O vazio de ser mulher na torre

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Theoleo41
Forista
Forista
Mensagens: 57
Registrado em: 03 Jan 2024 07:50

Re: O vazio de ser mulher na torre

Mensagem não lida por Theoleo41 »

Kkkkkkkkkk
Avatar do usuário
NaniscaDjalo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 09 Fev 2023 12:49

Re: O vazio de ser mulher na torre

Mensagem não lida por NaniscaDjalo »

Puxa, como me identifiquei.....
Triste..... a vida da mulher ( casada) na torre é fazer parte e dar pitaco discretamente para o marido ancião 🤮🤮🤮
Se for solteira, pelo menos pode azucrinar as orelhas de vários anciãos kkkkk eu fazia muito
Fico feliz por você e seu sucesso!!!
Também sou da área de educação 🥰
Lolah
Forista
Forista
Mensagens: 64
Registrado em: 04 Jan 2024 19:55

Re: O vazio de ser mulher na torre

Mensagem não lida por Lolah »

Tantas passagens abusivas descritas na Bíblia vieram em minha mente lendo seu relato. Começando por Adão e Eva quando cita que Deus faria para ele uma ajudadora ou seja: Adão você que manda, ela obedece. Enfim, como disseram aqui o cristianismo em si é uma religião cheia de preconceitos como muitas outras grandes religiões pelo mundo onde o papel da mulher é o servir sem questionar.
Que bom que as mulheres estão acordando nesse sentido pois temos muito que viver, conhecer, florescer em vários campos da vida tendo total capacidade disso.
Fico feliz por você e seu relato. Isso pode ajudar muitas pessoas que entram aqui cheias de dúvidas e incertezas.
"O inferno são os Outros” (SARTRE)
:D1
Avatar do usuário
Claire
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Mar 2024 09:17

Re: O vazio de ser mulher na torre

Mensagem não lida por Claire »

O cristianismo em geral é assim.
Me sinto com muitas dores por ter sido criada nesse ambiente. Toda minha vida girou em torno de saber que eu iria crescer, me casar e... só.
Não digo que foi algo influenciado pelos meus pais em si, pois minha mãe sempre me incentivou a estudar e ser independente.

Porém o pensamento da Torre e do cristianismo em geral é esse mesmo, a mulher é só para ser "ajudadora" do homem e procriar.
Ou, se quiser ser solteira ok, mas daí você precisa gastar todo seu tempo trabalhando de graça para a torre em baixo de sol quente ficando com marcas de sol nos pés.

Hoje o reflexo dessa criação para mim é a dificuldade enorme que tenho em pensar que posso ser feliz solteira, sem um relacionamento amoroso. Tenho minha vida independente financeiramente mas não sou independente emocionalmente, me sinto uma mulher insegura e que muitas vezes preciso da validação de alguém. Pra mim essa é a maior e pior sequela deixada pelos ensinamentos recebidos desde criança.
"Je suis prest"
Moonwalker
Forista
Forista
Mensagens: 438
Registrado em: 15 Out 2015 00:31

Re: O vazio de ser mulher na torre

Mensagem não lida por Moonwalker »

Existem muitos vazios. ja vi textos em que chamam de "a solidão".

A solidão da mulher
A solidão da mulher negra
A solidão dos feios (as)

.....
You've been hit by
You've been struck by a smooth criminal
Avatar do usuário
Tyrrhena
Forista
Forista
Mensagens: 931
Registrado em: 28 Ago 2018 14:27

Re: O vazio de ser mulher na torre

Mensagem não lida por Tyrrhena »

Ariadne escreveu: 25 Mar 2024 12:00
Quão vazia seria minha vida se eu ainda estivesse lá? Hoje tenho 23 anos, sai de casa com 21, moro sozinha, trabalho na área da educação e consigo me manter. Consegui o que meu pai e outros homens e mulheres lá dentro disseram ser impossível. É ridículo ainda existir esse tipo de pensamento hj em dia, mas isso fez parte de toda minha realidade, em especial quando comecei a faculdade.

Destaco este trecho, não a nada mais poderoso e satisfatório do que isso, conseguiu o muitos lá dentro te disseram que seria impossível. 23 anos e se mantém com seu próprio esforço. O mais virá minha Cara, certamente virá, com a constância virá!

Sobre o vazio em ser mulher na torre eu sempre pensei assim também, embora eu não seja mulher rsrsr. Eu sou casado hoje, não com um TJ ou ex-TJ, mas, quase casei com uma TJ. Essa pessoa com quem quase casei ficava abismada com meu pensamento em sempre incentivá-la a progredir, estudar, buscar melhores empregos etc.

