1914 em cheque?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
orfaosolitario
Forista
Forista
Mensagens: 187
Registrado em: 31 Jul 2023 16:05

1914 em cheque?

Mensagem não lida por orfaosolitario »

Um video do canal exjwpandatower onde comenta a possibilidade de a WatchTower abandonar a doutrina de 1914...
Um usuário comenta que a WT esta introduzindo essa possível "nova luz" na comunidade de língua espanhola apenas para ver como será aceita..
Façam suas apostas..

link do video: https://www.youtube.com/watch?v=naqrrit4a6U
Jacamerops
Forista
Forista
Mensagens: 99
Registrado em: 26 Jul 2023 18:14

Re: 1914 em cheque?

Mensagem não lida por Jacamerops »

Eu li algo sobre isso no Twitter, mas parece que se trata de um mal entendido sobre a forma que o orador explanou o assunto. Ele fala sobre Jesus sentar no trono como juiz que segundo o entendimento TJ ocorrerá no futuro, mas não altera o ensino de que Jesus foi entronizado como rei em 1914. Lembrando que o Jesus TJ tem uma volta extra para realizar, já veio como homem, voltou de forma invisível e foi entronizado como rei e voltará para buscar o restante ungido e julgar as nações. Não acho que eles abandonariam a doutrina de 1914 porque está intimamente ligada a autoridade que foi dada a eles como escravo fiel e prudente em 1919. Sem falar que uma nova luz tão impactante não seria anunciada em uma assembleia em Porto Rico e por um irmão qualquer. Isso seria assunto para uma reunião anual ou Broadcasting.
“Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e impostas.”

(Ludwig Feuerbach)
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: 1914 em cheque?

Mensagem não lida por Atlas »

Acho extremamente difícil a Torre de Vigia derrubar o ensino de 1914. Acredito que nenhuma religião esteve tão vinculada e tão dependente a uma data como as Testemunhas de Jeová.

Derrubar esta data seria o mesmo que derrubar as alegações de que Jesus designou o "escravo fiel e discreto" três anos e meio depois de 1914, logo, o corpo governante não teria a suposta legitimidade de que tanto ostenta, visto que este corpo anunciou ser tal escravo.

Com muito malabarismo acrobático de raciocínios e distorções, o máximo que talvez fariam seria desvincular a data de alguns pontos da doutrina como, por exemplo, a geração sobreposta, mas eliminar essa data do corpo de ensinos da torre, acho muito improvável.

Se bem que, e isso eu coloco como ressalva, as coisas que hoje acontecem dentro da organização me fazem entender que nada do que o corpo governante fale será rejeitado. Poderá ser por alguns, quando percebem as incoerências, mas a massa como um todo engoliria cada "ajuste", cada mudança no ensino, sem questionar nada.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
kyoumal
Forista
Forista
Mensagens: 565
Registrado em: 09 Jan 2023 08:16

Re: 1914 em cheque?

Mensagem não lida por kyoumal »

Atlas escreveu: 15 Jan 2024 14:45 Acho extremamente difícil a Torre de Vigia derrubar o ensino de 1914. Acredito que nenhuma religião esteve tão vinculada e tão dependente a uma data como as Testemunhas de Jeová.

Derrubar esta data seria o mesmo que derrubar as alegações de que Jesus designou o "escravo fiel e discreto" três anos e meio depois de 1914, logo, o corpo governante não teria a suposta legitimidade de que tanto ostenta, visto que este corpo anunciou ser tal escravo.

Com muito malabarismo acrobático de raciocínios e distorções, o máximo que talvez fariam seria desvincular a data de alguns pontos da doutrina como, por exemplo, a geração sobreposta, mas eliminar essa data do corpo de ensinos da torre, acho muito improvável.

Se bem que, e isso eu coloco como ressalva, as coisas que hoje acontecem dentro da organização me fazem entender que nada do que o corpo governante fale será rejeitado. Poderá ser por alguns, quando percebem as incoerências, mas a massa como um todo engoliria cada "ajuste", cada mudança no ensino, sem questionar nada.
O problema de 1914 não é só 1914, mudaria praticamente todas as doutrinas, já que a base da religião é esse ano.

Acho muito difícil ser mudado também, mas gostaria que acontecesse para que mais gente despertasse. A religião entra em uma questão bem linear nessa questão, talvez os velhinhos até querem mudar coisas e deixar ainda mais leve a doutrina para atrair novos, porém corre o risco de perder quem já está lá, então estão primeiro dando alivio para o rebanho.(Diminuir horas dos pioneiro, sem relatório, barba para os homens e assim por diante)
"A vida é como um videogame, extremamente difícil e injusto. Quando você nasce, recebe um personagem gerado de maneira aleatória, com nome, raça, rosto e classe social."
Avatar do usuário
gleisson
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 11 Dez 2023 18:27

Re: 1914 em cheque?

