Amizades e Monotonia

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
TJATIVO
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 16 Set 2021 21:17

Amizades e Monotonia

Mensagem não lida por TJATIVO »

Sabe, uma das coisas que eu fui percebendo... E questionando, mesmo antes de conhecer o fórum?

As amizades.
As publicações sempre passavam a ideia de que verdadeiras amizades só se encontram na organização, de que quem sai da organização não tinha amigos de verdade e levava uma vida devassa ou triste.

Mas, tantos amigos meus saíram da organização, e por um tempo eu fiquei acompanhando suas atividades nas redes sociais, e parecia justamente o oposto..
Sempre felizes, repletos de pessoas, se divertindo e aproveitando, e eu parava para pensar, bom deve ser uma alegria passageira né?

Mas ao fazer um paralelo com minha vida nesses momentos percebo que não...
Desde que começo a pandemia, sabe quantas vezes irmãos saíram? Nenhuma, nenhuma "recreação", nenhum passeio, nao pode visitar, ir ao cinema, praia etc.
Momentos difíceis passei, e ninguém chamava pra nada, amizades? Só no momento de ir pro campo, finalizou o campo vai cada um pro seu lado

A vida se tornou Monótona, nada acontece, e oque queremos fazer de diferente não pode pois a organização não permite... Enquanto isso meus ex amigos lá aproveitando tudo.

A gente com aquela mentalidade de que parente descrente é bom evitar, mundano é bom evitar e não ter associação.. e sobra os melhores amigos que alguém pode ter que é os irmãos, sqn, pq não tem ninguém, ninguém faz nada, ninguém conversa, ninguém faz algum convite pra algo, ninguém viaja, ninguém passeia, então qual é o sentido disso tudo? RS,
E pensar que deixei tantas amizades de lado pra isso.. bom era só um desabafo, pq é um saco viver assim, até esportes que eu gostava muito eu parei para ser pioneiro, hoje em dia nem um futebol tem mais kkk
Avatar do usuário
Kurisu
Forista
Forista
Mensagens: 1779
Registrado em: 24 Out 2020 15:26
Localização: Lucinda Falls

Re: Amizades e Monotonia

Mensagem não lida por Kurisu »

Sempre senti isso desde criança, que todas as pessoas aproveitavam muito o final de semana enquanto eu tinha que ficar em casa preparando a sentinela com minha família. E por incrível que pareça eram nos momentos "espirituais" onde rolavam muitas brigas e acessos de ira.

Você disse algo interessante, que vc visita o perfil nas redes sociais dessas pessoas e sente frustrado.

Bem, saiba que redes sociais, principalmente o Instagram é uma grande ilusão. Anos atrás eu fui atrás de uma exTJ pq vi que ela estava aproveitando muito bem a vida pq vi isso no perfil dela do IG, contatei ela e notei que era uma pessoa muito mais problemática que eu, e logo me entregou pros anciãos transformando minha vida num completo inferno. E até hoje me arrependo de ter feito isso.

Obviamente nem todas as pessoas são assim TJATIVO. Mas está comprovado que redes sociais podem não fazer bem a saúde mental.

Atualmente pra tirar esses pensamentos de que outros aproveitam a vida e eu não, procuro ir na academia, ler alguns livros, conhecer gente no tinder, viajar. Gostaria sim de fazer mais coisas, mas minha mãe é daquelas que se eu fico muito tempo fora de casa começa a desconfiar que estou fornicando, por isso tem muitas coisas que tenho vontade de fazer como ter uma vida noturna. Enfim é isso que tenho a dizer
“Por que questionar se você pode apenas obedecer?"

Entre no grupo exTJ do Telegram: https://t.me/+6d4Yn009NN9iNzI5(Não falamos de publicações antigas da Torre, é apenas para zueiras e desabafos 🍻)
Avatar do usuário
TJATIVO
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 16 Set 2021 21:17

Re: Amizades e Monotonia

Mensagem não lida por TJATIVO »

Isso é verdade, esse efeito Instagram que existe em todos mostrar uma vida maravilhosa nas redes sociais, que na realidade não é bem assim..
Mas mesmo que não seja, existe uma discrepância entre o que a torre ensina e a realidade nesse sentido, e também o fato é que eles estão fazendo alguma coisa pelo menos, enquanto eu e muitos na congregação não fizemos entende
Mas gostei do que disse sobre procurar alguns hobbys para aproveitar o tempo, ótima dica

