Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele. . .

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Moonwalker
Forista
Forista
Mensagens: 438
Registrado em: 15 Out 2015 00:31

Re: Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele. . .

Mensagem não lida por Moonwalker »

Temm igrejas que pelo menos tem programas de distribuição de cestas basicas para quem esta precisando.Embora possa haver esquemas de dedução de impostos ,lavagem de dinheiro, e recebimento de recursos atraves de vinculos com vereadores/deputados....Mas resolveu o problema de quem tinha fome para que possa se reorganizar.
As TJ nem isso fazem.
You've been hit by
You've been struck by a smooth criminal
Moonwalker
Forista
Forista
Mensagens: 438
Registrado em: 15 Out 2015 00:31

Re: Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele. . .

Mensagem não lida por Moonwalker »

Merida escreveu: 16 Fev 2024 10:31 A liderança da organização fala pra ser feito coisas que eles sequer dão exemplo, como:

* Levar vida simples
* Não reformar sua casa, apenas mudar os móveis de local
* Fazer amizade com pessoas de fora com intuito de convertê-las

Notar as incongruências parece simples, mas é aí que entra a lavagem cerebral, o uso da fragilidade emocional alheia, com intuito de ter mais mão de obra gratuita/escrava.

Tem coisas que estando inserido fica difícil notar, mas não é impossível, Tj sequer tem asilo, creche, hospital, Universidade, grana tem pra fazer, mas falta o amor real ao próximo.

Mas gastam com estúdios, ampliações de Sede, gastam apenas com eles, galera do topo da pirâmide. E a maioria quanto mais ignorante seguir, mas adoecido estiver melhor pra eles, afinal a base da pirâmide tem que ser muito manipulável, pra carregar peso de graça com sorriso no rosto.
As TJ e os mormons acham que só de fazerem um morador da periferia conseguir ler já fizeram sua parte para a sociedade.
You've been hit by
You've been struck by a smooth criminal
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele. . .

Mensagem não lida por jurado8 »

.
Editado pela última vez por jurado8 em 17 Fev 2024 14:21, em um total de 1 vez.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele. . .

Mensagem não lida por jurado8 »

Copiando e colando um comentário que fiz em outro tópico, mas super cola nesse também:
..................................................
Eu, em 30 anos de Torre, nunca vi nenhum irmão sendo ajudado pela organização e, pela congregação de forma oficial, pouquíssimas vezes (umas 2 ou 3) e de forma muito a contra-gosto (tipo, irmãos desconfiados, ou tentando fazer a pessoa sair bem rapidamente da situação de precisar de ajuda). O que acontece não muito raramente é irmãos ajudarem espontaneamente outro, ou grupos de irmãos.

Ou seja, é aquela crítica que sempre faço: os indivíduos da Torre são pessoas boas, mas vai subindo, a "teocracia" é fria e insensível. Começando pela 'congregação' através de ações oficiais dos anciãos e piorando com próprio Betel. Por exemplo, chega uma pessoa com fome, pode até ser um TJ, na sede em Betel falando: "Olha estou perdido aqui na estrada. Sou TJ e pioneiro há 10 anos. Vocês poderiam me dar um copo de água e um prato de comida?" Eu tenho certeza que não dariam. A portaria nem autorizaria a entrada.

Acho interessante também a ordem apresentada do formulário aí:

1ª coisa que deve ser feita, segundo formulário:
"O publicador se esforçou para buscar ajuda com os seus familiares, mesmo que eles morem em outra região do país?" (1 Tim. 5:8)
Interessante. Renegam os familiares não TJs, principalmente se estes forem desassociados ou afastados. Mesmo que sejam apenas não TJs mas que não queiram saber nada da religião, já vão ser evitados, não vão frequentar as atividades da família, etc. Dizem que sua verdadeira família é a congregação. Mas na hora que o trem aperta...ahhhh, aí inverte. Primeiro são eles tem obrigação de ajudar.
E ainda tem a cara de pau de botar um texto bíblico para validar essa ideia.

2ª coisa que deve ser feita, segundo formulário:
"O publicador se informou e se esforçou para conseguir ajuda do governo que se aplica a ele, por exemplo, benefícios de assistência social? "
Uai, mas não são os reinos do mundo na mão de Satanás, próximos a serem destruídos? Quer dizer que você deve procurar primeiro ajuda do governo de Satanás do que ajuda no governo de Jeová?
Esse, nem texto bíblico para validar acharam.

