Trabalho voluntário pós Torre

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
America
Forista
Forista
Mensagens: 295
Registrado em: 18 Mar 2022 09:10

Trabalho voluntário pós Torre

Mensagem não lida por America »

Olá pessoal!

Hoje vim falar de algo que jamais acreditei que me afetaria na vida pós-torre (ainda PIMO).
Comecei como voluntária em uma instituição de apoio à oncologia em minha cidade, mas o sentimento de realmente ajudar as pessoas não veio... o que veio foi um flashback de tudo o que fiz na Torre, as construções, as cozinhas de cursos, as manutenções... e a aflição de tempo perdido veio junto.
É doentio como a Torre tira de nós tantos momentos bons, mesmo quando nos libertamos dela.
Vou continuar como voluntária, sabendo que esse trabalho é pra quem realmente precisa, e não pra encher o bolso de uma empresa. Espero que esse sentimento ruim diminua com o tempo.

Já aconteceu isso com alguém por aqui?
"When you are young, they assume you know nothing" - Taylor Swift
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: Trabalho voluntário pós Torre

Mensagem não lida por Daenerys »

Parabéns pela iniciativa, América. Louvável.

Infelizmente, carregamos essas marcas mesmo.
À medida que nos afastamos de vez da torre, vai diminuindo.

A primeira coisa que eu fiz foi doar sangue. Um colega havia sofrido um acidente e a família estava pedindo doações, isso me motivou a fazer. Na primeira vez, senti como se estivesse fazendo uma coisa errada, e eu nem acreditava mais na torre, nem nessas crenças. Mas a mente da gente faz isso. Afinal, esse pensamento foi cultivado por muito tempo.

Quando eu era adolescente, minhas amigas me convidavam para ir à Quermesse, obviamente, eu não ia.
Fui depois que saí da torre e não me senti muito bem na primeira vez.

Tive bloqueio com várias coisas e fui superando aos poucos.
Alguns sentimentos e lembranças sempre existirão, mas vão ficando distantes com o tempo.
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
gleisson
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 11 Dez 2023 18:27

Re: Trabalho voluntário pós Torre

Mensagem não lida por gleisson »

Um ato de muita bondade sua, America

Fique tranquila que em breve sua mente se adapta. Fazer o bem é algo que nos acostumamos facil!

No meu caso eu sempre ficava perdido pensando o que seria da minha vida agora que tinha descoberto que tinha vivido toda ela numa mentira. 35 anos nesse meio! E conclui que eu seguiria tendo amor cristão aos outros, mas diferente do que A Sentinela ordenava, eu iria amar a todos os filhos de Deus e nao so ser gentil com quem é da mesma igreja

Entao vai fundo que isso deve fazer sua vida melhor
Fear Of The Dark
- Iron Maiden
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: Trabalho voluntário pós Torre

Mensagem não lida por Spaceman »

Parabéns por sua iniciativa América!! Não desista, porque diferente do "trabalho voluntário" dentro da torre, esse tempo que você gasta ajuda muito as pessoas.

Eu também me tornei voluntário para um hospital que cuida de crianças com câncer. É até engraçado que meu primeiro trabalho voluntário foi abordar pessoas em um supermercado para incentivar elas a comprar panetones (o dinheiro total do panetone foi direto para o hospital), me senti uma TJ novamente, rsrsrsrsrs, porém agora a razão para abordar as pessoas era nobre.

Agora estou criando coragem para doar medula, é algo que eles estão precisando, mas sei que dói muito, então só estou esperando criar vergonha na cara para fazer isso.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: Trabalho voluntário pós Torre

Mensagem não lida por JonSnow »

Olá America,

Parabéns por querer ajudar outras pessoas.

Confesso que após mais de dois anos fora, as vezes sinto que deveria fazer algo voluntário, até ajudo as pessoas em pequenas coisas no dia dia sempre que vejo alguém precisando, mas é bem diferente de algum projeto, ou ong, algo desse tipo.

Acabo tendo esse mesmo sentimento que você, como se muito tempo da minha vida já tenha sido "roubado" por trabalho voluntário que na minha opinião hoje, foi um serviço sem utilidade alguma, (eu era pioneiro regular e servo).

É incrível como a Torre trás uma carga negativa até para coisas boas quando vc se afasta.

Mas quero encarar algo assim, se alguém puder me indicar como posso participar ou onde eu consigo encontrar alguma instituição para apoiar
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
publiciotario
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Dez 2021 13:15

Re: Trabalho voluntário pós Torre

Mensagem não lida por publiciotario »

Parabéns, America.

Não encare as experiências do passado como tempo perdido, quase tudo nessa vida é capaz de ensinar alguma coisa. Tempo perdido é o tempo que se perde acreditando que o que passou foi tempo perdido.

E dentro da Torre também tem muita gente que realmente precisa de ajuda, gente pobre, idosa e inclusive com câncer. Tente não excluí-los da sua lista de cuidados. Pense neles e não naqueles do topo da pirâmide para quem, afinal de contas, você nem está mais dando dinheiro.
"Truth is incontrovertible. Panic may resent it. Ignorance may deride it. Malice may distort it. But there it is."
- Winston Churchill
Avatar do usuário
Tulasi
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 22 Mar 2024 09:06

Re: Trabalho voluntário pós Torre

Mensagem não lida por Tulasi »

Olá América, sua atitude é louvável e sabe, é bem normal a gente ter gatilhos assim por causa dos anos da Torre.

