Qual foi o seu "click"?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
AnarcoTeJota
Forista
Forista
Mensagens: 163
Registrado em: 05 Jan 2022 14:31

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por AnarcoTeJota »

EscravoInfiel escreveu: 30 Jan 2022 20:51 O meu click foi eu ter sido desassociado mesmo pedindo pra ficar.
Os anciãos falaram que era melhor e que era a maior demonstração de amor de Jeová por mim a desassociação. Que quanto maior a disciplina, maior o amor dele por mim e eu chorando pedindo pra ficar porque eu fui criado na organização e não sabia nem o que fazer depois. Ali morreu em mim tudo que eu sentia e comecei a pesquisar sobre a história das TJ e vi que amor ali é coisa que não existe, nem verdade exata. Ainda mentem quando falam que "só desassociam pecadores impenitentes que não demonstram arrependimento", sendo que eu contei tudo e pedi pra ficar. Se preocupam mais com a aparência das coisas do que com a vida das pessoas.
Cara comigo foi igual, chorei horrores, pedi perdão e contei até meu ultimo pecado esperando uma redenção, mas no fim das contas é decisão de homens e não de Deus... Aliás, Deus está em último lugar ali.
"Arranca metade do meu
corpo, do meu coração, dos
meus sonhos. Tira um
pedaço de mim, qualquer
coisa que me desfaça.
Me recria, porque eu não
suporto mais pertencer a
tudo, mas não caber em
lugar algum."
- José Saramago
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por feliciapink »

O meu foram alguns, depois de um lance que aconteceu na minha família, mas o golpe certeiro mesmo foi a geração sobreposta. Lembro até hoje de ter lido o artigo e ficar pasma e a explicação no salão que nem o orador da sentinela, conseguia explicar com clareza, pq nem ele estava entendendo aquilo .
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
EscravoInfiel
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 94
Registrado em: 15 Jan 2022 09:46

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por EscravoInfiel »

Se formos parar pra pensar e buscar na memória, vamos resgatar vários "clicks" que o cérebro dava quando lia alguma coisa nas revistas, nas publicações que não faz sentido mas, ou não podíamos falar, ou deixávamos de lado por confiar cegamente nos clérigos do CG. Eu, por exemplo, me recordo de duas ocasiões (flash's de memória) quando eu era adolescente que quando li a Sentinela meu cérebro questionou na hora o que tava escrito ali. 1 foi um estudo que falava pra gente raciocinar com as pessoas e dizer que não era errado ela examinar a religião na qual ela foi criada e os ensinos doutrinários, que os cristãos de Beréia examinavam o que o apóstolo Paulo escrevia pra se certificar de que "estavam na fé". Lembro que meu cérebro bugou na hora e eu fiquei pensando: "ué, mas então porque não podemos pesquisar as coisas da Torre de Vigia? Sempre falam que quando não concordamos com algo é pra esperar a luz clarear mais....".
E numa outra ocasião foi quando mudaram o entendimento pela milésima vez em 2013, falando que só o CG era o escravo fiel. Eu fiquei parado olhando pros parágrafos e pensando "meu Deus, mano, isso é uma ILUSTRAÇÃO, não uma profecia pqp". Esse lance de só o CG ser o escravo fiel e discreto monopoliza a Biblia, Deus, Jesus e etc, sobrando pros pobres mortais da GM apenas pregar calados.
"Quando o profeta falar em nome de Jeová e o que ele disser não acontecer nem se cumprir, então Jeová não falou aquela palavra. O profeta a falou presunçosamente. Você não deve ficar com medo dele." - Deuteronômio 18:22
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por Merida »

Eu tive muitos "click"

Esse que vou falar está relacionado a mudança de comportamento, eu publicadora/recém divorciada era tratada meio sem sal por alguns, pouco mais de 1 ano depois estava servindo em língua de sinais o tratamento deu uma melhorada, volto para congregação o tratamento esfria, pareciam desconfiados que fiz alguma merd@, pouco tempo depois fiquei noiva de um Betelita de Brooklyn New York, aí virei celebridade, alguns chegaram pedir pra conversar junto pelo Skype, era tanta bajulação que dava nojo, 6 meses depois acaba noivado, voltei ser esquecida, perdi a graça, pioneiras que antes abriam um imenso sorriso passavam direto em nem dava um boa noite. Filhos batizaram voltei virar uma mini celebridade, abraços, sorrisos, pais pedindo conselhos,...

