Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
RexTJ
Forista
Forista
Mensagens: 940
Registrado em: 04 Dez 2011 15:24
Localização: São Bernardo - SP

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por RexTJ »

Pergunta apropriada... Mesmo 2 anos depois... enfim, acho que não é possívela abrir os olhos de quem não quer ver. Não da pra fazer uma goela abaixo com a pessoa, não é possível. Penso que alguns precisam acreditar e não estão preparados pra saber que vive ou viveu numa mentira. Nosso querido amigo e forista Jesus Negro usa uma analogia como que estar na torre fosse um casamento, o que eu acho muito apropriado. Quantos de nós aqui conhcemos pessoas que não suportariam saber que são traídas? Várias, prefeririam viver numa mentira doce do que numa verdade amarga.
Mas cada caso é diferente. Tem o caso é da nossa amiga e forista Thaís que após anos de desassociação do marido começou a pesquisar e teve sucesso na pesquisa - pediu dissociação... acho que o tempo define isso. A relação é construída em confiança, credibilidade, amor, sinceridade... e as vezes isso não é suficiente pra ir contra os argumentos (fracos, como disse o Gerom) da torre. Infelizmente.
Nem todos que são, estão. Nem todos que estão, são...
Avatar do usuário
CIPRIANO
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mai 2011 21:57
Localização: Non Ecziste

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por CIPRIANO »

Meu amigo, você tá querendo é tirar leite de pedra, isso sim! Imagem
Dr. Urubu
Forista
Forista
Mensagens: 413
Registrado em: 15 Mar 2009 11:19

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por Dr. Urubu »

Algo que pode funcionar com fanáticos no geral.

Primeiro, muita paciência, muita mesmo!!

Pergunte, pergunte, pergunte, DÊ uma de MALUCO interessado.
Tenho dúvidas em relação às frações do sangue, Um crente me disse: sobre a estaca e a cruz, etc etc etc.
Muitos esclarecimentos podem ser pedidos de forma que vão gerar dúvidas em quem tenta esclarecer.

outra, Use por exemplo o MAU EXEMPLO dos mormons ou musulmanos, SE RECUSAM A OUVIR ALGO DIFERENTE pois tem suas mentes fechadas, chamariam um tj de apóstata.
OS OUTROS TEM CERTEZA QUE ESTÃO NA VERDADE, MAS NOS SABEMOS QUE SÓ NOS ESTAMOS NA VERDADE.
NESSE HOSPÍCIO TODOS SÃO LOUCOS MENOS EU.!! ou será que os loucos sempre dizem que os loucos são os outros?

MONTE UMA ESTRATÉGIA, ataque um por vez, não abra varias frentes de batalha.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por kooboo »

Paciência mesmo... pois se uma pessoa usando publicações e bíblia é considerada apóstata, fica difícil conversar com uma tj fanática de forma racional.
Só dá certo quando a pessoa tem suas dúvidas e esta receptiva.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Chopin
Forista
Forista
Mensagens: 894
Registrado em: 01 Jun 2010 14:37
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por Chopin »

dizer que tenho apenas dúvidas
Prefiro Ser Essa Metamorfose Ambulante Do Que Ter Aquela Velha Opinião Formada Sobre Tudo
Avatar do usuário
MenteAberta26
Forista
Forista
Mensagens: 60
Registrado em: 24 Jul 2012 13:42

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por MenteAberta26 »

Acho que uma alternativa é ir implantando dúvidas na pessoa, com cuidado, aos poucos... Tentar fazê-la raciocinar por si só, e não pelas respostas prontas que a Torre dá.
"Não acredito em nada além do que duvido" - Renato Russo
regina
Forista
Forista
Mensagens: 371
Registrado em: 16 Nov 2008 09:31

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por regina »

Com a minha ajuda franca , direta , sem rodeios , 2 pessoas caíram fora de vez.
Até o mais fanático e Torrecrata de todos já está até bocejando no salão de tédio.
Arruma desculpas e sempre falta ás reuniões. É só uma questão de tempo para cair fora também m:2 Mas foram 8 anos de franqueza , verdade e persistência :7
Ramiro Freitas
Forista
Forista
Mensagens: 215
Registrado em: 11 Jun 2010 13:36

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por Ramiro Freitas »

Acho que antes de fazer qualquer coisa, o homem deve ser paciente. Lutar em prol da razão e agir tranquilamente podem ser boas atitudes. Afinal, saberemos quem está certo sem nos enaltecer -- "Nada oculto há que não seja revelado".
Avatar do usuário
Átheos
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Abr 2012 19:54

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por Átheos »

Essa é a minha luta.

Como referi na minha apresentação, namoro com uma TJ e até à uma semana ela estava certa que queria casar comigo...

Neste momento está com dúvidas em relação ao nosso futuro porque acha que podemos ser incompatíveis... Já lhe disse que por mim é na boa, respeito a crença de cada um (apesar de ser ateu), só que assim como ela já me transmitiu que não iria comigo a aniversários, natal, etc. Eu também lhe disse que não ia participar de reuniões, congressos, assembleias, etc.

