Qual foi o seu "click"?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Tyrrhena
Forista
Forista
Mensagens: 931
Registrado em: 28 Ago 2018 14:27

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por Tyrrhena »

Bem, no meu caso eu já entrei questionando muito coisa pois eu já vim de outras religiões e assim, já tinha muitas perguntas.

Mas, como sempre reitero aqui no forum, o meu click começou de vez quando eu comecei a ver a desestimulação da torre para o ensino superior.
Avatar do usuário
Tsubasa
Forista
Forista
Mensagens: 1422
Registrado em: 01 Fev 2021 10:40

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por Tsubasa »

Sempre tive uns clicks, mas como eu dou criado como TJ, eu sempre aprendi a " deixar as coisas nas mãos de Jeová". Tipo eu nunca entendi essa coisa de que todos nós sofremos e morremos apenas pq Jeová foi desafiado. Daí uns anos mais tarde ele deu seu filho o mais amado pra ser torturado ao máximo. Tudo isso pra massagear o ego de Jeová. Nunca vi lógica em um deus egoísta, orgulhoso e egocêntrico, ser ao mesmo tempo um deus de amor.
Mas, meu despertar veio mesmo quando a minha esposa foi desassociada. Ver todo aquele ostracismo que ela sofreu, me mostrou que não existe aquele amor que é tão pregado. Vc não poder falar mais com seus pais, irmãos, amigos só pq vc cometeu um erro grave, sendo que as pessoas fazem isso pq te amam e querem o seu melhor não tem lógica. Até um prisioneiro perigoso como um psicopata, estuprador tem direito a visita, e um advogado de defesa. Sendo que nas comissões vc não tem defesa. Não existe amor! E aí pra completar eu vi o Geofrey Jackson mentindo na cara dura, depois de jurado com a mão na bíblia, para manter as aparências da Torre. Foram muitos clicks
Contra fatos não há argumentos. A favor da fé sempre haverá.
LMaiero
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Abr 2021 12:30

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por LMaiero »

Bom, eu sempre fui muito questionador, desde pequeno questionava ensinos como "7 dias criativos", "dilúvio", "ungidos, enfim, muita coisa sempre me pareceu fantasiosa. Mas no meu curso de pioneiro regular, quando superintender disse "eu não me arrependo de ter deixado tudo para trás e me dedico a ele como superintendente..." eu percebí que algo errado estava ocorrendo, pois ao mesmo tempo que ele dizia isso, seu olhar dizia o contrário, não sei pq, mas tive a certeza que ele estava mentindo, e toda a linguagem corporal dele deixou isso transparecer. Eu pensei "sinto sua dor, preciso acordar..."
Carpe Dien - tudo que tiver que viver, viva intensamente. Não sabemos o dia de amanhã. :home3:
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por jurado8 »

- Eu passei um tempão (anos) lendo e estudando. Ao mesmo tempo que era super dedicado a seita eu era questionador. O que mais me incomodava na Torre era o desincentivo para estudar e ter carreira. Isso me deixava muito muito triste mas ainda não achava que era o suficiente para sair.
- Um dia, já sabendo de todos os podres e sempre passando pano, eu pensei: isso aqui não pode ser a religião verdadeira! Eu já tinha lido os livros de Ray Franz, sabia da questão da pedofilia, tinha visto muita coisa enfim...só estava relutante!
- O meu click foi quando percebi que a lógica que eu usava para defender a Torre apesar dos perrengues era injusta pois ao pregar para outros no território, eu dizia que as pessoas tinham que mudar de religião por causa da hipocrisia da religião delas. E a lógica que eu usava para defender a Torre apesar de tantos erros ela poderia usar para defender a religião dela!
- Daí resolvi não acreditar mais em religião nenhuma. Comecei um estudo sobre o cristianismo e percebi que ele não era bem uma religião e sim uma filosofia de vida acoplada a um senso comunitário. Hoje em dia mantenho apenas minha fé em Cristo e na Bíblia mas não quero saber de religião organizada mais.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por Rapha »

Olá,

O meu click se deu quando eu já não era mais TJ. O meu click se formou em pensar sobre como a obra de pregação e o modus operandi de Jeová funciona em relação ao salvamento de pessoas, na iminência do fim do mundo. Eu comecei pensar sobre como tudo é sem sentido. Veja bem: o mundo está acabando, certo? É como um prédio pegando fogo, prestes a cair e matar todo mundo. Você foi incumbido de avisar o pessoal do prédio que eles vão morrer e como você faz?? "Ah, vamos dar uma volta, duas... Quem tiver acordado a gente avisa, entrelinhas, não categoricamente, que o prédio tá pegando fogo, que ela vai morrer, que o filho dela vai morrer, que os pais dela vão morrer. Primeiro a gente elogia a porta do apartamento dela. Elogia o tapete de entrada, etc."

