Estar livre para se casar

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Sailorjw
Forista
Forista
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Fev 2023 16:04

Estar livre para se casar

Mensagem não lida por Sailorjw »

Gostaria de saber pq isso? Pq ficar amarrado a algo que machuca, desgasta e não só machuca mas nos apodrece!!!!! Eu me separei recentemente. E como PIMO estou amarrada a um cara que só me tratava com grosseria, pediu um selinho a minha filha, e jogava na cara tudo o que colocava dentro de casa.


Ai minha vida tem de estar amarrada a um traste desses????? :iergh7:
Tenho saudades de tudo que ainda não vi. m:2
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Estar livre para se casar

Mensagem não lida por jurado8 »

O problema, neste caso, é questionar a lógica cristã ou pelo menos o modo de se observar a Bíblia.

Se a gente ler na Bíblia, as TJs estão certas na lógica delas: só pode separar e casar de novo em caso de traição ou morte. É o que diz a Bíblia. Em outros casos, ok, separa mas ainda continua "casado aos olhos de Deus", ou reata ou fica solteiro (sem sexo) para sempre.

Dessa forma a pessoa que não vê logica nisso tem 3 opções:
1 - Fazer o que "Deus" manda mesmo sem entender
2 - Mudar a forma de observar a Bíblia. Talvez vendo o que é dito ali como conselhos gerais, mas não como regras rígidas.
3 - Negar a Bíblia.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Estar livre para se casar

Mensagem não lida por Pássaro »

Isso é uma tortura pra quem precisa se manter na seita. Vejo
Homens e mulheres jovens que se deixaram levar por diversas pressões e acabaram errando em suas escolhas e tem que conviver em nome de um deus apregoado por eles como mais punitivo que amoroso. Muitos estão chutando o balde e com razão.
O barco da torre tá afundando?
Papillon
Forista
Forista
Mensagens: 216
Registrado em: 24 Set 2020 18:52

Re: Estar livre para se casar

Mensagem não lida por Papillon »

A *mulher* está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. 1 Cor 7:39

Entre tantas misoginias deste apóstolo pilantra vale notar que o enquadramento foi dado à mulher.
O que dizem os 143.991 não convidados para a festa?
Avatar do usuário
kyoumal
Forista
Forista
Mensagens: 565
Registrado em: 09 Jan 2023 08:16

Re: Estar livre para se casar

Mensagem não lida por kyoumal »

jurado8 escreveu: 26 Fev 2024 00:00 O problema, neste caso, é questionar a lógica cristã ou pelo menos o modo de se observar a Bíblia.

Se a gente ler na Bíblia, as TJs estão certas na lógica delas: só pode separar e casar de novo em caso de traição ou morte. É o que diz a Bíblia. Em outros casos, ok, separa mas ainda continua "casado aos olhos de Deus", ou reata ou fica solteiro (sem sexo) para sempre.

Dessa forma a pessoa que não vê logica nisso tem 3 opções:
1 - Fazer o que "Deus" manda mesmo sem entender
2 - Mudar a forma de observar a Bíblia. Talvez vendo o que é dito ali como conselhos gerais, mas não como regras rígidas.
3 - Negar a Bíblia.
Infelizmente é isso, não adianta muito questionar as TJs por simplesmente seguirem o que está ali na bíblia, no fim o erro está na própria bíblia(Minha visão)

Claro que a biblia tem bons conselhos, assim como diversas denominações religiosas, mas isso não exclui como ela já está ultrapassada e com regras e leis sem sentido como essa
"A vida é como um videogame, extremamente difícil e injusto. Quando você nasce, recebe um personagem gerado de maneira aleatória, com nome, raça, rosto e classe social."
Avatar do usuário
gleisson
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 11 Dez 2023 18:27

Re: Estar livre para se casar

Mensagem não lida por gleisson »

Já vi as mulheres TJs ficarem 'aguardando' o ex-marido arranjar outra - que seria considerado adulterio :(

Entao estao livres para se casar com quem quiser

Infelizmente acho que é a opcao mais viavel de quem precisa se manter dentro das regras. Ou arranjar alguem, casar de novo e tentar voltar um tempo depois. Antes eram muito rigidos nessa e a pessoa ficava anos pra ser readmitida
Fear Of The Dark
- Iron Maiden
Avatar do usuário
argus
Forista
Forista
Mensagens: 142
Registrado em: 01 Mai 2020 23:29

Re: Estar livre para se casar

Mensagem não lida por argus »

Há uma lógica que faz sentido pra mim, em relação à bíblia.

