou seguir por este caminho.

Alguns as vezes misturam elementos de 1 com 2 ou 3 com 1 e por aí vai!

Flws
(^_^)
Avatar do usuário
Helena
Forista
Forista
Mensagens: 520
Registrado em: 24 Set 2009 00:41

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Helena »

Logo que saí fiquei confusa e muito feliz, pois não aguentava mais a opressão de tantas regras, MAS lembro que uma das primeiras reconstruções que consegui fazer foi justamente a de separar Deus da organização humana.

Hoje me considero cristã, pois meus valores são cristãos e "Amar a Deus e Amar ao próximo como a si mesmo" me parecem princípios extremamente importantes, simples e sábios. Mas não estou vinculada a nenhuma religião no momento.

O espiritismo me atrai um pouco, pois eles valorizam mais o comportamento e o entendimento do que regras impostas. Todavia, não sei se me adaptaria ao grupo deles. Sinto falta de poder me reunir com pessoas que tivessem uma espiritualidade mais livre e que buscassem realizações como frutos bons. Nesse quesito, acho que os espíritas kardecistas também me atraem. A questão de ressurreição x reencarnação não me parece relevante, pois não me importa muito de que forma Deus usa seu poder de dar a vida. O que me interessa é viver da melhor forma possível não enterrando os talentos, mas multiplicando os dons que Deus me deu, usando para fazer o bem e evoluir espiritualmente. Depois, se Deus vai me ressuscitar ou não, é com Ele.

Aliás, esse ponto ressurreição x reencarnação é visto na Bíblia de diferentes formas. Os mesmos fatos bíblicos interpretados de forma diferente. Uns dão o nome de ressurreição e outros de reencarnação ou mesmo de imortalidade. A questão de consultar espíritos é muito ambígua, pois Cristo é espírito e há o corpo espiritual. Meu lema hoje é julgar pelos frutos e não pelas palavras. A árvore boa produz bons frutos.
~ºo0º~ºo0º~ºo0º~ºo0º~ºo0º~ºo0º~ºo0º~
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 369 visitantes