Situações inerentes aos que querem se desligar de um grupo controlador

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
SeekAndDestroy
Forista
Forista
Mensagens: 118
Registrado em: 22 Jun 2023 21:18
Localização: São Paulo - Brasil

Situações inerentes aos que querem se desligar de um grupo controlador

Mensagem não lida por SeekAndDestroy »

Hoje passei por uma situação que me deixou bem nervoso. Estou aqui com meu coração acelerado escrevendo esse texto. Após abrir o jogo para minha esposa e meu irmão, houve muitas situações que eu esperava e não aconteceram, outras aconteceram realmente, o que me fez meditar em uma frase que já ouvi muito ao decorrer da minha vida: Não fique ansioso com o que nem se quer aconteceu / não fique ansioso com o dia de amanhã e etc. (Acho que todo mundo já ouviu isso alguma vez rsrs).

O meu processo de afastamento esta sendo bem difícil alguns dias e outros nem tanto assim. As vezes é um turbilhão de sentimentos, as vezes são brigas com minha esposa pois para ela estou com "um grande desiquilíbrio emocional" e que segundo ela, sabe que ainda acredito nessa organização, que a posição que estou tomando é um reflexo de cansaço e stress e não é o que tenho dentro do meu coração. No caso do meu irmão, ele envia publicações e links para eu meditar, e diz: Não quero te pressionar, mas analise essa matéria, será bom pra vc. Outros dias são mais fáceis. As vezes estou no trabalho e lembro que é dia de reunião. Só de saber que não serei obrigado a estar em um lugar por duas horas contra a minha vontade, já me da uma grande paz interior. O mesmo sinto domingo de manhã. Não preciso sair! Posso ir na feira comer pastel de boa rsrsrs. (Nesse simples momento me vem muitas lembranças boas).

Escutar essas frases e aguentar esses "incentivos" é bem difícil de suportar, é estafante, mas vamos empurrando com a barriga, pois não há outro jeito. Só o tempo dirá se eles irão "aceitar" ou "entender" minha posição.

Agora o que aconteceu hoje (Por mais que eu sabia que era possível) me deixou com uma sensação de "rato encurralado". Um ancião veio para porta da minha casa para me fazer uma visita! Nesse momento eu agradeço muito a Deus: Por morar em um prédio com portaria, por meu celular estar no modo não perturbe e por minha esposa não estar em casa. Começo a ver a notificação de ligação e ignoro. Vou tomar meu banho e ao sair vejo varias ligações do ancião e da minha esposa. Ligo para ela e ela diz: O Fulano esta lá embaixo, veio nos visitar. Explico para ela que não estou bem e que não quero conversar. E Ela diz: Você ira rejeitar a visita? Você não é assim. Ele e nosso amigo! Tchau, até mais.

Pronto, meu dia acabou! Estava tudo em paz, ai acontece uma coisa dessas para acabar com meu dia e causar uma nova briga quando ela chegar em casa.

Mando mensagem para o fulano explicando que não estou bem e ele diz: Tudo bem, sem problemas. Queria só te pedir uma ajuda pq meu carro não esta querendo ligar e eu não entendo de mecânica.

Mano, parece cena de filme uma coisa dessas kkkk estou rindo mais é de nervoso. Respirei fundo e pensei: Eu Entendo de mecânica? Não! Tenho contato de algum mecanico? Não! Como eu poderia ajudar a essa pessoa? Não sei. Então: O que posso fazer para não descer e ter o direito de permanecer na minha casa?
Simplesmente disse: Entendo, mas realmente não estou bem para conversar. Estou falando serio.

Então ele agradece e se despede.

Meu, que situação chata. Não sei se fui ignorante, tentei ser o mais educado possível mas parece que as pessoas não se tocam, não conseguem respeitar o espaço dos outros.

Pronto, desabafei rsrsrsrs.

Sei que muito disso ja era esperado e que outros que estão lendo esse texto estão passando por coisas muito piores. Só queria colocar pra fora e compartilhar com vocês para que sirva de apoio e meditação a outros que ja estão ou desejam se afastar dessa seita. Um abraço a todos e boa noite :D
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
Avatar do usuário
Tyrrhena
Forista
Forista
Mensagens: 931
Registrado em: 28 Ago 2018 14:27

Re: Situações inerentes aos que querem se desligar de um grupo controlador

Mensagem não lida por Tyrrhena »

Boa noite caro SeekAndDestroy, isso mesmo, coloque tudo para fora que estamos aqui para ouvir.

E cara, isso é comum mesmo, infelizmente! E não, não parece que eles não se tocam, eles DDE FATO não se tocam! TJs são totalmente sem noção e eu até já relatei em outro tópico que quando eu comecei a me afastar - saí à francesa - um ancião chegou até a ir no meu trabalho para perguntar quando poderíamos conversar?

Eu trabalhava em um Órgão público e o cara teve a pecha de ficar na fila para poder falar comigo. Eu não acreditei!
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: Situações inerentes aos que querem se desligar de um grupo controlador

Mensagem não lida por Bauhaus »

Eu passei por vááárias situações assim logo q abandonei a torre.

