Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Alfredo Bernacchi
Forista
Forista
Mensagens: 101
Registrado em: 25 Jul 2010 19:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Alfredo Bernacchi »

A respeito desse tema, gostaria de fazer duas considerações que devem ser analisadas em separado:
Primeira: O que é exatamente um ateu?
Existe ainda uma grande diversidade de conceitos sobre o que é ateísmo, a maioria equivocada. Basta dizer que o colega aí acima disse que se tornou ateu e retornou à sua crença tempos depois. Ora, esse colega nunca foi ateu, na vida dele! Achou que fosse.
Fazendo uma exata comparação eu perguntaria: Pode um jovem, depois de descobrir que Papai Noel era o seu próprio pai e que tudo não passava de uma fantasia para crianças, acreditar de novo no bom velhinho? Impossível certo? Por quê? Porque ele descobriu a farsa. Ele tem agora plena consciência da verdade e somente se fosse louco, insano, retroagiria nesse conceito.
O legítimo ateísmo encaixa-se perfeitamente no exemplo acima. O Ateu é aquele que não acredita em deus. Certo. Mas não é por uma simples revolta ou pela vontade de mudar tudo, que ele resolve ser ateu, mas porque concluiu através de estudos, de exemplos, de experiência própria ou de terceiros, pela inexistência desse personagem. E isso é irrevogável! Você concluiu que plantando uma semente, nasce uma árvore. Você tem certeza disso. Absoluta! Não vai depois de certo tempo, achar que da semente nasce um coelho! Não tem lógica! Estão entendendo? É uma coisa irrevogável, irreversível, irretratável. Está provado por você mesmo, Está concluso, está sacramentado por você mesmo, que não existe deus nenhum. Esse é o Ateu verdadeiro. Esse jamais voltaria a ser religioso. Aff!...
A segunda observação é que o ateísmo é a filosofia, resultante dessa descrença. A descrença leva ao ateísmo e ateísmo é muito mais do que “não acreditar em deus”. É uma filosofia de vida. Viver como ateu é diferente de viver como crédulo. Muita coisa muda na condução da sua vida. O ateu novato, precisa aprender isso tudo de novo. Reaprender a viver. E nem adianta porque ele não vai esquecer o passado. Ainda lembro hoje, das musiquetas evangélicas de 60 anos atrás. “Quem fez as estrelinhas, bem sei que não fui eu! Quem fez as estrelinhas foi nosso pai do céu...”. - Tá aí... Vai com deus!... Ai meu deus!... Graças a deus!... São palavras que eventualmente saem da minha boca depois de 15 anos de ateísmo. Eu não ligo e ainda ironizo, Fiz título do meu primeiro livro, ATEU GRAÇAS A DEUS, faz parte da lavagem cerebral que recebi desde a infância, mas já não tem efeito em mim. Com certeza. O ateu novato, precisa entender que ele é tudo o que existe e tudo depende exclusivamente do seu procedimento e das suas ações. Tanto as coisas boas como as coisas ruins. Ele precisa reavaliar, nos seus pormenores, o seu dia a dia. A vida agora está concentrada nele e em mais ninguém, e no máximo em algum amigo de carne e osso, quando necessário. Acabou a doce ilusão! Acabou a beleza da fantasia! Não existe mais o “deus dará...”. Não existe mais a tal justiça divina! Acabou o “faze por onde que eu te ajudarei...” Agora você tem que fazer direito e conferir se está certo. Agora é ele e mais ninguém. Cuidado redobrado. Pés no chão. Nada vai cair do céu. Assim ele (o novo ateu) vai aprender a desenvolver e acreditar na sua inteligência, fazer uso dela, e na sua capacidade de raciocinar concluir e resolver o que é melhor pra ele mesmo. Um tanto egoísta, mas real.
Ao transformar-se o TJ num ateu, isso não quer dizer que seja apenas nomenclatura. Um novo título. Mas é assimilar uma nova filosofia, onde não se dá mais a outra face. Tudo muda a partir daí. Ateu é muito diferente de descrente.
Para ajudar, aqui está o meu conceito de Ateu. Eu passo a você, para avaliar e entender as mudanças que ocorrerão na sua vida:
