Religiosidade - Porque não dá certo.

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Religiosidade - Porque não dá certo.

Mensagem não lida por Atlas »

O título acima não é uma pergunta, é uma afirmação mesmo.

O tópico "Catfish Brasil" publicado há poucos dias pela Sailorjw, na qual ela escreve sobre um jovem testemunha de Jeová que é descoberto por ter se passado por outra pessoa num relacionamento por redes sociais, me deu o que pensar.

Não que eu esteja surpreso como se fosse uma novidade. Eu mesmo, bem como os amigos aqui, sabemos de situações muito mais vergonhosas que estas acontecendo dentro da organização. Durante a época em que as coisas começavam a clarear na minha mente, a pergunta que serve como tema desse post me veio repetidas vezes na cabeça: Porque não dá certo? Porque, apesar de toda a religiosidade, muitas pessoas ali dentro não pareciam melhorar e, sim, piorar. Algumas delas foram ou são capazes de fazer coisas que envergonhariam até mesmo pessoas de fora.

Hoje entendo muito bem o porquê, mas há um aspecto que considero mais relevante. Certa vez, li nas Escrituras: "Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne." - Colossenses 2:23.

É incrível como esse texto sintetiza a dinâmica pela qual a Torre de Vigia atua. Mesmo que você não considere o texto como inspirado, ainda assim, ele descreve o que acontece lá dentro com as pessoas.

Vim a perceber que a ênfase na atividade intensa, na observância de regras que passam a ideia de uma religiosidade, não eram apenas ineficazes para inibir desejos errados, pelo contrário, essas atividades e regras acabam por impulsionar esses desejos.

Um breve exemplo dentro do meio TJ talvez nos ajude a ver como isso é verdade: Todos sabem aqui sobre a pressão que constitui o que se chama de "namoro honroso" dentro da congregação. A todo tempo e a todo instante, os jovens são lembrados de que não podem ficar sozinhos, que não podem ter muitas carícias, que não podem sair sem um acompanhante. Alguns vão a grandes extremos elencando uma lista sobre quais carícias terão no namoro (isso foi até incentivado numa publicação), etc.

A pergunta que faço é: Essas diretrizes, essas observâncias, ajudam a refrear a pessoa de ter certas vontades ou causam o efeito oposto?
Acredito que, através dessas regras, as pessoas são lembradas a todo momento sobre a conduta que devem evitar ao ponto de que o proibido acaba se tornando ainda mais almejável. A regra se torna o fio condutor para a conduta que é razão de existência dessa regra.

Essas regras promulgadas pela Torre de Vigia não são simplesmente um reagente pelo qual a presença do erro pode ser detectada; é um catalisador que auxilia ou até inicia a ação do erro sobre a pessoa.

Ao fazer a todo momento a pessoa perceber o seu "pecado", na verdade, desencadeava uma reação de pecado. É por isso que vemos ações como a desse jovem mencionado no tópico da Sailorjw: Pessoas sendo extremamente criativas para fazer às escondidas, os desejos mais secretos que não podem ser mostrados às claras.

É isso que na minha mente se mostrou como a chave para a resposta do porque não dá certo e nunca dará. Para todos os efeitos, as testemunhas de Jeová estão sob regras humanas e a observância delas falham crassamente em mostrar o que a pessoa realmente tem no íntimo.

Certa vez, em meados de 2014, um superintendente de zona, representante do corpo governante, fez um discurso no Brasil transmitido para todas as congregações. Em seu discurso ele disse uma frase que nunca esqueci e da qual concordei de todo coração: "Regras não transformam ninguém num cristão, mas transformam-no num hipócrita".
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Religiosidade - Porque não dá certo.

Mensagem não lida por jurado8 »

em meados de 2014, um superintendente de zona, representante do corpo governante
Minha 5° serie voltou aqui, mas deixa eu ficar calado.

_ _ _ _ _ _

Acho que hipocrisias tem em todo lugar. MAS, a Torre meio que cria um ambiente onde isso é incentivado. Tem coisas que tao na cara. Faculdade é uma delas. No último discurso especial pedindo para arquitetos e engenheiros mandarem peticao, e depois dizendo que faculdade é do demonio e te afasta de Jeova. Ou quando jogam a sujeira para debaixo do tapete e colocam a culpa dos erros da organizacao nos membros, como faz com 1975. Isso cria uma atmosfera de hipocrisia.

