Sobre saúde mental e su1c1d10

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
America
Forista
Forista
Mensagens: 295
Registrado em: 18 Mar 2022 09:10

Sobre saúde mental e su1c1d10

Mensagem não lida por America »

Olá pessoal!
Há alguns dias vi um tópico aqui no fórum falando sobre os su1c1das não serem ressuscitados, na hora não consegui responder e depois acabei não encontrando o tópico novamente, então decidi falar um pouquinho sobre isso aqui.

Desde criança fui ensinada que o su1c1d1o é um pecado grave contra Deus, pois como foi ele que deu a vida, não temos o direito de tirá-la. Já encontrei em vária publicações que seria até inapropriado em certos casos a realização de discurso fúnebre.
Mas vamos lá...
Como uma pessoa que já tentou deixar de viver, e até hoje sofre com pensamentos su1c1das, posso dizer que não é bem assim que a banda toca.
A depressão e outras doenças mentais são mal vistas e há muito preconceito em torno delas. O su1c1d1o nada mais é do que a morte resultante de uma doença mental (seja ela depressão, pânico, esquizofrenia, etc), assim como alguém morre de câncer. Já passei (e ainda passo as vezes) por isso, e você sente como se seu corpo tivesse uma necessidade de morrer, (quase a mesma sensação de quando você está com muita, muita sede), você sente seu corpo implorar para desligar. Então não, não é culpa da pessoa, não é um pecado imperdoável, pois só Deus consegue entender o que está acontecendo e tenho certeza que se ele for tão amoroso quanto a bíblia diz ele vai sentir empatia por aquela dor e não raiva da pessoa.
Mas já vi dentro da Torre, os "irmãos amorosos" excluírem os familiares de uma pessoa que tirou a própria vida no momento em que mais precisavam, se recusarem a ajudar para não "colaborar" com o "pecado".
Irmãos depressivos muitas vezes são vistos como fracos ou preguiçosos por não conseguirem fazer muitas horas de campo.
Irmãos esquizofrênicos são incentivados a fazer uma busca por "influencias demoníacas" nas suas vidas e isso muita das vezes atrasa o diagnóstico
E quando alguém pede ajuda por causa de pensamentos su1c1das, ao invés de receber ajuda e apoio, levam sermão de que como isso seria um pecado sem ressurreição e que ele deveria dar mais no serviço de campo e na organização, que é falta de zelo.
E aí de você se procurar um psicólogo... afinal, ele vai fazer lavagem cerebral e te incentivar a "largar a verdade".

Afinal, embora não se realizem mais curas milagrosas, você pode curar sua doença mental por se tornar um escravo da Torre.

O que pensam sobre isso?

Um beijo e um queijo!
"When you are young, they assume you know nothing" - Taylor Swift
Avatar do usuário
freudexplica
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 727
Registrado em: 23 Mai 2021 16:57

Re: Sobre saúde mental e su1c1d10

Mensagem não lida por freudexplica »

Infelizmente é como disse.
Eu , desde os tempos de bitolado, sempre fui claro quando alguem em uma situação dessa me procurava que ele precisaria de um profissional. Inclusive ja indicando médicos e levando algumas vezes.
Mas sei que a maioria abre uma bíblia , escolhem alguns vídeos do JW ou matérias e passa para pessoa.

E ai a pessoa que ja esta mal piora e começa a achar que é "um problema espiritual".
" O grande irmão está de olho em vocês :twisted: " - 1984
supernova
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 13 Fev 2022 07:54

Re: Sobre saúde mental e su1c1d10

Mensagem não lida por supernova »

Eu acho que a interpretação difere muito da classe social. Cresci e me batizei numa cidade com congregações e irnaos muito ricos e abastados, estudados inclusive.
Me lembro como se fosse hoje de um discurso que falava sobre a depressão, e o irmão ancião que proferiu era médico na cidade. Ele explicou tão bem a falha que ocorre na pessoa que ninguém na congregação achava que era problema espiritual. Toda vez que algum irmão se queixava de depressão e claro que ofereciam ajuda bíblica, o tal consolo mas junto diziam para procurar imediatamente um médico. Já fui em alguns discursos fúnebres, inclusive de quem cometeu suicídio, e as palavras foram animadoras, acalentadoras e deixava se tudo nas mãos de Jeová.
Mas quando fui servir em congregações do interior do Brasil, com anciãos semi analfabetos, que não entendiam um pingo depois da palavra, era cada atrocidade que ouvia nas reuniões, nas considerações, que ficava chocado.

