Qual foi o seu "click"?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
RexTJ
Forista
Forista
Mensagens: 940
Registrado em: 04 Dez 2011 15:24
Localização: São Bernardo - SP

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por RexTJ »

Falando de psicólogo, numa consulta eu vi o desconforto duma psicologa que eu fiz tratamento quando falei que era TJ e acreditava naquela pataquada toda. eu percebi que ela queria falar mas não falou, e como nossa mente é condicionada lá dentro, um super uma vez falou que é preciso tomar cuidado com o que falar numa terapia no qual o médico é mundano. Hoje percebo que isso era pra manter os podres entre os próprios TJs...
Nem todos que são, estão. Nem todos que estão, são...
Avatar do usuário
lila
Forista
Forista
Mensagens: 735
Registrado em: 06 Mar 2012 15:53
Localização: SP

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por lila »

RexTJ escreveu:Falando de psicólogo, numa consulta eu vi o desconforto duma psicologa que eu fiz tratamento quando falei que era TJ e acreditava naquela pataquada toda. eu percebi que ela queria falar mas não falou, e como nossa mente é condicionada lá dentro, um super uma vez falou que é preciso tomar cuidado com o que falar numa terapia no qual o médico é mundano. Hoje percebo que isso era pra manter os podres entre os próprios TJs...

Consegui imaginar o que o ancião amigo meu disse depois de saber da opinião da psico? kkkk
Não esperes que cheguem as circunstâncias ideais nem a melhor ocasião para atuar, porque talvez não cheguem nunca.
Avatar do usuário
PUBLICADOR1205
Forista
Forista
Mensagens: 398
Registrado em: 26 Out 2009 03:01

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por PUBLICADOR1205 »

Engracado a mania que eles tem de esconder os podres da seita!
Eu tinha tanto orgulho da seita que eu pensava que qualquer pessoa legal, só seria boa de verdade se fosse da seita!
Por isso tomo bastante cuidado quando falo da seita com os simpatizantes pra que eles tenho um clic em vez de ter odio de mim por ser "burro" e nao precisar da seita! kkkkkkkkkkkkkkk
:8
Avatar do usuário
Lord Vader
Forista
Forista
Mensagens: 969
Registrado em: 02 Mar 2011 09:05

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por Lord Vader »