3ª coisa que deve ser feita, segundo formulário:
"O publicador considerou a possibilidade de se mudar para um local com aluguel mais barato ou morar temporariamente com familiares para diminuir suas despesas? O publicador considerou vender itens pessoais (não essenciais) para conseguir recursos para atender às suas necessidades básicas? — Ecl. 7:12"
Concordo em partes, porque é complicado a congregação ficar ajudando alguém que paga R$2.000 de aluguel, tem carros caros, etc. Mas o que me preocupa é como os anciãos irão aplicar essa norma. Alguns "cabeças de bagres" vão entender que a pessoa deve morar do outro lado da cidade onde "o aluguel é mais barato" mas lá ela não tem clientes para ganhar dinheiro, ou fica inviável.

4ª coisa que deve ser feita, segundo formulário:
O publicador procurou contatar os fornecedores de serviços (água, luz, internet, etc.) para renegociar ou parcelar suas contas até que a situação dele fique mais estável?
Oi? Existe isso? rs.

5ª coisa que deve ser feita, segundo formulário:
Há na congregação outro(s) publicador(es) que conhece(m) a situação do publicador em necessidade que pode(m) e deseja(m) dar alguma ajuda de forma discreta e particular (sem fazer “vaquinhas” ou anunciar para a congregação)? — Mat. 6:3; Heb. 13:16; w21.3 p. 31.
O publicador necessita de ajuda com alimentos e há publicadores que já haviam se colocado à disposição para doar cestas básicas se alguém precisasse?
Mais uma vez a Torre coloca nas costas do membros sem chegar nela primeiro, tirando ela da reta.

6ª coisa que deve ser feita, segundo formulário:
O corpo de anciãos considerou a espiritualidade e os esforços que o publicador está fazendo para ser autossuficiente?
O que tem que ver com a "espiritualidade"? Como a "espiritualidade" pode ajudá-lo a ser autosuficiente? Quer dizer que se o publicador não se enquadrar no estilo "teocrático" não merece a ajuda?

Na prática, pouquíssimos pedidos de ajuda chegarão à filial e, dificilmente serão aprovados.

Um amigo meu de serviço a mãe dele precisou fazer uma cirurgia de 36 mil reais. Ele é um rapaz muito simples, pobre. Ele chegou na comunidade religiosa que ele frequenta (é uma comunidade cristã, fui algumas vezes inclusive) e rapidamente um dos "irmãos" dessa igreja deu um edredom novinho para fazer uma rifa. Na rifa, arrecadaram o dinheiro, inclusive eu comprei algumas unidades. A mãe fez a cirurgia e ótimo. O sorteio foi inclusive feito no púlpito da Igreja, ele postou no Instagram.

Se fosse na Torre, teria toda uma grande burocracia. Primeiro que é proibido vaquinhas e rifas, nem pensar. A rifa, segundo eles, é jogatina. Meu amigo, NINGUÉM COMPRA UMA RIFA DESSA preocupado em ganhar um edredom e sim, é uma maneira digna de arrecadar dinheiro para uma causa. Daí não podendo fazer vaquinha e nem rifas, os anciãos falariam para ela processar o estado porque ele tem a obrigação de pagar, jogariam para a família, etc, etc, etc. Fariam tudo, menos ajudar. E, no dia 01 do mês seguinte estarão cobrando seu relatório. :D

2 Corintios 3:6, o apóstolo Paulo nos ensina que a letra mata e só o Espírito por trás da letra é que dá a vida. A corporação TJ agem como fariseus modernos, não entendendo o "espírito" por traz das coisas na Bíblia, aplicando-a de forma extremamente rígida e insensível, como no caso de proibir rifas e vaquinhas para casos como estes e toda a dificuldade para ajudar como no caso do formulário. Esquecem que o principal no cristianismo é (ou deveria ser) o amor e a caridade.

Como dito em outro tópico, para esse Deus TJ, eu sou ateu.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele. . .

Mensagem não lida por jurado8 »

Moonwalker escreveu: 16 Fev 2024 10:48 As TJ e os mormons acham que só de fazerem um morador da periferia conseguir ler já fizeram sua parte para a sociedade.
Na verdade, os mormons nao sei mas os TJs sim, mas acredito que os Mormons tambem...só estão preocupados com si mesmos. Eles ensinam a ler para que a pessoa consiga acompanhar o estudo e posteriormente virar uma TJ ensinando outros e participando das atividades da Torre, que precisa de leitura.

Se um morador aprender a ler com os TJs e depois disser: "Quero ser TJ nao. Agradeço por me ensinarem a ler." Verao as TJs jogando tudo que é praga na pessoa.

