Minha reflexão sobre o sangue

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
AndreaRosa
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 33
Registrado em: 12 Mai 2022 04:52

Minha reflexão sobre o sangue

Mensagem não lida por AndreaRosa »

Estava analisando o texto da Bíblia q as tjs usam pra não aceitar o sangue e o meu entendimento foi o seguinte:
O texto ISOLADAMENTE diz para se abster do sangue, porém se vc pegar o CONTEXTO da história claramente está falando sobre comer e beber o sangue, até prq naquela época não existia tecnologia para transfusão. E tem mais segundo a Bíblia Jesus derramou seu SANGUE para nos salvar certo?! Segundo a Bíblia devemos imitar a Cristo certo?! Se eu estou doando meu sangue para salvar o próximo estou seguindo o exemplo de Jesus em derramar o sangue para uma salvação, ah mas quem recebe? Bom a pessoa está recebendo pela veia e não pela boca como era na época em q o texto foi escrito. Outra coisa tb, essa questão de não ingerir sangue não seria tipo um “cuidado” igual aqueles textos q falam pra não comer carne de porco, a mulher se isolar quando estiver menstruada?
O q vcs acham? Tem fundamento esse meu raciocínio ou é pura loucura minha? Vcs acham q essa linha de raciocínio é um bom argumento para rebater as tjs?
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1996
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Minha reflexão sobre o sangue

Mensagem não lida por Merida »

A questão de sangue Tj ao meu ver a liderança sabe que é um tiro no pé clarear essa luz de uma vez e liberar geral o sangue, por conta das milhares de mortes geradas pela obediência cega de aceitar transfusão de sangue, em casos que era a única forma de salvar a vida.

Imagine o tanto de processos que a liberação poderia causar. Porém a conta gotas essa liberação vem ocorrendo, aceitam partes de sangue, já não é monitorado o uso do cartão de sangue como faziam décadas atrás, antigamente os cartôes eram distribuídos durante a reunião.

A Torre tenta se isentar de qualquer responsabilidade por mortes, assim caii nas costas de cada um, os Tjs mais bitolados são os que acabam morrendo, porque os mornos, que levam a Torre como um clube social, esses aceitam transfusões de sangue, muitos nem falam que são Tj ao fazer cirurgia, o mundo Tj tem muitas castas e seguir essa regra insana não cola mais como um dia já colou.

Acho que muito Tj apoia a questão do sangue da boca pra fora, conversando com um enfermeiro ele comentou que já foi colocado sangue em vários Tjs, e esses pediam segredo, caso fosse algum ancião não era pra falar nada, seria ilusão nossa crer que quem está lá dentro estão de acordo com tudo, boa parte são Tj despertos que fingem obedecer tudo.
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Minha reflexão sobre o sangue

Mensagem não lida por baiano »

Concordo. O sangue transfundido vai pra circulação sanguínea. O ingerido pela boca vai pro sistema digestivo. Também por isso aquele argumento do álcool na veia não faz sentido.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Theoleo41
Forista
Forista
Mensagens: 57
Registrado em: 03 Jan 2024 07:50

Re: Minha reflexão sobre o sangue

Mensagem não lida por Theoleo41 »

Mas se o cg lançar uma nova luz de que o sangue e uma questão de consciência e de que já pode conversar com desassociado não vai sobrar ninguém no salão do reino rsrsrsrs
Avatar do usuário
Inevitavel
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Mai 2023 12:44
Localização: Sorocaba/SP

Re: Minha reflexão sobre o sangue

Mensagem não lida por Inevitavel »

A lei sobre o sangue e a lei sobre o sábado eram semelhantes.
Eram leis que serviam para educar os israelitas.
Deveriam entender que o sábado e o sangue eram sagrados.

Quem trabalhasse no sábado era morto. Quem comia sangue era igualmente morte.
Porém, se sua vaca estivesse se afogando no sábado, você poderia transigir a lei do sábado e realizar o trabalho de socorrer sua vaca.
Então eu pergunto: Uma vaca vale mais que um ser humano? Como a lei permite brechas para salvar um animal mas não permite brechas para salvar uma vida?
Quando perguntaram para Jesus se era lícito curar no sábado, Jesus disse que a lei foi feita para o homem, não o homem feito para a lei, ou seja, o ser humano é mais importante do que o cumprimento de lei.


O dilema todo do sangue está no sujeito, mesmo tendo todo tipo de alimento para usufruir, como a carne, farinhas, leite, mel, frutas e tudo mais que tinha na época, mas o sujeito escolhe comer o sangue por pura desobediência. Esse caso era passível de morte.