O meu foi saber que um membro do corpo governante virou dissidente. Pensei comigo: Se um dos manda chuvas pulou fora, alguma coisa estranha tem nessa parada. Mas abafei forçosamente esse sentimento por um tempo, raciocinando comigo mesmo sobre Corá, que também era um membro de muito destaque e apostatou. Depois entrei num fórum religioso de perguntas e respostas com a intenção de pregar aos religiosos de lá e combater "apóstatas". Mas aí que fiquei sabendo das coisas erradas da torre mais amplamente. A maioria dos dissidentes desse fórum só faziam chacota, então eu não os levava muito a sério, mas uma em especial, bastante lógica em seus raciocínios, e que inclusive é participante deste fórum Ex-Testemunhas de Jeová, me fez refletir bastante. E cá estou eu. Assim como Lord Vader em "O Retorno de Jedi", indeciso sobre qual lado da força permanecer rs.
"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir" (Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Muito bom, este tópico! A gente se vê em cada comentário, do pouco a pouco que a "ficha caiu" em cada história.
Quanto à minha, acho que meu sangue ajudou: a família adora cultura. Meu avô era autodidata, e nunca conheci homem que soubesse tanto de tanta coisa. Assim, iniciei meus passos na Torre, com medo do fim no Ano Internacional da Paz e Segurança, em 1986.
Depois de debulhar as publicações mais antigas, que tratavam de Profetas específicos, o livro Revelação, a própria Bíblia, umas duas vezes, a coisa começou a ficar um tanto repetitiva. Vi que tinha chegado ao limite. Agora, era só ensinar. Mas vi também que ninguém gostava de tamanha profundidade de saber. Os irmãos preferiam ficar na superficialidade.
Sabia que a organização não era inspirada. Senão, A Sentinela seria infalível. Nunca foi.
Nunca parei de ler. Dostoievisk me ensinou muito da maldade humana (e eu via isso na Organização, apesar das proclamações de amor), e me ensinou também a grandeza do perdão de Cristo. Fui levando... Li toda sua obra. Nietzshe (de quem li muuuuuuita coisa também, inclusive O Anticristo) me ensinou a dinâmica das relações de poder, que tanto prosperam na Torre, e eu me divertia com a petulância dos anciãos, com a ilusória fé dos que ainda acreditavam que a Torre era inspirada por Deus. Sim, eu pregava que isso era mentira. Tinha gente que queria me arrancar o couro.
Mas ainda insistia na permanência na Torre. Afinal, como dizem, para onde ir?
Decidi que tinha de estudar, para conseguir suprir adequadamente para minha família. Assim, fui fazer faculdade. Aí, minha veia de filósofo inchou de vez e marcou minha testa.
Como muitos outros, Max Weber, Émile Durkheim, Karl Marx me ajudaram também. Feuerbach, Engels. Mas acho que, em matéria de conteúdo, Nietzsche foi que mais me ajudou.
Quando ao resto, só horror. Fui designado ancião muito novo, com 24 anos. Eu era uma espécie de justiceiro. Mas o que vi de pior era como se protegiam filhos de anciãos ou seus queridinhos. Desses, eu corria atrás para desassociar. Eles mesmos não se importavam, mas seus pais, sim. De novo, queriam meu couro. Eu queria varrer os fariseus da Organização, sem saber que eles eram seus governantes.
Minha fúria contra os fariseus foi alimentada pelo pragmatismo dos Superintendentes de (Curto-)Circuito, verdadeiros inquisidores que policiam as congregações para cobrar aumento em contribuições e força humana de trabalho.
Decepcionei-me totalmente quando vi a reação da Torre aos desmandos norteamericanos no Oriente-Médio, em apoio a Israel e aos petroleiros, contra Iraque e Afeganistão. Especialmente, contra os Palestinos, meus "badrízios". A Torre não denuncia seus amigos.
Mas tudo perdeu o sentido quando, por motivos que não cabe aqui falar, meu filho morreu. As frasezinhas irritantes que ouvia em consolos vazios, como eram insuportáveis! Resignei ao cargo de ancião, e passei um tempo longe, vendo os desmandos que se faziam. Foi muito bom.
Durante a graduação em Direito, como já falei em outros posts, descobri que a Lei Mosaica era uma compilação de costumes locais. Onde, então, a inspiração? Aquilo ali foi somente mais uma teocracia sacerdotal moralista e segregacional. E trágica, como todas as outras.
Perdido, voltei a ser ancião, mas sentia como se eu não tivesse coração, como se fosse um zumbi, incapaz de sentir qualquer entusiasmo. Aquele sentimento de se estar fazendo uma obra sagrada desvanecera.
Saí como entrei: sem dar satisfação a ninguém. Vinte anos numa cadeia ideológica nos ensinam o que há de pior na humanidade, mas é necessário sair antes de se saber a extensão desse mal. Minha vida recomeçou depois que saí.
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Avatar do usuário
distraido
Forista
Forista
Mensagens: 379
Registrado em: 29 Jun 2013 14:20

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por distraido »

