Felicidade forçada e positividade tóxica

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Ariadne
Forista
Forista
Mensagens: 72
Registrado em: 24 Fev 2022 15:56

Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por Ariadne »

Olá pessoal!
Quando eu estava dentro da seita sentia como se estivesse vivendo em um teatro, aqueles sorrisos rasgados, os apertos de mão calorosos, o cheiro de perfume misturado com suor e o mesmo tom de voz estridente desejando bom dia ou boa noite. Aquelas pessoas as vezes não pareciam reais, eu mesma me pegava sendo uma delas e não me sentia mais eu mesma, era como um tranze que me obrigava a adotar aqueles trejeitos.

Lembro das publicações sobre a alegria que vem de Jeová, algumas que falavam pra se concentrar somente nas coisas boas, tinha também aquele salmo horroroso que eu usava pra pregar, apontando que a organização era o único lugar onde dava pra ser feliz de verdade. Chegou um momento em que eu me sentia tão falsa e mentirosa falando de felicidade, quando eu claramente estava super deprimida lá dentro, que aquilo foi me deixando cada vez mais pra baixo e eu acabei deixando de ir pro campo. Com o tempo isso foi pesando, a cada discurso ou publicação sobre ser mais positivo eu sentia mais nojo. Só fui saber o nome daquilo tudo quando estudei sobre positividade tóxica.

Tudo pra eles é bíblia, oração e Xová é uma alienação total dos próprios problemas. Acontece que ignorar uma coisa ruim não faz ela sumir, não dá pra ver o lado bom de tudo pq nem tudo tem um lado bom. Era um sinismo tão desumano, uma falsidade.

Se eu ainda tivesse paciência poderia listar as publicações com essa positividade tóxica, mas no momento prefiro não contaminar minha vista.

Sai de lá faz mais de um ano, mt coisa aconteceu, mas as vezes ainda me pego pensando no tanto que perdi da minha vida lá dentro. O que mais me irrita é pensar que se minha mãe tivesse provido tratamento pra minha saúde mental talvez eu não precisasse gastar tanto com ela hj, esse foi o resultado de negar a realidade e de deixar as coisas nas mãos de Xová.
"Paz entre nós guerra aos Senhores" - Última marcha
Avatar do usuário
TakeMeToChurch
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 38
Registrado em: 27 Out 2022 14:17

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por TakeMeToChurch »

Olá,
Enquanto lia suas palavras, consegui visualizar perfeitamente a congregação que eu fazia parte.
Era tudo programado e calculado. Cada sorriso, cada palavra, cada tapinha nas costas depois de um comentário ou uma parte. Eu mesmo fazia parte dessa programação.

Entre o povo mais feliz, o mais comum era - e ainda é -encontrar diversos irmãos com problemas emocionais. Pessoas que desperdiçam sua vida em um propósito que não leva a nada. Pregação é só rodar e rodar as mesmas quadras vez após vez, reunião são sempre os mesmos assuntos e não muito diferente as assembleia e congressos.
Para ver um outro mais feliz, era quando rolava uma recreação. Aí todo mundo se soltava, se divertia e etc... Ainda assim, era algo um pouco forçado porque tinha que ser tudo seguindo a cartilha JW.

Assim como você, também saí faz pouco mais de 1 ano, ainda sou jovem, mas às vezes me pego pensando no que eu deixei passar. Algo que me ajuda foi algo que li num livro e que minha psicóloga falou certa vez "Você toma decisões/age de acordo com os fatos que você tem no momento.".
Ou seja, muita coisa eu deixei passar porque o mundo TJ era só o que eu conhecia. No entanto, hoje eu já tenho outros fatos que me compõem e posso aproveitar muita coisa.

Sem mais delongas, espero que você esteja bem. E que, apesar dos pesares, possa a cada dia se reinventar e recuperar o tempo perdido. E o que for impossível de recuperar, que você recrie.
"Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu permanecerei."
Frank Hebert - Duna
Grupo do Telegram: https://t.me/+p7t782CL-6JlNzdh
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por Daenerys »

Ariadne,

Me identifiquei bastante com o seu relato. Tive sentimentos muito parecidos com os seus enquanto estive como PIMO.

Também concordo com você sobre tratamento psicológico. Foi o que me ajudou.
Porém, quando a pessoa está bitolada na seita, é difícil entender a finalidade do tratamento ou que o mesmo funcione, a menos que a pessoa tenha o chamado "insight" fazendo terapia, como é o caso de alguns.

Terapia funciona a médio e longo prazos ,mas a pessoa precisa ter certa consciência do motivo de estar fazendo.

Como você disse, não é barato, mas existem Universidades publicas e privadas que oferecem atendimento gratuito. O SUS também oferece atendimento.
Além disso, existem plataformas na internet que oferecem terapia por preço reduzido (valor social).

Eu, particularmente, não suportaria mais ser testemunha de jeová. É insalubre.