Resumo da ópera, pensava com meus botões ou eu sou a maluca ou tem coisa errada com esses Tj, parece que tem um botão de liga e desliga, eles gostam e desgostam como num passe de mágica, achava isso tão estranho, tão frio, robotizado, pessoas que cheguei pedir pra tirar foto junto ao voltar morar no Brasil em 2011 que se negaram, fizeram pouco caso, falando com cara de bund@: depois a gente tira, no dia do batismo de meus filhos vieram pedir um abraço, tiraram inúmeras fotos, isso é estranho demais, não é normal, minha mente bugava com essas coisas.

Já nos meus momentos finais na Torre início de 2020, comecei virar celebridade outra vez, lá vinham sorrisos de pioneiras, anciãos numa bajulação com meus filhos, do nada começaram se preocupar, aí já desperta, bem ligada, percebi que estavam todos na maior bajulação achando que eu ia casar com um ancião do tipo o famoso do circuito, solteirão cobiçado por muitas, dirigente de ASentinrla, fazia discursos em Congressos com muitas ilustrações, ele arrasava, confeso que esse personagem que ele atuava era interessante aos meus olhos, mas casar não né, pra botar pra correr já desperta dei a louca comecei ir de preto pras reuniões, ele logo me bloqueou de tudo e eu me livrei dessa furada, despertei nos 45 do segundo tempo, quase me ferrei.

Esse click era a tal lavagem cerebral em ação, que tira o ser humano do comportamento social normal para um padrão pré estabelecido pela Torre.
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
Ariadne
Forista
Forista
Mensagens: 72
Registrado em: 24 Fev 2022 15:56

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por Ariadne »

Nasci na tal "verdade", então eu tinha um apego enorme com a história do Paraíso, vida eterna, rever entes queridos e afins. Ainda assim, uma das primeiras dúvidas que me surgiu foi a respeito do dilúvio, pq a história dele em si é muito absurda e tem influências de outras culturas, parece que Moisés só copiou e colou a msm história.

Mas ainda assim eu tinha esse apego a ideia de não envelhecer, e não queria que isso fosse mentira. Foi isso que me impediu de questionar mais as coisas, pq se o dilúvio era mentira todo o resto devia ser também, então eu só tentei ignorar, porém não funcionou.

Para o desgosto de muitos do SR eu fiz faculdade, fui logo pra área de humanas, História, pq eu tinha afinidade, daí foi só questão de tempo até às dúvidas surgirem, comecei a me perguntar como que tinha dado tempo de depois do dilúvio o ser humano ter vindo parar nas Américas e se expandirem daquela forma sendo que só teve pouco mais de 5000 anos pra isso acontecer.
E a era glacial?
E a variabilidade genética?
E a formação das étnias?
E as diversas línguas e culturas que precisaram de tempo para se formarem?
Mesmo que o ser humano não tivesse "vindo do macaco" ainda assim eu ficava me perguntando como é que deu tempo da jornada humana percorrer tudo em apenas 6000 anos na terra, a conta não batia, eu ainda tentei pesquisar nas publicações e só encontrei raciocínios lisos e frouxos que não levavam a resposta nenhuma, e que mudavam constantemente.

