Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por André Felix »

Acho que a pergunta poderia ser - por que as ex-testemunhas de Jeová que se tornam ateus se sentem à vontade aqui no fórum?
O que acontece com uma ex-testemunha de Jeová que se torna evangélica convencional que ousa expressar suas convicções por aqui? É cercada por questionamentos as vezes até rudes. A mente de cristão comum não é muito diferente da mente de uma testemunha de Jeová. Eles também são manipulados, acreditam em coisas sem muita convicção e não são incentivados a desenvolverem uma mentalidade crítica. Pessoas como o Edmilson, por exemplo, que possui conhecimento bíblico acima da média, até ficam por aqui, mas pessoas comuns não. A enteada do meu irmão é uma dessas. Pediu dissociação e depois de algum tempo entrou para a igreja batista. Quando testemunha de Jeová ela era vazia, agora alcançou o estágio de oca. Pra ela ser evangélica é encher o Orkut de figurinhas de sminlingüido e de citações dos Salmos e outros versinhos bíblicos soltos. Aliás, aquela coisa de "O Senhor é isso", o Senhor é aquilo outro", é um "pé no saco". Os crentes tiram as imagens dos santos católicos da parede para colocar quadros com a Bíblia, uma pomba e essas frases vazias dos salmos. Eu tenho uma prima no Ceará, na cidade do Assaré, que tirou o quadro do "coração de Jesus" da parede (um que acendia até umas luzes atrás) por uma da Bíblia aberta com uma pomba com a asas igualmente abertas em cima, também com luzes atrás. Na última vez que eu dormi na casa dela armaram minha rede bem embaixo. Provocação! Só de raiva quando eu deitava ee pedia para alguém apagar o "santo". :10
Tá vendo por que a enteada do meu irmão não gosta do fórum!

Smilingüido versão "traveco"
Imagem
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
chamusca
Forista
Forista
Mensagens: 600
Registrado em: 16 Nov 2008 13:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por chamusca »

Porque descobrem que não há "uma verdade" e isso é demais para a maioria... nem todos conseguem refazer suas crenças com o que sobra!!!
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por kooboo »

Mas vejo que eles se sentem a vontade aqui...
O Diego Rutherford e o Cabral, por exemplo, tem uma postura cristã independente e trafegam super bem por aqui.
Outros foram para o espiritismo, budismo, candomble...
Mas confesso e admito, a postura principal aqui, é ateia e agnostica e temos um problema sério em criticar evangelicos organizados, talvez, por trauma...
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Despertei
Forista
Forista
Mensagens: 148
Registrado em: 01 Nov 2008 21:27

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Despertei »

No meu caso, perdí a confiança em homens carnais, aliás, há versões do Corpo Governante em todas as religiões, não sei se vou procurar uma nova religião,
mas uma coisa pra mim é certa:
Acredito na existencia de Deus, respeito aqui quem não mais acredita, mas acho que sem esta crença a nossa vida se torna mais difícil de ser vivida.

Atualmente entro em algumas igrejas e templos para assistir a casamentos, coisa que não tinha coragem qdo ia no SR, pois eram consideradas como babilonia a grande, vejo que são pessoas mais alegres que as Testemunha de Jeová, mas nenhuma em especial me atrai!!!
A VERDADE É ETERNA E IMUTÁVEL.
Avatar do usuário
Elias
Forista
Forista
Mensagens: 217
Registrado em: 07 Nov 2008 21:40
Localização: Curitiba

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Elias »

Também com essas idéia das testemunhas de quem doa sangue para salvar uma vida ou recebe a transfusão está pecando contra Deus e se comemora o natal e festas de aniversário vc faz coisas pagãs tem que desprezar seus entes queridos que foram desassociados, que deus é esse que as tj professam, ainda bem que quando eu era estudante tinha um conceito de Deus diferente dos das testemunhas e alias eu nunca gostei desse nome jeová não me sinto a vontade com esse nome.
Imagem Mario toma chá de cogumelos.
livre_e_feliz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 148
Registrado em: 01 Jul 2009 15:12

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por livre_e_feliz »

A questão é muito interessante. Penso que é uma questão de acção reacção: quando estamos lá dentro, o que nos subjuga, as crenças e o controlo do comportamento e da mente, são tão fortes, que para nos conseguirmos libertar temos necessidade de fazê-lo de forma radical e intensa. No meu caso não me tornei ateia, porém estive perto e só não me tornei porque isso exige de mim uma certeza que eu não tenho - a inexistência de Deus.

Creio que sou uma pessoa agnóstica. Gosto da ideia de que pessoas busquem superar-se através de crenças em algo superlativamente bom, mas isso não é para mim. Escolhi uma via científica de pensamento e raciocínio e por isso prefiro contar com aquilo que está ao meu alcance, mental e sensorial. Não é muito, mas contento-me em ser apenas humana.

