Depessão x Religião

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
orfaosolitario
Forista
Forista
Mensagens: 187
Registrado em: 31 Jul 2023 16:05

Depessão x Religião

Mensagem não lida por orfaosolitario »

Pessoal minha vizinha ta uma depressão das brabas. Quase todo dia eu ouço ela murmurando, chorando, quando seu marido sai de casa..
Outro dia estávamos conversando sobre diversos assuntos, entres eles religião..
Ela até falava que sente a necessidade de se apegar mais a essas coisas e tal...
Embora ela esteja em tratamento, ainda sim parece que o efeito não é o suficiente..

Será que ela recebendo um visita de alguma TJ, ela pode encontrar respostas as suas inquietações? Ou pode até piorar? :mrgreen:
Será que ela pode ser uma ovelha que pode encontrar seu pastor, ou pode se tornar outro gado indo pro abate?
Aoutra
Forista
Forista
Mensagens: 107
Registrado em: 31 Mai 2023 14:05

Re: Depessão x Religião

Mensagem não lida por Aoutra »

orfaosolitario escreveu: 25 Fev 2024 11:22 Pessoal minha vizinha ta uma depressão das brabas. Quase todo dia eu ouço ela murmurando, chorando, quando seu marido sai de casa..
Outro dia estávamos conversando sobre diversos assuntos, entres eles religião..
Ela até falava que sente a necessidade de se apegar mais a essas coisas e tal...
Embora ela esteja em tratamento, ainda sim parece que o efeito não é o suficiente..

Será que ela recebendo um visita de alguma TJ, ela pode encontrar respostas as suas inquietações? Ou pode até piorar? :mrgreen:
Será que ela pode ser uma ovelha que pode encontrar seu pastor, ou pode se tornar outro gado indo pro abate?
Tratamento contra depressã é isso mesmo...um caminho a ser trilhado até a cura. Muitas vezes a pessoa precisa de remédios, terapia, mudança no estilo de vida, etc etc...então, não é que o tratamento não é suficiente!
Ela não precisa das TJs, já tem um problema, logo, não precisa de outro! Ela deve sim é ficar atenta, pois, como sabemos, as pessoas em vulnerabilidade são um prato cheio para diversas religiões perigosas.
Abs
orfaosolitario
Forista
Forista
Mensagens: 187
Registrado em: 31 Jul 2023 16:05

Re: Depessão x Religião

Mensagem não lida por orfaosolitario »

Aoutra escreveu: 25 Fev 2024 13:46
orfaosolitario escreveu: 25 Fev 2024 11:22 Pessoal minha vizinha ta uma depressão das brabas. Quase todo dia eu ouço ela murmurando, chorando, quando seu marido sai de casa..
Outro dia estávamos conversando sobre diversos assuntos, entres eles religião..
Ela até falava que sente a necessidade de se apegar mais a essas coisas e tal...
Embora ela esteja em tratamento, ainda sim parece que o efeito não é o suficiente..

Será que ela recebendo um visita de alguma TJ, ela pode encontrar respostas as suas inquietações? Ou pode até piorar? :mrgreen:
Será que ela pode ser uma ovelha que pode encontrar seu pastor, ou pode se tornar outro gado indo pro abate?
Tratamento contra depressã é isso mesmo...um caminho a ser trilhado até a cura. Muitas vezes a pessoa precisa de remédios, terapia, mudança no estilo de vida, etc etc...então, não é que o tratamento não é suficiente!
Ela não precisa das TJs, já tem um problema, logo, não precisa de outro! Ela deve sim é ficar atenta, pois, como sabemos, as pessoas em vulnerabilidade são um prato cheio para diversas religiões perigosas.
Abs
Creio que vc foi bem honesta quando disse "Ela não precisa das TJs, já tem um problema, logo, não precisa de outro". hehehehe.
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1996
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Depessão x Religião

Mensagem não lida por Merida »

Religião tem seu papel na sociedade, mas "religião" é uma coisa "Seita" é outra coisa bem diferente.

No caso da sua vizinha, além de seguir se tratando pode ser interessante participar de algum grupo religioso, alguns fazem retiros, grupos de apoio para pessoas em vulnerabilidade, ajudar o próximo também é uma forma de ajudar a si mesmo.

Agora entrar em uma Seita como as TJ é uma furada, a curto prazo pode parecer inofensivo, mas a médio e longo prazo será o terror.
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Depessão x Religião

Mensagem não lida por jurado8 »

A situação da sua vizinha é um prato cheio para as TJs atacarem. Merida já comentou que para alguém entrar nas TJs, precisa estar vulnerável. E é verdade. Fora uma situação de vulnerabilidade emocional, ninguém se atrai àquele lugar. Talvez por parentes, amigos, ou por nascer TJ.