Só que da parte dela não pareceu existir grande receptividade por esta ideia, ela quer que a acompanhe para todo o lado e faça um estudo e blá blá

Coloco aqui a minha apresentação:
Boas pessoal,

Espero que não me levem a mal de fazer uma apresentação um pouco reservada, não por ser TJ ou ex TJ e ter medo de represálias se for identificado por alguém dentro da STV.

De facto, como o meu nick indica, sou ateu, não acredito em divindades, deuses ou algo superior e não estou ligado a nenhuma religião ou seita. Fui educado sobre pressão por parte dos pais no meio católico, fui baptizado ainda bebé, fiz a primeira comunhão com cerca de 9 anos e li a bíblia de uma ponta à outra pela primeira vez com 23 anos, por iniciativa própria, porque como alguns sabem, na igreja católica não se incute o gosto pela leitura da "bíblia sagrada". Não querendo revelar a minha idade, posso apenas dizer que já lá vão uns bons anos desde essa primeira vez.

O que me trouxe aqui? Com certeza estarão curiosos (ou não :7 ) em saber como um ateu assumido vem parar a um fórum de Ex tj's, pois bem, passo a explicar, já namoro à uns anos como uma mulher lindíssima que é TJ à mais de 15 anos, estamos apaixonadíssimos e temos planos para casamento num futuro próximo. Se quando iniciámos o namoro ela se encontrava distante da religião, não cumprindo com algumas imposições da STV, neste momento está mais ligada que nunca. Apesar de me confessar que também não concorda com algumas dessas "regras", compara esse sentimento de impotência e de repreensão por parte da STV, como os ensinamentos que os pais dão aos filhos, é um mal necessário para os manter na linha.

Assim sendo, com a reaproximação às TJ's por parte da minha namorada, resolvi pesquisar um pouco mais a fundo sobre a organização e a fundamentação de algumas "crenças" impostas pela STV, visto o meu conhecimento sobre as TJ's não ir muito além daquela ideia pré concebida das senhoras velhinhas incomodando várias vezes por mês com revistas sobre o fim do mundo...

Comecei à algum tempo a pesquisar em fóruns, blogs, documentários, etc. E a primeira coisa que me apercebi é que existem histórias muito mal contadas e crenças muito mal fundamentadas (algumas até tiveram que ser reajustadas) através dos "ensinamentos" da STV, outro sintoma que também me pareceu muito sensível, é o facto de ser muito difícil trocar impressões ou pontos de vista diferentes sem a pessoa ir buscar uma Sentinela ou Despertai e poder levar a mal a contestação. Confesso que não é o caso, a minha namorada é uma pessoa muito boa onda e penso que até ela tem as suas próprias dúvidas... Mas deixarei para outros tópicos estas questões.
Eu penso que as dúvidas dela, surgiram quando uma noite depois de jantar, resolvi começar a colocar questões "incómodas", nomeadamente sobre algumas contradições da bíblia e rematei com Revelação 19:1 (grande multidão no céu...)

Fiz o download do documento com as mais de 200 falsas profecias que encontrei aqui no fórum e já li. É praticamente tudo da biblioteca TJ... Deixo acalmar a situação ou por outro lado, entrego-lhe para ler?
Já lhe tinha enviado o livro "Crise de Consciência" mas acho que ela está com receio daquilo que possa ler... Penso que ainda não leu sequer uma linha.

Perguntei-lhe se tinha sido pressionada por alguém, diz que não, que são dúvidas pelo facto de eu não acreditar em nada. Escusado será dizer que todos os dias me diz que seria tudo muito melhor se eu também fosse TJ...

Gostava que me ajudassem com alguns dos vossos conselhos. É uma pessoa que amo, e se por acaso não der certo, não vou desistir por isso, quero que ela saia daquela seita de vez...

Desculpem o post longo
Se Deus não pode acabar com a injustiça, mas quer fazê-lo, ele é bom, mas não omnipotente. Se pode, mas não quer, é omnipotente mas não é bom. Se nem pode nem quer, ele é o ser mais insignificante que existe e estamos a perder tempo rezando para ele.
Avatar do usuário
Carnival
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 336
Registrado em: 12 Mar 2012 13:42

Re: Como abrir os olhos da família, sem ser "taxado" de apóstata

Mensagem não lida por Carnival »

Átheos escreveu:Essa é a minha luta.

Como referi na minha apresentação, namoro com uma TJ e até à uma semana ela estava certa que queria casar comigo...

Neste momento está com dúvidas em relação ao nosso futuro porque acha que podemos ser incompatíveis... Já lhe disse que por mim é na boa, respeito a crença de cada um (apesar de ser ateu), só que assim como ela já me transmitiu que não iria comigo a aniversários, natal, etc. Eu também lhe disse que não ia participar de reuniões, congressos, assembleias, etc.