O Ateu valoriza o homem acima de tudo. Isso já começa a fazer a diferença. Acreditar em si mesmo é muito bom. Muuuuiiito bom!... Muito saudável, muito produtivo e até psicologicamente mais vantajoso. Seu sentido apurado de justiça, seu estado de amor puro e desinteressado, sua capacidade de trilhar o bem e livrar-se do mal, por sua própria iniciativa, livrar-se dos caminhos errados, valoriza a amizade entre os homens, a atenção e o carinho no trato dos seus semelhantes, que te tratam de forma igual, e sempre pronto para bater com a direita em quem lhe atingir a face. Perdoar também é possível, mas não deixar mais a cara na reta é obrigatório.
O Ateu é o único responsável pelos seus atos, planta o seu dia de amanhã, pois sabe que a vida é uma só, obedece as leis, não 10, mas 65.000 aqui no Brasil, e a ordem das coisas naturais, acredita no Universo que está vendo, na natureza imperfeita como um acontecimento físico-químico casual de infinitas proporções, na Ciência que melhora a vida, na Evolução das espécies, crê que a morte cerebral encerra a sua passagem na vida e na prole como a sua continuação física e biológica, até que um dia tudo se acabe.
O Ateu não está preso a qualquer dogma ou conceito irreal e abstrato, político ou religioso.
O Ateu não aceita lavagem cerebral, quer ser livre para raciocinar.
O Ateu não tem medo de nada que não seja natural, nem de ninguém que não seja de carne e osso. Sua coragem e autenticidade são bandeiras de conduta, sua personalidade irrefutável, seus princípios de lealdade, caráter e dignidade são rígidos.
O Ateu não é falso, não acredita em falsidade, e não convive com ela. A Verdade é sua bandeira mais alta, por isso o Ateu é verdadeiro e honesto.
O Ateu quer estar bem com a sua consciência que não pode ser maculada, porque dela retira o fluido da sua justiça. Se o Ateu errar, vai pedir perdão ao ofendido. Mas, na justiça do Ateu, são dois olhos por um e paga em dobro tudo o que recebe.
O Ateu não gosta de ser iludido, enganado ou explorado.
O Ateu não é bobo, é cético, é precavido, porque desenvolve mais a sua inteligência e raciocínio. Dificilmente será passado pra trás.
O Ateu é corajoso, destemido e não se acovarda diante de nenhuma circunstância, para ajudar o seu irmão. Acredita em si mesmo e conhece perfeitamente as suas limitações. Então, se cuida melhor, com mais responsabilidade.
O Ateu é orientado pela lógica e pelo bom senso, nas suas atitudes e julgamentos. Para ele, tudo tem que fazer sentido, ser bem entendido e assimilado e se possível verificado, ou não será aceito como verdade. Isso evita que caia em muitas armadilhas, fique preso a misticismos e esoterismos.
O Ateu é um estudioso da vida um observador cético de tudo o que se passa à sua volta. A tudo quer entender e saber a explicação, pois foi assim que atingiu seu estágio de sabedoria.
O Ateu tem certeza de que espíritos não existem. Não vive vendo fantasmas, coisas do outro mundo, tendo visões ou escutando coisas, porque é protegido desses distúrbios pela força da sua mente. Nenhum mal absorve, vindo de qualquer fonte mística, pois tem o controle das ações e não pode ser psicologicamente atingido.
O Ateu resolve seus problemas sozinho, meditando, buscando o melhor do seu raciocínio, as soluções na sua cultura apurada. É um sábio a favor de si mesmo e dos seus semelhantes.
O Ateu trata seus semelhantes com carinho, porque sabe das suas dificuldades.
O Ateu, pelas próprias circunstancias da discriminação, tem maior responsabilidade sobre o seu modo de vida, porque defende uma causa justa e verdadeira . Tem maior valor como cidadão, e é sempre alvo de inveja. Ele busca em suas atitudes, servir como um exemplo e, dificilmente, será um exemplo ruim. Sua filosofia nada tem a ver com o ser humano e suas características pessoais trazidas pela criação, crença ou educação, mas dificilmente será um bandido. Apenas um cidadão com seus defeitos e qualidades, que não acredita em deuses, que são muletas, e vive feliz de cabeça erguida e consciente da sua grandeza.
.
Se você não concordar, pode dizer...
Abraços

