Nosso porão - o fórum. Qual a história de onde ele veio?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Nosso porão - o fórum. Qual a história de onde ele veio?

Mensagem não lida por Atlas »

Por esses dias, vi uma frase interessante do nosso amigo Jurado8, ao falar sobre o fórum: ". . . creio que deva continuar assim para ser um espaço no mundo virtual comparado a um porão de uma casa velha no mundo físico".

Concordo plenamente com essa frase. Ela me fez recordar, anos atrás, quando algumas centelhas de dúvidas começavam a germinar na minha mente e me motivavam, vez por outra, a acessar este fórum. Foram anos assim, e sempre que eu visitava, a "mobília" permanecia a mesma.

Sendo assim, queria tirar algumas dúvidas que sempre tive sobre este nosso aconchegante porão: Quando surgiu o fórum e por quem? De onde surgiu a ideia de construir um fórum para a dissidência? Por onde andam as pessoas responsáveis pela existência dele?

Talvez, todas essas perguntas já foram respondidas em tópicos e publicações anteriores, porém, como ingressei no ano passado, não tive acesso a essa história.

Gostaria que os amigos aqui que sabem de fatos interessantes, me contassem. Eu queria muito saber.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Nosso porão - o fórum. Qual a história de onde ele veio?

Mensagem não lida por jurado8 »

A historia do Forum nao sei. Mas a minha com ele eu vou contar.

Quando eu tinha uns 12 , 14 anos, ainda criança (pelo menos me sentia assim) acessei o entao TJs Livres. Curiosidade mesmo. Amaldiçoei todos os apostatas aqui presentes e nao entendi nada.

Com uns 16 voltei mais "crescidinho". Li uns topicos, gostei, mas achei bem exagerado. Ja era o extjs.net

Daí depois tive contato com publicacoes apostatas tipo Ray Franz, Paulo Savio, livros e fui lendo. Ai sim voltei ao forum. E alguns usuarios eu gostei da linha de raciocinio. Alguns ja estavam ate anos sem participar, mas comecei a ler tudo que eles ja tinham postado. E isso ajudou a clarear minha mente.

O mais importante do forum é a diversidade de pensamento. Porque cada um sai das TJs por razoes distintas. Eu sai porque era criatao convicto e vi que a Biblia nao era seguida ali. Minhas participacoes iniciais sao bem profundas nesse ponto. Mas outros saem porque sofreram abusos psicológicos, porque viraram ateus, etc.

E dai usuarios comuns, como nos, escrevendo a pessoa pode se identificar. Ela nao precisa concordar com tudo nem com todos. Isso é muito legal aqui!

Fora que o forum é ciclico. Eu um dia vou embora, varios que vieram e contribuiram muito mais que nós, ja foram. Mas seus artigos estao registrados, podem ser encontrados via Google ou outros e lidos.

Quando me cadastrei aqui, 2021, ja fazia uns 8 anos que acessava. Mesmo que de forma irregular e anonima.

Eu sou fã do forum. Como todo mundo, obvio que tenho opinioes para melhorar, mas acho muito bacana este espaço.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1996
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Nosso porão - o fórum. Qual a história de onde ele veio?

Mensagem não lida por Merida »

Quando conheci o Fórum em janeiro de 2020, foi amor a primeira vista, dedicava várias horas por dia lendo, lia tópicos do início do Fórum, fui navegando, claro que lia muitas apresentações, pra conhecer a história dos Administradores, Moderadores, alguns foristas.

Em maio de 2020 me registrei, minha primeira conta usava o avatar "Cinderela" dei uma pausa e voltei como Merida, cá estou desde então, já são 4 anos e muita coisa em mim já foi ressignificada, esse espaço me ajuda no meu processo de cura, e de autoconhecimento.

Cada fase tem uma cara nova, pessoal que interage vai mudando, os mesmos vão se posicionando com ideias e crenças diferentes, é um local que por ter o anonimato usado pela maioria, acaba gerando mais segurança pra quem precisa desabafar e não quer ser taxado como apóstata.

Via vídeos de you tube de extj mas me passavam uma imagem ruim, foi lendo as histórias aqui, que consegui ligar os pontos e perceber que era vítima de lavagem cerebral de uma Seita de auto controle.

O Fórum com sua regras gera a sensação de acolhimento, quem pega pesado e desmerece o que outro fala, pode ser banido, por isso aqui é o único local da dissidência que frequento.

Esse modelo mais acolhedor, sem debates acalorados surgiu visando ser um refúgio aos que saem da organização.
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
PioneiroDesregulado
Forista
Forista
Mensagens: 1181
Registrado em: 20 Jun 2021 13:31

Re: Nosso porão - o fórum. Qual a história de onde ele veio?

Mensagem não lida por PioneiroDesregulado »

Eu tbm acharia interessante saber. Uma vez fui atrás dos primeiros posts e pelo q entendi, ele veio de um outro já existente que aparentemente foi cancelado ou algo assim.
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Nosso porão - o fórum. Qual a história de onde ele veio?

Mensagem não lida por Atlas »

Eu gostaria muito de saber também.

Aqueles que desenvolveram essa iniciativa do fórum devem ter tido um ideal; uma história, que certamente deve ter sido contada no início mas que foi perdida.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Nosso porão - o fórum. Qual a história de onde ele veio?

Mensagem não lida por Saran »

OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1996
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Nosso porão - o fórum. Qual a história de onde ele veio?

Mensagem não lida por Merida »

Muito bom reler esse tópico, deixo aqui meu agradecimento ao Pascoal e a todos que colaboram em manter esse Fórum ativo.

Foi e segue sendo um lugar de refúgio : )
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3113
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Nosso porão - o fórum. Qual a história de onde ele veio?

Mensagem não lida por Bruce D. »

Eu comecei na dissidencia lá trás no ano de 2007. Eu estava começando meu despertar pois o que me levou a ser dissidente não foram os erros doutrinais das TJs e sim presenciar e sentir na pele a falta de amor existente na congregação, o jogo de intrigas, nepotismo e perseguição nos bastidores. Como nessa época eu trabalhava autonomo eu aproveitei que um dia apos almoçar no shopping eu fui numa lan e digitei no Google o termo - Testemunhas de Jeová - e ai o resultado foi o predecessor desse forum - TJ's LIvres.

Eu acabei entrando e comecei a ler muitos depoimentos de pessoas que estavam passando situações muito parecidas a que eu vivia, e ali eu percebi que eu não estava sozinho nos meus questionamentos e sentimentos em relação as TJs. Depois de algumas semanas lendo muitos tópicos eu decidi me tornar membro e mudei pra cá na mesma semana em que o forum que estamos entrou em funcionamento.

Em um tópico onde fiz a minha retrospectiva de 10 anos eu disse e reitero que esse espaço mudou a minha visão de vida, abriu a minha mente para com crenças e dogmas e passei a ver as pessoas sem a visão e os julgamentos tejoteanos.

Eu só tenho a agradecer a todos que idealizaram esse projeto e o mantem ativo pois considero esse espaço como minha segunda casa pois aqui eu fui acolhido e posso ser eu mesmo sem as amarras da JW.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Nosso porão - o fórum. Qual a história de onde ele veio?

Mensagem não lida por Atlas »

Foi muito interessante ver essa história.

O que acho ainda mais interessante é como, as pessoas aqui têm o poder de ajudar outros, mesmo que de forma não tão aparente. Sem dúvida eu agradeço por ter esse espaço aqui. Grato a muitos aqui, inclusive, muitos que já nem estão mais aqui.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 402 visitantes