Então vejo que quem lê pouco, estuda pouco e quer ser da dianteira, acaba sendo um jegue do que um pastor.
Avatar do usuário
Seraph180
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 44
Registrado em: 03 Ago 2022 16:35

Re: Sobre saúde mental e su1c1d10

Mensagem não lida por Seraph180 »

Meu tio cometeu suicidio, no velório dele foram alguns tjs e fizeram discurso pra ele, detalhe ele era desassociado. Fiquei surpreso.
Prepare o cinto Doraty pois Kansas irá pelos ares.Imagem :soldier7: :soldier7:
Avatar do usuário
Seraph180
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 44
Registrado em: 03 Ago 2022 16:35

Re: Sobre saúde mental e su1c1d10

Mensagem não lida por Seraph180 »

Tenho depressao grave e penso em suicidio direto. É horrível, pois você perde a vontade de fazer qualquer coisa, e como se o seu corpo não quisesse estar ligado mais.
Prepare o cinto Doraty pois Kansas irá pelos ares.Imagem :soldier7: :soldier7:
Avatar do usuário
America
Forista
Forista
Mensagens: 295
Registrado em: 18 Mar 2022 09:10

Re: Sobre saúde mental e su1c1d10

Mensagem não lida por America »

supernova escreveu: 23 Nov 2022 16:10 Eu acho que a interpretação difere muito da classe social. Cresci e me batizei numa cidade com congregações e irnaos muito ricos e abastados, estudados inclusive.
Me lembro como se fosse hoje de um discurso que falava sobre a depressão, e o irmão ancião que proferiu era médico na cidade. Ele explicou tão bem a falha que ocorre na pessoa que ninguém na congregação achava que era problema espiritual. Toda vez que algum irmão se queixava de depressão e claro que ofereciam ajuda bíblica, o tal consolo mas junto diziam para procurar imediatamente um médico. Já fui em alguns discursos fúnebres, inclusive de quem cometeu suicídio, e as palavras foram animadoras, acalentadoras e deixava se tudo nas mãos de Jeová.
Mas quando fui servir em congregações do interior do Brasil, com anciãos semi analfabetos, que não entendiam um pingo depois da palavra, era cada atrocidade que ouvia nas reuniões, nas considerações, que ficava chocado.

Então vejo que quem lê pouco, estuda pouco e quer ser da dianteira, acaba sendo um jegue do que um pastor.
Realmente supernova, tudo isso que comentei vi acontecerem uma congregação pequena, de uma cidade pequena, onde tudo o que os anciãos falavam era lei. Vi muita gente ser prejudicada por essa mentalidade mesquinha.
"When you are young, they assume you know nothing" - Taylor Swift
Avatar do usuário
Ariadne
Forista
Forista
Mensagens: 72
Registrado em: 24 Fev 2022 15:56

Re: Sobre saúde mental e su1c1d10

Mensagem não lida por Ariadne »

Passei por isso. Antes de terminar a faculdade entrei em um episódio depressivo horrível, eu não saia de casa, não dormia direito, não me concentrava em nd, qualquer tarefa simples era pesada e eu n não conseguia conversar nem com as pessoas da minha casa, foi um pesadelo. Msm assim as cobranças de ir pro campo e reunião estavam lá, eu tinha pânico só de me imaginar pregando de casa em casa, uma vez tive uma crise na saída de campo e tive q voltar pra casa, nesse dia só não fiz ND pq n achei os comprimidos. Foi a pior fase da minha vida, e tudo q recebi lá dentro foi fofoca, julgamentos, piadinhas e mts e mts críticas. Foi justamente isso q me fez acordar tb, pq quando finalmente fui atrás de tratamento oq eu ouvi foi um "Xová vai te curar", dps disso joguei tudo pro alto e foquei na minha saúde, dentro da terapia percebi q boa parte das minhas questões vinham justamente daquele ambiente tóxico.
"Paz entre nós guerra aos Senhores" - Última marcha
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3113
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Sobre saúde mental e su1c1d10

Mensagem não lida por Bruce D. »

América:

Eu vivi de perto o drama desse tópico. Ha 26 anos atras nesse mesmo mês a minha mãe depois de uma luta de anos contra a depressão perdeu a batalha contra essa doença e se suicidou. O velório foi realizado no cemitério e houve discurso funebre. Mas anos depois trabalhando no campo um irmão me disse com todas as letras: "Voce sabe que ela não vai ter ressurreição ne?!"