1 - Antigo Testamento - Escrito pra Judeus, por Judeus, num contexto judaico.
2 - Novo Testamento - Escrito por Judeus, para Convertidos ao Cristianismo, para a época deles.

Há princípios que são universais em ambos os textos. Mas o trato com o ser humano, tanto no casamento, quanto no trato social (punição eclesiástica) e definições à respeito da divindade, não faz sentido algum manter na cultura atual. EX: Apedrejar alguém por um erro.

No caso de Paulo, escreve num contexto onde a mulher era rebaixada em todas as culturas.
Essa regra era uma "regalia" dada às mulheres, para se livrar de um traste "cristão", para o tempo em que ele vivia, embora acho injusto até pra aquele tempo. Mas era o que tinha.

Hoje, com o avanço ao homem civilizado, não faz sentido nenhum esta regra. E aí entro na interpretação lógica: É só coisa do sistema religioso judaico/cristão, regido pelo machismo do ser humano.

Casamento é quando os dois se dão bem. Se isso não acontece, não faz sentido algum o casamento de fachada, principalmente quando é pra não decepcionar familiar ou amigos.
"Para saber quem te controla, simplesmente descubra quem você não pode criticar."
FariasV
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 43
Registrado em: 08 Jul 2023 15:08

Re: Estar livre para se casar

Mensagem não lida por FariasV »

Nao existe regulamentação sobre o casamento divorcio e nem sobre a maioria das questões especificas da sociedade moderna atual que sejam validas como leis para os cristãos gentios incircuncisos...
É um erro grotesco tentar regular a vida dos cristaos da segunda aliança pelas leis da sociedade e da congregação judaica do primeiro seculo.
A congregação Crista e sua lideranca era em sua maioria de cristaos judeus circuncisos, a sociedade e suas leis tmb eram em um contexto Totalmente judaico.
A lei do cristo é que regula a vida crista atual... e sem leis especificas inclusive sobre o divórcio.
Um verdadeiro cristão que é guiado pela lei do cristo sabe q é da vontade de Deus que o casal permaneça unidos pelo tempo q durar as suas vidas, no entanto essa união poderia ser rompida, na primeiro seculo somente fornicacão ou adultério seriam motivos válidos.
Mas a sociedade judaica era muito diferente da nossa, e se fosse hj certamente Paulo acrescentaria mais motivos.
As sociedades mudam.... e as leis tem q acompanhar tmb enquanto as leis do primeiro pacto eram adequadas para aquela sociedade, não são mais hj.... somente a lei do Cristo seria perfeitamente adequada em qualquer épocaou sociedade.
Aoutra
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 31 Mai 2023 14:05

Re: Estar livre para se casar

Mensagem não lida por Aoutra »

Sailorjw escreveu: 25 Fev 2024 23:26 Gostaria de saber pq isso? Pq ficar amarrado a algo que machuca, desgasta e não só machuca mas nos apodrece!!!!! Eu me separei recentemente. E como PIMO estou amarrada a um cara que só me tratava com grosseria, pediu um selinho a minha filha, e jogava na cara tudo o que colocava dentro de casa.


Ai minha vida tem de estar amarrada a um traste desses????? :iergh7:
Não adianta, vou te dizer o seguinte, pra tudo na vida tem o "jeitinho brasileiro". Se vc seguir 100% as regras da Torre, sua vida vai virar um tormento. Então, ou vc pede para o seu ex, gentilmente, se houver essa possibilidade, claro, te liberar, ou, aproveite a vida e tenha seus casos secretamente. Seja cuidadosa, mas, não deixe de curtir a vida não, ok? Felicidades...
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 274
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: Estar livre para se casar

Mensagem não lida por Bauhaus »

Sailorjw escreveu: 25 Fev 2024 23:26 Gostaria de saber pq isso? Pq ficar amarrado a algo que machuca, desgasta e não só machuca mas nos apodrece!!!!! Eu me separei recentemente. E como PIMO estou amarrada a um cara que só me tratava com grosseria, pediu um selinho a minha filha, e jogava na cara tudo o que colocava dentro de casa.


Ai minha vida tem de estar amarrada a um traste desses????? :iergh7:
A seita obriga duas pessoas a ficarem juntas em uma relação insalubre. É inimaginável isso.

Vc já pensou em oficializar essa separação? Vc tem uma criança e ela precisa de amparo. E vc precisa de sossego. Assim, com o tempo a gente consegue perceber q o que as pessoas pensam sobre a gente é problema delas. Mas essa proteção jurídica é importante.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Rapha e 390 visitantes