o que a vida realmente é?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Simplespublicador
Forista
Forista
Mensagens: 207
Registrado em: 10 Jan 2022 20:44

o que a vida realmente é?

Mensagem não lida por Simplespublicador »

Desde os primórdios da humanidade, todos em algum momento da vida, já fizeram esse questionamento, e o mesmo continua sendo extremamente válido e atual.
Observar que a vida basicamente é nascer, crescer, trabalhar, trabalhar e ser mandado, adoecer e morrer, ou morrer antes por qualquer outra fatalidade, como um acidente por exemplo, me faz enxergar a vida como algo extremamente banal e sem sentido.
Basicamente a vida e constituída de dor, não podemos generalizar o termo: "sou feliz", pois na maior parte estamos sérios, tristes, ou com qualquer outro sentimento, podemos, basicamente dizer que , na vida existem 'momentos felizes' , e não realmente a felicidade em sua plenitude total.
A religião e filosofia, sempre buscaram dar um sentido ao que realmente a vida seja, mas todos chegam apenas a respostas vazias ou genéricas, em sua grande parte, contextualizada para "encher linguiça", mas no geral, as respostas são vagas...
Ao meu ver, é bastante triste o fim de cada ser em cima dessa terra, todos vão chegar ao mesmo destino no final, uns mais cedo, outros mais tarde, mas o fim, este é inevitável.
E vocês, qual opinião sincera a respeito da vida, de seu real sentido, e missão a qual estamos aqui? ficarei muito feliz de poder ler cada ponto de vista exposto aqui.
Desde já, agradeço imensamente a atenção de todos. um abraço!
"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas."

Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: o que a vida realmente é?

Mensagem não lida por Atlas »

É uma boa reflexão.

Durante muito tempo venho pensando nessas mesmas questões. A aleatoriedade da vida, o instante que vivemos é cercado por perdas, sofrimentos e por fim a morte.

Conheço pessoas cujas vidas não fizeram nenhum sentido, não porque eram ruins ou porque fizeram algo errado, mas justamente porque eram pessoas muito boas, mas que nunca conheceram alegria e felicidade. A vida toda foi marcada por sofrimentos.

Houve um momento que fiz acompanhamento com uma psicóloga. Eu achava que havia algum problema comigo, pois, eu pensava demais em todas essas coisas e posso dizer que o quadro não se alterou muito até o dia de hoje. As sessões não me ajudaram muito, não havia muitas respostas ali.

Não que eu estivesse buscando a resposta do porquê de tudo isso e, sim, como lidar diante das tragédias da condição humana; algo que dissipasse o terror quando a vida parecesse tão fadada ao sofrimento.

O que mais fez sentido para mim foi ler os livros de Viktor E. Frankl. O fio condutor das obras de Frankl é que o sentido da vida não reside na busca pela felicidade, embora seja um objetivo genuinamente desejável e que deve ser experimentado, mas, como você mesmo publicou acima, temos somente breves momentos de felicidade. Frankl irá dizer que é possível ter um sentido, um propósito mesmo nos piores sofrimentos, ele falou sobre "a liberdade última de decidir que atitude vai ter frente as condições dadas". Esse não era um autor teórico, pois, Frankl viveu intensamente o que escreveu, tendo passado como prisioneiros nos campos de concentração em Auschwitz.

Nos tempos atuais, o que mais fez sentido pra mim é ouvir e ler Jordan Peterson. Ele argumenta, de forma parecida a de Frankl, que o sentido da vida também não é a busca pela felicidade, mas está na responsabilidade. É na responsabilidade pelas ações e no comportamento é que encontraremos um propósito. E esse propósito não é um todo definível, mas assume vários papéis ao longo da vida. Um ponto relevante que achei ao ler Peterson é quando ele diz sobre aceitar voluntariamente o fardo do Ser.

Tudo isso fez muito sentido, esses autores abordaram com sobriedade questões muito difíceis da vida humana.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
PioneiroDesregulado
Forista
Forista
Mensagens: 1181
Registrado em: 20 Jun 2021 13:31

Re: o que a vida realmente é?

Mensagem não lida por PioneiroDesregulado »

Simplespublicador escreveu: 06 Fev 2024 12:14 Observar que a vida basicamente é nascer, crescer, trabalhar, trabalhar e ser mandado, adoecer e morrer, ou morrer antes por qualquer outra fatalidade, como um acidente por exemplo, me faz enxergar a vida como algo extremamente banal e sem sentido.
É pq ela é mesmo, e muitos tiram a própria vida por causa disso.