Fora outras questões menores como a cor de Adão e Eva, que pela a lógica da biologia básica eles deveriam ser pretos já que esse é o gene dominante que pode dar origem a outras características étnicas, colaborando até com o consenso de que a humanidade teve início na África e etc, e se eles fossem brancos desde o início como tem nas publicações, hoje em dia a população preta e as demais étnias não existiriam já que pessoas brancas são um gene ressecivo e manteriam apenas a existência desse gene ressecivo ao se reproduzirem. aa+bb n gera BB, AA, AB, Ab, Ba.

Pesquisando mais percebi que a genética é um pouco mais complicada que isso, e não achei muitos artigos sobre a possível étnia de Adão e Eva, mas uma coisa que pude perceber é q eles não teriam como serem brancos como são retratados nas figuras da org e no imaginário popular, e essa pequena dúvida foi criando raiz e me abrindo os olhos para outras coisas que demonstram que a bíblia, a org e as religiões em si, são só um amontoado de crenças humanas criadas a partir do senso comum e de construções sociais, o sagrado só é sagrado porque no passado alguém quis que ele fosse visto assim.

É interessante como o eurocentrismo influência tudo, desde um Jesus loiro dos olhos claros em pleno oriente médio, até o suposto primeiro casal humano branco morando do ladinho da África.

Com isso eu também comecei a me questionar se eles não pesquisavam nada antes de desenhar aquelas gravuras 🤨

Outro ponto também, era o tanto de gente branca presente nas representações dos israelitas do velho testamento, pelo amor de Deus, os caras eram árabes, árabes não são brancos, eu ficava me perguntando pq q a organização não corrigia isso nunca, já que sabendo o básico de geografia dá pra saber que o oriente médio fica do lado da África e logo um povo tão próximo de lá não poderia ter uma pele clara daquele jeito.

Nisso, um tempo depois eu entrei nesse fórum, e li alguns trechos de umas publicações antigas e racistas e em fim entendi pq q era tão difícil pra org entender que o oriente médio não fica dentro da Europa, é por causa da antiga tese racista deles, que com certeza ainda reside nas entrelinhas, onde pessoas brancas são a versão perfeita da crianção de Deus e as demais étnias - especialmente a preta - teriam vindo a existência por causa do pecado, tendo até trechos onde se prevê que Deus vai clarear a pela delas no "novo mundo".

Senti uma raiva enorme, e depois não parei mais de pesquisar mais deslizes da org, sinceramente não preciso mais me provar nada, ali é tudo lorota e meu futuro é envelhecer, morrer e virar pó. Aceitar a mortalidade e a chance de deus não existir tem sido uma experiência nova pra mim, mas até que tô gostando.

Fiquei uns dias pensando em algo que o Freud escreveu sobre as três feridas narcisicas da humanidade, onde a primeira teria sido a descoberta de que a terra não é o centro do universo a partir da teoria do heliocentrismo, o segundo impacto foi graças a teoria da evolução, onde o ser humano deixava de se apresentar como uma criação a imagem e semelhança divina, passando a ser apenas o resultado de mutações em diversas espécies, deixando assim de ser o centro da terra. O terceiro impacto, segundo Freud, foi graças ao avanço da psicanálise, onde se viu que o nosso raciocínio não é tão racional assim.

Todas estas novas descobertas científicas tiraram o ser humano da posição de criatura superior a todos os animais, e centro do universo, e é um choque de realidade perceber que na realidade nenhum de nós pobres mortais é tão especial assim.

Acho que me permitir questionar a org, a bíblia e posteriormente a própria existência de deus foi um baque e tanto pro meu ego enquanto ser humano. Acredito que esse apego emocional a tais crenças também foram responsáveis por me impedir de questionar mais e pesquisar em outras fontes, aceitar que no fim você é só mais um ser humano sujeito a velhice, a morte e ao esquecimento eterno é bem complicado quando anteriormente se acreditava em vida eterna e mundo perfeito.
"Paz entre nós guerra aos Senhores" - Última marcha
Avatar do usuário
drwho
Forista
Forista
Mensagens: 98
Registrado em: 31 Dez 2021 14:49
Contato:

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por drwho »

Para mim foram vários, posso dizer que desde sempre sofri estando lá dentro e me dedicando, não tinha apóio, sempre me senti excluído.

