Minha Dissociação (mas ainda me sinto preso)

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Minha Dissociação (mas ainda me sinto preso)

Mensagem não lida por JonSnow »

Olá colegas, como estão? Espero que bem.

Recentemente eu solicitei Dissociação para um ancião que era meu amigo na congregação que fazia parte. Não assinei carta nem nada, só mandei mensagem por WhatsApp falando que não queria mais e recusei qualquer tipo de "ajuda" que eles ofereceram, enfim, eles entenderam o recado, o processo levou uns dois meses, eu até pensei que eles iriam ignorar meu pedido, mas certo dia no fim de tarde esse amigo Ancião me falou: "Você ira ser anunciado hoje.. tem certeza mesmo que não quer continuar com a gente?" Eu disse que tinha certeza e agradeci, após o fim da reunião algumas irmãs mandaram mensagem para minha esposa AVISANDO ela que eu tinha sido desassociado kkkk, ela disse, que foi uma decisão minha e que ela ja sabia e estava de acordo.

Bom, esse foi o processo de Dissociação. Por que eu pedi? apesar de estar afastado a mais de dois anos, eu ainda me sentia preso, eu estou de barba (antes do anuncio da barba) e ficava com vergonha de algum irmão me ver, não sei se é vergonha, ou medo, ou simplesmente querer evitar ao máximo ver algum deles... Eu era bem conhecido no circuito como menino prodígio, meio que me sinto envergonhado por estar diferente e toda aquela admiração ter virado repulsa.

Todos que acabam me vendo na rua acabam olhando um pouco com decepção por eu ter saido, ainda mais da forma que foi, e tem aquela cara de julgamento que fazem para os desassociados. Eu fiquei tão bitolado com isso na minha cabeça que quis me Dissociar para passar essa mensagem de que: "olha eu não estou mais, não estou perdido, só não quero mais e nao vou mais voltar", sinto que as pessoas ainda tinham esperança, pelas vezes que algumas irmãs que ainda tentaram manter amizade com minha esposa falavam. Então me Dissociei.

O problema é que poucos meses depois de me Dissociar, apesar de eu ter esperado eu ser anunciado para fazer as coisas do "mundo" como voltar a participar em festas, sair, beber sem preocupação, coisas que eu me podava... Eu ainda me sinto muito preso mentalmente a Torre, não sei explicar, pois acho complexo. Eu fiquei dois anos sem redes sociais, cortei o contato com 100% dos irmãos, sai de lá mas continuei sendo "certinho" mas pensando diferente, e eu não quis fazer as coisas que queria antes, pois não queria passar pela "humilhação de ser desassociado" então eu mesmo o fiz... Vocês conseguem entender? Isso demonstra claramente que eu ainda estou mentalmente preso la dentro, e que a Torre ainda tem controle na minha vida.

Hoje, mesmo apos a Dissociação, eu ainda tenho vergonha de ser visto por irmaos na rua, e aquele sentimento de ter decepcionado, isso por ter sido muito admirado no circuito e no final acabar como um tipo de "farsa". Eu sinto que isso controla minha vida, minha carreira, a vontade de crescer, fazer oque quero, tudo por me sentir preso, me sentir julgado, com medo de ser quem eu sou de verdade, eu acho que durante todo período que estive na Torre, nunca vi alguém tão travado quanto eu para seguir a própria vida apos uma desassociação. Isso literalmente AINDA é algo que trava minha vida em todos sentidos.

Fora que, apesar de não acreditar mais na Biblia, e crer em Deus "em partes", (não enxergo Deus como um Pai, como alguém que cuida, essa visão tradicional e biblica de Deus), apesar disso, parece que eu perdi a confiança que eu tinha antes, a atitude, o poder de executar, fiquei mais inseguro, medroso, covarde, algo um pouco doentio pois apesar de não acreditar mais, sinto que não tenho mais a Aprovação de alguem, ou o apoio de Algo Maior , ou até mesmo uma decepção e vergonha para esse próprio suposto Deus que eu mal tenho crença, mas que de alguma forma na minha cabeça sou alguem desprezível para Ele.

