Gente, eu menti! Me desculpem!

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Aquiles de Troia
Moderador
Moderador
Mensagens: 1417
Registrado em: 23 Set 2017 17:14
Localização: Tróia

Gente, eu menti! Me desculpem!

Mensagem não lida por Aquiles de Troia »

Olá caros colegas. Eu acho que assustei alguns com o título. Embora não seja nada do que imaginem, é verdade eu menti. Hoje eu saí no campo e menti para um morador sobre o que as tjs pensam.

Como muitos sabem, apesar de eu saber tudo sobre o passado da "organização" e não concordar com muitas doutrinas do CG, eu ainda continuo indo para as reuniões e campo (raramente). Faço isso pela minha família. Ainda não tenho condições de me afastar por completo.

Bom, vamos ao caso. Hoje (sábado) fui ao campo, saí com um irmão. E em uma das casas encontrei um senhor sentado na varanda. Enquanto conversava com ele (daquele jeito clichê de tj), percebi que ele estava lendo a bíblia, e ao lado uma revista de uma denominação religiosa. A conversa foi muito tranquila, li 2 Timóteo 3:16,17, e conversamos sobre se a bíblia ainda é útil para os nossos dias ( já que é o título da revista que está sendo distribuída atualmente). No final eu entreguei a revista, e como eu percebi que ele meio que relutou, eu disse que a revista era muito útil "independente de religião" (outro clichê tj).

Depois que eu falei isso, ele aceitou e disse:
"Tudo bem, vou ler. Se tudo aqui está de acordo com a bíblia, é o que interessa. Afinal, placa de igreja não salva não é mesmo? A bíblia diz que vamos ser salvos pela graça do senhor Jesus. Religião nenhuma salva, não é?"

Então eu menti:
"Sim claro, assim que pensamos também." E ele ficou com a revista.

Todos nós aqui sabemos qual o pensamento da torre de vigia sobre o assunto: "quem não for tj não será salvo no Armagedom".
Eu admito que confirmei com aquele senhor para que ele ficasse com a revista. Imaginem se eu digo a vdd?

Mas é incrível como, mesmo sabendo disso, as tjs agem exatamente assim como eu agi quando estão no campo. Mentem! E essa é uma tática usada por muitas tjs na minha região, (não sei como é em outras regiões), mas aqui na minha muitos concordam com o morador quando eles dizem isso apenas para não contar a verdade sobre o que acreditam e assim essa religião se torne mais atraente para os de fora.

Aliás, essa tática vemos até mesmo por parte do CG. Por exemplo, quando questionados se incentivam a separação de famílias quando alguém é desassociado, a resposta é sempre a mentira: "Não, não incentivamos, apenas se cortam os laços espirituais". Ou como também já vimos, eles dizem: "Não comentamos casos familiares." (Referência à resposta dada ao portal G1 quando fizeram uma matéria sobre alguns desassociados que acusaram as tjs de incentivarem a desunião familiar)

Todos sabem o meu posicionamento sobre isso. Acredito que religião nenhuma salva. Acredito que Cristo ensinou um modo de vida e não uma organização.
Mas o CG não concorda com a frase: "placa de igreja não salva, religião nenhuma salva." Acreditam que: "Sim, placa de " igreja" salva sim, pois pra nós só será salvo quem estiver no nosso meio."

Mas imaginem se eu digo isso para aquele senhor: "Olha, na verdade nós tjs não concordamos com esse pensamento, acreditamos que só quem será salvo é quem fizer parte da organização de Jeová, quem tiver fora, mesmo que leve uma vida casta e honesta será destruída no Armagedom."

Em fim eu menti, porque apesar de eu não pensar mais como a torre, naquela ocasião eu estava como uma tj pregando, e inconscientemente fui motivado a agir como uma para que o morador ficasse com a sentinela.

Minha preocupação é: caso esse senhor se interesse e decida realmente estudar, ele vai perceber que as tjs acreditam que só elas serão salvos durante o Armagedom. E quando me encontrar na rua depois disso ele pode até dizer que eu menti pra ele quando disse que sim, concordava com ele que placa de religião nao salva.
Se hoje está menos traumatizante do que antes é por causa do barulho que os de fora fazem
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Gente, eu menti! Me desculpem!

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Eu também mentia muito assim.

Mas a gente mente tanto que depois nem nota isso. As TJs mesmo dizem essas mentiras de forma bem natural/ talvez apenas racionalizem que, por placas de igreja, isso se refira às outras igrejas.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Gente, eu menti! Me desculpem!