Mas depois que comecei a fazer terapia e aprendi sobre como lidar com as pessoas e como controlar um pouco a ansiedade, consegui ver que a maioria dos meus problemas vinham de um só lugar, nisso eu percebi que sempre me doei pra ser percebido pelos outros, mas ao mesmo tempo que me doava, não recebia a atenção que precisava, então era só dando e sendo usado pra mais coisas. Hoje vejo que é bom ajudar, mas só quando eu estou bem, e não consigo ficar bem estando lá, principalmente tendo que negar quem eu realmente sou e o que gosto.
Atíria
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Mar 2022 17:05

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por Atíria »

Vou tentar resumir aqui:
Desde q comecei a tingir o cabelo de cores fantasia, a discriminação foi pesada. Minha mãe chegou a dizer q "não ia sentar no SR do meu lado" se eu n voltasse a usar cores convencionais.
Se outros 'irmãos' falassem, eu nem ligava. O q pegou foi minha própria família me discriminando. Teve ocasiões q eu fui obrigada a tingir o cabelo de castanho, pra "n dar mau testemunho" (congresso internacional de 19; n fui, mas onde eu frequentava teve campo c congressistas estrangeiros)
Daí q minha ficha caiu: como as TJs podem ser "a verdade", se discriminam e julgam pela aparência da msm forma q muitas outras igrejas fazem? Igrejas essas q eles chamam de Babilônia? Então eles são iguaizinhos a quem eles tanto criticam!
"Aparência tanto faz, vamos ser imparciais..." ATÉ A PAGINA 2!
Daí pra descobrir os podres, as contradições, esse fórum... foi um longo processo. Fui aconselhada a ser PIMO, mas falhei. Nunca consegui fingir nada. E agora tô aq, arcando c as consequências de ser "do diabo" no meio de 3 bitoladas freestyle, mas c a mente livre!
Escrava
Forista
Forista
Mensagens: 315
Registrado em: 31 Mar 2022 16:40

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por Escrava »

O meu click foi em um congresso ou assembleia, não lembro, mas foi um vídeo sobre desassociação, onde relatava todo aquele dramalhão de novela mexicana em torno da filha que havia sido desassociada e tal... Aí tem uma cena em que a filha liga várias vezes para a mãe e a mãe não atende!! Eu achei aquilo tão extremo, tão desumano 😞😞 foi como se nesse momento, tivesse caído a venda dos meus olhos. Fiquei perturbada!! Tive certeza absoluta que aquilo era muito errado, pois Deus nunca seria tão cruel!! Imagine a filha em uma emergência e não poder contar com a própria família??? Por na época estar estudando sobre saúde mental, achei aquilo extremamente nocivo!!! ( Por isso eles tem tanto medo que vc estude) pois vc amplia seus horizontes, faz pesquisa, ascende seu espírito crítico!!Pois é, foi um vídeo da própria torre que me fez acordar!!! Deu efeito contrário kkkkkkk foi "edificante".
:11
TJdesapontado
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 24
Registrado em: 21 Jul 2022 19:42
Localização: Araras

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por TJdesapontado »

Foi sobre a falsa profecia de 1975, eu já sabia sobre ela, mas não havia me aprofundado no assunto. Depois disso foi uma decepção atrás da outra com a dita "religião verdadeira". Embora eu não esteja desassociado eu não penso em voltar mais a Ser Testemunha da torre.
Avatar do usuário
Seraph180
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 44
Registrado em: 03 Ago 2022 16:35

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por Seraph180 »

Mudança no entendimento de geração, corpo governante ser formado por homens brancos e norte americanos apenas, mulher ser submissa ao homem, velho testamento, amor fingido dos irmãos, fracos do sangue e por aí vai.
Prepare o cinto Doraty pois Kansas irá pelos ares.Imagem :soldier7: :soldier7:
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 366 visitantes