Sinto que isso já virou um complexo em minha mente, eu quero continuar, seguir em frente, ter um propósito, mas tenho todas essas travas que realmente me impedem de seguir minha vida normalmente. Todo período que estive fora senti isso, mas pensei que ao sair oficialmente isso passaria, mas não passou.. Alguém ja passou por algo semelhante??
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
Avatar do usuário
kyoumal
Forista
Forista
Mensagens: 565
Registrado em: 09 Jan 2023 08:16

Re: Minha Dissociação (mas ainda me sinto preso)

Mensagem não lida por kyoumal »

Primeiramente, parabéns pela decisão. Confesso que me sinto meio assim atualmente, já não frequento mais, mas ainda me sinto preso lá dentro, no sentido de ainda não postar tudo que vivo atualmente. Mas com o tempo tenho melhorado, sabe aquelas coisas que não são proibidas, mas são? Tipo eu fui ver a queima de fogos do ano novo, o que não chega a ser proibido e postei tranquilamente, a unica coisa que me ocorreu foi que me tiraram de um grupo TJ que estava.

Creio que seria isso, você ir se acostumando com oq você quer fazer, claro que não adianta fazer algo só pq pode. Mas sabe aquele filme que você sempre quis ver mas não viu pq tinha espiritismo? É o momento, ou aquele bar que você não ia pq podia manchar o nome de Deus? Vá! Talvez ainda sinta desconforto, mas isso vai se acostumando.

Porém, sobre o bloqueio atual, recomendaria fortemente um psicólogo, deve ajudar mais no seu travamento. Mas se um conselho meu, faça o que tem vontade. Se ver uma tj na rua, levanta a cabeça e dá um sorriso para ela e ri da sua reação, quem tá proibido de falar com você é ela, você pode falar com ela tranquilamente.
"A vida é como um videogame, extremamente difícil e injusto. Quando você nasce, recebe um personagem gerado de maneira aleatória, com nome, raça, rosto e classe social."
Avatar do usuário
MORPHEU
Forista
Forista
Mensagens: 270
Registrado em: 06 Mai 2019 19:05

Re: Minha Dissociação (mas ainda me sinto preso)

Mensagem não lida por MORPHEU »

É JonSnow a lavagem cerebral que esta seita fez em nós e terrível, compreendo a sua situação pois passei por um período similar ao seu, mas a boa noticia é que com o passar do tempo, e quanto mais você se envolver em atividades que lhe dão prazer, este sentimento de que você falhou vai desaparecer, a torre usa muito o sentimento de culpa para obrigar os membros a se sujeitarem a ela, quanto mais você se convencer de que fizemos parte de uma SEITA DESTRUTIVA e não de algo que tinha a ver com Deus, você sentirá pena de quem ainda está lá, a sugestão de procurar a ajuda profissional de um psicologo é boa, se estiver a teu alcance, mas foque em você e em sua família, com o passar do tempo você vai comemorar aniversários, natal, ano novo, assistir aos filmes que você gostar, falar o que você pensa sobre tudo, sem o filtro da SEITA.

Quanto aos tjs que te olham com um olhar de desprezo, sinta pena deles, a maioria são vitimas de vitimas fazendo mais vitimas, há ainda aqueles que te olham torto porque estão com inveja de você e da sua liberdade e não tem coragem de sair da SEITA.

Tudo de bom para você JonSnow e para sua família.
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: Minha Dissociação (mas ainda me sinto preso)

Mensagem não lida por Rapha »

Reforço o que o Morpheu disse, a lavagem é forte, a doutrinação é forte.

Eu custei, levei mais de 15 anos para me convencer que as Testemunhas de Jeová não são a religião verdadeira. Cara, 15 anos!! E ainda hoje, vez por outra vem na mente um pequeno "e se...". O que fazem na nossa cabeça é terrível, a ponto de fazer muitos quererem tirar a própria vida porque não aguenta a pressão.

O tempo vai amenizando tudo, esclarecendo coisas que não víamos enquanto estávamos na seita, e você se convence de que foi a melhor coisa que fez.

Muita resiliência, sucesso.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Maguad
Forista
Forista
Mensagens: 82
Registrado em: 09 Jan 2024 19:52

Re: Minha Dissociação (mas ainda me sinto preso)

Mensagem não lida por Maguad »

Oi JonSnow.

Espero que você se livre destas amarras o quanto antes para que sua vida possa fluir de modo natural, como você deseja.

Lendo seu relato fiquei me questionando sobre um assunto específico:

Antes de Raymond Franz escrever seus livros, imagino que as pessoas saíam da Torre, em geral, com um pesado senso de culpa. Me refiro àqueles que ainda crêem em Deus à moda ou sob influência cristã. Porém ele forneceu inúmeras provas que o corpo governante não representa Deus (Deus, segundo a tradição bíblica, pois Raymond Franz usou a Bíblia como inspiração ou referência principal para seus livros. ) e que portanto as Testemunhas de Jeová não são o povo de Deus conforme crêem.

