Felicidade forçada e positividade tóxica

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Ariadne
Forista
Forista
Mensagens: 72
Registrado em: 24 Fev 2022 15:56

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por Ariadne »

:
TakeMeToChurch escreveu: 24 Mar 2024 16:14 Olá,
Enquanto lia suas palavras, consegui visualizar perfeitamente a congregação que eu fazia parte.
Era tudo programado e calculado. Cada sorriso, cada palavra, cada tapinha nas costas depois de um comentário ou uma parte. Eu mesmo fazia parte dessa programação.

Entre o povo mais feliz, o mais comum era - e ainda é -encontrar diversos irmãos com problemas emocionais. Pessoas que desperdiçam sua vida em um propósito que não leva a nada. Pregação é só rodar e rodar as mesmas quadras vez após vez, reunião são sempre os mesmos assuntos e não muito diferente as assembleia e congressos.
Para ver um outro mais feliz, era quando rolava uma recreação. Aí todo mundo se soltava, se divertia e etc... Ainda assim, era algo um pouco forçado porque tinha que ser tudo seguindo a cartilha JW.

Assim como você, também saí faz pouco mais de 1 ano, ainda sou jovem, mas às vezes me pego pensando no que eu deixei passar. Algo que me ajuda foi algo que li num livro e que minha psicóloga falou certa vez "Você toma decisões/age de acordo com os fatos que você tem no momento.".
Ou seja, muita coisa eu deixei passar porque o mundo TJ era só o que eu conhecia. No entanto, hoje eu já tenho outros fatos que me compõem e posso aproveitar muita coisa.

Sem mais delongas, espero que você esteja bem. E que, apesar dos pesares, possa a cada dia se reinventar e recuperar o tempo perdido. E o que for impossível de recuperar, que você recrie.
Sim, tô tentando msm aproveitar oq eu tenho agora, ver que apesar de tudo sobrevivi. O curioso é q desde q sai de lá eu nunca mais senti q tô fingindo ser algo, faz um ano que todos os dias consigo descobrir um pouquinho mais do q eu sou e do q eu quero ser, viver sem amarras é até esquisito kkkkk
Editado pela última vez por Ariadne em 24 Mar 2024 17:18, em um total de 2 vezes.
"Paz entre nós guerra aos Senhores" - Última marcha
Avatar do usuário
Ariadne
Forista
Forista
Mensagens: 72
Registrado em: 24 Fev 2022 15:56

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por Ariadne »

Spaceman escreveu: 24 Mar 2024 17:10 "Você tem que ser feliz, porque jeová é o deus feliz. Se não está feliz algo está errado, então vá mais ao campo, prepare melhor as reuniões, comente mais, leia mais a biblia, seja pioneiro, seja o escambau a quatro, largue tudo para ir morar no interior do acre que jeová irá te abençoar"

Porém, mesmo você seguindo a cartilha o vazio só aumenta. É um vazio inexplicável e essas publicações e o fingimento dos irmãos só pioram as coisas. Lá dentro nada é realmente real, todos são atores.
Essa pressão me enlouquecia. Eu tbm tentei seguir a cartilha sabe, mas o negócio pesou quando até nas tais recreações eu me sentia vazia e distante. De início minha busca por terapia foi pra isso, pq era difícil aceitar o fato de q todo mundo conseguia ser "feliz", mas eu não.

Ae né, na terapia me vieram os clicks e cá estou, sobrevivendo, medicada, em processo de terapia, mas infinitamente melhor comigo msm do q quando eu estava na seita 🙏✨
"Paz entre nós guerra aos Senhores" - Última marcha
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por Spaceman »

Ariadne escreveu: 24 Mar 2024 17:13
Essa pressão me enlouquecia. Eu tbm tentei seguir a cartilha sabe, mas o negócio pesou quando até nas tais recreações eu me sentia vazia e distante. De início minha busca por terapia foi pra isso, pq era difícil aceitar o fato de q todo mundo conseguia ser "feliz", mas eu não.

Ae né, na terapia me vieram os clicks e cá estou, sobrevivendo, medicada, em processo de terapia, mas infinitamente melhor comigo msm do q quando eu estava na seita 🙏✨
O mesmo acontecia comigo, era um sentimento de que não pertencia aquele lugar. Quando todos cantavam músicas teocráticas meio que forçados, dava pra ver que era algo para outros verem e que ninguém realmente estava gostando daquilo.

Fico feliz que você está melhorando, a terapia ajuda muito nisso, não desista!!

Na minha terapia o psicólogo sempre me corrigia para parar de usar o "chicote" em mim, então percebi que isso é muito por conta da torre e essa cultura falsa de felicidade que faz com que muitos se culpem e se julguem menores por não sentirem isso.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
Tyrrhena
Forista
Forista
Mensagens: 931
Registrado em: 28 Ago 2018 14:27

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por Tyrrhena »

Creio que todos nós, sem exceção temos notamos isso, e isso porque esta impressão é a impressão da mais absoluta verdade.