Com relação a assuntos espirituais eu lembro até de ser convidado para preparação de reunião e adoração em família na casa de um casal onde eles brigaram durante, e brigaram feio coisa de xingar mesmo na frente dos outros kkk achei um absurdo, hoje vejo que isso pode ser resultado de uma estafa de uma vida de cobranças que envolve pregação, estudos, adoração em família, sentinela, reunião, estudo pessoal, revisitas, e de tanto fazer isso todo dia, sem dar valor a outras coisas importantes o "segredo da família feliz" vai direto pro ralo
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Amizades e Monotonia

Mensagem não lida por jurado8 »

Como disse a Kurisu, o Instagram é um palco falso. Aliás, não diria falso, acho que todo mundo ali só exibe o lado bom.

Te falar...amigos mesmo, você vai ter muiiiiito poucos na sua vida. Na dissidencia já fiz alguns. Mas você pode estar rodeado de pessoas e essas pessoas estarem lindas na foto, mas ali tem um que já tentou puxar seu tapete, outro que você não gosta muito, etc. Aquela ideia de uma turma de 15 pessoas e todo mundo se gostando eu acho particularmente muito difícil. Veja almoço na casa da sogra de domingo, no flash e todo mundo lindo, mas por trás da foto é o cunhado querendo exibir o carro, é você fingindo não ter problemas financeiros e se sentindo um fracasso e não querendo estar ali, é a vó que fica enchendo seu saco pois seu primo passou no concurso e você não, é uma lá que todos sabem que traem o marido, etc. Festas de firma a mesma coisa. Agora, amigos, você encontra mas em geral são amizades saudáveis que talvez nem fiquem tão bonitas no flash.

Dentro das TJs eu particularmente decidi me afastar de qualquer "amizade" por causa da fofocaiada. E, no mundo, não alimento a ilusão de que todos os meus conhecidos querem meu bem, são meus amigos. Consegui fazer alguns já sim, mas toda vez que envolve grandes turmas sei que nem todos ali gostam de mim.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
TJATIVO
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 16 Set 2021 21:17

Re: Amizades e Monotonia

Mensagem não lida por TJATIVO »

Entendo oque querem dizer Jurado8,
Editado pela última vez por TJATIVO em 27 Nov 2021 13:34, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
TJATIVO
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 16 Set 2021 21:17

Re: Amizades e Monotonia

Mensagem não lida por TJATIVO »

TJATIVO escreveu: 27 Nov 2021 13:29 Entendo oque querem dizer Jurado8,
Não acho que todos se gostam, mas querendo ou não é uma confraternização certo?
Certamente pelo menos um ou dois você vai gostar lá e irá ficar trocando ideia durante a confraternização, seja no trabalho, seja num almoço em família, mesmo que haja pessoas que não gostam de você,
A questão é, tendo amigos e inimigos vc vai estar em um local com pelo menos alguns que vc gosta passando o tempo.
Eu não estou iludido com relação as pessoas do "mundo", achando que tudo é uma grande maravilha e todos se amam.

A questão que quis trazer é... Durante pouco menos de dois anos entramos em uma pandemia, todos se assustaram e tal, nós primeiros meses todos estavam seguindo as instruções do governo de ficar em casa,
Mas quando perceberam que não ia passar cada um seguiu a sua vida, o mundo continuou e não ficou estagnado, com isso vem almoços, festas, esportes, praia, confraternizações entende?

Em paralelo, a organização parou no tempo, restringiu por muito tempo visitas, recreações, interações sociais, etc. Oque aconteceu com isso? Muitos saíram e continuaram vivendo suas vidas, então o ponto que quis chegar ao ver o pessoal que saiu "aproveitando " por assim dizer, e muitos ainda estagnados depois de tanto tempo.

Amizades, e interação com outros só tem por meio do zoom no fim da reunião e no campo, cada um por si.