Minha vida melhorou em todos os sentidos depois que eu deixei a torre.
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Moonwalker
Forista
Forista
Mensagens: 438
Registrado em: 15 Out 2015 00:31

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por Moonwalker »

Positividade tóxica é um problema. Sai de alguns empregos porque não aguentava a pressão para estar feliz e produtivo 110% do tempo.Tudo era oportunidade para indiretas ambiguas que não ficava claro se estavam elogiando ou criticando para ver se faziamos mais e mais. Condicionamento de punição e recompensa me irrita demais.
You've been hit by
You've been struck by a smooth criminal
Avatar do usuário
GatodasSombras
Moderador
Moderador
Mensagens: 836
Registrado em: 07 Out 2019 02:55

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por GatodasSombras »

O mais irritante pra mim é que essa positividade se estendia a literalmente TUDO: todas os dias de congresso eram maravilhosos, mesmo que vc tenha quase passado mal de calor ou morrido de tédio com partes chatas; todas as saídas de campo te deixavam "revigorado" sendo que, curiosamente, esse revigoramento só vinha no exato momento de ir embora. E a real é que quase todos se sentem da mesma maneira, mas repetem o mesmo discursinho colorido que nem papagaio.
Imagem
Avatar do usuário
cabeludo08
Forista
Forista
Mensagens: 85
Registrado em: 08 Mar 2024 09:25

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por cabeludo08 »

Esse relato mexeu comigo. Porque é exatamente assim. Na época que procurei me empenhar mais por alvos espirituais pensando que iria sentir alegria, logo me decepcionei com a atitude dos irmãos e várias vezes já houveram discussões na minha casa antes da reunião. Mas lá agimos como se não tivesse acontecido nada, sempre com sorriso no rosto. Eu ainda sou PIMO e estou ficando cansado...
Avatar do usuário
Tulasi
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 22 Mar 2024 09:06

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por Tulasi »

Sim, uma das coisas que mais me irritava eram a "pioneiras hiper-felizes". DEUS COMO ELAS ERAM IRRITANTES. Sempre dispostas, zelosas, falando do reino de Jeová e de quanto a organização é maravilhosa. Estão sempre impecáveis e praticamente TODAS têm a voz estridente.

Claro que havia tb os pioneiros hiper-felizes, mas como sabemos, na org a maioria do serviço de pioneiro é composto por mulheres.

Um amigo também falava dos "abraçadores em série", aqueles irmãos, geralmente os servos/anciãos legalzões que saíam distribuindo abraços ou apertos de mão. Ah, eles geralmente se casavam com....sim, com as pioneiras hiper-felizes. O que me leva a crer que a casa deles devia ser ou o lugar mais irritante da face da Terra, ou o lugar mais hipócrita.

Não ser feliz o tempo inteiro é normal e até mesmo saudável, já até li isso em publicações (na época em que pessoas mais sérias as escreviam), então nunca entendi também essa felicidade histérica.
Aqui podemos ser todos iguais em nossas diferenças.
Avatar do usuário
Tulasi
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 22 Mar 2024 09:06

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por Tulasi »

GatodasSombras escreveu: 24 Mar 2024 16:51 O mais irritante pra mim é que essa positividade se estendia a literalmente TUDO: todas os dias de congresso eram maravilhosos, mesmo que vc tenha quase passado mal de calor ou morrido de tédio com partes chatas; todas as saídas de campo te deixavam "revigorado" sendo que, curiosamente, esse revigoramento só vinha no exato momento de ir embora. E a real é que quase todos se sentem da mesma maneira, mas repetem o mesmo discursinho colorido que nem papagaio.
kkkkkkkk verdade!
Aqui podemos ser todos iguais em nossas diferenças.
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por Spaceman »

Eu também me sentia assim Ariadne, toda a pressão para estar sempre sorrindo como se estivesse em um comercial de margarina, como tudo era uma benção de jeová, mesmo se fosse algo besta como uma nuvem cobrindo o sol quente.

Aquilo foi me destruindo emocionalmente, passei por momentos de pura depressão e essa positividade tóxica só piorava as coisas.

"Você tem que ser feliz, porque jeová é o deus feliz. Se não está feliz algo está errado, então vá mais ao campo, prepare melhor as reuniões, comente mais, leia mais a biblia, seja pioneiro, seja o escambau a quatro, largue tudo para ir morar no interior do acre que jeová irá te abençoar"

Porém, mesmo você seguindo a cartilha o vazio só aumenta. É um vazio inexplicável e essas publicações e o fingimento dos irmãos só pioram as coisas. Lá dentro nada é realmente real, todos são atores.

Os elogios são vazios e falsos, todos eles tentam tirar o mérito da pessoa e passar para um ser superior. Você deu um bom comentário, não é mérito seu, é jeová que te habilitou.

Não quero mais nada falso na minha vida.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
Ariadne
Forista
Forista
Mensagens: 72
Registrado em: 24 Fev 2022 15:56

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por Ariadne »

Moonwalker escreveu: 24 Mar 2024 16:47 Positividade tóxica é um problema. Sai de alguns empregos porque não aguentava a pressão para estar feliz e produtivo 110% do tempo.Tudo era oportunidade para indiretas ambiguas que não ficava claro se estavam elogiando ou criticando para ver se faziamos mais e mais. Condicionamento de punição e recompensa me irrita demais.
Nossa sim, inclusive essa pressão TJ me lembra mt costumes neoliberais de produtividade e autoconfiança excessiva, eles são basicamente uma empresa, n tem pra onde correr.
"Paz entre nós guerra aos Senhores" - Última marcha
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: kyoumal e 375 visitantes