Então eu respondi o seguinte: Olha a pessoa que se suicida está procurando alivio do sofrimento causada pela depressão que é uma doença emocional. Ninguém a não ser Deus, sabe o que se passa na mente de uma pessoa depressiva. Ela fazia tratamento para a depressão mas os medicamentos não surtiram efeito e resultou nessa situação. E como somente Deus é capaz de saber o que se passa na mente e no coração de uma pessoa, não nos cabe fazer julgamentos no lugar dele, mesmo por que a Biblia não nos fornece uma posição explicita sobre o tema

Quanto a dar apoio a quem tem problemas emocionais esse é um tema que assim como outros a JW falha miseravelmente. E digo isso por que não tive nenhum apoio por parte dos publicadores e nem dos membros da dianteira embora na epoca eu fosse SM, mas as cobranças depois de um certo tempo para que eu fizesse mais e me tornasse ancião ah isso teve e muito.

Mas ai eu já estava desperto para com a JW e os bastidores dela. Eu fui me tornando cada vez mais introspectivo e o sentimento de desanimo, de angustia - eu nunca pensei em fazer o mesmo que minha mãe - só aumentava. Foram tantas as idas ao médico que por fim fui encaminhado ao psiquiatra que me diagnosticou com depressão e sindrome do pânico e me encaminhou pra terapia. Isso foi em 2008. Desde então faço terapia. Por causa disso enfrentei já muitos preconceitos dentro da JW por ter buscado e fazer tratamento para depressão com o mesmo papo furado que você descreveu no post de abertura.

Infelizmente não só a JW falha em lidar com o assunto mas a sociedade em geral não sabe lidar com o tema depressão e suicidio pois ainda são temas cercados de tabus e preconceitos. Por isso a importancia de tópicos como esse onde podemos quebrar esse muro falando da nossa visão e experiencia sobre esse tema.

Desculpem o texto longo, mas esse é um assunto que mexe muito comigo e, sempre que assunto é tratado aqui e leio os relatos de pessoas que já viveram essa experiencia ou pensou em suicidio eu sempre abordo a seriedade da depressão e das doenças emocionais e as consequencias tragicas de não tratá-las e oriento a buscar ajuda profissional e desabafar seus sentimentos incluindo aqui, pois o forum foi uma das coisas que me ajudou muito a lidar com esse assunto tão delicado.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: Sobre saúde mental e su1c1d10

Mensagem não lida por Rapha »

Bruce D. escreveu: 20 Fev 2024 21:15 América:

Eu vivi de perto o drama desse tópico. Ha 26 anos atras nesse mesmo mês a minha mãe depois de uma luta de anos contra a depressão perdeu a batalha contra essa doença e se suicidou. O velório foi realizado no cemitério e houve discurso funebre. Mas anos depois trabalhando no campo um irmão me disse com todas as letras: "Voce sabe que ela não vai ter ressurreição ne?!"

Então eu respondi o seguinte: Olha a pessoa que se suicida está procurando alivio do sofrimento causada pela depressão que é uma doença emocional. Ninguém a não ser Deus, sabe o que se passa na mente de uma pessoa depressiva. Ela fazia tratamento para a depressão mas os medicamentos não surtiram efeito e resultou nessa situação. E como somente Deus é capaz de saber o que se passa na mente e no coração de uma pessoa, não nos cabe fazer julgamentos no lugar dele, mesmo por que a Biblia não nos fornece uma posição explicita sobre o tema

Quanto a dar apoio a quem tem problemas emocionais esse é um tema que assim como outros a JW falha miseravelmente. E digo isso por que não tive nenhum apoio por parte dos publicadores e nem dos membros da dianteira embora na epoca eu fosse SM, mas as cobranças depois de um certo tempo para que eu fizesse mais e me tornasse ancião ah isso teve e muito.