Mensagem não lida por Wesley MF »

Lembrei me de um papo que bati com um irmão pouco antes de deixar a organização.
Eu joguei limpo, falando sobre a possibilidade da organização cometer erros e o que devemos fazer [caso um ensino mude] com um morador que explicamos algo em um dia, mas que no outro dia esse "algo " mudou.

O irmão TJ me respondeu: quando existem mudanças e finalmente nos deparamos com a verdade, Jeová também dá um jeito de iluminar o morador sincero, para que ele perceba que foi um engano, não crendo no que lhe foi passado duante uma visita de campo.

Essa resposta, para mim, foi a fronteira final da dissonância cognitiva. Porém, sabendo que eu não podia "mudar o mundo tjotiano", apenas concordei e encerrei o assunto.

As TJ mentem e SABEM que mentem. Porém, a hipnose fala mais alto.

No artigo intitulado “Use Estratégia de Guerra Teocrática”, páginas 285 a 286, de 1 de Maio de 1957 (em inglês), A Sentinela dá exemplos de como "mentir" de maneira correta:
“Assim que ela apareceu na rua, um oficial comunista perguntou-lhe se ela havia visto uma mulher de blusa vermelha. Não, ela respondeu... Será que ela disse uma mentira? Não, ela não disse. Ela não era mentirosa. Antes, ela estava usando a estratégia de guerra teocrática, escondendo a verdade por ação e palavra pela causa do ministério. ...Uma grande obra está sendo feita pelas testemunhas, mesmo em regiões onde a sua atividade está banida. O único modo como elas podem cumprir a ordem de pregar as boas novas do reino de Deus, é por usar a estratégia de guerra teocrática. ...Assim, em tempo de guerra espiritual, é próprio desorientar o inimigo por esconder a verdade. Hoje em dia, os servos de Deus estão envolvidos numa guerra, espiritual, guerra teocrática ordenada por Deus contra as forças espirituais iníquas e contra os ensinos falsos. ...Em todos os momentos, devem ser muito cuidadosos para não divulgar qualquer informação ao inimigo que ele possa usar para dificultar a obra de pregação.”


Outro exemplo de como a "mentira" deixa de ser mentira, desde que beneficie a JW

No Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 2, páginas 807 e 808, a Sociedade Torre de Vigia declara:
“O oposto da verdade. Mentir geralmente envolve dizer uma falsidade a alguém que tem o direito de saber a verdade. ...Ao passo que a mentira maldosa é definitivamente condenada na Bíblia, isto não significa que a pessoa seja obrigada a divulgar informações verídicas àqueles que não têm direito a elas."
Realmente, é muito triste ser escravo dessa seita...
Thinking...
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Gente, eu menti! Me desculpem!

Mensagem não lida por kooboo »

Aquiles de Troia, você é um réu confesso.

Ok, eu costumava concordar com os moradores quando eles diziam que "todos os caminhos levam a Deus". É aquela coisa, a gente tem que parecer simpático e normal.
Quando comecei a abrir os olhos, eu parei de levar sentinelas na pasta, só levava despertais. Depois nem isso, só abria a bíblia e mostrava um texto genérico, tipo aquele de Atos que fala dos bereanos que pesquisavam as escrituras, ou algum falando algo bonitinho sobre Jesus.
No máximo dava um folheto daqueles não ofendiam minhas crenças naquele momento.
Se o morador tinha a religião dele, eu o incentivava a ler a bíblia. Só isso.
Depois a situação agravou, eu passei a me sentir mal por estar ali representando essa seita - vai que o estilo "bom moço, bem arrumado, que fala bem e fala coisas boas da palavra de Deus", por si, já servisse de testemunho para algum morador?
Estar ali já era representar a seita, mesmo que eu estivesse falando algo neutro.
Crise consciência. Pra mim não dava mais. Nem de forma neutra eu poderia estar ali entre eles. Era eu dando uma mensagem neutra numa porta e meu companheiro tentando converter outro na próxima porta.

Meio que já sabendo a resposta, me responda - isso te incomoda, né?
Sim, eu sei que sim.
Meu amigo Aquiles de Troia, pare com isso, vai que alguém o ache o bom moço que traz boa palavras... e que um estudo com esse povo poderia ser uma boa ideia. Evite a culpa.
:fr1end:
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Gente, eu menti! Me desculpem!

Mensagem não lida por KOSTA »

mensagem de texto:

Prezado Irmão Aquiles de Troia

Dia 31 de Abril às 25 horas convidamo lo a estar presente para uma Comissão Judicativa.