Mensagem não lida por gleisson »

Se acabar 2014 só aumenta a quantidade dos PIMO's cabeça branca

Pq a maioria nem entende mesmo do que se trata e como chegaram lá

Poderia ter colocado que foi em 1921 que o pessoal não entenderia nada
Fear Of The Dark
- Iron Maiden
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: 1914 em cheque?

Mensagem não lida por Atlas »

gleisson escreveu: 15 Jan 2024 16:14 Se acabar 2014 só aumenta a quantidade dos PIMO's cabeça branca

Pq a maioria nem entende mesmo do que se trata e como chegaram lá

Poderia ter colocado que foi em 1921 que o pessoal não entenderia nada
Concordo,

A maioria, principalmente a geração atual está pouco se importando em averiguar os ensinos da torre, qualquer coisa que chamem de pesquisa não é nada além do meramente superficial.

Causaria dúvida no pessoal mais antigo, como você falou, que ao menos liam um pouco mais.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: 1914 em cheque?

Mensagem não lida por jurado8 »

Essa é a famosa Fake News. Tem cara de verdade, mas nao é. Pelo jeito o cara que se embrulhou na hora de explicar o entendimento vigente (que Jesus ja ta empossado, mas ainda nao reina, algo assim).

Porem, ha uma minima possibilidade de ser algo que um ex betelita medio escalao denunciou no Reddit. A Torre tem por habito, ao mudar um entendimento, pegar pequenas assembleias ou congressos ao redor do mundo e lancar a novidade. Elas sao dadas por homens treinados de Betel. Esses homens depois sao incentivados a "se alongar" com os irmãos e reportar ao Corpo Governante quais foram as reacoes à nova luz. Se teve muita resistencia, se chocou demais, etc. Eles designam uns 20 em diversas linguas, um numa assembleia Argentina, outro na Africa do Sul, outro na Australia, etc.

Dai o CG decide, com base nesses relatorios, se muda o entendimento mesmo ou nao. Se o CG, no fim das contas, decidir nao mudar, e algum irmao presente nessas assembleias-testes escrever para Betel perguntando do novo entendimento, Betel responde que o irmao se adiantou e falou da cabeça dele.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: 1914 em cheque?

Mensagem não lida por Atlas »

jurado8 escreveu: 15 Jan 2024 17:02
Dai o CG decide, com base nesses relatorios, se muda o entendimento mesmo ou nao. Se o CG, no fim das contas, decidir nao mudar, e algum irmao presente nessas assembleias-testes escrever para Betel perguntando do novo entendimento, Betel responde que o irmao se adiantou e falou da cabeça dele.
Essa é uma das coisas mais irritantes dentro da Torre. Ninguém pode argumentar nada de diferente que logo é tachado como alguém que "se adiantou".

Qualquer um que analisasse friamente veria que se trata de uma arrogância sem tamanho. Implicitamente está a ideia de que o que a organização não disse, então, seus membros não podem saber, ou seja, é dizer implicitamente que ninguém pode ter um entendimento superior ao dela - por mais plausível que este seja.

Uma vez conversando com um irmão sobre um assunto, eu fui muito moderado, dizendo que a organização no futuro poderia rever um certo ponto, pois não fazia sentido a explicação atual. Esse irmão disse que o que eu falei era ir além da organização.

Eu sabia que o argumento que eu tinha utilizado fazia todo sentido e percebi que ele também se apercebeu disso, mas parece que surge imediatamente um sentimento de revanchismo na pessoa, um ciúme por que talvez o ponto de vista apresentado não veio da organização mãe. É como um sentimento infantil ("mamãe não pôde ter deixado de me dizer isso). Rapidamente costurei a situação dizendo que não era este o caso, pois, eu aguardava que qualquer mudança viria dela. Me senti muito mal por falar isso.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: 1914 em cheque?

Mensagem não lida por jurado8 »

Atlas é isso mesmo. É tudo crianca ali dentro, de certa forma. Esse sentimento de organização mãe.

É como eu falei uma vez neste forum. Os TJs nao acreditam nas explicacoes do Corpo Governante. Eles acreditam NO Corpo Governante. Parece a mesma coisa, mas tem uma sutil diferença: a idolatria.