Só que da parte dela não pareceu existir grande receptividade por esta ideia, ela quer que a acompanhe para todo o lado e faça um estudo e blá blá

Coloco aqui a minha apresentação:
Boas pessoal,

Espero que não me levem a mal de fazer uma apresentação um pouco reservada, não por ser TJ ou ex TJ e ter medo de represálias se for identificado por alguém dentro da STV.

De facto, como o meu nick indica, sou ateu, não acredito em divindades, deuses ou algo superior e não estou ligado a nenhuma religião ou seita. Fui educado sobre pressão por parte dos pais no meio católico, fui baptizado ainda bebé, fiz a primeira comunhão com cerca de 9 anos e li a bíblia de uma ponta à outra pela primeira vez com 23 anos, por iniciativa própria, porque como alguns sabem, na igreja católica não se incute o gosto pela leitura da "bíblia sagrada". Não querendo revelar a minha idade, posso apenas dizer que já lá vão uns bons anos desde essa primeira vez.

O que me trouxe aqui? Com certeza estarão curiosos (ou não :7 ) em saber como um ateu assumido vem parar a um fórum de Ex tj's, pois bem, passo a explicar, já namoro à uns anos como uma mulher lindíssima que é TJ à mais de 15 anos, estamos apaixonadíssimos e temos planos para casamento num futuro próximo. Se quando iniciámos o namoro ela se encontrava distante da religião, não cumprindo com algumas imposições da STV, neste momento está mais ligada que nunca. Apesar de me confessar que também não concorda com algumas dessas "regras", compara esse sentimento de impotência e de repreensão por parte da STV, como os ensinamentos que os pais dão aos filhos, é um mal necessário para os manter na linha.

Assim sendo, com a reaproximação às TJ's por parte da minha namorada, resolvi pesquisar um pouco mais a fundo sobre a organização e a fundamentação de algumas "crenças" impostas pela STV, visto o meu conhecimento sobre as TJ's não ir muito além daquela ideia pré concebida das senhoras velhinhas incomodando várias vezes por mês com revistas sobre o fim do mundo...

Comecei à algum tempo a pesquisar em fóruns, blogs, documentários, etc. E a primeira coisa que me apercebi é que existem histórias muito mal contadas e crenças muito mal fundamentadas (algumas até tiveram que ser reajustadas) através dos "ensinamentos" da STV, outro sintoma que também me pareceu muito sensível, é o facto de ser muito difícil trocar impressões ou pontos de vista diferentes sem a pessoa ir buscar uma Sentinela ou Despertai e poder levar a mal a contestação. Confesso que não é o caso, a minha namorada é uma pessoa muito boa onda e penso que até ela tem as suas próprias dúvidas... Mas deixarei para outros tópicos estas questões.
Eu penso que as dúvidas dela, surgiram quando uma noite depois de jantar, resolvi começar a colocar questões "incómodas", nomeadamente sobre algumas contradições da bíblia e rematei com Revelação 19:1 (grande multidão no céu...)

Fiz o download do documento com as mais de 200 falsas profecias que encontrei aqui no fórum e já li. É praticamente tudo da biblioteca TJ... Deixo acalmar a situação ou por outro lado, entrego-lhe para ler?
Já lhe tinha enviado o livro "Crise de Consciência" mas acho que ela está com receio daquilo que possa ler... Penso que ainda não leu sequer uma linha.

Perguntei-lhe se tinha sido pressionada por alguém, diz que não, que são dúvidas pelo facto de eu não acreditar em nada. Escusado será dizer que todos os dias me diz que seria tudo muito melhor se eu também fosse TJ...

Gostava que me ajudassem com alguns dos vossos conselhos. É uma pessoa que amo, e se por acaso não der certo, não vou desistir por isso, quero que ela saia daquela seita de vez...

Desculpem o post longo
Acho que o melhor a fazer é evitar um confronto. TJs são treinadas para evitar qualquer um que seja contra a Torre. Na verdade, estou surpreso que ela ainda não tenha terminado com vc após ter dado o livro. Onde moro isso ja seria motivo pra nunca mais olhar na sua cara. Por outro lado, isso mostra que ela já deve ter algumas duvidas. Então, num primeiro momento, eu aconselho vc até a assistir algumas reuniões se possível. Acompanhe ela, aceite o estudo se tiver estomago pra isso. Isso vai fazer ela baixar a guarda. A melhor maneira de fazer ela casar com vc é deixar ela ter esperança de que um dia pode ser um tj. E ai ao mesmo tempo vc vai fazendo algumas perguntas inocentes pra ela, lançado algumas dúvidas. Com o tempo isso vai corroendo a fé dela.

Saiba jogar esse jogo. Se finja de amigo do seu inimigo. Bater de frente com TJs nunca da certo.Não adianta usar um raciocínio lógico. Eles não pensam por eles, só aquilo o que são mandados.
Eu não quero "acreditar", eu quero "saber".
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: mariposa98, Saran e 101 visitantes