Como eu já mencionei aqui, acompanho esses assuntos pela internet há uma década, mas nunca levei a sério, encarava como "vertente" e respeitava muito. Mas nada disso serviu pra me dar o "click". O que eu gostava mesmo é ler e conhecer publicações antigas que eu encontrei num depósito escuro aqui enquanto eu estava parafusando as cadeiras pro novo SR. Uma dessas publicações era o livro Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão. Os anos se passaram, até que no comecinho de 2010 eu peguei a Sentinela pra ler e no meio dela falava assim "... Milhões Agora Vivem Talvez Jamais Morram..." Pensa num CLICK violento? Eu gritei "PQP!! que audácia de me fazer de trouxa! Da onde tiraram esse TALVEZ!?" Então passei a dar crédito a tudo aqui. Me emocionei de chorar mesmo com as histórias sofridas de muitos aqui como a do Cristóvão Colombo, no "Betel in Foco".... daí adeus privilégios, adeus querer ser SM adeus serviço de Pioneiro. Agora que me sincronizei com a patroa nesses temas, to pra sair fora em definitivo.
Imagem
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

Lord Vader escreveu:O meu foi saber que um membro do corpo governante virou dissidente. Pensei comigo: Se um dos manda chuvas pulou fora, alguma coisa estranha tem nessa parada. Mas abafei forçosamente esse sentimento por um tempo, raciocinando comigo mesmo sobre Corá, que também era um membro de muito destaque e apostatou. Depois entrei num fórum religioso de perguntas e respostas com a intenção de pregar aos religiosos de lá e combater "apóstatas". Mas aí que fiquei sabendo das coisas erradas da torre mais amplamente. A maioria dos dissidentes desse fórum só faziam chacota, então eu não os levava muito a sério, mas uma em especial, bastante lógica em seus raciocínios, e que inclusive é participante deste fórum Ex-Testemunhas de Jeová, me fez refletir bastante. E cá estou eu. Assim como Lord Vader em "O Retorno de Jedi", indeciso sobre qual lado da força permanecer rs.

Nossa!! É por isso que você é o Lord Dart Vader?
Caraca!
Ó! Escuta! Tá ouvindo o barulhinho de fica caindo aqui no meu cérebro??
Imagem
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

Alexei Karamazov escreveu:Muito bom, este tópico! A gente se vê em cada comentário, do pouco a pouco que a "ficha caiu" em cada história.
Quanto à minha, acho que meu sangue ajudou: a família adora cultura. Meu avô era autodidata, e nunca conheci homem que soubesse tanto de tanta coisa. Assim, iniciei meus passos na Torre, com medo do fim no Ano Internacional da Paz e Segurança, em 1986.
Depois de debulhar as publicações mais antigas, que tratavam de Profetas específicos, o livro Revelação, a própria Bíblia, umas duas vezes, a coisa começou a ficar um tanto repetitiva. Vi que tinha chegado ao limite. Agora, era só ensinar. Mas vi também que ninguém gostava de tamanha profundidade de saber. Os irmãos preferiam ficar na superficialidade.
Sabia que a organização não era inspirada. Senão, A Sentinela seria infalível. Nunca foi.
Nunca parei de ler. Dostoievisk me ensinou muito da maldade humana (e eu via isso na Organização, apesar das proclamações de amor), e me ensinou também a grandeza do perdão de Cristo. Fui levando... Li toda sua obra. Nietzshe (de quem li muuuuuuita coisa também, inclusive O Anticristo) me ensinou a dinâmica das relações de poder, que tanto prosperam na Torre, e eu me divertia com a petulância dos anciãos, com a ilusória fé dos que ainda acreditavam que a Torre era inspirada por Deus. Sim, eu pregava que isso era mentira. Tinha gente que queria me arrancar o couro.
Mas ainda insistia na permanência na Torre. Afinal, como dizem, para onde ir?
Decidi que tinha de estudar, para conseguir suprir adequadamente para minha família. Assim, fui fazer faculdade. Aí, minha veia de filósofo inchou de vez e marcou minha testa.
Como muitos outros, Max Weber, Émile Durkheim, Karl Marx me ajudaram também. Feuerbach, Engels. Mas acho que, em matéria de conteúdo, Nietzsche foi que mais me ajudou.
Quando ao resto, só horror. Fui designado ancião muito novo, com 24 anos. Eu era uma espécie de justiceiro. Mas o que vi de pior era como se protegiam filhos de anciãos ou seus queridinhos. Desses, eu corria atrás para desassociar. Eles mesmos não se importavam, mas seus pais, sim. De novo, queriam meu couro. Eu queria varrer os fariseus da Organização, sem saber que eles eram seus governantes.
Minha fúria contra os fariseus foi alimentada pelo pragmatismo dos Superintendentes de (Curto-)Circuito, verdadeiros inquisidores que policiam as congregações para cobrar aumento em contribuições e força humana de trabalho.
Decepcionei-me totalmente quando vi a reação da Torre aos desmandos norteamericanos no Oriente-Médio, em apoio a Israel e aos petroleiros, contra Iraque e Afeganistão. Especialmente, contra os Palestinos, meus "badrízios". A Torre não denuncia seus amigos.
Mas tudo perdeu o sentido quando, por motivos que não cabe aqui falar, meu filho morreu. As frasezinhas irritantes que ouvia em consolos vazios, como eram insuportáveis! Resignei ao cargo de ancião, e passei um tempo longe, vendo os desmandos que se faziam. Foi muito bom.
Durante a graduação em Direito, como já falei em outros posts, descobri que a Lei Mosaica era uma compilação de costumes locais. Onde, então, a inspiração? Aquilo ali foi somente mais uma teocracia sacerdotal moralista e segregacional. E trágica, como todas as outras.
Perdido, voltei a ser ancião, mas sentia como se eu não tivesse coração, como se fosse um zumbi, incapaz de sentir qualquer entusiasmo. Aquele sentimento de se estar fazendo uma obra sagrada desvanecera.
Saí como entrei: sem dar satisfação a ninguém. Vinte anos numa cadeia ideológica nos ensinam o que há de pior na humanidade, mas é necessário sair antes de se saber a extensão desse mal. Minha vida recomeçou depois que saí.