Por exemplo, quando eu sou um cara intelectual, eu acredito nas explicacoes de X pessoa a respeito de X assunto. Eu olho para todas as explicações a respeito de determinado tema, e vejo que o X é o que tem a melhor explicação. Se esse X um dia vira a casaca e muda sua forma de entender, eu paro, vejo os argumentos dele e possivelmente mudo de referência. Afinal eu nao sigo o X, eu sigo as explicações. Mas como ele virou casaca, e suas explicacoes nao me convenceram, eu passo a ter uma opiniao diferente de X. Veja, eu concordava com X. Eu nao idolatrava X.

Agora, se eu idolatro X, qualquer coisa que ele falar eu sigo e qualquer explicação que ele der eu aceito, sem passar por crivos. Afinal eu sigo X, nao as explicações do X. As explicações eu so repito, sem raciocinar mto se ta certo ou errado.

É o que acontece com os TJs em relação a organização. Eles entendem que Deus revela as verdades atraves da organização. E estao prontos para aceitar qualquer mudança, em qualquer epoca. Se voce se adianta, isso é perigoso pois Deus age atraves do Escravo, entao mesmo voce acertando voce pode ser como Corá, que quis tomar o lugar de Moises, que era o designado. O designado para trazer as verdades é o CG. E os TJs idolatram o CG, nao suas explicacoes. As explicações do CG sao apenas repetidas tipo papagaio por uma plateia que aceita qq coisa.

Imagem

Imagem

Créditos das imagens: JW.org

Ou seja, a partir do momento que voce vira TJ voce encontra seu lugar dentro do "plano de Jeova". O que voce é hoje? Publicacor? Entao voce é o peao. Servo? Uma bosta melhor. Anciao? Agora voce cresceu na hierarquia. É tipo um capitao do mato, um bosta que se acha. Superintendente? Ah, agora voce é tipo o senhor do engenho. Comissao de Filial? Opa, agora voce é um nobre. Entrou pro CG? Pronto. É o Faraó.

E é através de Faraó que Deus fala. Alias, Faraó é Deus na Terra.

E nao se engane, quanto mais voce vai subindo, mais seu ego vai ficando inflado, mais poder sordido voce vai tendo e gostando disso, do superintendente/ betelita medio escalao para cima comeca a ter conforto e daí meu querido, voce vai defender a validade dessa piramide pois é o que garante suas benecias.

As explicações biblicas fazerem sentido? Isso é o de menos. Quem entrar tem que aceitar a piramide. Eles so se preocupam em tentar fazer sentido para os de fora, para trazer novos à piramide, e manter os jogos funcionando. Quem entrar, tem que acreditar na totalidade. E o publico que a Torre atrai é bem sussa de enganar: é o sujeito medio que gosta de Jesus e mais conservador. Nao é o teologo, nao é o estudioso da biblia, nao é o cetico, nao é o cientista. Eventualmente algum desses vem, mas o publico, a massa, sao leigos espirituais que acreditam na Biblia por osmose. É facil ser enganado por falacias, que é o que a Torre é.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: 1914 em cheque?

Mensagem não lida por Atlas »

jurado8 escreveu: 16 Jan 2024 07:51
E nao se engane, quanto mais voce vai subindo, mais seu ego vai ficando inflado, mais poder sordido voce vai tendo e gostando disso, do superintendente/ betelita medio escalao para cima comeca a ter conforto e daí meu querido, voce vai defender a validade dessa piramide pois é o que garante suas benecias.

As explicações biblicas fazerem sentido? Isso é o de menos. Quem entrar tem que aceitar a piramide. Eles so se preocupam em tentar fazer sentido para os de fora, para trazer novos à piramide, e manter os jogos funcionando. Quem entrar, tem que acreditar na totalidade. E o publico que a Torre atrai é bem sussa de enganar: é o sujeito medio que gosta de Jesus e mais conservador. Nao é o teologo, nao é o estudioso da biblia, nao é o cetico, nao é o cientista. Eventualmente algum desses vem, mas o publico, a massa, sao leigos espirituais que acreditam na Biblia por osmose. É facil ser enganado por falacias, que é o que a Torre é.
É uma verdade deprimente, mas ainda assim, a pura verdade, principalmente a parte em que você escreve: "As explicações bíblicas fazem sentido? Isso é o de menos". É isso mesmo, o espírito que predomina é esse.

Não adianta falar a verdade para quem acha que seu conhecimento está completo. Isso define não só uma falácia, define o próprio mal. O mal é um poder que acha que seu conhecimento está completo, capaz de justificar as piores torpezas, os piores erros.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 395 visitantes