Ninguém que está saudável vai ao hospital tomar uma bolsa de sangue pra matar a fome ou simplesmente para ver como é. Isso sim seria desobediência

É claro que o CG sabe dessa lógica simples e justa. Porém, quando se tornou proibido a transfusão de sangue, essa prática não era assim tão comum como é hoje em dia. Nesse meio tempo muita gente morreu sem utilizar desse tratamento.

Se o CG liberar agora, a Torre cai em um ano, de tanto pagar indenizações.
Se você assistir a um canal de tv tradicional dos EUA ira notar que mais de 50% das propagandas são de escritórios de advocacia. Lá se processa tudo e todos por qualquer deslize. O CG sabe disso e com certeza não vai se arriscar. Vão manter esse erro, mesmo que muitos ainda tenham que morrer por obediência aos homens.
Todos os caminhos levam a morte. Perca-se!
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Minha reflexão sobre o sangue

Mensagem não lida por Atlas »

Sinceramente, eu fico na dúvida se o corpo governante sabe que a atual proibição de transfusões é um erro da parte deles, ou, se eles realmente acreditam que é uma doutrina a ser seguida.

Por um lado, com um pouco mais de pesquisa, ficará claro que essa regra de não transfundir sangue é um erro grotesco, uma interpretação puramente humana e extrema. Acho difícil que os membros do corpo governante não tenham ao menos alguma dúvida sobre isso. Talvez eles prefiram ignorar deliberadamente o assunto, relegando o problema para o recôndito da mente.

Por outro lado, se fosse o caso deles saberem que a doutrina de transfusão de sangue é um erro, a atitude mais previsível, seria não tocar no assunto, não insistir mais no tema. Mas não é o que se vê, até pouco tempo, em estudo recente da Sentinela, eles reafirmavam sua posição de não aceitar sangue.

Ou eles sabem que ensinam uma doutrina de morte e consentem nisso porque simplesmente voltar atrás significaria enfrentar uma crise sem precedentes e disso se segue que eles são inescrupulosos, ou, de fato, eles realmente acreditam nessa doutrina cegamente.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
HenriqueVIII
Forista
Forista
Mensagens: 57
Registrado em: 05 Mar 2021 12:56

Re: Minha reflexão sobre o sangue

Mensagem não lida por HenriqueVIII »

É uma boa observação! Olha, ao que pesquisei em algumas fontes, podemos montar um raciocínio interessante.
Atos 15:1-5 você verá que haviam homens que gostariam de impor a lei aos cristãos, por circuncidá-los por exemplo. E isso gerou um debate acalorado e com a necessidade de intervenção dos sábios para determinar o que deveriam fazer quanto a lei.

O fato é que nos demais versículos 6-21 podemos ver que eles validaram algumas leis para aquele povo que necessitavam seguir a lei e que pediam aos apóstolos por isso. Mas a lei não vingou!

Vejamos o relato de Paulo quanto a isso: em 1 Coríntios 8 podemos ver Paulo raciocinar que alguns concluem que não devem comer carne sacrificada a ídolos (inclusive os sábios no passado tiveram esta conclusão, como vimos anteriormente) mas Paulo raciocina que todos os animais provém de Deus e que quanto a comer ou não comer daquela carne não tornaria ninguém melhor que outro. Mas lembre-se, os apóstolos disseram: 'pareceu bem a nós e ao espírito não lhes impor que se abstenha... da carne oferecida ao ídolos...'

- Note a disruputura do conceito cristão quanto a lei dada a eles, apesar do povo querer seguir a lei, Paulo raciocina que isso se tornara uma questão de consciência e que isso em nada faria alguém melhor para Deus. -

Neste aspecto o movimento dos Estudantes da Bíblia raciocinam que a lei dada pelos sábios em Atos 15:20 acabara de ser anulada por Paulo. Ver: https://e-biblia.org/2018/12/05/o-sangu ... -cristaos/

Agora, vamos raciocinar segundo o que os próprios judeus pregam, o sangue é proibido por sua ingestão por ser santo, então não se pode de forma alguma comer dele, pois é algo santo e expelir ele pelas formas naturais, seria um desalento ao presente dado por HaShem. No entanto, segundo o conhecimento da Tanah e dos sábios a vida é mais importante que tudo, um sábado pode ser quebrado para salvar uma vida, um sangue poder ser doado para salvar uma vida, um homem pode se curvar perante um ídolo... Ver: 2 Reis 5:18 https://youtu.be/3L7GWw6b5qo?si=Fw5DfyowQofJdvMq
(Já pensou se a polícia, os serviços de saúde judeus fossem extremistas como as tj e parassem no Shabat ou parassem no ano de Shemitá? Kkkk coitado do povo)

Por fim, ensejando os raciocínios... Digo todas estas coisas para quem não crer na bíblia ou tenha sua interpretação liberal. Mas para os cristãos fundamentalistas, reafirmo, que julgar os Tj por pregarem a morte ao invés de doar ou receber sangue, soa hipócrita, pois dentro do cristianismo, o martírio é como diz o catolicismo 'a maior das graças', morreu pela causa, ascende aos céus quase que instantâneamente como Estevão. (Apocalipse 6:9-11 “Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.”)