Eu tinha muitos amigos, contatos muito próximos. Pra resumir: eles se aproximavam, tentavam me convencer que eu estava mal, muito deprimida ( pelo contrário, estava ótima), q eu não ia me dar bem (erraram) e q eu ia voltar em breve (jamais botei meus pés lá dentro).

Mas cada contato era desanimador. Os anciãos foram na minha casa pra me des(animar) tb. Mesma história. Falaram que eu estava mal. Qdo disse q eu estava ótima, eles disseram q era uma falsa impressão minha. Isso é desrespeitoso.

E isso não para. Pelo menos no meu caso, não. Nem minha família parou. Tem uma hora q a gente tem q impor limites. Aí cada um conhece os seus e sabe até onde pode ir.
Lolah
Forista
Forista
Mensagens: 64
Registrado em: 04 Jan 2024 19:55

Re: Situações inerentes aos que querem se desligar de um grupo controlador

Mensagem não lida por Lolah »

Boa noite!

Lamento pelo que você está passando, é uma prova de resistência psicológica eu diria em que só o tempo ameniza alguns fatores.
Lembro quando saí da torre de receber a visita de 2 anciãos que eu gostava demais, um deles era como um pai pra mim, uma pessoa extremamente gentil. Olhei pela janela que estava mais fechada que aberta e fingi que não estava, minha vizinha disse que eu deveria ter saído e isso ajudou que eles não enrolassem muito.
Outras vezes eles ligavam pra minha mãe pra saber de mim e eu proibi ela de dar qualquer informação pessoal e não sei te dizer como, ela respeitou isso na época talvez na esperança de que se não me irritassem eu voltaria logo pra torre.
Também tinham aquelas irmãs que se diziam amigas e deixavam cartinhas com aquela brochura para inativos.
Não foi fácil esse período que durou um bom tempo mas passou. Mantenha-se firme, infelizmente esses episódio são comuns aos que saem. Concordo com o Bauhaus sobre impor limites pois é necessário, mas cada um sabe onde seu calo aperta e até onde dá pra ir. Viva um dia de cada vez, ou pelo menos tente.
"O inferno são os Outros” (SARTRE)
:D1
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: Situações inerentes aos que querem se desligar de um grupo controlador

Mensagem não lida por Spaceman »

Sua situação é muito complicada, tem muito em jogo, por isso parabéns por se manter firme.

Tenha paciência, com o tempo as coisas vão se normalizando, sua esposa vai se acostumando com a ideia e seu irmão também.

Os anciãos também com o tempo irão te deixar em paz, mas caso encontre um não tente discutir, isso apenas irá tirar sua paz.

E tente ser cada vez mais amoroso com sua esposa, faça ela perceber que seu amor por ela não depende de uma organização.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: Situações inerentes aos que querem se desligar de um grupo controlador

Mensagem não lida por JonSnow »

Opa amigo,

Entendo sua situação, a mais ou menos 2 anos atrás está no seu lugar, no meu caso minha esposa pediu ajuda para o superintendente, e contou tudo que havia falado para um ancião e esposa, casal amigo nosso, então fiquei bem abalado também. Até parei de escrever aqui no fórum por mais de um ano devido a essa situação.

Enfim. Sei que essa situação é bem chata, mas veja meu caso, hoje minha esposa saiu também, estamos fora, vamos a festas, vivemos uma vida como qualquer pessoa normal.

Nao estou garantindo que isso vá ocorrer com você, mas é só para você ver que existe esperança... eu mesmo depois do episódio do Superintendente não imaginava que algum dia ela fosse sair, e isso que eu já tinha feito a cabeça dela de tanto ir falando das coisas que havia aprendido aqui, mas acredito que aquela foi a última tentativa desesperada de tentar ter a vida que tínhamos talvez por medo do que fosse acontecer, e foi difícil viu? Quase nos separamos, felizmente ela conseguiu se desamarrar completamente.

Se posso dar um conselho de alguém que passou por isso é: mantenha-se firme na sua posição, não retrocede retrocede essas chantagens emocionais deles, é exatamente o objetivo deles, e por mais doloroso amigo, por mais que você ame, esteja disposto a perder se for além do seu limite, ninguém merece viver acorrentado o resto da vida, mas lute para que isso não aconteça.

Além disso, aos poucos vá tomando sua posição em deixar de frequentar, pelo menos na minha opinião, embora isso seja apenas uma opinião e alguns discordem. Mas quanto mais posição você tomar contra, mais eles vão entendendo que você não quer mesmo, a maioria vai te deixar em paz, em casa pode ser um inferno e neste caso tudo pode acontecer... mas tudo isso que estou dizendo não é de um dia para o outro, é no seu tempo.a

Espero que consiga , parabéns pela coragem
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
QueenB
Forista
Forista
Mensagens: 97
Registrado em: 20 Out 2023 21:39

Re: Situações inerentes aos que querem se desligar de um grupo controlador

Mensagem não lida por QueenB »

Imagino a situação delicada, tem que ter uma paciência enorme, mas aguente firme, valerá a pena.
Ouse questionar o mundo que lhe é apresentado e toda a ilusão sumirá diante de ti.
Avatar do usuário
kyoumal
Forista
Forista
Mensagens: 565
Registrado em: 09 Jan 2023 08:16

Re: Situações inerentes aos que querem se desligar de um grupo controlador

Mensagem não lida por kyoumal »

Mano, é literalmente isso, só uma pressão mesmo. Mas com o tempo vão esquecendo de você, no começo agradecia mensagens mandando links ou falando que tinha saudades, mas depois fui só parando de responder e as pessoas parando de mandar.

