Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Discípulo de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 280
Registrado em: 04 Nov 2008 21:58
Localização: Manaus/AM

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Discípulo de Cristo »

Certamente, é claro e lógico que não existe uma única resposta para a pergunta deste tópico, pois existem variados motivos pra um Ex-TJ se tornar ateu ou agnóstico.
De certo modo concordo com o Gustavo, pois existe uma espécie de permuta pscicológica na adoração do TJ, o qual confunde mentalmente Jeová com a Orgnização. A mesma associação religiosa que é comprovadamente liderada por homens imperfeitos é taxada pelos mesmos homens imperfeitos como uma Organização perfeita. Então, o caminho lógico para algumas Ex-TJ, quando descobrem que a Organização Perfeita é uma grande ilusão, é crer também que Deus também é uma grande ilusão. Enfim, o Deus distante que precisava de uma classe sacerdortal na terra para interceder perante a TJ, torna-se um Deus inacessível e irreal.

Mas, como afirmei, cada caso é um caso - pra cada ex-tj atéia haverá uma teoria específica que explique o motivo de sua conversão. É isso mesmo que vocês leram, conversão sem aspas e no sentido religioso, pois é preciso também muita fé para um teísta convicto deixar de crer em Deus. E, assim como sempre vão existir teístas que se tornam ateus, o contrário também não vai deixar de acontecer.


Gustavo escreveu:Já foi até dito isto, mas vou dizer com outras palavras, hehehehe...
O que acontece é que a Torre se aproveita do lado materialista das pessoas para convertê-las. Antes, cada um com sua religião tinha uma espíritualidade, acreditava que Deus transcendia esta realidade, que havia uma ligação direta entre Deus e seus membros. Muita gente não consegue lidar com tudo isto, muita gente precisa de algo mais palpável, por isto vemos as novas igrejas neo-pentecostais tentando materializar Deus em seus cultos. E por isto, a Torre se coloca como representante real, material, de Deus.
Como o materialismo é o que atrai adeptos, o materialismo é o que os mantém, agindo como um catalizador. E no final, o que tira mais adeptos da Torre também é o materialismo. Portanto, o mais provável é estas pessoas se tornarem agnósticas ou ateus.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Olá "discípulo de Cristo" fique a vontade para abrir um tópico e se apresentar para as boas vindas no Fórum! ;)
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Gustavo »

kernel32 escreveu:Eu concordo mas sob outro ponto de vista: a vasta maioria das pessoas que se torna TJ (não os que nascem) é por algum interesse "material": a promessa (duplamente) falsa de rever entes queridos falecidos, a promessa de ir pra um paraíso terrestre e etc... Pouquíssimos (se é que há alguém) estão ou entram lá por amor a Deus.
Mas é esta exatamente a faceta materialista da pregação jeovista... :roll:
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Avatar do usuário
despertador666
Forista
Forista
Mensagens: 86
Registrado em: 03 Nov 2008 20:46

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por despertador666 »

Muitos se tornam ateus por não conseguir separar Deus, o criador, da organização. Se a organização é uma farsa, Deus também é. Por que os erros da cristandade apontados pela torre, nos fazia ver a Jeová como um Deus superior ao das outras religiões da cristandade, que adoram um Deus trino. Depois que vemos os erros dentro da organização, fica dificil desvincular Jeová da religião. Mas partindo pro ponto de que, os erros das religiões são baseados em um livro "sagrado', repleto de erros, não poderia acontecer outra coisa. Caso contrário, a reforma protestante teria eliminado os erros doutrinários na época. Só que reformas religiosas não servem pra nada, no que diz respeito a validar a personalidade de Deus, pois Deus foi criado a imagem do homem, e não o homem a imagem de Deus. Deus está alem da nossa compreensão. O que o homem diz que Deus diz, não correponde ao que Deus diz, se é que ele quer dizer alguma coisa.Ele se mantem calado diante de tanto sofrimento no decorrer da história da humanidade!! Não duvido da existencia de Deus, mas também não o sei dizer se eu acredito que ele existe. Se ele existe, somos apenas peças de um jogo que promove um espetáculo pra ele se divertir, seja com base no nosso sofrimento, ou nas coisas boas que acontecem.Dizer que ele não vai se meter onde não foi chamado seria irônico, pois ele é o ser mais chamado de toda a história da humanidade. Ele é que quer se manter apartado mesmo.
Enquanto você estava perdido em sonhos, eu estava perdido em você!!!
Enya- Stars and midnight blue
Avatar do usuário
Anita
Forista
Forista
Mensagens: 406
Registrado em: 01 Nov 2008 18:28

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Anita »

Eu particularmente estou cada dia mais atéia, pois se deus realmente existe pq deixou que tantas religiões hajam com atrocidades, todas mentem (me desculpem alguns), ludibriam, engana seus adeptos e mandam eles fazerem coisas absurdas em nome da fé. Ou eu me torno atéia ou vou acreditar em forças sobrenaturais já que sempre nos deparamos com situações sem explicações científicas, pelo menos por enquanto.bjs
A vida é a arte do saber, quem quiser saber tem de viver.
Avatar do usuário
leandro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 933
Registrado em: 01 Nov 2008 08:01
Localização: Na Terra lololol

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por leandro »

Acho que as TJ's que saem da torre não se tornam ateus necessariamente.
O mais normal será, colocar as religiões ditas cristãs de lado, sem no entanto deixar de
acreditar em Deus.Porém, acontece que muitos se tornam ateus e nem sabem explicar, como...É,
algo que vai acontecendo...mediante o tempo....!