Alem das constantes pressoes, que ninguem consegue se adequar e crassas hipocrisias no circuito. Pedem vida simples mas quando o superintendente chega ele se hospeda na casa do irmao rico. Os melhores privilégios ficam com os ricos. E por ai vai. Filho de anciao tudo com faculdade, mas eles subindo e falando para nao fazer. Etc.

Eu observo as congs e eu noto que é mto raro alguem de fora entrar. As congs sao compostas sempre pelas mesmas pessoas, variando apenas TJs que antes eram inativas, dai voltam...alguns que mudam, algum parente que era admirador e batiza. E dai, as pessoas aprontam e ficam tudo em casa.

Aqui mesmo na minha regiao interior de Goias, é dificil voce nao saber o podre de algum anciao.

Esse menino do CatFish, deve ter sido repreendido, e como dito pelo Space Man, hoje é anciao. E por ai vai. Ser anciao ali nao é dfc. Qq um com uma oratoria ok, tempo de casa e sem aprontar grandes coisas, vira. Se puxar o saco das pessoas certas, acelera o processo.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: Religiosidade - Porque não dá certo.

Mensagem não lida por Rapha »

jurado8 escreveu: 30 Jan 2024 09:02
em meados de 2014, um superintendente de zona, representante do corpo governante
Minha 5° serie voltou aqui, mas deixa eu ficar calado.

_ _ _ _ _ _

Acho que hipocrisias tem em todo lugar. MAS, a Torre meio que cria um ambiente onde isso é incentivado. Tem coisas que tao na cara. Faculdade é uma delas. No último discurso especial pedindo para arquitetos e engenheiros mandarem peticao, e depois dizendo que faculdade é do demonio e te afasta de Jeova. Ou quando jogam a sujeira para debaixo do tapete e colocam a culpa dos erros da organizacao nos membros, como faz com 1975. Isso cria uma atmosfera de hipocrisia.

Alem das constantes pressoes, que ninguem consegue se adequar e crassas hipocrisias no circuito. Pedem vida simples mas quando o superintendente chega ele se hospeda na casa do irmao rico. Os melhores privilégios ficam com os ricos. E por ai vai. Filho de anciao tudo com faculdade, mas eles subindo e falando para nao fazer. Etc.

Eu observo as congs e eu noto que é mto raro alguem de fora entrar. As congs sao compostas sempre pelas mesmas pessoas, variando apenas TJs que antes eram inativas, dai voltam...alguns que mudam, algum parente que era admirador e batiza. E dai, as pessoas aprontam e ficam tudo em casa.

Aqui mesmo na minha regiao interior de Goias, é dificil voce nao saber o podre de algum anciao.

Esse menino do CatFish, deve ter sido repreendido, e como dito pelo Space Man, hoje é anciao. E por ai vai. Ser anciao ali nao é dfc. Qq um com uma oratoria ok, tempo de casa e sem aprontar grandes coisas, vira. Se puxar o saco das pessoas certas, acelera o processo.
Esse povo inventa cada coisa kkkkkk
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: Religiosidade - Porque não dá certo.

Mensagem não lida por Rapha »

O texto em que se diz que nos últimos dias as pessoas teriam uma forma de devoção piedosa porém isso seria falso, se aplica efetivamente às Testemunhas de Jeová e elas não se tocam.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Religiosidade - Porque não dá certo.

Mensagem não lida por Atlas »

Rapha escreveu: 30 Jan 2024 11:09 O texto em que se diz que nos últimos dias as pessoas teriam uma forma de devoção piedosa porém isso seria falso, se aplica efetivamente às Testemunhas de Jeová e elas não se tocam.
Interessante Rapha.

Nunca tinha parado pra pensar nesse texto aplicando-se as próprias Testemunhas de Jeová.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Religiosidade - Porque não dá certo.

Mensagem não lida por Atlas »

O termo superintendente de zona, a despeito do seu sentido cômico, realmente existe. Não sei se ainda com essa nomenclatura (rs)

Por exemplo, nessa reunião especial, os dois representantes do corpo governante vêm com essa função. Eles vão supervisionar e auditar os procedimentos da filial, como um superintendente faz quando chega nas congregações.

