Vocês já passaram por isso ?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Davinci
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 22 Dez 2020 14:05

Vocês já passaram por isso ?

Mensagem não lida por Davinci »

Eu sempre pesquiso sobre as mentiras da torre, sempre chego as conclusões lógicas sobre os ensinos e tudo o que se passa.

Porém, parece tem dias que fico pensando se não sou eu que estou errado, ou tem certas coisas que ouço que parece um gatilho, e que tudo o que estudei e descobri não serve de nada, e eu tenho que voltar tudo do inicio e comprovar tudo de novo sobre a ''verdade da verdade''. Isso aconteceu ou acontece com vocês ? Mesmo pesquisando, e tendo certeza do que vejo, tem dias que eu custo a acreditar no que aprendi.
''Sejam as leis claras, uniformes e precisas, porque interpretá-las, quase sempre, é o mesmo que corrompê-las'' Voltaire
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Vocês já passaram por isso ?

Mensagem não lida por feliciapink »

Comigo foi assim tbm. Pairam até dúvidas sobre as descobertas. Mas é normal. Com o tempo, continuando a pesquisa vc começa a sentir segurança e a certeza de que está no caminho certo de pesquisar fora da caixa da torre.
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
MarcosSC
Forista
Forista
Mensagens: 819
Registrado em: 25 Dez 2019 17:10

Re: Vocês já passaram por isso ?

Mensagem não lida por MarcosSC »

Sim. Inclusive tem um psicólogo (não lembro o nome agora) que já falou especificamente sobre isso. Acontece de forma bem comum com pessoas que foram vítimas não só de seitas, como o nosso caso, mas de todos que estavam em um ambiente emocionalmente, psicologicamente e intelectualmente abusivo.

Eu ainda passo por isso de vez em quando. A medida que o tempo passa acontece menos.
DON'T FEED THE TROLLS
Avatar do usuário
Davinci
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 22 Dez 2020 14:05

Re: Vocês já passaram por isso ?

Mensagem não lida por Davinci »

Pois é, tem dia que penso que eu que estou sendo critico demais!

Tem dias que tenho certeza de tudo, mas como nasci na torre, tem hora que realmente vem duvidas. Porque é tudo muito bem montado, então fica dificil de duvidar.
''Sejam as leis claras, uniformes e precisas, porque interpretá-las, quase sempre, é o mesmo que corrompê-las'' Voltaire
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: Vocês já passaram por isso ?

Mensagem não lida por Daenerys »

Davinci,

Aconteceu comigo também.
Isso que acontece com você geralmente acontece com que "desperta" de uma seita.
Procure sobre seita no google e no youtube e você verá que a maioria das características se encaixa nas tjs e o processo de sair da seita pode ser impactante para muitos.

É um processo que traz várias consequências psicológicas.
Eu costumo recomendar que as pessoas façam terapia, eu fiz por muito tempo também. Na minha opinião, é importante para quem foi tj.

Além disso, estar no fórum e interagir com pessoas que passaram pelo mesmo pode ser de ajuda. Isso nos ajuda a manter a sanidade.

Não deixe de conversar, falar o que está sentindo e pensando e buscar ajuda.

É normal ter esses pensamentos quando se está desacreditando.
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1996
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Vocês já passaram por isso ?

Mensagem não lida por Merida »

Olá Davinci,

Até cair a ficha 100% de que a Torre é uma empresa leva tempo, é uma montanha russa de emoções, eu também nasci na seita, descobri os erros faz uns 15,16 anos e fiquei brava, fui inativa por 5 anos, mas levava vida quase como TJ, só não ia pra reunião nem campo, estava ainda mentalmente presa "sem me dar conta", por isso voltei e fiquei ativa "presa" por 10 anos e, só consegui unir os pontos e despertar com ajuda do Fórum, o contado com ex TJ mesmo virtualmente ajuda muito a gente ir se orientando, uma mente lavada e bem lavada como a Torre faz, desfazer essa treta mental dá trabalho.

Sem contato com a dissidência a gente tem uma visão rasa do ostracismo, abusos sexuais, e quando vemos na tv ou ouvimos falar nossa mente já é treinada pra não acreditar, essa proibição de ter contato com extj, e principalmente com nós dissidentes "apóstatas" como a Torre ama nos chamar, torna o cativeiro mental mais fechado, somente mentes questionadoras vão peitar essa regra e chegar até aqui, ou ir atrás de alguém conhecido extj pra trocar idéias, enfim cada um se vira pra encontrar respostas, agora mentes preguiçosas que se conformam com a comidinha requentada e infantilizada que a Torre oferece vai seguir dormindo, sentindo um vazio e mal estar que culpa todos menos a culpada de fato, Torre.
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
amora
Forista
Forista
Mensagens: 99
Registrado em: 23 Nov 2020 19:48

Re: Vocês já passaram por isso ?

Mensagem não lida por amora »

No começo que descobrir a"verdade da verdade", eu não conseguia aceitar também. Sempre revia tudo, lia e relia, buscava rebater tudo. Como tudo que fui ensinada de criança é mentira? Modificou minha vida inteira pra nada? Qual sentido? Me culpava muito.
Hoje em dia, aceitei mais.
Acredito que com tempo vai passando.
Avatar do usuário
Davinci
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 22 Dez 2020 14:05

Re: Vocês já passaram por isso ?

Mensagem não lida por Davinci »

Fico feliz de saber que não é só eu, porque é complicado, algo construído na nossa mente desde que nasceu.

Como diz o Raymond, precisa ter uma base sólida ao sair da Torre, se não você acaba voltando. Estou construindo essa base sólida aos poucos.
''Sejam as leis claras, uniformes e precisas, porque interpretá-las, quase sempre, é o mesmo que corrompê-las'' Voltaire
Avatar do usuário
Fariseu
Forista
Forista
Mensagens: 94
Registrado em: 19 Mar 2020 21:33

Re: Vocês já passaram por isso ?

Mensagem não lida por Fariseu »

Davinci,

Nascer em seita é complicado assim mesmo... eu ainda passo por esse processo de questionar “o que me adianta saber isso?”

Ironicamente a resposta objetiva é “libertar-se” ora pois rs

Quando conhecemos a verdade sobre a verdade, independente de qual ponto, temos ciência de que a verdade anterior era mentira, dai temos duas escolhas, ou aceitamos e continuamos na mentira ou damos meia volta. Meia volta rumo a liberdade que a mentira não nos permitia. A exemplo da tua própria história... a mentira gerou perseguição por uma simples troca de emprego... a mentira viria intervir na tua vida afetiva, conjugal... Agora você esta livre disso, a verdade te libertou! Não importa quantas vezes você revise todos os dogmas da ORG, implicações ou pormenores e é importante esse processo, mas depois cabe a escolha... ser livre ou nao ser...
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: Vocês já passaram por isso ?

Mensagem não lida por Pensador »

De fato eis uma questão digna de nota.

Ver além do óbvio causa de fato dúvidas e questionamentos profundos. Em mim em alguns momentos me questionei até a existência de Deus.

Aprendi a ver que algumas coisas não somam e de fato não são importantes para a vida em si. Fui tentar descobrir como funciona a composição do pensamento, como eles são construídos e como ele está ligado com as nossas emoções. Com isso vi que não vale buscar uma compreensão do passado, por outro lado fiquei feliz que ainda há um futuro brilhante a ser percorrido e conquistado.

Abraços - Pensador.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 409 visitantes