Agora se ela já está em contato por ela ter falado que é importante se apegar a religião e tal? Creio que não.
É um senso comum na sociedade isso, o incentivo para buscar religiões quando a pessoa tá mal, ou achar que é falta de Deus e tal.

Mas concordo com a Merida. Se isso vai fazer bem a ela, acho que ela deve ir, para uma RELIGIÃO, não, seita. Estar em comunidade, orando, fazendo retiros, como já bem comentado, pode ser de ajuda. Repudio a ideia de achar que SOMENTE dessa forma é possível sair de uma depressão, mas considero sim a ideia que isso pode fazer bem num contato com nossa espiritualidade e com a comunidade local.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
gleisson
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 11 Dez 2023 18:27

Re: Depessão x Religião

Mensagem não lida por gleisson »

Quanto mais grave a situacao mais forte costuma ser a mudanca que vai tirar a pessoa dali

Nao sei se ja notaram mas igrejas estranhas tem mais poder de mudar pessoas com graves vicios do que as moderadas. Um amigo querido era da pastoral e organizou varias residencias terapeuticas com a igreja catolica mas ficava surpreso que a Igreja Universal tirava pessoas do crack e eles nao voltavam mais pras ruas. Ele ate dizia que quanto mais maluca a igreja, melhor pq isso dava um novo senso de vida, que a pessoa nao conseguia viver bem com a propria liberdade. A Universal transformava esse pessoal em obreiro e eles viviam 100% pra trabalhar pra eles e tinham pouco contato com familia e amigos antigos

Por isso que acho que muitos se acham e ficam bem entrando na religiao TJ. Voce tem um emprego de tempo integral, recebe ordem do que assistir, do que fazer, de qual rotina ter, de com quem conversar, do que pensar e nao precisa se preocupar com mais nada

Entao pode ter seu efeito benefico. E se a pessoa esta em condicoes de nao cometer pecados pesados e tiver um dinheiro entrando todo mes - tipo uma senhorinha solitaria aposentada - pode ser o que ela acha que vai resolver a vida

MAS EU JAMAIS RECOMENDARIA ISSO PRA ELA, MUITO RISCO ENVOLVIDO!

Para os jovens, a religiao é horrivel. A meu ver qualquer uma e horrivel quando se envolve demais
Fear Of The Dark
- Iron Maiden
Aoutra
Forista
Forista
Mensagens: 107
Registrado em: 31 Mai 2023 14:05

Re: Depessão x Religião

Mensagem não lida por Aoutra »

gleisson escreveu: 26 Fev 2024 10:01 Quanto mais grave a situacao mais forte costuma ser a mudanca que vai tirar a pessoa dali

Nao sei se ja notaram mas igrejas estranhas tem mais poder de mudar pessoas com graves vicios do que as moderadas. Um amigo querido era da pastoral e organizou varias residencias terapeuticas com a igreja catolica mas ficava surpreso que a Igreja Universal tirava pessoas do crack e eles nao voltavam mais pras ruas. Ele ate dizia que quanto mais maluca a igreja, melhor pq isso dava um novo senso de vida, que a pessoa nao conseguia viver bem com a propria liberdade. A Universal transformava esse pessoal em obreiro e eles viviam 100% pra trabalhar pra eles e tinham pouco contato com familia e amigos antigos

Por isso que acho que muitos se acham e ficam bem entrando na religiao TJ. Voce tem um emprego de tempo integral, recebe ordem do que assistir, do que fazer, de qual rotina ter, de com quem conversar, do que pensar e nao precisa se preocupar com mais nada

Entao pode ter seu efeito benefico. E se a pessoa esta em condicoes de nao cometer pecados pesados e tiver um dinheiro entrando todo mes - tipo uma senhorinha solitaria aposentada - pode ser o que ela acha que vai resolver a vida

MAS EU JAMAIS RECOMENDARIA ISSO PRA ELA, MUITO RISCO ENVOLVIDO!

Para os jovens, a religiao é horrivel. A meu ver qualquer uma e horrivel quando se envolve demais
Então, talvez essas pessoas troquem um vício por outro, mas é bem comum esse tipo de coisa. Deixam o vício em bebidas e drogas e se alienam em alguma religião. Seria até interessante algum estudioso observar esse fenômeno.
Eu acredito que a fé possa ajudá-la, não necessariamente uma religião. Querendo ou não, a maioria das religiões ajuda, MAS, cobra algo em troca, seja dinheiro, assiduidade, liberdade etc etc. Abs
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Phoebe Buffay e 400 visitantes