Raymond Franz chegou a mencionar num de seus livros que era uma ocasião de tensão para a comissão de filial, especialmente quando os relatórios apontavam para uma estagnação ou, pior, decréscimo na obra.

É uma rede intricada de procedimentos e homens em posições de autoridade.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Religiosidade - Porque não dá certo.

Mensagem não lida por jurado8 »

Atlas, acho que nao existe mais, assim como nao existe o super de distrito.

Eles distribuiram todas as competencias do super de distrito entre os supers de circuito experientes. Entao eles fazem as funcoes que antes eram do de distrito, mas sem mudar de titulo. Cada super de circuito reporta diretamente a algum irmao da mesa de Betel.

Superintendente de zona agora é o representante do Corpo Governante. Mas nao existe essa funcao. Eles pegam betelitas qualificados para faze-lo.

Exemplo, tivemos no sabado a visita de 2 representantes da Sede Mundial, mas um deles é da comissao de filial da Inglaterra. Ou seja, ele foi na funcao de representante do CG (ou da sede) mas a funcao dele no dia a dia é comissao de filial da Inglaterra. Bem como o irmão que veio dos EUA, ele é ajudante de uma das comissoes do CG no dia a dia e vez por outra recebe uma designacao para representar a sede. O cargo de super de zona nao existe mais.

Neste caso, por exemplo, se o CG tiver confiança em algum irmão da filial do Brasil, pode designa-lo para visitar a Inglaterra na qualidade de representante da sede. E daí, o querido que veio da Inglaterra vai ser o vistoriado.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Religiosidade - Porque não dá certo.

Mensagem não lida por Atlas »

jurado8 escreveu: 30 Jan 2024 11:29 Atlas, acho que nao existe mais, assim como nao existe o super de distrito.

Eles distribuiram todas as competencias do super de distrito entre os supers de circuito experientes. Entao eles fazem as funcoes que antes eram do de distrito, mas sem mudar de titulo. Cada super de circuito reporta diretamente a algum irmao da mesa de Betel.

Superintendente de zona agora é o representante do Corpo Governante. Mas nao existe essa funcao. Eles pegam betelitas qualificados para faze-lo.

Exemplo, tivemos no sabado a visita de 2 representantes da Sede Mundial, mas um deles é da comissao de filial da Inglaterra. Ou seja, ele foi na funcao de representante do CG (ou da sede) mas a funcao dele no dia a dia é comissao de filial da Inglaterra. Bem como o irmão que veio dos EUA, ele é ajudante de uma das comissoes do CG no dia a dia e vez por outra recebe uma designacao para representar a sede. O cargo de super de zona nao existe mais.

Neste caso, por exemplo, se o CG tiver confiança em algum irmão da filial do Brasil, pode designa-lo para visitar a Inglaterra na qualidade de representante da sede. E daí, o querido que veio da Inglaterra vai ser o vistoriado.
Ah sim Jurado8,

Realmente, como a rede de procedimentos e funções é intricada, acaba sendo fácil a gente se confundir.

Sabe o que fico pensando? Numa situação imaginária, o que diriam os apóstolos se vissem hoje como funciona a organização que se diz detentora da verdadeira mensagem apostólica?

Olha para isso, é uma estrutura cheia de ramificações e procedimentos burocráticos.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
NaniscaDjalo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 09 Fev 2023 12:49

Re: Religiosidade - Porque não dá certo.

Mensagem não lida por NaniscaDjalo »

Humanidade - Porque não dá certo!!!! :?
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: Religiosidade - Porque não dá certo.

Mensagem não lida por Spaceman »

Atlas escreveu: 30 Jan 2024 08:20 "Regras não transformam ninguém num cristão, mas transformam-no num hipócrita".
Frase profunda e correta. Quem apenas quer seguir regras acaba se tornando um hipócrita. Fora isso, se você se esforça realmente em tentar ir contra seus desejos o dano emocional é gigantesco. Porém, toda essa pressão não é desculpa para fazermos coisas moralmente erradas, por exemplo, enganar outras pessoas que nem o palerma do Catfish fez.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Yurix e 415 visitantes