Alfredo Bernacchi
Avatar do usuário
Valdinei
Forista
Forista
Mensagens: 218
Registrado em: 15 Dez 2009 14:14

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Valdinei »

Bem colocado meu caro Alfredo. Eu diria como bom ateu que sou...Um soco bem debaixo do queixo, na mosca, um tiro certeiro.
"Não vive vendo fantasmas, coisas do outro mundo, tendo visões ou escutando coisas, porque é protegido desses distúrbios pela força da sua mente. Nenhum mal absorve, vindo de qualquer fonte mística, pois tem o controle das ações e não pode ser psicologicamente atingido. -EXATO-
O Ateu resolve seus problemas sozinho, meditando, buscando o melhor do seu raciocínio, as soluções na sua cultura apurada. É um sábio a favor de si mesmo e dos seus semelhantes.
O Ateu trata seus semelhantes com carinho, porque sabe das suas dificuldades.
NÃO COM INTERESSE POR UM LUGARZINHO NO CÉU.
O Ateu, pelas próprias circunstancias da discriminação, tem maior responsabilidade sobre o seu modo de vida, porque defende uma causa justa e verdadeira. NADA DA ILUSÃO DE TEM QUE TER FÉ E ESPERAR EM DEUS.

Por mais que buscasse a deus ele se escondia de mim. Quanto mais perguntava por ele mais ele se revela a mim como uma incoerencia de triste e doce ilusão.
NASCI ATEU. FUI DOUTRINADO COMO CRISTÃO. HOJE SOU DESCRENTE DAS COISAS QUE NUNCA ACREDITEI. EM PARTE POSSO DIZER QUE SOU ATEUS GRÇAS A DEUS. O ATEISMO É COMO MATEMÁTICA, 1+1=2 SEMPRE. O SEM LÓGICA NÃO EXISTE.

Abração meu amigo Alfredo.
Editado pela última vez por Valdinei em 14 Ago 2010 11:54, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Valdinei
Forista
Forista
Mensagens: 218
Registrado em: 15 Dez 2009 14:14

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Valdinei »

REAFIRMANDO OQUE DISSE NOSSO COLEGA ALFREDO...QUEM DISCORDA DIGA O CONTRARIO SE TIVER ARGUMENTO. :1
Avatar do usuário
duvideodo
Troll desativado
Mensagens: 353
Registrado em: 07 Mai 2010 18:19

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por duvideodo »

Alfredo Bernacchi escreveu:O Ateu valoriza o homem acima de tudo...
O Ateu é o único responsável pelos seus atos, planta o seu dia de amanhã, pois sabe que a vida é uma só, obedece as leis, não 10, mas 65.000 aqui no Brasil...

O Ateu não está preso a qualquer dogma ou conceito irreal e abstrato, político ou religioso.

O Ateu não aceita lavagem cerebral, quer ser livre para raciocinar.

O Ateu não tem medo de nada que não seja natural, nem de ninguém que não seja de carne e osso. Sua coragem e autenticidade são bandeiras de conduta, sua personalidade irrefutável, seus princípios de lealdade, caráter e dignidade são rígidos.

O Ateu não é falso, não acredita em falsidade, e não convive com ela. A Verdade é sua bandeira mais alta, por isso o Ateu é verdadeiro e honesto.

O Ateu não é bobo, é cético, é precavido, porque desenvolve mais a sua inteligência e raciocínio. Dificilmente será passado pra trás.