As TJs fazem algo parecido com a lingua de sinais. Eu fiquei 3 meses no grupo. Eles ensinam os surdos a lingua de sinais mas meio que forçam ele a entrar depois na seita.

Por mais que eu não seja mais cristão, temos que admitir que essa não é uma atitude cristã. O que é incentivado nas Escrituras é dar e ajudar, sem ver a quem, e sem pedir nada em troca. Algumas religiões fazem isso, ajudando sem distinção. Na Torre, essa ajuda nada mais é que o topo do funil na prospecção de novos membros (quem é da area de vendas vai entender).

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
gleisson
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 11 Dez 2023 18:27

Re: Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele. . .

Mensagem não lida por gleisson »

Me permitam uma nostalgia: vivi a caridade dentro do meio TJ pois fui criado em periferia. Lá nos anos 90, época de hiperinflação era comum ajuntar sacolas cheias de coisas para levar na casa dos outros. Parecia o Gugu indo levar um monte de roupa, alguns alimentos e coisas de casa, ia muita gente ai levava um bolo e fazia aquela festa gostosa :D1

O hábito de passar roupas do filho mais vleho para o mais novo e então achar o filho de alguma irmã para doar novamente era uma REGRA não escrita. Boa parte das minhas roupas sociais vieram assim e eu doei muita coisa para os mais novos. Tinha orgulho disso e de mostrar amor cristão prático

Tambem me lembro quando as irmas sairam do campo e fizeram compra no mercado para fazer um almoço para uma idosa que morava sozinha, isso tambem uns 30 anos atras

A passagem para a assembleia, sempre tinha 1-2 poltronas que eram oferecidas aos estudantes pobres e sem condicao de ir no onibus - quase ninguem tinha carro

A gente sempre via as rifas e eventos das igrejas e tinha orgulho de nunca ter precisado se humilhar nisso para ter os problemas resolvidos

Me pergunto então: O QUE ACONTECEU PRA CHEGARMOS NESSE NÍVEL GROTESCO DE PROIBIR UMA VAQUINHA NA COMUNIDADE? :ruim7:

R = o método americano desceu pra cá via JW. O que essas pessoas pobres de periferia faziam era pela sua formação SOCIAL e local, não tinha nada a ver com a igreja e as ordens. Era uma epoca que a gente nem sabia direito o que era corpo governante e quem eram, nao eram popstars. Ai bastou descer as regrinhas e serem aplicadas sem dó como se todos morassemos no Brooklyn que esse amor esfriou e agora tudo tem que ir pra nave-mãe antes de gotejar para os membros

Eu nao quero mais ter nada a ver com ajudar religiao a ficar rica e construir estudio igual Holywood. Mas se um membro precisar e eu puder, sempre vou ajudar. Transforme seu donativo pra obra mundial em uma cesta basica ou uma peça de roupa e dê para alguém necessitado!
Fear Of The Dark
- Iron Maiden
Avatar do usuário
gleisson
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 11 Dez 2023 18:27

Re: Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele. . .

Mensagem não lida por gleisson »

jurado8 escreveu: 17 Fev 2024 14:24
Moonwalker escreveu: 16 Fev 2024 10:48 As TJ e os mormons acham que só de fazerem um morador da periferia conseguir ler já fizeram sua parte para a sociedade.
Na verdade, os mormons nao sei mas os TJs sim, mas acredito que os Mormons tambem...só estão preocupados com si mesmos.
Amigo, Jurado

Conheco bem os mormons e eles fazem isso de forma bem descarada. Na verdade, nem gastam seu tempo com gente pobre - diferentemente dos TJ

Alias há uma critica forte sobre o preconceito racial deles ao iniciar a obra no Brasil e a distincao clara entre os mormons do norte e do sul do Brasil

https://vozesmormons.org/2014/05/13/a-p ... asileiros/

Acredito que muitas loucuras TJs foram aprendidas com os mormons e tem lá seu pezinho na doutrina louca dos peregrinos - tanto que os mormons e os TJs adoram expurgar socialmente seus membros
Fear Of The Dark
- Iron Maiden
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele. . .