Minha questão é: você leu 1 ou os 2 livros de Raymond Franz?
Avatar do usuário
PalasAthena
Forista
Forista
Mensagens: 210
Registrado em: 14 Jun 2023 11:01

Re: Minha Dissociação (mas ainda me sinto preso)

Mensagem não lida por PalasAthena »

JonSnow escreveu: 18 Jan 2024 12:09
Spoiler!
Olá colegas, como estão? Espero que bem.

Recentemente eu solicitei Dissociação para um ancião que era meu amigo na congregação que fazia parte. Não assinei carta nem nada, só mandei mensagem por WhatsApp falando que não queria mais e recusei qualquer tipo de "ajuda" que eles ofereceram, enfim, eles entenderam o recado, o processo levou uns dois meses, eu até pensei que eles iriam ignorar meu pedido, mas certo dia no fim de tarde esse amigo Ancião me falou: "Você ira ser anunciado hoje.. tem certeza mesmo que não quer continuar com a gente?" Eu disse que tinha certeza e agradeci, após o fim da reunião algumas irmãs mandaram mensagem para minha esposa AVISANDO ela que eu tinha sido desassociado kkkk, ela disse, que foi uma decisão minha e que ela ja sabia e estava de acordo.

Bom, esse foi o processo de Dissociação. Por que eu pedi? apesar de estar afastado a mais de dois anos, eu ainda me sentia preso, eu estou de barba (antes do anuncio da barba) e ficava com vergonha de algum irmão me ver, não sei se é vergonha, ou medo, ou simplesmente querer evitar ao máximo ver algum deles... Eu era bem conhecido no circuito como menino prodígio, meio que me sinto envergonhado por estar diferente e toda aquela admiração ter virado repulsa.

Todos que acabam me vendo na rua acabam olhando um pouco com decepção por eu ter saido, ainda mais da forma que foi, e tem aquela cara de julgamento que fazem para os desassociados. Eu fiquei tão bitolado com isso na minha cabeça que quis me Dissociar para passar essa mensagem de que: "olha eu não estou mais, não estou perdido, só não quero mais e nao vou mais voltar", sinto que as pessoas ainda tinham esperança, pelas vezes que algumas irmãs que ainda tentaram manter amizade com minha esposa falavam. Então me Dissociei.

O problema é que poucos meses depois de me Dissociar, apesar de eu ter esperado eu ser anunciado para fazer as coisas do "mundo" como voltar a participar em festas, sair, beber sem preocupação, coisas que eu me podava... Eu ainda me sinto muito preso mentalmente a Torre, não sei explicar, pois acho complexo. Eu fiquei dois anos sem redes sociais, cortei o contato com 100% dos irmãos, sai de lá mas continuei sendo "certinho" mas pensando diferente, e eu não quis fazer as coisas que queria antes, pois não queria passar pela "humilhação de ser desassociado" então eu mesmo o fiz... Vocês conseguem entender? Isso demonstra claramente que eu ainda estou mentalmente preso la dentro, e que a Torre ainda tem controle na minha vida.

Hoje, mesmo apos a Dissociação, eu ainda tenho vergonha de ser visto por irmaos na rua, e aquele sentimento de ter decepcionado, isso por ter sido muito admirado no circuito e no final acabar como um tipo de "farsa". Eu sinto que isso controla minha vida, minha carreira, a vontade de crescer, fazer oque quero, tudo por me sentir preso, me sentir julgado, com medo de ser quem eu sou de verdade, eu acho que durante todo período que estive na Torre, nunca vi alguém tão travado quanto eu para seguir a própria vida apos uma desassociação. Isso literalmente AINDA é algo que trava minha vida em todos sentidos.

Fora que, apesar de não acreditar mais na Biblia, e crer em Deus "em partes", (não enxergo Deus como um Pai, como alguém que cuida, essa visão tradicional e biblica de Deus), apesar disso, parece que eu perdi a confiança que eu tinha antes, a atitude, o poder de executar, fiquei mais inseguro, medroso, covarde, algo um pouco doentio pois apesar de não acreditar mais, sinto que não tenho mais a Aprovação de alguem, ou o apoio de Algo Maior , ou até mesmo uma decepção e vergonha para esse próprio suposto Deus que eu mal tenho crença, mas que de alguma forma na minha cabeça sou alguem desprezível para Ele.

