Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Mentalista »

Crise_de_Consciencia escreveu:Achei o tópico ótimo e li todos com muita atenção. Como já devam ter percebido em algumas observações, eu tb me pego a questionar se Deus existe mesmo. Fruto de tudo isso que vcs colocaram: decepção, liberdade para questionar, falta de provas exatas como 2+2=4 e etc.
Mas agradeceria muito mesmo se os foristas pudessem ajudar com seus raciocínios e pesquisas, acerca de um tema que ainda me prende na crença de que a Bíblia dá suas bolas dentro: As profecias!
Como encarar todas as profecias sobre o Messias?
Como encarar a profecia sobre Ciro e Babilônia?
Como encarar a profecia sobre as 70 semanas?
Como encarar a ilustração/profecia sobre o trigo e joio?
Enfim, se há evidência de predição sobre o futuro nestes casos e alguns outros, quem predisse ? Como conciliar estes fatos sem atribuir a um Deus?
Me ajudem, por favor. Todas as observações pró e a favor serão bem vindas.
Já se perguntou onde está essa "evidência"? Tente definir essa evidência com clareza, analisar as fontes primárias... Afinal, onde você viu isso? Como sabe que foi exatamente assim?
Quanto a atribuir esses supostos fatos a Deus, será que existe essa necessidade? Ainda que fossem reais, o que prova que não são uma manobra usada para enganar as pessoas (talvez do próprio "Diabo", tendo em vista a aparente omissão de Deus)? Ou que alguém de alguma forma ainda não explicada conseguia ver o futuro? Afinal, se acreditar em anjos e demônios não é nada demais, poucas coisas o seriam. São muitas as perguntas que vão surgindo ao analisar essas possibilidades.

Tendo a deixar as questões em aberto, tentando descobrir sempre uma explicação melhor. Hoje não me considero ateu, nem cético, nem religioso. Acho que as atuais definições dessas palavras são apenas rótulos para as pessoas, que só atrapalham na interação.

Lendo alguns comentários, percebi a ignorância que alguns ainda têm sobre o ateísmo. Sério, não há essa necessidade de ficar rotulando os que não acreditam mais. Principalmente se você ainda acredita firmemente, não tem como saber as razões daquele que não acredita mais. Quem não acredita também não deveria tratar os que acreditam como inferiores. Com o post que diz que ser ateu é irreversível, não concordo. As pessoas, enquanto existem, podem mudar de opinião muitas vezes, por razões das mais nobres às mais mal vistas. Crer ou não crer não faz de ninguém melhor que outros. Infelizmente essa distinção é o que muitas organizações religiosas pregam - ainda que indiretamente, mas ainda existe a consciência e esta não depende de religião.
Avatar do usuário
Vine Kun
Troll desativado
Mensagens: 407
Registrado em: 26 Mar 2016 22:19

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Vine Kun »

A principal razão é simplesmente esta:
A programação de ensino infligida ao TJ, projeta repedidas vezes a impossibilidade de qualquer outra religião ter "a verdade" ou ser "confiável ". Esta é uma das primeiras grandes crenças adotadas por pessoas que aceitam os dogmas da Torre. Então, anos mais tarde, quando eles são confrontados com a realidade de que os líderes da Torre de Vigia os têm enganado, eles simplesmente jogam a Torre na mesma "pilha" em que todas as outras crenças e religiões já foram relegados ou seja, a lata de lixo.
Então, sentindo-se estranho com respeito a falta de um 'sistema de crença estruturado sobre Deus', o ex-TJ começa a montar todas as razões que pode encontrar para ter um ponto de vista ateu e "Voilà!" Uma novo ateu nasce. Este é literalmente, o "caminho de menor resistência" e ele tende a tirar a dor de não ter nada a acreditar, em caso contrário, teria que começar de novo a procurar uma "Verdade" e ter um enorme risco de ser enganado mais uma vez . Busca mais informação sobre idéias ateístas e afunda mais na incredibilidade.
Outro fator que contribui muito para o ex-TJ se tornar Ateu ou Agnóstico, é por desfocarem a divindade de Cristo. Se intitulam 'Cristãos', mas o mome Jeová não sai da boca deles, o tempo todo mencionando e aplicando em qualquer caso e assunto, para eles Jesus não passa de um voluntário amoroso e que por amor ao pai e a nós, entregou sua vida e reinará por mil anos... apenas isso, não semeiam ou desenvolvem nenhum forte apego ou amor por Jesus, todo mérito e sentimentalismo gira em torno de Jeová, o grande "patrão" da Torre. Quando então deixam a seita, encontram as outras Igrejas Cristã que exaltam a Cristo e acham isso algo 'errado' ou mesmo desinteressante... enfim o que vem a mente é: Nada de decepção novamente com Deus ou supostas verdades, quanto a Jesus é provável ter sido apenas um homem sábio ou nem ao menos existiu. De fato, o ensino da Torre é uma forma maliciosa de quebrar a crença em Deus e o interesse em espiritualidade.