Então aquele merchandising de melhores amizades que se pode ter é o povo de Jeová, melhor vida, é balela
Estão vendendo o seguinte, tenha amizades somente com os que servem a Jeová,
Não procure amigos de fora, fuja de comemorações, errado sair com quem não ama a Jeová,
Os melhores amigos são os irmãos,
Quando na real não é verdade, porque na prática é cada um por si, e amizades é só quando tá no campo quando sai do campo cada um vai pra sua toca e não quer nem saber como vc está.
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1997
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Amizades e Monotonia

Mensagem não lida por Merida »

Amei o tópico...

Quando eu e meus filhos despertamos em janeiro de 2020, "data que será comemorada todo ano", nós deixamos de ir ao campo, inventamos apoiar território de outra congregação e, foi uma experiência boa porque caiu todas as fichas de que a sensação de ter amigos na organização estava vinculada única e exclusivamente ao campo, era aquele momento de se juntar nas praças e jogar conversa furada fora ou andar por duas horas falando coisas triviais, ou aquela sondagem básica, pra virar tema de conversas no campo da semana, percebi que eram apenas colegas de fé, não amigos.

Por um tempo resisti nos desligarmos oficialmente pra evitar causar dor nos tejotinhas, mas venho aprendendo a fazer o melhor para mim e meus filhos e.dor é algo que não podemos fugir totalmente, faz parte da vida, ajuda no aprendizado, assim como quando meus filhos batizaram aos 9 anos de idade, arrastaram vários estudantes encalhados na congregação a batizarem também, agora com nosso desligamento oficial podemos quem sabe ajudar outros a também saírem e quebrarem esse círculo de abusos.

Como não temos planos de mudar de residência, seguiremos nossa vida em paz, fechamos o ciclo totalmente, não queremos ser confundidos com TJ ao sermos vistos de papo com alguns deles, eles são viciadinhos em proselitismo, respeitamos a fé deles, não vamos sair batendo nas portas pra pregar que deixem de ser TJ, mas a próxima TJ que vier falar comigo aí já viu: Vou mandar o verbo, somos apóstatas, dissidentes ativos, conheça o Fórum extestemunhasdejeova, estou por lá interagindo nos tópicos e, foi lá que eu e meus filhos fomos acolhidos quando soltamos essa seita.

Eu gosto muito desse cantinho, porque aqui entre nós, quando me perguntam se eu tenho religião, minha resposta é: Não, sem maiores explicações, esse meu longo passado na Torre, vou seguir desabafando por aqui mesmo, fora daqui tem muitos outros temas pra conversar, só extj pra entender bem o que é fazer parte de uma seita de autocontrole

Uma breve reflexão:
"Uma pessoa perguntou para um sábio: Como faço pra encontrar o caminho certo? O sábio respondeu: Comece pelo caminho errado!" Cada um vai entender com um olhar diferente, eu gosto de acreditar que tudo é benção e aprendizado, para nos ajudar evoluir, aprendemos pela dor e pelo amor, vai depender das escolhas que fazemos, do nível de consciência que estamos e, isso é vida, ter histórias boas, ruins, engraçadas, dramáticas, pra contar e deixar registradas pra outros rirem, ou aprender algo...
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Amizades e Monotonia

Mensagem não lida por Debora »

Diversão para as TJ é sair pelas ruas fazendo de conta que estão realizando uma importante obra que vai salvar vidas mas na realidade estão tentando arrebanhar pessoas em situação de vulnerabilidade que mais tarde ajudarão o dirigentes da seita a ficarem mais bilionários.

Diversão para as TJ é ir assistir as reuniões do salão do reino e congressos para mostrar as roupas novas, arrumar um marido kkkkk

Diversão das TJ é ter uma turminha pra chamar de sua e fofocar.

TJ não tem AMIGOS, são apenas irmãos de fé. Deixou de ser TJ, virou filho do Diabo.

Fora do mundo TJ tem 03 zilhões de coisas para fazer, acho até que merece um tópico para todos elencarem como usam o seu tempo pós torre. Particularmente, confesso que não sei como eu tinha tempo pra tanto besteirol enquanto TJ.