Toda reunião era a mesma coisa, o mesmo tom, o mesmo clima, todos falando para si mesmos que são felizes, que estão felizes quando se via nitidamente no rosto de muitos a depressão, o desânimo, o tédio.
Avatar do usuário
gleisson
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 11 Dez 2023 18:27

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por gleisson »

Tulasi escreveu: 24 Mar 2024 17:03
Um amigo também falava dos "abraçadores em série", aqueles irmãos, geralmente os servos/anciãos legalzões que saíam distribuindo abraços ou apertos de mão. Ah, eles geralmente se casavam com....sim, com as pioneiras hiper-felizes. O que me leva a crer que a casa deles devia ser ou o lugar mais irritante da face da Terra, ou o lugar mais hipócrita.
Na minha casa, por 30 anos todos os superintendentes e pioneiros especiais e outros passaram por lá para repousar ou tomar um almoço e algo assim. Era tradição da familia desde bem criança.

Primeiro tinham os cumprimentos, entao o almoço. No almoço tinha aquela conversa estranha, de falar coisas profundas, de dar spoiler sobre o que viria para o futuro. Quando o de circuito vinha com o de distrito eles sempre saiam antes para conversar e eu ja ouvi varias conversas deles e sempre eram sobre coisas triviais tipo qual melhor impressora ou trocar pneu de carro e de vez em quando o quanto eles estavam cansados de resolver tanto problema idiota que os irmaos traziam

Ai entra a questao: há uma aura pesada ao redor de muitas esposas de viajantes. Nao sou espiritualista nem nada mas era notorio. Elas riam demais, falavam de forma quase infantil. Mas quando decidiam que estavam cansadas e queriam deitar um pouco ou simplesmente quando sentavam no carro esperando o marido dar abraços e sorrisos para todos eu notava que algumas CHORAVAM, outras fechavam a cara e suspiravam igual numa cena de filme em que a pessoa não aguenta mais a situacao

Eu vi isso com meus olhos varias vezes. E passava 6 meses e entao o viajante aparecia sozinho, ou ele era substituido alegando problemas de saude. Mas a verdade é que a mulher nao tolerava aquilo mais. Algumas adoram a puxacao de saco e poder viver sem precisar comprar nada. Mas ninguem aguenta isso a vida toda

Por isso que algumas sao ranzinzas e chatas. Aquelas que ninguem tolera. Devem estar se defendendo de tanta falsidade que viram ao longo da vida. Tambem é comum que eles se cansem de tantas vezes ouvir as mesmas coisas na reuniao e ja vi uma jogando Candy Crush no discurso do marido
Fear Of The Dark
- Iron Maiden
Avatar do usuário
gleisson
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 11 Dez 2023 18:27

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por gleisson »

Ariadne escreveu: 24 Mar 2024 17:13
Essa pressão me enlouquecia. Eu tbm tentei seguir a cartilha sabe, mas o negócio pesou quando até nas tais recreações eu me sentia vazia e distante. De início minha busca por terapia foi pra isso, pq era difícil aceitar o fato de q todo mundo conseguia ser "feliz", mas eu não.

Ae né, na terapia me vieram os clicks e cá estou, sobrevivendo, medicada, em processo de terapia, mas infinitamente melhor comigo msm do q quando eu estava na seita 🙏✨
Feliz por você estar se sentindo bem d:7

Olha, eu era aquele filho estranho da familia teocratica. As coisas espirituais pareciam mais facil para os outros que para mim. E eu vivia muito bem, muito feliz porque tentava fazer tudo o que uma pessoa normal fazia mas com aquele limite para nao me encrencar

Ai no final da adolescencia eu cheguei a conclusao que eu poderia ser feliz 100% do tempo se eu finalmente cumprisse aquilo que tinha aprendido a vida toda: seguir a cartilha espiritual

Tentei, tentei, tentei... dava certo, ai eu cansava. Até que eu cheguei a conclusao que nao nasci pra isso. Veio uma tristeza enorme de nao conseguir ser um filho perfeito para meus pais, aquele betelita de ouro que casa com a pioneira especial e vai pro Rio Amazonas...