"Para aqueles que acreditam, nenhuma prova é necessária, para os que não creem, nenhuma prova é possível".
- Stuart Chase
"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente"
- Érico Veríssimo

Imagem
Avatar do usuário
Dunha
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 693
Registrado em: 17 Abr 2016 10:02

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Dunha »

Exatamente.

A Sociedade queima todas suas crenças anteriores, daí quando rompe com a "verdade", sobre o nada, um vazio espiritual.

Eu, aos poucos, vou retomando minha fé no cristianismo e voltando às minhas origens católicas.
Avatar do usuário
Vine Kun
Troll desativado
Mensagens: 407
Registrado em: 26 Mar 2016 22:19

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Vine Kun »

Dunha escreveu:Exatamente.

A Sociedade queima todas suas crenças anteriores, daí quando rompe com a "verdade", sobre o nada, um vazio espiritual.

Eu, aos poucos, vou retomando minha fé no cristianismo e voltando às minhas origens católicas.
Assim que descartei a Torre, estava me encaminhando para o Ateísmo, até participava de algumas discussões. Mas me surpreendi com algumas questões místicas , vi e presenciei algumas coisas que não me permitiram ser 100% Ateu, por isso fui para o lado do Agnosticismo.

* Uma correção: eu quis dizer "incredulidade" e não "incredibilidade" no comentário anterior, só percebi depois e não deu pra corrigir.. rsrs burro
"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente"
- Érico Veríssimo

Imagem
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Vine Kun cita:
A principal razão é simplesmente esta:
A programação de ensino infligida ao TJ, projeta repedidas vezes a impossibilidade de qualquer outra religião ter "a verdade" ou ser "confiável ".
Só que eles vão além disso. Se perceberem os ensinos das TJs tendem e tentam ser o mais racional possível. Não existe no culto das Testemunhas de Jeová algo místico ou que façam as pessoas de alguma forma sentir a presença de Deus.
Os cânticos são cadenciados e não levam a nenhuma emoção.
Os discursos não tem tons enfáticos que façam com que a plateia participe ou sintam alguma emoção forte.
Não existe espontaneidade nem nos oradores e nem na assistência que é conduzida por uma programação estática.
As orações acabam se transformando em pequenos discursos com palavras calculadas, mas sem nenhuma contribuição espiritual ou de aumento da fé.
Não existe espaço para esperança em milagres.
Ou seja, as Testemunhas de Jeová acabam matando a espiritualidade e a fé das pessoas dentro do próprio culto. As pessoas se tornam mecânicas e frias. Tudo é calculado.

Ou seja, isso já é uma pequena semente do "ateísmo" plantada pela Torre de Vigia.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Galileu »

Para mim há muitas evidencias da existência de um Criador e as criações revelam muito a seu respeito.

Para mim a mania que a Torre tem de querer ter explicações para tudo só para exibir uma suposta sabedoria pode sim levar algum adepto decepcionado a se tornar um ateu.

Ex: A explicação de o porque um Deus amoroso permite o sofrimento é simplesmente ofensiva ao Criador e leva a pessoa que tem raciocínio lógico a duvidar da existência de Deus.

Não tenho resposta para isso, mas não descarto a existência Dele por não saber as razões

Procuro respostas e acho que a humanidade um dia encontrará, acho que devemos abandonar rótulos, estes nos impedem de avançar.