(Para mim) todo sentido da vida é um sentido dado e não inerente a ela. Cada um procura sentido pra sua vida, e infelizmente alguns não acham.
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 620
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: o que a vida realmente é?

Mensagem não lida por Spaceman »

A vida é um acidente irônico, uma colisão de eventos improváveis que fizeram simples símios terem consciência. Não acredito que exista isso de missão ou objetivo e quando procuramos por isso acabamos colocando mais peso e dor na nossa breve existência.

A vida na torre era assim, éramos o povo escolhido, isso trazia uma grande responsabilidade, mas não tínhamos nenhum poder legal.

Quanto sofrimento tivemos ao procurar uma razão para tudo, sendo que não faz sentido.

Não faz sentido uma criança morrer de fome enquanto Juízes recebem mais de 800 mil por mês. Somos uma espécie egoísta, não há nada de divino nos seres humanos.

Pra mim buscar uma razão pra tudo isso é perda de tempo, o melhor é procurar ser razoavelmente feliz e principalmente não ser babaca.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: o que a vida realmente é?

Mensagem não lida por Rapha »

Certa vez eu li algo que faz algum sentido: alguém se formou na faculdade aos 23 anos e já trabalha na área, outros nem formaram ainda, outros nem pensam em entrar para a faculdade... Alguns são religiosos evangélicos, outros são Budistas, alguns Xintoístas e até da Fé Bahai.. Alguns nem fé tem! E cada um vai te dar uma fórmula do que é ser feliz e do que está certo. Pode perguntar pra você ver.

No fim das contas, eu acredito que a vida tem sua beleza. Passei por um câncer e um puta susto há uns 4 anos. Cara, isso me fez enxergar as "miudezas" do mundo, sabia? Consigo comer um pedaço de bolo sábado a tarde com meu namorado, na cozinha, olhando a chuva na janela, e aquilo parece o momento mais feliz da minha vida... Só que acaba. Realmente não sentimos essa coisa boa todo o tempo. Como também não sinto dor ou tristeza todo o tempo. Mas aprendi e ressignifiquei quase tudo, especialmente coisas miúdas, que antes eu nem me importava: cheiros, cores e sabores...

A receita para a felicidade é individual e não está em procurar Jesus Cristo (para mim), mas para a minha vizinha sim. Eu tô bem de boa em relação a isso. Agora, uma coisa que me pega ainda, por ser desconhecido, é a morte. Até o momento, para mim, a morte significa NADA, ZERO, como se tivéssemos dormindo, ou como era antes de nascermos? Lembra como era? Então, não tinha. Assim eu acho que é. Mas e se não for? rsrsrs... Isso ainda me pega de vez em quando. Mas, no mais, o sofrimento nesse mundo realmente é bastante mas muito vai de como enxergamos.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: o que a vida realmente é?

Mensagem não lida por Rapha »

Ahh, mais uma coisa que eu esqueci de falar, é que eu acho também tudo tão pouco e rápido. Cara, tem vegetal (reino) e animal que vive CENTENAAAS de anos. A gente, como muita sorte, pouco mais de 60. Se for muito mais é com dores e doenças. Eu acho muito pouquinho nossos anos de vida (útil), especialmente em comparação com outros seres. El alguns casos até que é bom, imagina Adolf Hitler, por exemplo, vivendo muito... Mas no geral, eu acho muito pouquinho, cara. Quando percebemos já foi 20..30..40... Slc.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Relator
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 25
Registrado em: 09 Mai 2023 18:18

Re: o que a vida realmente é?

Mensagem não lida por Relator »

Nós somos uma continuidade de um experimento.
Avatar do usuário
argus
Forista
Forista
Mensagens: 142
Registrado em: 01 Mai 2020 23:29

Re: o que a vida realmente é?

Mensagem não lida por argus »

Existem diversas perspectivas a serem consideradas, desde a definição biológica até a visão filosófica, religiosa/espiritual, científica, bem como os aspectos emocionais e sociais.

Dificilmente conseguiremos responder a essa pergunta de forma que faça sentido para quem nos ouve. Nossa resposta tem sentido para nós mesmos, no momento presente. Se essa questão for dirigida a diferentes versões de nós mesmos, em momentos e idades distintos, as respostas serão totalmente diferentes.

No meu momento atual, recorro à lógica natural para entender algumas coisas, incluindo o significado da vida. Se algo não faz sentido na natureza, dificilmente fará sentido no mundo real.

Quanto à vida, acredito que esclarecer a identidade e definir um propósito são essenciais para, pelo menos, ter a vontade de viver.