Sinto que isso já virou um complexo em minha mente, eu quero continuar, seguir em frente, ter um propósito, mas tenho todas essas travas que realmente me impedem de seguir minha vida normalmente. Todo período que estive fora senti isso, mas pensei que ao sair oficialmente isso passaria, mas não passou.. Alguém ja passou por algo semelhante??

Bom, primeiramente parabenizo pela coragem.

Lendo seu texto, me veio à mente algo que sempre falo (não em voz alta, claro): uma vez Testemunha de Jeová, para sempre Testemunha de Jeová. Na minha visão, a partir do batismo, mesmo que você um dia saia, você continua lá dentro, só que com o nome de dissociado, um pária. Por exemplo: a Índia ainda organiza sua sociedade como um sistema de casta e os dalits pertencem a mais baixa delas. Essas pessoas são as intocáveis, a escória, mas ainda estão inseridas na sociedade indiana, de certa forma. Algo similar acontece conosco, dissociados ou futuros dissociados: vamos para a base dessa pirâmide, mas só o fato de ter lugar nela, nos faz permanecer sempre ali, de alguma forma.

O que determina o quanto isso vai nos afetar? Só o tempo e nossa recuperação que dirão.

Vc ficou anos fechado numa organização com costumes bem distintos, e é normal que certos valores aprendidos lá dentro continuem tendo efeito sobre você. Eu mesma, que sou PIMO, muitas vezes me pego pensando se faria determinadas coisas se estivesse fora, porque a associação acaba moldando nossa personalidade e nossa visão de mundo.

Acredito que essa percepção da rejeição dos seus antigos amigos faz parte de um estado como um luto, como acontece nos términos de relacionamento. É normal passar por essa etapa tbm.

Mas, para sanar estas angústias, seria interessante vc desabafar com alguém de sua confiança ou procurar ajuda profissional para poder tocar sua vida. Acho que resignificar sentimentos também pode ajudar. Pode ser que a sensação de prisão em certos aspectos (como festas e bebidas) seja apenas um novo conceito que vc adquiriu sobre isso, e por ter a influência da torre de vigia nisso, você se sente como se ainda estivesse apenas reproduzindo os ensinamentos da religião em sua vida.

Vc agora está passando por um processo no qual precisa se redescobrir, ver quem é vc hj, o que pensa, o que ainda está em vc da Torre de Vigia e que pode ser mantido e o que precisa ser retirado. Um conselho que eu dou é: não se desespere e tenha paciência consigo mesmo. Reflita, filtre o que é válido e o que não é e o pq. Chegará um tempo que vc vai se redefinir, mas tbm se reencontrar.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Minha Dissociação (mas ainda me sinto preso)

Mensagem não lida por jurado8 »

Sim, ja passei amigo. Na verdade, ainda passo.

Eu acho que todo mundo que frequenta o mundo ex TJ ainda tem um pezinho na Torre, no sentido de ainda ter traumas. Eu sei que os mormons nao sao a verdade, os catolicos tambem, mas jamais ia ficar em grupos de ex mormons, ou ex catolicos regularmente comentando as prasepadas. Nos estamos aqui, porque ainda estamos afetados, querendo ou nao.

Vamos la. Nossa mente foi formatada como TJs. E é como disse Jerry: "Uma vez ex TJ, para sempre ex TJ." Sempre teremos esse trauma conosco, querendo ou nao.

A sua forca acabar de fazer as coisas vem mto pq antes sua força vinha de sua fé, que seu amigo imaginario (Jeova) estava aprovando, seu convivio social, etc. Isso voce destruiu. E agora tera que achar novas fontes de energia.

Nao é fácil pois voce nao é novinho mais. Quando criança o cerebro esta em formacao. O nosso foi moldado segundo a Torre. E agora, crescido, vamos ter que remolda-lo, o que nao é uma tarefa prazerosa.

Mas é possivel. Através de terapia, meditacoes, um esforco consciente nessa direcao. Nossa sorte é que hoje temos mais acesso a informação, Youtube, internet com otimos artigos.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: Minha Dissociação (mas ainda me sinto preso)

Mensagem não lida por JonSnow »

Rapha escreveu: 18 Jan 2024 16:33 Reforço o que o Morpheu disse, a lavagem é forte, a doutrinação é forte.

Eu custei, levei mais de 15 anos para me convencer que as Testemunhas de Jeová não são a religião verdadeira. Cara, 15 anos!! E ainda hoje, vez por outra vem na mente um pequeno "e se...". O que fazem na nossa cabeça é terrível, a ponto de fazer muitos quererem tirar a própria vida porque não aguenta a pressão.