Conhecimento e Fé são dinâmicos não estáticos e acho que podem " andar juntos"

Há muitos que deixam a torre mas não deixam de crer em Deus. Este é o meu caso.

Pascoal muito bom o topico !!

Apreciei a ponderação e sobriedade dos comentários dos amigos forista!

Um abraço a todos
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por orion »

Talvez seja porque o modus operandi das religiões usam como base o grupo seleto de escolhidos,o medo de um inferno ou castigo divino por não seguirem o que determinada religião diz ser divino,ou até mesmo o nosso temor mais antigo que é o medo da morte,e a religião trás esse consolo de que há algo para nós depois disso.Pelo o que percebi as testemunhas de jeová apenas mostram de forma aflorada e clara, esses e muito mais artifícios usados por diversas religiões mundo afora.
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por olhoSingelo »

despertador666 escreveu:Muitos se tornam ateus por não conseguir separar Deus, o criador, da organização. Se a organização é uma farsa, Deus também é. Por que os erros da cristandade apontados pela torre, nos fazia ver a Jeová como um Deus superior ao das outras religiões da cristandade, que adoram um Deus trino. Depois que vemos os erros dentro da organização, fica dificil desvincular Jeová da religião. Mas partindo pro ponto de que, os erros das religiões são baseados em um livro "sagrado', repleto de erros, não poderia acontecer outra coisa. Caso contrário, a reforma protestante teria eliminado os erros doutrinários na época. Só que reformas religiosas não servem pra nada, no que diz respeito a validar a personalidade de Deus, pois Deus foi criado a imagem do homem, e não o homem a imagem de Deus. Deus está alem da nossa compreensão. O que o homem diz que Deus diz, não correponde ao que Deus diz, se é que ele quer dizer alguma coisa.Ele se mantem calado diante de tanto sofrimento no decorrer da história da humanidade!! Não duvido da existencia de Deus, mas também não o sei dizer se eu acredito que ele existe. Se ele existe, somos apenas peças de um jogo que promove um espetáculo pra ele se divertir, seja com base no nosso sofrimento, ou nas coisas boas que acontecem.Dizer que ele não vai se meter onde não foi chamado seria irônico, pois ele é o ser mais chamado de toda a história da humanidade. Ele é que quer se manter apartado mesmo.


"Dizer que ele não vai se meter onde não foi chamado seria irônico, pois ele é o ser mais chamado de toda a história da humanidade."

"despertador666" - fabuloso comentário...!!!!!!! d:4 d:4

Atitude PRÓ-ATIVA.

Como tj não sabemos "entender" a Bíblia. Aprendemos 30 textos e pronto nossa teologia foi montada.
( A Bíblia é mencionada por que é dela que recebemos os ensinos, ou não ).

Por exemplo: Deus é amor! Tudo o que Deus fez deve ter tido um motivo amoroso para tê-lo feito.

Não matou Caim o primeiro assassino, que matou seu próprio irmão.
Matou milhares de homens, mulheres, jovens, idosos, bebês, animais no Egito.
Matou "milhões" de homens, mulheres, jovens, idosos, bebês, animais no Dilúvio.
Matou milhares de homens, mulheres, jovens, idosos, bebês, animais em Sodoma e Gomorra.
Matou milhares de homens, mulheres, jovens, idosos,(servos de Deus) no monte Sinai quando adoravam o Bezerro de ouro, menos Arão, que fez o bezerro.
Matou "milhões" de homens, mulheres, jovens, idosos, bebês, animais quando tomavam a terra prometida, e se não matassem todos de uma cidade eram castigados por desobediência a Deus.
Matou dezenas de "meninos" porque chamaram um profeta de careca.
"Matou os filhos e filhas de Jó. Matou os animais de Jó.
Matou, etc. etc etc.

O que isso deixa intrínseco - Deus está de olhos bem abertos para punir o mínimo erro, geralmente com a morte e que não faz caso do sofrimento humano! Não há como se esconder Dele, ele ve tudo de errado que fazemos, mesmo que estejamos no escuro e sozinhos...ele vê, ele castiga.