Quando tenho necessidades espirituais, de transcendência, procuro satisfazê-las na arte, na filosofia, em nada que me peça fé cega e me prive da minha liberdade.
Maria (L&F)
---
“Se realmente existir Deus, é um ser que deixa muito a desejar”. Woody Allen
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por André Felix »

livre_e_feliz escreveu:A questão é muito interessante. Penso que é uma questão de acção reacção: quando estamos lá dentro, o que nos subjuga, as crenças e o controlo do comportamento e da mente, são tão fortes, que para nos conseguirmos libertar temos necessidade de fazê-lo de forma radical e intensa.
Interessante.
O processo que envolve deixar convictamente de ser testemunha de Jeová acaba ocasionando certos dicernimentos que podemos até considerar como "efeitos colaterais". Se formalmente as religiões parecem diferentes, em essência apresentam muitas semelhanças, em especial no controle mental, da dominação emocional nociva, alienante.
livre_e_feliz escreveu:Quando tenho necessidades espirituais, de transcendência, procuro satisfazê-las na arte, na filosofia, em nada que me peça fé cega e me prive da minha liberdade.
E eu penso que espiritualidade envolve exatamente isso mesmo, transcender o modo habitual e corriqueiro de perceber a realidade, ampliar a consciência. E nada melhor para se alcançar isso do que por meio da arte, da poesia ou do exercício da reflexão filosófica. Entre as testemunhas de Jeová a "espiritualidade" normalmente envolve aprender, entender e aceitar, acreditando no que é ensinado. É um modelo mecânico de religiosidade, diria que até falso. A palavra "conciência" quase sempre é empregada no sentido de "sensor moral" ou "uma percepção ou senso íntimo do que é certo e do que é errado, que desculpa ou acusa a pessoa.**" Dificilmente se fala em conciência no sentido de percepção da realidade, que é o sentido mais psicológico da palavra.

**Estudo Perspicaz das Escrituras
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Dinoha Arantes
Forista
Forista
Mensagens: 197
Registrado em: 05 Dez 2008 00:08

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Dinoha Arantes »

Eu acho que a gente estuda tanto a bíblia que chega a conclusão que ela não pode ser de Deus... a gente vê muita coisa errada, muita interpretação ruim e muita incoerência.... Por estudar tanto e ver que é errado, só sobra ser Ateu ou Agnostico.... Pelo menos é o que aconteceu comigo.....
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por jBrother »

Particularmente não saberia como responder esta pergunta. Acho que aqueles que se tornaram ateu estão em melhores condições de explicarem o porque em seu caso.

Porém o que posso dizer sobre a questão TJ é que eu tinha fé em Deus antes de me tornar TJ, isto é uma herança familiar. O meu contato com as TJs me apresentou um universo novo neste campo religioso, sobretudo religioso-cristão. Entretanto um elemento novo que entrou nesta minha relação de fé com Deus, além do fator conhecimento, foi o elemento "Organização". Por um tempo acreditei que deveria haver um intermediário ( atravavessador ) entre nós e Deus ( embora o mediador seja de fato Cristo isto me foi apresentado de uma forma diferente que me confundiu por um tempo ). Entretanto, para mim hoje ficou muito claro o papel das religiões cristãs na vida dos cristãos, e com certeza não é o de substituir o Mediador e agente principal aperfeiçoador de nossa fé, isto é, Cristo Jesus.

Embora eu não creia e nem sirva a uma "Organização", minha fé em Deus permanece e está renovada !
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
Avatar do usuário
Ane Souza
Forista
Forista
Mensagens: 372
Registrado em: 03 Mar 2009 14:54
Localização: Santa Catarina

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Ane Souza »

Primeiro: adorei as pics do Edmar, na primeira página! A parte do R ussel comic é otima e verídica! E o comentário da mulher sobre ateismo no jornal, ou seja lá o que for é absurda! Gente ignorante é foda!

Segundo: eu não me considero atéia, mas acho que logo chego lá... eu escolhi estudar teologia pq tinha muitas perguntas mal respondidas, muitas incertezas e dúvidas. Mas, ao invés de encontrar respostas, só encontrei mais perguntas, inconsistências, erros, dogmas ridículos e estórias mal contadas... Quanto mais pesquiso sobre a bíblia, os relatos religiosos, as morais cristãs, as teses religiosas, os conceitos de certo e errado, a história em geral, entre mil outras coisas, mais acredito que não existe nada além do aqui e agora, sendo que muitas vezes duvido até disso, como se houvesse uma grande "matrix"...
Duas frases tem acompanhado muito a minha vida desde então, uma de Douglas Adams - "Não basta admirar a beleza de um jardim sem precisar acreditar que existem fadas por trás dele?", e outra de uma música do Evanescence - "I belive in life, there is nothing inside..."
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 383 visitantes