O tempo vai amenizando tudo, esclarecendo coisas que não víamos enquanto estávamos na seita, e você se convence de que foi a melhor coisa que fez.

Muita resiliência, sucesso.
Opa Rapha, obrigado amigo.

Tava meio paranoico já achando que o problema estava comigo.. porquê comigo já vão fazer mais de dois anos que saí, com convicção, cortando laços e tudo, e não voltei atrás em nenhum momento.

Mas me questionava que mesmo após mais de dois anos eu ainda estava preso de certa forma, mesmo seguindo certa liberdade em minh vida.

Vc ter me falado desses 15 anos me fez perceber que não é um processo exclusivo meu, isso ocorre com todos nós e cada um tem seu tempo.

Obrigado pelo relato, refleti isso.
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: Minha Dissociação (mas ainda me sinto preso)

Mensagem não lida por JonSnow »

kyoumal escreveu: 18 Jan 2024 13:28 Primeiramente, parabéns pela decisão. Confesso que me sinto meio assim atualmente, já não frequento mais, mas ainda me sinto preso lá dentro, no sentido de ainda não postar tudo que vivo atualmente. Mas com o tempo tenho melhorado, sabe aquelas coisas que não são proibidas, mas são? Tipo eu fui ver a queima de fogos do ano novo, o que não chega a ser proibido e postei tranquilamente, a unica coisa que me ocorreu foi que me tiraram de um grupo TJ que estava.

Creio que seria isso, você ir se acostumando com oq você quer fazer, claro que não adianta fazer algo só pq pode. Mas sabe aquele filme que você sempre quis ver mas não viu pq tinha espiritismo? É o momento, ou aquele bar que você não ia pq podia manchar o nome de Deus? Vá! Talvez ainda sinta desconforto, mas isso vai se acostumando.

Porém, sobre o bloqueio atual, recomendaria fortemente um psicólogo, deve ajudar mais no seu travamento. Mas se um conselho meu, faça o que tem vontade. Se ver uma tj na rua, levanta a cabeça e dá um sorriso para ela e ri da sua reação, quem tá proibido de falar com você é ela, você pode falar com ela tranquilamente.
Obrigado Kyoumal.

Eu cheguei a ir na praia ver a queima de fogos com a família, me reaproximar de antigos parentes que não falava mais. O engraçado foi eu ter esperado o anuncio que faz pouco mais de dois meses para começar a fazer essas coisas e mesmo assim me sentir julgado.

Mas certamente deve ser resolvido em algum tipo de terapia, valeu amigo
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: Minha Dissociação (mas ainda me sinto preso)

Mensagem não lida por JonSnow »

kyoumal escreveu: 18 Jan 2024 13:28 Primeiramente, parabéns pela decisão. Confesso que me sinto meio assim atualmente, já não frequento mais, mas ainda me sinto preso lá dentro, no sentido de ainda não postar tudo que vivo atualmente. Mas com o tempo tenho melhorado, sabe aquelas coisas que não são proibidas, mas são? Tipo eu fui ver a queima de fogos do ano novo, o que não chega a ser proibido e postei tranquilamente, a unica coisa que me ocorreu foi que me tiraram de um grupo TJ que estava.

Creio que seria isso, você ir se acostumando com oq você quer fazer, claro que não adianta fazer algo só pq pode. Mas sabe aquele filme que você sempre quis ver mas não viu pq tinha espiritismo? É o momento, ou aquele bar que você não ia pq podia manchar o nome de Deus? Vá! Talvez ainda sinta desconforto, mas isso vai se acostumando.

Porém, sobre o bloqueio atual, recomendaria fortemente um psicólogo, deve ajudar mais no seu travamento. Mas se um conselho meu, faça o que tem vontade. Se ver uma tj na rua, levanta a cabeça e dá um sorriso para ela e ri da sua reação, quem tá proibido de falar com você é ela, você pode falar com ela tranquilamente.
Obrigado Kyoumal.

Eu cheguei a ir na praia ver a queima de fogos com a família, me reaproximar de antigos parentes que não falava mais. O engraçado foi eu ter esperado o anuncio que faz pouco mais de dois meses para começar a fazer essas coisas e mesmo assim me sentir julgado.

Mas certamente deve ser resolvido em algum tipo de terapia, valeu amigo
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin e 356 visitantes