Meu deus do céu, o prédio tá pegando fogo. Vai desabar a qualquer momento e todo mundo ali vai morrer!!! O mínimo que faríamos, como aviso, era com um leve desespero, na intenção sincera e real de salvar aquelas vidas.

E deus? Como deus age diante disso? "Vou escrever um livro que vai dar dicas para sobreviver ao prédio pegando fogo. Vou escrever em códigos. Quem se esforçar muito, ler muito, perder a família e os amigos, deixar de fazer faculdade, ser morto em meu nome, conseguirá achar a informação e a porta para sair. Não vou avisar todos não; a porta para sair é estreita. Aviso esse sim, esse não. Com códigos, sempre com códigos. Quem ler, sai vivo."

Entendem? O mundo não está para acabar? Por que essa moleza da parte de deus e na pregação sobre avisar as pessoas? 'Ah mas se falasse diretamente, claramente, mesmo assim muitos não iam aceitar e acreditar'. Certo, mas aí são outros quinhentos. As TJ se gabam da pregação estar no "mundo todo", em centenas de línguas, mas ainda bilhões de pessoas, BILHÕES, não sabem que o mundo está para acabar, que estamos no "últimos dos últimos dias". E deus? Deus podia muito bem dar um sinal REAL, VIVO, de que tudo é verdade, de que ele tá ali, de que quer realmente salvar as pessoas... Mas não, fica ali sentado e esperando que descubram sozinhos, por códigos que devem ser decifrados na bíblia. Ah faça-me o favor, cara!

Daí, pensando nisso, eu comecei pensar que tudo não passava de encenação, tanto das TJs como do sistema religioso. Uma forma de aprisionamento de pessoas. E saí, dessa vez para nunca mais voltar, de novo.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Avatar do usuário
sweetchild
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 19
Registrado em: 19 Abr 2021 14:49

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por sweetchild »

De certa forma, acho que nunca cheguei a precisar de um. Desde o primeiro momento em que fui apresentada as Tj’s eu já não engolia muitas coisas.
A primeira que sempre questionei em meus pensamentos é o lance de serem “a única religião verdadeira”. Eu pensava: Como pode uma organização tão nova ser a única religião verdadeira? Depois vieram outras e outras interrogações...
“A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.” Guimarães Rosa
Avatar do usuário
freudexplica
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 727
Registrado em: 23 Mai 2021 16:57

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por freudexplica »

Li, estudei muito. Muito mesmo. Mateirias em portugues e em ingles (onde o conteudo é muito mais vasto). Mas como cresci na religião, tinha dificuldades de enxergar outras possibilidades de crença e ver o mundo (talvez alguem que tenha crescido "na verdade" entenda esse sentimento).
Tinha uma dependencia das esperanças da torre. Principalmente do novo mundo.
Por outro lado sempre aproveitei a vida: viajando, comendo, estudando, procurando ter um emprego bacana. Na verdade se tem algo que devo a torre foi aprender a trabalhar menos para gnahar mais. Afinal tinha que ganhar dinheiro e ainda sim pioneiro(trouxa). Mas graças a isso sempre tive calma e segui por uma boa carreira profissional (sou exceção nesse sentido como podem observar pelas congregações, mas eu sempre estudei muito oque me abriu portas. A maioria só se lasca com essa atitude). Digo isso pois essas coisas contribuiram para meu click.

CLICK: Um dia assisti um videoclipe lançado com pessoas no paraiso fazendo varias coisas e comendo legumes e frutas enquanto sorriam naquele comercial de margarina TJ. Depois fui correr, parei no meio da rua sozinho e falai alto:
QUE P*R**A É ESSA? NEM FU**NDO EU QUERO VIVER ASSIM. Soltei todos palavrões da memoria apontei o dedo do meio pro Zé o vá e disse que preferiria morrer numa guerra do fim do mundo do que viver daquele jeito. Isso no meio da rua. Penso se alguem viu ...
Digo que foi um click pois eu me libertei da relação de dependencia pela esperança no futuro que a torre colou na minha mente. Apesar de ter certeza de todas mentiras ainda sim , essa esperança era algo forte. Dá para entender porque eles focam tanto nisso.
" O grande irmão está de olho em vocês :twisted: " - 1984
Avatar do usuário
luanafmc
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Jan 2020 11:05