Por exemplo não se deve adulterar. nesse caso pelo menos mais uma pessoa sabe...agora não deves desejar a mulher do teu próximo ninguém sabe, "mas Deus sabe".

No que diz respeito ao pecado Deus tem uma atitude PRÓ-ATIVA.

Não deixa passar em branco nunca. Se algum pecado ainda não foi punido "em breve" terá um dia para passar o pente fino.

Agora quanto ao sofrimento, será se Deus tem a mesma atitude PRÓ-ATIVA ?

Quantas pessoas sofreram, sofrimento elevado ao cubo, nas inquisições (Dá calafrio só de ver no Google os aparelhos usados).Será se essa pessoas não clamaram a Deus?
Pessoas de todas as religiões morrem de câncer...não é uma doença que mata em segundos, muitos sofrem por meses ou anos...sofrimento elevado ao cubo...sem falar no desespero mental de ver um filho um pai, um amigo morrer assim. Quem pedem a Deus todos os dias para não morrerem. E quando morrem dizem - "Graças a Deus que ele deixou de sofrer!" Alem de outras doenças horríveis.

A fome na África...( Existe um vídeo no youtube dos médicos sem fronteiras que mostram duas crianças morrendo de fome, não indico este filme a ninguém pela dor que nos causa).

O massacre em Ruanda. ( Pessoas mortas na Rua a pauladas)

"Criou" uma cadeia alimentar em que animais estraçalham e comem vivos uns aos outros.

...E não deixou nenhuma explicação de porquê "permite tudo isso". A Bíblia não explica e nem diz quando isso vai acabar nos restando aceitar e pronto.

Deus deve ter um motivo amoroso para permitir tudo isso...você já descobriu?

Queria expor minha opinião e o que sinto, mas respeito a todos. Os que concordam e os que discordam.

Olho Singelo.

" A única coisa necessária para o triunfo do mal é que os homens bons não façam nada."
Edmund Burke

"Há um limite onde a paciência deixa de ser uma virtude"
Edmund Burke
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Galileu »

olhoSingelo escreveu:
despertador666 escreveu:Muitos se tornam ateus por não conseguir separar Deus, o criador, da organização. Se a organização é uma farsa, Deus também é. Por que os erros da cristandade apontados pela torre, nos fazia ver a Jeová como um Deus superior ao das outras religiões da cristandade, que adoram um Deus trino. Depois que vemos os erros dentro da organização, fica dificil desvincular Jeová da religião. Mas partindo pro ponto de que, os erros das religiões são baseados em um livro "sagrado', repleto de erros, não poderia acontecer outra coisa. Caso contrário, a reforma protestante teria eliminado os erros doutrinários na época. Só que reformas religiosas não servem pra nada, no que diz respeito a validar a personalidade de Deus, pois Deus foi criado a imagem do homem, e não o homem a imagem de Deus. Deus está alem da nossa compreensão. O que o homem diz que Deus diz, não correponde ao que Deus diz, se é que ele quer dizer alguma coisa.Ele se mantem calado diante de tanto sofrimento no decorrer da história da humanidade!! Não duvido da existencia de Deus, mas também não o sei dizer se eu acredito que ele existe. Se ele existe, somos apenas peças de um jogo que promove um espetáculo pra ele se divertir, seja com base no nosso sofrimento, ou nas coisas boas que acontecem.Dizer que ele não vai se meter onde não foi chamado seria irônico, pois ele é o ser mais chamado de toda a história da humanidade. Ele é que quer se manter apartado mesmo.


"Dizer que ele não vai se meter onde não foi chamado seria irônico, pois ele é o ser mais chamado de toda a história da humanidade."

"despertador666" - fabuloso comentário...!!!!!!! d:4 d:4

Atitude PRÓ-ATIVA.

Como tj não sabemos "entender" a Bíblia. Aprendemos 30 textos e pronto nossa teologia foi montada.
( A Bíblia é mencionada por que é dela que recebemos os ensinos, ou não ).

Por exemplo: Deus é amor! Tudo o que Deus fez deve ter tido um motivo amoroso para tê-lo feito.