Por outro lado Muitos tem buscado o seu lado espiritual, em culturas mais distantes, por exemplo do Oriente.

Alguns são agnósticos, porém dizem que são ateus.

Sejam o que for, são seres humanos como outro qualquer. Ser ateu não é passar a ser extraterrestre ou animal.
É um ser humano que passa a acreditar mais no seu Potencial...

Apostolakis o Portuga ;)
A felicidade é o Supremo Bem e o propósito da vida, o completo desígnio e finalidade da existência humana.

**Aristóteles**
Avatar do usuário
RX
Forista
Forista
Mensagens: 1193
Registrado em: 01 Nov 2008 13:19

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por RX »

Pois eu já tenho outra estratégia: não falo nada sobre minha vida pessoal com ninguém. Só assim para evitar ser incomodado. Assim, quando alguém me pergunta qual é a minha religião, eu respondo: "Peço que me desculpe, mas eu não falo sobre a minha vida pessoal, e por isso não vou responder a essa pergunta."
Só assim, para não encherem. Descobri que o silêncio vale ouro, e que na minha vida pessoal muitos problemas são evitados por não dar informações desnecessárias. Como a Torre mesmo sugere, mas com intenções diferentes. E com isso, deixei de me aborrecer com muita bobagem que me falavam.
Avatar do usuário
Inu-Yasha
Forista
Forista
Mensagens: 1433
Registrado em: 01 Nov 2008 16:21
Localização: Taboão da Serra - SP

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Inu-Yasha »

Eu já tenho outra resposta...nenhuma e todas...rs...Todas? Sim...todos estão certos, até os ateus...rs. Também prefiro ser amigo do que entrar em conflitos....e fico feliz em estar satisfeito com aquilo que eu mesmo sinto, não sou daqueles que gosta de ter a última palavra, muito menos vencedor de debates...basta eu estar satisfeito com o que creio e o que sinto...
Imagem "Paz e amor entre os povos"
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por kooboo »

RX escreveu:A religião das TJs remove todo o pensamento mágico de seus adeptos. O máximo de sobrenatural que existe nessa religião é Deus ouvindo as orações, e profecias se "cumprindo". Depois de descobrimos a verdade, é grande a possibilidade de não haver nenhum resquício de pensamento sobrenatural em nós. Daí, o caminho é o ateísmo ou o agnosticismo.
Existe um misticismo sim nas TJ's... os 144mil ungidos..
Ha uma aura mistica em torno disso, embora eles so vejam isso de forma tangencial e tentem negar o sobrenatural espirito que ha neles..
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por kooboo »

Minha resposta para esta pergunta -
Como TJ's aprendemos a questionar e pesquisar constantemente, logico que la dentro as pesquisas são sempre feitas em publicações e literaturas, mas existem. Há uma metodologia e um doutrinamento focado em pesquisa.
Quando nossos questionamentos não acham respostas internamente, e vamos buscar a resposta fora, pesquisamos com a mesma sede - seja na biblia, na internet ou outras fontes seculares de pesquisa.
Se não nos dermos por contentes na respostas, vamos nos aprofundar cada vez mais.
Mais aprofundamento e cada vez mais, respostas insatisfatorias... e cada vez mais os ensinos da torre caindo por terra.
E em muitos casos o proprio doutrinamento cai por terra.
Alguns vão em busca do budismo ou de outra religioes fora do ambito judaico cristão. O budismo em si não trata de deus como uma entidade tão pessoal quanto o cristianismo.
O esoterismo e o espiritismo também mostram deus de uma maneira impessoal, distante... somos mais incentivados a agir por ações, por meritos pessoais e nao por uma busca insana de recompensas.
Como TJ's ja haviamos feito muito por Deus e recompensas, passamos a focar mais em racionalidade. Começamos a analisar, tal como numa necropsia, nossos atos passados, nossas antigas motivações e notamos que fomos puramente emotivos - medo de desagradar a deus, amigos e familia..
Como ex-tj já perdemos isso, sobrou apenas o racional. Aprendemos a pensar, a descobrir por conta propria.
Tudo isso ainda não é o ateismo, mas é o caminho.
Esse caminho pode levar a muitos lugares - cristianismo independente, esoterismo, espiritismo, budismo e ateismo.
Podemos dar voltas entre uma coisa e outra.
Independente de onde aterrisarmos, teremos consciencia de que podemos sempre mudar de opinião, e isso é muito positivo, deixamos de ser escravos de homens, organizaçoes e quem sabe, ate mesmo de deus.
[]'s
kooboo

Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Moonwalker e 353 visitantes