MERIDA, amei seu comentário.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
DissidenteDiscreto
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 25
Registrado em: 07 Ago 2021 19:18

Re: Amizades e Monotonia

Mensagem não lida por DissidenteDiscreto »

Esses dias eu havia tocado nesse assunto aqui em casa,
claro, sem dar muita pinta da minha completa insatisfação
e como me reprimir tanto me afetou (vivo uma situação
delicada em casa como PIMO, outra hora falo um pouco mais).
Estavamos eu minha tia e minha prima tj, minha prima tj é o
retrato do jovem triste da organização que tinha potencial pra ser o que quiser e ser muito bem sucedido, PR, linda, inteligente, mais de 25 anos,
mas nunca se relacionou com ninguém dentro ou fora do organização e vive na pressão do CG e na auto-pressão de tomar cuidado porque "o fim ta aí". A vida é aquela pautada em campo, reunião e casa, sem muitos amigos,
mesmo TJ's, em parte por ter uma visão bem escrota, muito legalista e puritanista
extrema de um jeito, que até boa parte das TJ's evitam.

Mas enfim,
vivi uma adolescência bem semelhante, e essa vida costuma
ser um padrão com quem nasce na organização. Fui "privilegiado" de certa forma, por minha família ter uma condição melhor e meu pai não ser TJ, que apesar de frequentar, sempre achou a maior lorota do mundo
essa do jovem não estudar, e minha mãe é muito crente na organização, mas dá o maior valor do mundo e tem muito orgulho do filho ser formado e ser empenhado no que trabalha. Em relação a monotonia não afeta tanto, pelo a condição financeira e a minha autonomia particularmente, temos uma vida que não é luxuosa, mas tem suas benesses. Mas em relação a amizades, sempre foi aquela,
mesmo quando vc encontra uma brecha pra viver a tal da "vida dupla", a culpa é a sua principal companhia (pelo desse mal eu me livrei).

Minha família sempre me privou na realidade de amizades. Meu pai se fudeu muito na vida, e minha mãe também, são pessoas visivelmente afetadas que deveriam e devem fazer um trabalho intenso psicoterapéutico. O meu contexto social é o seguinte, dos jovens da minha congregação, uma minoria era o perfeito "exemplo TJOTIANO" (os que são, são uns porres, os quais em 23 anos de existência, sempre fiquei satisfeito em dar só bom dia e boa noite), eu diria que 80% dos jovens da minha congregação foram, ou já dessasociados, ou publicamente repreendidos, de maneira bem peculiar, consegui uma maior intimidade entre "mundanos", principalmente colegas de escola e trabalho (minha mãe até hoje pergunta de alguns e pede pr'eu chama-los aqui). Mas intimidade não é amizade, frequentemente ainda sou chamado para aniversários e festas, mas os aniversários são foras de cogitação e as festas raramente vou, em parte porque já passei um pouco de querer andar colado com amigos e festas e coisas e tal, mas sei reconhecer que ser desligado hoje em dia desse tipo de coisa, vem mais de ser tão reprimido durante a adolescência do que de um desejo genuíno de ser muito workaholic (alguns irmão dizem materialistas, mas esse é outro assunto).
Avatar do usuário
TJATIVO
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 16 Set 2021 21:17

Re: Amizades e Monotonia

Mensagem não lida por TJATIVO »

Exatamente Merida, amizades na maioria de suas vezes é o momento que se está no campo jogando conversa a fora, e essa ideia de soltar o verbo boa kkk na verdade se sua intenção é influenciar saiba que vc teve uma boa parcela de influência comigo, alguns tópicos e comentários que me chamava atenção quando conheci o fórum foram seus, Jurado8, Freudexplica

Débora, kk me dá até vergonha da época em que na oração após dirigir o campo eu mencionava que era o trabalho mais importante que existe kkk
E essa coisa louca de ficar comprando roupa nova e fazendo super produção pra ir em congresso e assembleia é uma coisa que n entendo, parece desfile de moda, coisa sem noção

Isso mesmo dissidentediscreto, a organização coleciona membros como essa sua prima, que priva os jovens de tudo e acaba acarretando no seu lado emocional, eu e minha esposa fazemos coisas juntos, saímos mas só entre nós e em segredo, as vezes vamos visitar algum irmão, mas parece que só agora flexibilizaram um pouco com relação a visitas, mas durante esse tempo de pandemia os irmãos daqui levavam muito a sério, e atividades em grupo, como saídas, futebol etc foram totalmente excluídos, bom o resultado é que aqui na minha congregação ocorreu como a sua, houve uma limpa nos jovens (bom pra eles) que foram desassociados, quem sobrou da pra contar nos dedos
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 358 visitantes