Mensagem não lida por Rapha »

gleisson escreveu: 19 Fev 2024 10:59
jurado8 escreveu: 17 Fev 2024 14:24
Moonwalker escreveu: 16 Fev 2024 10:48 As TJ e os mormons acham que só de fazerem um morador da periferia conseguir ler já fizeram sua parte para a sociedade.
Na verdade, os mormons nao sei mas os TJs sim, mas acredito que os Mormons tambem...só estão preocupados com si mesmos.
Amigo, Jurado

Conheco bem os mormons e eles fazem isso de forma bem descarada. Na verdade, nem gastam seu tempo com gente pobre - diferentemente dos TJ

Alias há uma critica forte sobre o preconceito racial deles ao iniciar a obra no Brasil e a distincao clara entre os mormons do norte e do sul do Brasil

https://vozesmormons.org/2014/05/13/a-p ... asileiros/

Acredito que muitas loucuras TJs foram aprendidas com os mormons e tem lá seu pezinho na doutrina louca dos peregrinos - tanto que os mormons e os TJs adoram expurgar socialmente seus membros
Gostei desse blog, Gliesson. Achei bem estruturado. Valeu por compartilhar.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele. . .

Mensagem não lida por Atlas »

gleisson escreveu: 19 Fev 2024 10:54

Me pergunto então: O QUE ACONTECEU PRA CHEGARMOS NESSE NÍVEL GROTESCO DE PROIBIR UMA VAQUINHA NA COMUNIDADE? :ruim7:

R = o método americano desceu pra cá via JW. O que essas pessoas pobres de periferia faziam era pela sua formação SOCIAL e local, não tinha nada a ver com a igreja e as ordens. Era uma epoca que a gente nem sabia direito o que era corpo governante e quem eram, nao eram popstars. Ai bastou descer as regrinhas e serem aplicadas sem dó como se todos morassemos no Brooklyn que esse amor esfriou e agora tudo tem que ir pra nave-mãe antes de gotejar para os membros
Achei interessante, você disse algo que faz muito sentido.

Esses preceitos da JW inibem até mesmo as ações altruístas que as pessoas fariam naturalmente, não fosse a intervenção da Torre determinando o que elas podem ou não fazer.

O tom do formulário beira ao cinismo. Achei impressionante o final, no qual diz que somente o Reino de Deus vai acabar com os sofrimentos dos irmãos, e que até lá os anciãos devem conscientizar os irmãos a ficarem contentes com o que têm, mesmo que seja pouco.

Isso é um eufemismo. O que se diz, na prática seria algo assim: "Não precisamos nos preocupar com as dificuldades que os irmãos passam, afinal, só o Reino de Deus vai poder solucionar tudo mesmo, então, não vamos tentar fazer algo que só o Reino pode fazer, não é? Para evitar que os irmãos peçam ajuda material nesse sentido, podemos usar a Bíblia convenientemente, citando esses textos aqui para que o publicador encare sua situação de necessidade como algo espiritual; como uma oportunidade de se mostrar fiel".

Chega a ser descarado esse formulário. Quase não dá para acreditar que uma organização que se diz representante de Deus na terra, seja capaz de se pronunciar dessa forma, mostrando uma burocracia rígida, insensível às necessidades alheias de seus próprios membros.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele. . .

Mensagem não lida por Atlas »

jurado8 escreveu: 17 Fev 2024 14:21
Um amigo meu de serviço a mãe dele precisou fazer uma cirurgia de 36 mil reais. Ele é um rapaz muito simples, pobre. Ele chegou na comunidade religiosa que ele frequenta (é uma comunidade cristã, fui algumas vezes inclusive) e rapidamente um dos "irmãos" dessa igreja deu um edredom novinho para fazer uma rifa. Na rifa, arrecadaram o dinheiro, inclusive eu comprei algumas unidades. A mãe fez a cirurgia e ótimo. O sorteio foi inclusive feito no púlpito da Igreja, ele postou no Instagram.

Se fosse na Torre, teria toda uma grande burocracia. Primeiro que é proibido vaquinhas e rifas, nem pensar. A rifa, segundo eles, é jogatina. Meu amigo, NINGUÉM COMPRA UMA RIFA DESSA preocupado em ganhar um edredom e sim, é uma maneira digna de arrecadar dinheiro para uma causa. Daí não podendo fazer vaquinha e nem rifas, os anciãos falariam para ela processar o estado porque ele tem a obrigação de pagar, jogariam para a família, etc, etc, etc. Fariam tudo, menos ajudar. E, no dia 01 do mês seguinte estarão cobrando seu relatório. :D

Amigo Jurado8, muito bons os argumentos que traçou.

Fico pensando o que aconteceria com alguém que resolvesse fazer isso dentro da congregação, com o intuito de ajudar alguém.

Longe de ser uma fraternidade, só permanece ali a burocracia fria e rígida. Se havia alguma espiritualidade dentro dos procedimentos da torre, esse odre secou faz tempo.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 388 visitantes