Na lógica natural de uma árvore:

Identidade = Ser Árvore
Propósito Ideal de uma árvore = Frutificar e disseminar sementes (legado)
No caso da identidade, é algo inerente e incontornável. Quanto ao propósito, pode ser delineado ou modificado ao longo do caminho. Cada árvore é única, mas desempenha uma função ou propósito, mesmo que aparentemente pequeno, seja frutificar ou servir como lenha. Ao longo da vida, a árvore que frutifica passa por ciclos, alguns dos quais podem ser dolorosos, mas essenciais para seu crescimento. Mesmo as árvores doentes têm o propósito de se tornarem adubo para outras árvores.

Essa lógica natural básica se repete em qualquer elemento da natureza que a aplicamos.

Em suma, a vida faz sentido para mim desta forma, AGORA. Isso não significa que fará sentido para você, que está lendo.

Em resumo, a definição de vida é multifacetada e pode ser abordada de várias maneiras, dependendo do contexto social/intelectual e espiritual envolvidos na discussão.

Mas é uma questão válida para se refletir.
"Para saber quem te controla, simplesmente descubra quem você não pode criticar."
Aoutra
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 31 Mai 2023 14:05

Re: o que a vida realmente é?

Mensagem não lida por Aoutra »

Spaceman escreveu: 06 Fev 2024 16:35 A vida é um acidente irônico, uma colisão de eventos improváveis que fizeram simples símios terem consciência. Não acredito que exista isso de missão ou objetivo e quando procuramos por isso acabamos colocando mais peso e dor na nossa breve existência.

A vida na torre era assim, éramos o povo escolhido, isso trazia uma grande responsabilidade, mas não tínhamos nenhum poder legal.

Quanto sofrimento tivemos ao procurar uma razão para tudo, sendo que não faz sentido.

Não faz sentido uma criança morrer de fome enquanto Juízes recebem mais de 800 mil por mês. Somos uma espécie egoísta, não há nada de divino nos seres humanos.

Pra mim buscar uma razão pra tudo isso é perda de tempo, o melhor é procurar ser razoavelmente feliz e principalmente não ser babaca.
Pois é
Também não entendo pq pessoas boas, inocentes, crianças passam fome ou tem vidas muito sofridas, são acometidas por doenças...
Minha mãe mesmo teve uma vida muito triste, a minha avó era muito doente e morreu quando ela era criança. Ela só se lembra da mãe internada. Após o falecimento da mãe, viveu de favor na casa dos outros, passou muita necessidade. Como essa história é muito viva na memória da minha mãe, me pergunto, pq isso ocorreu com ela? E com tantas outras crianças? Não tenho a resposta.
A vida, de forma geral, nos apresenta vários desafios e sofrimentos. Talvez, a única alternativa seja vivermos com muito amor. É o que nos consola e aquece o coração. Amar e ser amados, sentimento verdadeiro.
Avatar do usuário
PIMOJW
Forista
Forista
Mensagens: 299
Registrado em: 02 Ago 2021 16:19

Re: o que a vida realmente é?

Mensagem não lida por PIMOJW »

Em resumo: De onde viemos? Por que estamos aqui? Pra onde vamos?

Quando a pessoa está apegada ao cristianismo (como a maioria aqui já esteve), o objetivo da vida é fazer parte do propósito eterno do criador. Mesmo assim, nos perguntamos que propósito eterno é esse, se a Bíblia só dá uma visão até o fim do milênio. Ninguém sabe o que aconteceria depois disso, qual será o futuro da humanidade, dos ungidos, do sistema solar, do universo?

Tudo isso permanece um mistério que ninguém na terra pode responder. Pra quem já abriu mão de religião pode ser um desafio maior ainda, já que tem que começar do zero novamente e buscar novas respostas. Nesse caso talvez a vida seja só um acidente cósmico e, se for, não há respostas a se buscar a não ser fazer o melhor que puder em vida, aceitar o que não se pode mudar, e ajudar nossos companheiros de jornada. No fim, deixaremos esse acidente cósmico sem deixar rastros e o universo seguirá seu destino, frio e matemático. A verdade é que o universo e a natureza não dão a mínima pra gente, eles querem nos destruir o tempo todo, seja por vírus, bactérias, acidentes, meteoros, terremotos ou seja lá o que for. É como se não devêssemos estar aqui, somos seres indesejáveis.

Enfim, esse é um assunto que não tem conclusão, nem ponto final. Que cada um dê o sentido que acha que deve dar à sua vida.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 406 visitantes