Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Galileu »

Episcopos escreveu:O escritor francês P. Valadier declarou: "Foi a tradição cristã que produziu o ateísmo como fruto ; que levou ao assassinato de Deus nas consciências dos homens porque apresentou-lhes um Deus inacreditável."

Para além disso e de tudo o que foi comentado nesse tópico, gostaria de ressaltar que a maioria das Testemunhas de Jeová não têm a experiência pessoal maravilhosa de ter um relacionamento íntimo com Deus, uma experiência espiritual. Isso se deve em parte pelo ensino da Torre de Vigia, que divide os cristãos em dois grupos, e privilegia uns como ungidos e filhos de Deus, ao passo que outros são escravos, meros colaboradores (não filhos) e só podem conhecer a Deus por intermédio do "canal visível, a organização". (1 Coríntios 1: 9, Romanos 8: 9)

Isso acaba por condicionar a mente de muitos para um estado de inatividade intelectual e viciá-los em respostas prontas. Não conseguem ir até a Bíblia e tirarem a partir dela suas próprias conclusões. (Hebreus 5:11-14) Por fim torna-se mais fácil culpabilizar a Deus por todas as mazelas e sofrimentos do que admitir a sua incapacidade e limitação de compreensão frente ao transcendente.

Dessa mesma linha é o comentário de R. Franz. Referindo-se aos efeitos das falsas predições do fim pela Torre e seus efeitos ele disse:
Pareceu-me que o fator realmente importante era como tais predições refletiam finalmente sobre Deus e a sua Palavra. Quando os homens fazem tais prognósticos e dizem que o estão fazendo com base na Bíblia, engendrando argumentos para eles com a Bíblia, afirmando que são o “canal” de comunicação de Deus; qual é o resultado quando seus prognósticos se provam falsos? Honra a Deus ou edifica a fé nele e na confiabilidade de sua Palavra? Ou resulta no
contrário? Não dá isso motivo adicional a alguns para se sentirem justificados em dar pouca importância à mensagem e aos ensinos da Bíblia? Aquelas Testemunhas que fizeram grandes mudanças em suas vidas podiam, na maioria dos casos, recolher os destroços, e de fato o fizeram, e prosseguir vivendo apesar de sentirem-se desiludidas. Nem todas conseguiram fazê-lo. Contudo, seja qual for o caso, causou-se sério prejuízo em mais de uma maneira. (Crise de Consciência. Cap. 9 pág. 259)


Não conseguem ir até a Bíblia e tirarem a partir dela suas próprias conclusões. (Hebreus 5:11-14).


Essa sua frase me fez lembrar que Jesus certa vez afirmou que "o Pai daria Espirito Santo aos que lhe pedirem"

Portanto a única ajuda além do intelecto e discernimento do leitor da Bíblia para entende-la é discernir o que é divino e o que é humano é o Espirito Santo do Autor mais nada!

As pessoas tendem a "terceirizar" sua relação com Deus por colocar entre ela e Deus uma organização religiosa. qual é a diferença então do uso de imagens que o próprio Deus condena?


A relação com Deus tem de ser, conforme você bem disse, pessoal, tendo apenas a Jesus como mediador, pelo mesmo é isso que entendo que a bíblia transmite.
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

Pelo que ficou claro nos comentários, é fato que muitos ex TJs se tornam ateus ou agnóstico.. acho que até mesmo sendo a maioria. Mas isso é algo negativo ou positivo? Se a decepção com a Torre produz muitos ateus, consequentemente produz pessoas que procuram se basear apenas na sensatez e perspicácia, que encaram a realidade e procuram fazer a vida mais significativa possível, pessoas que vivem livre das superstições ou do medo de punição eterna... se sentem felizes assim. Então, isso é bom ou ruim? Outros saem da Torre e continuam com certa tendencia espiritual/religiosa porém, desta vez avaliam com mais honestidade e cuidado qualquer pensamento, movimento, seita ou religião. Talvez se afiliando ao que mais se adéqua ao que pensa e ao que acha mais correto em sentido religioso. Isso também não é algo negativo.
Ou seja, o que existe de bom em ter sido TJ é justamente "sair" - ou vc se torna uma pessoa mais espiritualiza porém atenta à manipulação religiosa, ou se torna uma pessoa que se sente livre de qualquer envolvimento com sistema de crença e religião que julga nocivo à sua evolução.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por TJCalado »