Alexei Karamazov, te mandei uma MP.
Verifica lá, por favor.
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Presto
Forista
Forista
Mensagens: 415
Registrado em: 03 Jun 2013 19:12

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por Presto »

Quando eu perdi a minha alma.
Guantanamera, guajira guantanamera
Guantanamera, guajira guantanamera

Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma
Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma
Y antes de morir me quiero
Echar mis versos del alma
Avatar do usuário
Lord Vader
Forista
Forista
Mensagens: 969
Registrado em: 02 Mar 2011 09:05

Re: Qual foi o seu "click"?

Mensagem não lida por Lord Vader »

Eduardo.TJ escreveu:
Lord Vader escreveu:O meu foi saber que um membro do corpo governante virou dissidente. Pensei comigo: Se um dos manda chuvas pulou fora, alguma coisa estranha tem nessa parada. Mas abafei forçosamente esse sentimento por um tempo, raciocinando comigo mesmo sobre Corá, que também era um membro de muito destaque e apostatou. Depois entrei num fórum religioso de perguntas e respostas com a intenção de pregar aos religiosos de lá e combater "apóstatas". Mas aí que fiquei sabendo das coisas erradas da torre mais amplamente. A maioria dos dissidentes desse fórum só faziam chacota, então eu não os levava muito a sério, mas uma em especial, bastante lógica em seus raciocínios, e que inclusive é participante deste fórum Ex-Testemunhas de Jeová, me fez refletir bastante. E cá estou eu. Assim como Lord Vader em "O Retorno de Jedi", indeciso sobre qual lado da força permanecer rs.

Nossa!! É por isso que você é o Lord Dart Vader?
Caraca!
Ó! Escuta! Tá ouvindo o barulhinho de fica caindo aqui no meu cérebro??
Imagem
Pois é, caro Du, Edu e Dudu rs.

Igual a ele, quem sabe eu tenha também este momento de grande decisão abaixo :

"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir" (Friedrich Nietzsche)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Mentalista, Pazmental, Saran, w4r1ock e 77 visitantes