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por luanafmc »

O meu click foi num dia de campo que eu estava conversando com uma irmã e ela me mostrou uma parte da bíblia que dizia que mesmo fazendo tudo certo teríamos que contar com a benevolência de Jeová pra ser salvo ou não (esqueci o versículo exatamente) e ela me disse que pode ser que não seríamos salvos. Foi simples, mas parei pra pensar nas renúncias que estava fazendo pra uma incerteza de ser salva, comecei a olhar em volta, para pessoas que fazem o bem no mundo e não precisam de "recompensa" pra isso e não se importam com a incerteza que ocorre após a morte.
E eu estava renunciando não ir em aniversários, não participar de festas, pregar para pessoas e ir nas reuniões, deixando de fazer uma faculdade, isolando de família e amigos. Até aí, qual o BEM de fato estava fazendo? Apenas para garantir minha salvação? Que mesmo assim não é garantida?

Parei para pensar que pessoas que fazem o BEM estão em todo o lugar, de diferentes formas (assim como pessoas que querem passar os outros para trás tbm) mas que essa pessoas que fazem o BEM não precisam de garantia nenhuma, ninguém tem e está tudo bem! E seria muita injustiça Deus ignorar o BEM que MUITAS pessoas fazem por simplesmente não aceitarem estar dentro de uma organização específica.

Renunciei fazer Veterinária para pensar em um curso que teria utilidade no Paraíso e hoje depois de sair, estou no 5º período de Veterinária, muito feliz por estudar algo que gosto e proporcionar para animais e pessoas qualidade de vida enquanto estão vivos, fazer o BEM enquanto estou aqui, não preciso de ter um paraíso a minha espera para poder escolher fazer o bem! Espero que muitas pessoas tbm vejam que pensamentos precisam ser questionados, seguir regras rígidas sem questioná-las nunca levou a evolução, nazismo que o diga, mas questionar e procurar melhores alternativas de se pensar sim, olhando não só para nós, mas para as outras formas de vida tbm!
Avatar do usuário
AnarcoTeJota
Forista
Forista
Mensagens: 163
Registrado em: 05 Jan 2022 14:31

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por AnarcoTeJota »

Quando eu comecei a faculdade e comecei a ler filosofia.. cara isso abre os olhos de qualquer um, ver a vida como ela é, cruel no fim das contas.
Mas o meu maior click foi com um velho amigo meu (que hoje seguiu um caminho diferente do meu mas sou muito grato pela passagem dele na minha vida) estávamos num bar falando sobre religião, (na hora que estávamos no campo de noite) e papo vai papo vem, eu falei para ele "cara eu não sei, mas é difícil sair dessa religião, a gente aprende tanta coisa mas no final vê que nem tudo é diferente" e ele me disse "cara essa babilônia é a mesma pra todos, essa religião é igual a todas as outras" no final dessa frase eu senti uma "Náusea" assim como Sartre escreveu no seu livro, eu demorei minutos pra me recompor e começar a rir sem parar, porque ali eu tinha percebido que tinha desperdiçado anos e anos da minha vida nessa seita horrivel pra nada.

Esse foi o meu maior click, isso me moveu a estar onde estou hoje.
"Arranca metade do meu
corpo, do meu coração, dos
meus sonhos. Tira um
pedaço de mim, qualquer
coisa que me desfaça.
Me recria, porque eu não
suporto mais pertencer a
tudo, mas não caber em
lugar algum."
- José Saramago
EscravoInfiel
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 94
Registrado em: 15 Jan 2022 09:46

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por EscravoInfiel »

O meu click foi eu ter sido desassociado mesmo pedindo pra ficar.
Os anciãos falaram que era melhor e que era a maior demonstração de amor de Jeová por mim a desassociação. Que quanto maior a disciplina, maior o amor dele por mim e eu chorando pedindo pra ficar porque eu fui criado na organização e não sabia nem o que fazer depois. Ali morreu em mim tudo que eu sentia e comecei a pesquisar sobre a história das TJ e vi que amor ali é coisa que não existe, nem verdade exata. Ainda mentem quando falam que "só desassociam pecadores impenitentes que não demonstram arrependimento", sendo que eu contei tudo e pedi pra ficar. Se preocupam mais com a aparência das coisas do que com a vida das pessoas.
"Quando o profeta falar em nome de Jeová e o que ele disser não acontecer nem se cumprir, então Jeová não falou aquela palavra. O profeta a falou presunçosamente. Você não deve ficar com medo dele." - Deuteronômio 18:22
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 360 visitantes