Mas ai eu já estava desperto para com a JW e os bastidores dela. Eu fui me tornando cada vez mais introspectivo e o sentimento de desanimo, de angustia - eu nunca pensei em fazer o mesmo que minha mãe - só aumentava. Foram tantas as idas ao médico que por fim fui encaminhado ao psiquiatra que me diagnosticou com depressão e sindrome do pânico e me encaminhou pra terapia. Isso foi em 2008. Desde então faço terapia. Por causa disso enfrentei já muitos preconceitos dentro da JW por ter buscado e fazer tratamento para depressão com o mesmo papo furado que você descreveu no post de abertura.

Infelizmente não só a JW falha em lidar com o assunto mas a sociedade em geral não sabe lidar com o tema depressão e suicidio pois ainda são temas cercados de tabus e preconceitos. Por isso a importancia de tópicos como esse onde podemos quebrar esse muro falando da nossa visão e experiencia sobre esse tema.

Desculpem o texto longo, mas esse é um assunto que mexe muito comigo e, sempre que assunto é tratado aqui e leio os relatos de pessoas que já viveram essa experiencia ou pensou em suicidio eu sempre abordo a seriedade da depressão e das doenças emocionais e as consequencias tragicas de não tratá-las e oriento a buscar ajuda profissional e desabafar seus sentimentos incluindo aqui, pois o forum foi uma das coisas que me ajudou muito a lidar com esse assunto tão delicado.
Oi Bruce. No começo eu só parei de acreditar nas coisas que o Corpo Governante ensina. Me convenci, por leitura e experiências, que as Testemunhas de Jeová não são a religião verdadeira. Depois, comecei desconfiar sobre a existência de Deus por causa desses relatos, como os da sua mãe e outros milhares que acontecem DENTRO da religião, enquanto as pessoas o servem, brigam e adoecem por ele.

Eu já disse aqui outras vezes, que eu entendi a mensagem bíblica de que o tempo e o imprevisto sobrevém a TODOS. E quando a bíblia fala TODOS, ela não exclui o religioso que serve a Deus. Eu sei disso. Mas, quando eu penso sobre imprevistos sobrevir a todos, em comum, são problemas de cunho mundial ou local. Por exemplo, acabou a água no meu bairro, eu também serei afetado, não vai ter um passe de mágica e ter água só na minha casa. Ou, o país está enfrentando uma crise terrível de falta de emprego, e pode ser que eu também fique sem um, afinal, isso é um problema nacional e afeta a TODOS. Eu entendi isso, tranquilo. Mas, o que me deixa inculcado é o fato de problemas que podem ser resolvidos por Deus, Ele não fazer NADA.

Pessoas que servem a ele sofrem das MESMAS coisas que pessoas más ou que nem acreditam Nele. Se a gente parar pra pensar, não há benefício algum em ser religioso... Tanto um religioso quanto um ateu ou um sem religião, mas crente, tem as mesmas dores, alegrias. Uns são mais bem sucedidos e felizes que outros, e vice versa. Ou seja, Deus, que é PAI (ou deveria ser, pelo menos), vê um servo dele morrendo com depressão ou uma doença grave, que gera dor, que faz toda uma família sofrer e não faz ABSOLUTAMENTE nada. Deixa a pessoa lá, sofrendo. É difícil engolir isso e jogar na conta do "mistério" ou do "você vê o vento?", que os crentes costumam dizer. Eu não sou pai, só tio, e com amor de tio eu sinto compaixão e se tivesse poder mudaria a situação de dor e sofrimento que meus sobrinhos estivessem passando... Agora Deus, por uma briguinha com outro titã, caso um dos dois exista, não pode fazer nada? "Ah mas cada um tem livre arbítrio". Aham, só pra sofrer né? Porque quando é pra ajudar aí tem o livre arbítrio e ele não pode interferir...

Eu sinto muitíssimo pela sua mãe, Bruce. Eu nunca tive depressão, só momentos de profunda e quase infinita tristeza, e já doeu muito... Imagina sentir uma dor angustiante na alma dia e noite, causada pela depressão.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Tulasi e 383 visitantes