Passei longe disso. Fui pra faculdade e la segui bitoladissimo. Ai só hoje que vejo que quando a gente se esforça para seguir a cartilha geralmente temos o momento MAIS MISERAVEL DE NOSSAS INTEIRAS VIDAS. É bem forte, risco da pessoa se matar

Mas ainda bem que sobrevivemos!!!! :soldier7:
Fear Of The Dark
- Iron Maiden
Avatar do usuário
Ariadne
Forista
Forista
Mensagens: 72
Registrado em: 24 Fev 2022 15:56

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por Ariadne »

gleisson escreveu: 25 Mar 2024 10:59
Tulasi escreveu: 24 Mar 2024 17:03
Um amigo também falava dos "abraçadores em série", aqueles irmãos, geralmente os servos/anciãos legalzões que saíam distribuindo abraços ou apertos de mão. Ah, eles geralmente se casavam com....sim, com as pioneiras hiper-felizes. O que me leva a crer que a casa deles devia ser ou o lugar mais irritante da face da Terra, ou o lugar mais hipócrita.
Na minha casa, por 30 anos todos os superintendentes e pioneiros especiais e outros passaram por lá para repousar ou tomar um almoço e algo assim. Era tradição da familia desde bem criança.

Primeiro tinham os cumprimentos, entao o almoço. No almoço tinha aquela conversa estranha, de falar coisas profundas, de dar spoiler sobre o que viria para o futuro. Quando o de circuito vinha com o de distrito eles sempre saiam antes para conversar e eu ja ouvi varias conversas deles e sempre eram sobre coisas triviais tipo qual melhor impressora ou trocar pneu de carro e de vez em quando o quanto eles estavam cansados de resolver tanto problema idiota que os irmaos traziam

Ai entra a questao: há uma aura pesada ao redor de muitas esposas de viajantes. Nao sou espiritualista nem nada mas era notorio. Elas riam demais, falavam de forma quase infantil. Mas quando decidiam que estavam cansadas e queriam deitar um pouco ou simplesmente quando sentavam no carro esperando o marido dar abraços e sorrisos para todos eu notava que algumas CHORAVAM, outras fechavam a cara e suspiravam igual numa cena de filme em que a pessoa não aguenta mais a situacao

Eu vi isso com meus olhos varias vezes. E passava 6 meses e entao o viajante aparecia sozinho, ou ele era substituido alegando problemas de saude. Mas a verdade é que a mulher nao tolerava aquilo mais. Algumas adoram a puxacao de saco e poder viver sem precisar comprar nada. Mas ninguem aguenta isso a vida toda

Por isso que algumas sao ranzinzas e chatas. Aquelas que ninguem tolera. Devem estar se defendendo de tanta falsidade que viram ao longo da vida. Tambem é comum que eles se cansem de tantas vezes ouvir as mesmas coisas na reuniao e ja vi uma jogando Candy Crush no discurso do marido
Imagino q seja uma tortura, n ter casa fixa, viver viajando e na sombra do marido, não ter outra vida além daquela e seu contato ser 100% TJ. É um dos maiores graus de alienação ali dentro.
"Paz entre nós guerra aos Senhores" - Última marcha
Avatar do usuário
leoleckko
Forista
Forista
Mensagens: 288
Registrado em: 13 Jan 2023 16:59

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por leoleckko »

Essa positividade forçada é algo proposital. A TJ fala certas frases porque isso é oque se espera dela e não necessariamente porque sente aquilo.
Após algumas horas de serviço de campo a TJ deve dizer que está feliz sob a pena de despertar o julgamento e a atenção dos outros quanto a estar espiritualmente fraca. Já imaginou se alguém quando acaba o campo diz:

Hoje não foi um dia legal.

Ou quando acaba a reunião:

Esse estudo foi cansativo porque era igual a o de uns meses atrás.

Isso dispara nas TJs em volta o alerta de fraqueza apostasia ou oq for...essa pessoa vai ser excluída receber visita de "encorajamento" e tudo mais

Então acaba que a gente entra nessa mentira...repete as frases prontas e tenta parecer feliz

Mas um olhar um pouco mais criterioso sobre nós mesmos e a volta deixa bem claro que na verdade estão todos ficando malucos depressivos infelizes...
Avatar do usuário
Tyrrhena
Forista
Forista
Mensagens: 931
Registrado em: 28 Ago 2018 14:27

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por Tyrrhena »

leoleckko escreveu: 25 Mar 2024 15:17 Mas um olhar um pouco mais criterioso sobre nós mesmos e a volta deixa bem claro que na verdade estão todos ficando malucos depressivos infelizes...
Exatamente, isso é totalmente perceptível quando se volta a atenção para o número de transtornos psicológicos que afetam as TJs em diferentes graus. É em um grande maioria um povo doente emocionalmente devido a repressão exagerada para toda e qualquer coisa fora da bolha, até mesmo, para algo tão natural que é se sentir cansado!
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: Felicidade forçada e positividade tóxica

Mensagem não lida por Bauhaus »

Mesmo q tenham feito algumas mudanças p parecerem mais moderninhos, a única conversa deles é salão salão salão. QUE NERVOSO

Vc muda um pouquinho o assunto e eles puxam pra salão novamente. Tem que variar a comida, senão o organismo não aguenta.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 242 visitantes