O Ateu é corajoso, destemido e não se acovarda diante de nenhuma circunstância, para ajudar o seu irmão. Acredita em si mesmo e conhece perfeitamente as suas limitações. Então, se cuida melhor, com mais responsabilidade.

O Ateu é orientado pela lógica e pelo bom senso, nas suas atitudes e julgamentos. Para ele, tudo tem que fazer sentido, ser bem entendido e assimilado e se possível verificado, ou não será aceito como verdade. Isso evita que caia em muitas armadilhas, fique preso a misticismos e esoterismos.

O Ateu é um estudioso da vida um observador cético de tudo o que se passa à sua volta. A tudo quer entender e saber a explicação, pois foi assim que atingiu seu estágio de sabedoria.

O Ateu trata seus semelhantes com carinho, porque sabe das suas dificuldades.

O Ateu, pelas próprias circunstancias da discriminação, tem maior responsabilidade sobre o seu modo de vida, porque defende uma causa justa e verdadeira .

Tem maior valor como cidadão, e é sempre alvo de inveja. Ele busca em suas atitudes, servir como um exemplo e, dificilmente, será um exemplo ruim. Sua filosofia nada tem a ver com o ser humano e suas características pessoais trazidas pela criação, crença ou educação, mas dificilmente será um bandido. Apenas um cidadão com seus defeitos e qualidades, que não acredita em deuses, que são muletas, e vive feliz de cabeça erguida e consciente da sua grandeza.


Caramba, Bernacchi, isso parece uma confissão de fé religiosa. Creio que esse seja o ateu que você considera o ateu ideal. Uma pena que está longe do ateu real.

Essa que o ateu não está preso a qualquer dogma ou conceito irreal e abstrato, político e religioso, é pura fé sua. No século passado os regimes mais sanguinários foram construídos com ideologias que estavam sob o ateísmo. :twisted:

Olha essa:
Alfredo Bernacchi escreveu:O Ateu não tem medo de nada que não seja natural, nem de ninguém que não seja de carne e osso. Sua coragem e autenticidade são bandeiras de conduta, sua personalidade irrefutável, seus princípios de lealdade, caráter e dignidade são rígidos.
Acho que os religiosos dizem a mesma coisa! Hahahaha! :lol:


Ehh, Bernacchi, você está parecendo um religioso sem deus, mas igualmente fanático. :twisted:
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por sidhiresus »

Dando up nesse tópico para quem acha que ateísmo é mero fruto de decepção religisoa. Vamos deixar o mero preconceito de lado e ver porque alguns simplesmente deixam de acreditar em algo.
tjinfeliz
Forista
Forista
Mensagens: 164
Registrado em: 09 Mai 2011 21:34

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por tjinfeliz »

Por que depois que elas saem e não tem mais religião começam a pensar.

O meu pensamento que levou a isso foi."se deus criou tudo quem criou deus? ele o ser mais superior veio do acaso?" se sim no meu pensamento ate eu podia ser deus, e acho que as coisas seriam bem melhores pois eu estaria presente com as pessoas.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por kooboo »

tjinfeliz escreveu:Por que depois que elas saem e não tem mais religião começam a pensar.

O meu pensamento que levou a isso foi."se deus criou tudo quem criou deus? ele o ser mais superior veio do acaso?" se sim no meu pensamento ate eu podia ser deus, e acho que as coisas seriam bem melhores pois eu estaria presente com as pessoas.
matou a pau!
disse tudo!
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Ben
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 4247
Registrado em: 17 Nov 2008 13:05

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Ben »

Segundo os velhinhos do Brooklyns eles perderam a fé no único D-us que conheceram verdadeiramente -> O Escravo fiel e discreto. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol: :lol: a:1 a:1 a:1 :home3: :home3: :home3:
"A quantidade de alimentos necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas mãos unidas" - Buda
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

up
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
Manuel Oliver
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2041
Registrado em: 28 Ago 2012 04:58

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Manuel Oliver »

Porque o Corpo Governante retrata um Deus vingativo ,um Deus que vai destruir todo mundo.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 96 visitantes