Tenho um grande amigo que ao se afastar foi assistir uma palestra na Nova Acrópole, ele disse que ficou interessado pelo conteúdo de filosofia, mas que ao ser tão bem recebido, era como se ele estivesse revivendo todo o "love bombing" da org, e por isso não conseguiu ir mais.

Quando eu era mais nova estava passando por um período muito difícil de depressão e minha psiquiatra, uma sábia mulher, recomendou-me conhecer o trabalho voluntário. Eu lembrava de uma casa de acolhimento de menores que havia conhecido na faculdade, e dias depois fui lá e me inscrevi como voluntária, passei por uma triagem e logo estava indo uma noite por semana passar tempo com as crianças.

Eu me sentia tão bem! Sentia que era trabalho voluntário de verdade, sem precisar contar hora pra nada, sem tentar enfiar goela abaixo de ninguém informações rasas, sem fofoca, sem sol torrando a cabeça. Apenas nós, crianças, funcionárias e voluntários. Era tão gostoso o quentinho do abraço delas!

Quando meu pai (um ancião) soube que estava indo lá, caramba....foi aquele esculacho, onde já se viu, "você já tem trabalho voluntário pra fazer", "nosso trabalho é mais importante pq salva vidas" e blá blá blá blá. Nem liguei e continuei indo até mudar de cidade e sair da casa dos meus pais. Anos depois retomei o trabalho voluntário, mas em outra frente, o da proteção animal. Hoje estou dando um tempo pq meu emocional ficou bem abalado com tanta crueldade que vi, mas eram nesses lugares que eu podia realmente "ver onde estava Deus", em cada rostinho daquelas crianças, em cada patinha de um cãozinho resgatado.

Pras TJs trabalho voluntário é rodar na quadra, fazer carrinho pra não conversar com ninguém, é "ajudar" quem a org deixa ajudar. Não que não exista altruísmo verdadeiro em alguma pessoa lá, eu mesma fui ajudada e ajudei outros associados. Mas, o que "salva" alguém? O que é trabalho voluntário? É aquele que escolhemos fazer ou que nos obrigam?

Fique tranquila e firme no seu propósito América, vc verá que não há nada mais satisfatório que fazer algo sem se preocupar "se os anjos ou Jeová estão vendo e achando bom". Apenas estar ali e se doar.

Grande abraço!
Aqui podemos ser todos iguais em nossas diferenças.
Moonwalker
Forista
Forista
Mensagens: 438
Registrado em: 15 Out 2015 00:31

Re: Trabalho voluntário pós Torre

Mensagem não lida por Moonwalker »

Ajudar quem precisa é ótimo, não há o que contestar. Mas eu sempre fico pensando que no fundo tem alguém se beneficiando com isso. Os que organizam o esquema todo. Recebem verbas do governo? Dedução de impostos ? Não estão fazendo porque são bonzinhos.
You've been hit by
You've been struck by a smooth criminal
Avatar do usuário
Tulasi
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 22 Mar 2024 09:06

Re: Trabalho voluntário pós Torre

Mensagem não lida por Tulasi »

Moonwalker escreveu: 28 Mar 2024 12:42 Ajudar quem precisa é ótimo, não há o que contestar. Mas eu sempre fico pensando que no fundo tem alguém se beneficiando com isso. Os que organizam o esquema todo. Recebem verbas do governo? Dedução de impostos ? Não estão fazendo porque são bonzinhos.
Sim, infelizmente muitos fazem trabalho voluntário não por bondade ou preocupação, mas por interesse pessoal, seja financeiro, por status, visualização em rede social, pra contar como hora curricular ou no currículo, enfim...

Eu penso assim: se eu pensar no quanto de grana que o cara que vende água fatura, nunca vou oferecer um copo d'água pra ninguém. O cara que vende água se beneficia? Muito. A pessoa que tava com sede se beneficia? Também. Entre perdas e ganhos, se o lado mais fraco puder ganhar um pouco, é o que conta no fim de tudo.

Grande abraço!
Aqui podemos ser todos iguais em nossas diferenças.
Avatar do usuário
Tulasi
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 22 Mar 2024 09:06

Re: Trabalho voluntário pós Torre

Mensagem não lida por Tulasi »

Moonwalker escreveu: 28 Mar 2024 12:42 Ajudar quem precisa é ótimo, não há o que contestar. Mas eu sempre fico pensando que no fundo tem alguém se beneficiando com isso. Os que organizam o esquema todo. Recebem verbas do governo? Dedução de impostos ? Não estão fazendo porque são bonzinhos.
Sim, infelizmente muitos fazem trabalho voluntário não por bondade ou preocupação, mas por interesse pessoal, seja financeiro, por status, visualização em rede social, pra contar como hora curricular ou no currículo, enfim...

Eu penso assim: se eu pensar no quanto de grana que o cara que vende água fatura, nunca vou oferecer um copo d'água pra ninguém. O cara que vende água se beneficia? Muito. A pessoa que tava com sede se beneficia? Também. Entre perdas e ganhos, se o lado mais fraco puder ganhar um pouco, é o que conta no fim de tudo.

Grande abraço!
Aqui podemos ser todos iguais em nossas diferenças.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], lucho e 393 visitantes