A Torre de Vigia envolve demais os membros na religião. Sufocam tanto que, quando você se livra, quer se manter o mais distante possível de qualquer coisa que se pareça com uma religião. Eu acho que é como um trauma.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Galileu »

É bem por ai Tj calado.
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Cinderela
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 874
Registrado em: 16 Mai 2020 16:23

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Cinderela »

Decepção ,muita decepção ,muita falta de amor ,competição ,atitude farisaica , quem sai da Torre precisa de tempo pra juntar os caquinhos , hoje me orgulho de dizer ,nunca li a bíblia , algo nela me embrulhava o estômago,acreditava em partes ,nem vou entrar em maiores detalhes , e assim vamos seguindo a vida , é fato que a Torre mata a necessidade de ter uma religião,o Deus deles é vingativo ,perverso , esse acho uma grande invenção de mal gosto ,prefiro seguir a vida de forma honesta , sem incomodar ninguém ,tudo parece mais simples ,sem medos ilusórios ,acredito no que vejo ,no que tenho certeza que o ser humano não fez , eu sempre fui e sigo sendo admiradora da Lua ,do sol ,das estrelas , essa é minha praia.
Muito prazer & Eu sou Cinderela ✓
Avatar do usuário
GatodasSombras
Moderador
Moderador
Mensagens: 833
Registrado em: 07 Out 2019 02:55

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por GatodasSombras »

O ceticismo me conduziu ao ateísmo.
Imagem
Avatar do usuário
lynch
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2424
Registrado em: 13 Dez 2018 22:30
Localização: Lucinda Falls

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por lynch »

As TJs já não tem espiritualidade e nem ensinam isso, pois pra eles a única forma de se achegar a Deus é obedecendo centenas de regras idiotas e sendo filiado a organização... Daí quando vc sai vc para de obedecer essas regras e vê que nada daquilo fazia sentido...

Pra ser sincero estou entre o agnosticismo e o panteísmo
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2599
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Daenerys »

Me sinto confortável sendo agnóstica. Não duvido da existência de algo espiritual, mas também não tenho certeza da existência. Penso que isso está além da compreensão humana e que o fato de acreditarmos ou não não faz diferença.

Acredito que a torre nos intoxica. Quando eu deixei de acreditar, flertei com o ateísmo, tinha um certo asco de religião e de tudo o que é espiritual. Hoje eu estou mais tranquila com isso, não me incomoda mais.
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
Shinji
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 35
Registrado em: 23 Mai 2020 20:45

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por Shinji »

Acho que quando a pessoa sai da Torre por conta própria é difícil ela querer se envolver com outra religião organizada. É como sair de uma arapuca e querer cair em outra, basicamente. Acho que pra muita gente o baque é bem grande, daí acabam perdendo a crença em um ser Criador. Geralmente essas pessoas não veem incoerências apenas na Torre, mas também na Bíblia e, por consequência, no Deus judaico-cristão. Mas ao mesmo tempo também tem muito ex-TJ que continua acreditando nesse mesmo Deus depois da saída da seita, então é bem relativo.
Avatar do usuário
HanSolo1970
Forista
Forista
Mensagens: 54
Registrado em: 06 Jul 2018 15:02

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Mensagem não lida por HanSolo1970 »

Creio que o principal problema é que a Torre encuca na pessoa a ideia de que a organização é de Jeová. Daí, para se chegar à conclusão de que organização = Jeová e vice-versa é um pulo. Quando a crença na Torre se desmorona, para muitos acaba caindo também a crença em Jeová.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], RayFranz e 90 visitantes