Em algumas conversar ela falava sobre ser submissa ao marido e eu sempre disse que isso não é minimamente aceitável, submissão é obediência irrestrita e incondicional e eu jamais exigiria isso de ninguém. Isso reflete bem que em algumas mulheres TJs, infelizmente, é natural esse vazio criado.
Avatar do usuário
Tyrrhena
Forista
Forista
Mensagens: 931
Registrado em: 28 Ago 2018 14:27

Re: O vazio de ser mulher na torre

Mensagem não lida por Tyrrhena »

TakeMeToChurch escreveu: 25 Mar 2024 15:23 Muito bom, Ariadne!
Religiões de seguimento cristão, ainda que tentem argumentar, são sim machistas e patriarcais. A Torre não fica para trás nesse ponto. Tudo gira em torno da subserviência feminina.
É muito triste ver que muitas mulheres incríveis são apagadas nesse meio.
E de outros seguimentos também, islamismo pior ainda!
Avatar do usuário
GatodasSombras
Moderador
Moderador
Mensagens: 836
Registrado em: 07 Out 2019 02:55

Re: O vazio de ser mulher na torre

Mensagem não lida por GatodasSombras »

Ariadne escreveu: 25 Mar 2024 12:00 Passei um tempo afastada do fórum e dos grupos dissidentes, eu escolhi viver um pouco sabe, me permiti esquecer q já fiz parte de todo esse caos. Mas como um bom filho a casa torna, cá estou.

Uma das coisas que tenho pensado é no vazio que é ser mulher na Torre, suas únicas expectativas são casar ou servir em território (de preferência casada). Enquanto os homens, apesar das desgraças envolvidas, querendo ou não podem ter metas lá dentro, cargos de poder, espaço pra evoluírem e contribuirem lá dentro. Mas a mulher não, é sempre a mesma coisa, no máximo vira pioneira.

Com tempo esse vazio e essa falta de sentido vão te consumindo, algumas casam por tédio, só pra sair da casa dos pais, eu seria facilmente uma delas e tinha pavor disso.

Lembro que todo esforço que eu fazia lá dentro era como andar em círculos, lia a bíblia, pesquisava, preparava bem as reuniões, ia ao campo, seguia a cartilha, mas por mais que eu me esforçasse eu ainda teria de cobrir a cabeça pra orar. "Pq deus me odeia?" Eu pensava. "Pq ele me deu a msm capacidade intelectual q os homens se eu n posso usar pra nd?". Tudo era muito injusto na minha cabeça, especialmente aquelas benditas cartas de Paulo, li e reli a bíblia tentando achar brechas, tentando me convencer de que deus n odiava as mulheres ou as via como inferiores, mas quanto mais eu pesquisava, mas eu via que a bíblia tinha sido escrita por homens e para homens.

Quão vazia seria minha vida se eu ainda estivesse lá? Hoje tenho 23 anos, sai de casa com 21, moro sozinha, trabalho na área da educação e consigo me manter. Consegui o que meu pai e outros homens e mulheres lá dentro disseram ser impossível. É ridículo ainda existir esse tipo de pensamento hj em dia, mas isso fez parte de toda minha realidade, em especial quando comecei a faculdade.

A maior questão da org é q por mais q eles odeiem as mulheres, eles ainda dependem delas pra tudo. Um amigo me disse q no dia que uma mulher subir na tribuna a org Acaba, bom, espero q um dia o desespero deles por aceitação os leve pra esse caminho, não ia fazer falta e seria mt engraçado de acompanhar.
Ótimo tópico. Muito interessante reparar nesse contraste trazido pela Ariadne: ao mesmo tempo que a mulher é moldada para ter uma vida totalmente vazia no sentido de amor próprio, a importância dela na organização é a mais alta possível, pois é quem sustenta toda a parte operacional da torre (pregação, limpeza, arranjos de almoço, mesmo construção em boa parte), isso sem contar aquelas que escrevem discurso pro marido, conduzem saídas de campo com lenço na cabeça e etc.
Imagem
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: O vazio de ser mulher na torre

Mensagem não lida por Daenerys »

Ariadne,

Muito pertinentes as suas observações.
Que bom que você se libertou. Nosso objetivo é que mais mulheres percebam isso e saiam daquele meio nocivo.
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
Ariadne
Forista
Forista
Mensagens: 72
Registrado em: 24 Fev 2022 15:56

Re: O vazio de ser mulher na torre

Mensagem não lida por Ariadne »

Claire escreveu: 26 Mar 2024 10:29 Porém o pensamento da Torre e do cristianismo em geral é esse mesmo, a mulher é só para ser "ajudadora" do homem e procriar.
Ou, se quiser ser solteira ok, mas daí você precisa gastar todo seu tempo trabalhando de graça para a torre em baixo de sol quente ficando com marcas de sol nos pés.
Era isso q me pegava tb, essas eram as duas únicas opções lá dentro. Casar parecia um pesadelo, mas a ideia de morrer sem nunca ter tido um relacionamento tb era mt estranho.

Antes de eu sair eu já tinha aceitado que iria ficar sozinha msm, até pq nunca fui bem vista pelos ermões. Sempre fui de falar demais, querer demais, pensar demais, e então deu no que deu. No fim, foi libertador saber que o problema não era eu, mas sim o ambiente horrível que eu tentava me encaixar.

Agora resta as sequelas né, a gente foi criada pra servir e depender, então "aceitar" que no mundo real a vida exige bem mais coisas é foda. Para mim tem sido uma adaptação e tanto, tenho um relacionamento agora, mas é uma luta pra n decair em dependência emocional e n deixar minha vida se pautar nele.
"Paz entre nós guerra aos Senhores" - Última marcha
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 410 visitantes