Sobre sua esposa é isso que o JonSnow falou, tem que ter a paciência mesmo. Talvez em algum momento terá que falar com o os anciãos mesmo, no meu caso meu avô chegou um dia e falou que o super iria ir fazer uma reunião comigo, só aceitei e quando tiver essa reunião MINTA, minta na cara deles já eles não merecem a verdade. Foi o que fiz, falei que continuava tendo amizade com Deus e que estava ótimo ( sou agnostico kkkk) só não tinha tempo de ir na reunião e quando quisesse iria, outra coisa é pegar eles na mentira rs, por exemplo me leram o texto de não deixar de se reunir e me perguntaram se aquilo era uma lei, falei que não, lei só duas que são as que Jesus deixou, mandaram que era um principio que virou lei.

Mas tenha paciência, rapinho esquecem de ti
"A vida é como um videogame, extremamente difícil e injusto. Quando você nasce, recebe um personagem gerado de maneira aleatória, com nome, raça, rosto e classe social."
Avatar do usuário
gleisson
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 11 Dez 2023 18:27

Re: Situações inerentes aos que querem se desligar de um grupo controlador

Mensagem não lida por gleisson »

Essa pressão é terrível e a gente sente fundo que as pessoas em que confiamos não são de tanta confiança assim

Lamento pelo que esteja sentindo mas, como disseram, essa pressao vai diminuir e eles vão cansar

Pode ter certeza que o pessoal tem dezenas de coisas para resolver e ficar indo atras de voce nao é prioridade

Eu deixaria de dica que voce busque falar mais com quem entenda teu lado e apoie tua visao de futuro - mesmo que seja aqui ou com 1 pessoa somente. Pelo jeito a esposa ainda esta bem chateada porque voce esta destruindo o ideal de vida que ela tinha. Evite falar com qualquer parente seu, eles sao as piores pessoas para voce se abrir pq ainda estao bitolados e vao se juntar contra voce

2 anos atras eu estava na exata situacao e tive algumas noites de insonia e sentimentos profundos de tristeza. O que me consolava era pensar que eu tinha um futuro pela frente e agora nada mais estava proibido para mim. Hoje estou muito bem, ainda tenho algumas dificuldades mas estao diminuindo
Fear Of The Dark
- Iron Maiden
Avatar do usuário
DLivre
Forista
Forista
Mensagens: 90
Registrado em: 31 Ago 2021 11:02

Re: Situações inerentes aos que querem se desligar de um grupo controlador

Mensagem não lida por DLivre »

Helo, SeekandDestroy! Sua experiência é bem comum para nós que saímos e estamos saindo da torre. Já faz quase três anos que consegui me desligar da torre, eu era ancião. Já estou melhor neste processo de transição, gostaria de compartilhar algumas experiências com você, talvez algumas delas lhe sirvam.

No começo as emoções vão a mil. Precisamos pensar antes de agir e esperar para que as emoções estejam o mais brandas possível antes de agir. Mas é impossível não falar ou fazer coisas exageradas nesta fase inicial, porque as emoções estão muito fortes e a seita pressiona de todos os lados, então em consequência, algumas atitudes abruptas, as vezes se faz necessário.
No começo abri o jogo com minha esposa e minha família, foi bem difícil, assim como está sendo pra você. Minha sugestão e que já que conversou com ela, agora você pode tentar desfocar deste assunto em suas conversas. Diga que não está bem pra ir ao salão, que só pode fazer algo se estiver se sentindo bem. O mesmo serve pra quando os anciãos quiserem lhe visitar. Com o tempo, a ficha da sua esposa vai cair - o mesmo com sua familia - e ela vai aceitar a situação e se adaptar. Os anciãos logo lhe deixarão em paz.
A maioria dos casamentos acaba ou passam por grandes turbulência, devido a enxurrada de informações em um curto período de tempo, leva a muitas emoções e palavras fortes. Tenha paciência e ela vai entender. Mas seja firme e sua decisão, sua vida vai melhorar muito! Acredite!
Fique sua vida em outra coisa, trabalho, estudo, hobby etc.
As coisas não vão acontecer do jeito que queremos, mas com essas sugestões, adaptadas a sua realidade, acredito que irão amenizar o processo.
Boa sorte e tenha certeza que a tempestade irá passar em breve! Felicidades!
"Você é livre no momento em que não busca fora de si mesmo alguém para resolver os seus problemas." - Immanuel Kant
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 366 visitantes