O fato é que no catolicismo é honrado homens e mulheres que morrem por se manterem castos ou pregarem a Jesus cristo a povos pagãos. No protestantismo é honrado os cristãos que vão em missão e morrem pela causa... Então galera, cristão em geral prega como Paulo, morrer é lucro!
Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão! ~Nicolau Maquiavel
FariasV
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 43
Registrado em: 08 Jul 2023 15:08

Re: Minha reflexão sobre o sangue

Mensagem não lida por FariasV »

1 corintios 10: 23-27. Se ler o capitulo 10 inteiro verá o assunto principal era realmente alimentos sacrificados a idolos, era proibido aos circuncisos e segundo Atos 15:28-29 também se manteve a proibição aos Gentios. No entanto embora o espirito tivesse colocado essa proibição antes Paulo estava nessa passagem liberando o consumo desses alimentos sacrificados a idolos. Isso incluiria tmb os animais mortos sem serem devidamente sangrados? Embora o relato não fale de comer carne com sangue o versículo 27 diz " comei de tudo que se põe diante de vós, não fazendo indagação por causa da vossa consciência" note que ele fala "de tudo". Logicamente ao ir em um açougue o descrente que convidou o irmão para a refeição não escolheria apenas carne devidamente sangrada, ele inevitavelmente poderia levar tmb carne com sangue, "tudo" que foi colocado na mesa deveria ser comido sem fazer indagações por conta da consciência inevitavelmente carne com sangue tmb.
Eu pessoalmente acho correto sangrar o animal e derramar o sangue, embora eu seja cristão gentio incircunciso respeito essa vontade de Deus dada a Noé antes msm da lei mosaica. Mas isso não deve ser colocado como hj como lei pois nao existe regulamentação especifica neste sentido valida para os Gentios incircuncisos.
Sobre transfusões o sangue da transfusão nao tem o msm simbolismo do sangue derramado num abate onde o sangue no abate ali literalmente é uma vida sendo derramada na terra, na transfusão não existe perda da vida do doador e neste caso o sangue não carrega esse simbolismo.
E msm se realmente fosse proibido comer sangue ,a pessoa que recebe uma transfusão nao esta comendo o sangue....Ninguém se alimenta pelas veias.... alimentação apenas pelo sistema digestivo... pelas veias a pessoa pode ser nutrido mas não alimentado, logica pela qual transplantes de órgãos antes proibidos foram liberados para as TJs.
Vi uma vez q as proibições aos Gentios escritas em Atos 15:28-29 deveriam ter um caráter conciliador entre os extratos circuncisos x incircuncisos, e parece fazer sentido visto paulo posteriormente flexibilizar a proibição.
FariasV
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 43
Registrado em: 08 Jul 2023 15:08

Re: Minha reflexão sobre o sangue

Mensagem não lida por FariasV »

E esse assunto desnuda a ponta de outro tmb extremamente relevante para o entendimento dessa questão, que é a diferenca da primeira para a segunda aliança(pacto). Esse problema TJ do sangue só existe porque é um erro tentar regulamentar a vida de Cristão Gentios incircuncisos signatarios da segunda aliança que não tem obrigações com es leis e tradições judaicas a luz da vida da congregação primitiva do primeiro século que era majoritariamente de Cristão Judeus Circuncisos e que viviam em um contexto de sociedade absolutamente Judaica.
A segunda aliança(pacto) possui apenas o primeiro e o segundo mandamento... e estes somente seriam suficientes para nortear a vida de "Verdadeiros cristãos" o ajudador(espirito) substituiria a lei, visto que o cristianismo transportaria para fora da sociedade judaica. As leis judaicas serviram para o povo de Deus apenas enquanto ele estava confinado numa nação judaica.
A lei e o Primeiro pacto são apenas uma sombra do que viria( segundo pacto). O segundo é perfeito pois eliminou a nescessidade da Lei.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 383 visitantes