Não matou Caim o primeiro assassino, que matou seu próprio irmão.
Matou milhares de homens, mulheres, jovens, idosos, bebês, animais no Egito.
Matou "milhões" de homens, mulheres, jovens, idosos, bebês, animais no Dilúvio.
Matou milhares de homens, mulheres, jovens, idosos, bebês, animais em Sodoma e Gomorra.
Matou milhares de homens, mulheres, jovens, idosos,(servos de Deus) no monte Sinai quando adoravam o Bezerro de ouro, menos Arão, que fez o bezerro.
Matou "milhões" de homens, mulheres, jovens, idosos, bebês, animais quando tomavam a terra prometida, e se não matassem todos de uma cidade eram castigados por desobediência a Deus.
Matou dezenas de "meninos" porque chamaram um profeta de careca.
"Matou os filhos e filhas de Jó. Matou os animais de Jó.
Matou, etc. etc etc.

O que isso deixa intrínseco - Deus está de olhos bem abertos para punir o mínimo erro, geralmente com a morte e que não faz caso do sofrimento humano! Não há como se esconder Dele, ele ve tudo de errado que fazemos, mesmo que estejamos no escuro e sozinhos...ele vê, ele castiga.

Por exemplo não se deve adulterar. nesse caso pelo menos mais uma pessoa sabe...agora não deves desejar a mulher do teu próximo ninguém sabe, "mas Deus sabe".

No que diz respeito ao pecado Deus tem uma atitude PRÓ-ATIVA.

Não deixa passar em branco nunca. Se algum pecado ainda não foi punido "em breve" terá um dia para passar o pente fino.

Agora quanto ao sofrimento, será se Deus tem a mesma atitude PRÓ-ATIVA ?

Quantas pessoas sofreram, sofrimento elevado ao cubo, nas inquisições (Dá calafrio só de ver no Google os aparelhos usados).Será se essa pessoas não clamaram a Deus?
Pessoas de todas as religiões morrem de câncer...não é uma doença que mata em segundos, muitos sofrem por meses ou anos...sofrimento elevado ao cubo...sem falar no desespero mental de ver um filho um pai, um amigo morrer assim. Quem pedem a Deus todos os dias para não morrerem. E quando morrem dizem - "Graças a Deus que ele deixou de sofrer!" Alem de outras doenças horríveis.

A fome na África...( Existe um vídeo no youtube dos médicos sem fronteiras que mostram duas crianças morrendo de fome, não indico este filme a ninguém pela dor que nos causa).

O massacre em Ruanda. ( Pessoas mortas na Rua a pauladas)

"Criou" uma cadeia alimentar em que animais estraçalham e comem vivos uns aos outros.

...E não deixou nenhuma explicação de porquê "permite tudo isso". A Bíblia não explica e nem diz quando isso vai acabar nos restando aceitar e pronto.

Deus deve ter um motivo amoroso para permitir tudo isso...você já descobriu?

Queria expor minha opinião e o que sinto, mas respeito a todos. Os que concordam e os que discordam.

Olho Singelo.

" A única coisa necessária para o triunfo do mal é que os homens bons não façam nada."
Edmund Burke

"Há um limite onde a paciência deixa de ser uma virtude"
Edmund Burke
Entendo suas opiniões, e acho que todas as pessoas não deveriam privar-se de também levantar tais questões, discuti-las, ponderar sobre elas e buscar respostas !

Bom texto


Um abraço
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Mind Games
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 23 Mai 2012 00:11

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Mind Games »

Eu não sou atéia, mas não sou mais a mesma e não sei se isso tem retorno ou se vai caminhar para um desfecho ateu. O fato é que nunca mais peguei numa biblia, faz meses que não ponho os pés no salão, relatorios fake a rodo, não oro mais como antes, me limito a agradecer, tenho repulsa por muitos companheiros cristãos e só de pensar em encontrar com tais e fingir amor cristão é demais para meu coração que apesar de mentir em relatorios de campo ainda é sincero, mais do que muitos que estão lá e tem aquela forma de devoção piedosa e mostram-se falsos para com o seu poder.
"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse." John Lennon
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: RayFranz e 89 visitantes