Pende sobre si suspeita de mentira no campo, excessiva lealdade à Organização (que tanto bem lhe fez, ajudando inclusive a pagar suas contas junto com farto alimento espiritual para encher prateleiras), falta de fé no arranjo dum paraíso americano (vide as ilustrações made in Flórida, com mansões de madeira, esposa, três filhos e um cachorro, sem falar nas maçãs) e a descarada utilização dessa poderosa ferramenta que é a Inteligência dada a si por algo que desconhecemos chamado Deus.

Compreenda que seu problema espiritual não está relacionado com enganar o morador. É prática louvável "não dizer a verdade a quem não tem o direito de sabê-la". Por exemplo, os nazistas não tinham o" direito de saber a verdade" porém muitos TJ´s se assumiram como tal, DIZENDO A VERDADE, recusando assinar um documento que os libertaria dos campos de concentração mas por questões de propaganda para a Torre o sacrifício deles foi muito útil aos nossos interesses.
O mesmo se passou no regime comunista da URSS. Naquela época nossos queridos irmãos russos MENTIRAM quando interrogados sobre publicações escondidas e sempre negaram veemente serem estudantes da Bíblia ou TJ´s. Ambas as atitudes foram de grande ajuda para a Organização. Nossa coerência enquanto organização é notória! Enquanto uns podem mentir (os russos) outros não puderam (os alemães). Nosso amado Rutheford (esteja ele agora mesmo ensinando os anjos!) e fundador aprendeu muito com o Comunismo e o nazismo o que se reflete na atual organização.

Não pense, obedeça. Não questione sua consciência treinada (poluída) por anos de leitura e comentários de Sentinelas, pior ainda, talvez algumas delas nem sequer foram sublinhadas (erro grave). Usou régua para sublinhar? Se sim, a régua estava pura, ou seja, não a utilizou para sublinhar a Playboy? E a caneta, alguma vez a emprestou a um mundano? Essa mesma caneta serviu para outra utilização imprópria, como por exemplo, no trabalho secular? lavou as mãos antes de utilizá-la? A caneta pode ser de muito proveito mas também pode ser que não, embora que sim.
Talvez considere a compra de um marcador com uma côr mais visível.Irmãos costumam espreitar as sentinelas dos outros que estão ao lado e não queremos ser pedra de tropeço.
Caso use tablet, smarthphone ou computador qual a sua atitude ao carregar em Control+S para sublinhar em Word nossas publicações on line? Fê-lo com um espírito animado? Meditou em cada letra antes de sublinhar? Ensine seus filhos a sublinhar corretamente. Por exemplo, Cristina (alguns nomes foram mudados) sublinhou uma frase da Sentinela 0,003 mm abaixo da frase e num gesto de imprudência duas letras da frase do parágrafo abaixo foram ligeiramente danificadas e poderiam ficar quase inteligíveis Tal falta grave foi corrigida mediante a impressão e colagem com fita cola (gomante) por uma impressão retirada do único site verdadeiro, o JW com óbvios custos em tinta de impressora para a irmã.

Noutro caso, muito mais grave, o irmão indiano AKIhàGato, divorciado e ex-pedófilo, comprou um tablet "simples". Durante a reunião, a bateria deixou de funcionar! Como esse irmão se sentiu? Ele disse "Senti que o mundo tinha desabado sobre mim. nunca esquecerei minha angústia. A partir daquele dia sempre carrego uma bateria suplente e dois carregadores a mais. Não desejo ser um fardo para a congregação, colocando o tablet para carregar no Salão. Estou muito melhor espiritualmente!". O mais interessante foi o que Alihágato declarou: "percebi que a culpa de minha pedofilia era das roupas usadas pelas crianças. os meninos usavam terno e elas usavam saias. Felizmente que isso mudou, eles vestem fato e gravata e elas vestem vestidinhos. Como é bom ver as crianças modestamente vestidas! Isso ajudou a resistir às minhas tentações. Hoje posso visitar meu filho de 4 anos á vontade, sem receio de pecar."

Portanto, coloque o reino da Organização em primeiro lugar. Será que as distrações familiares (como ajudar a esposa a lavar loiça ou ajudar os filhos no trabalho da escola )prejudicam sua espiritualidade? Tem ensinado o saudável hábito de seus filhos reservarem dinheiro dos gelados para colocar na caixinha?

Existem Sparlocks em sua casa? Se sim, confesse aos anciãos e busque por ajuda na difícil tarefa de eliminar os Sparlocks. Alguns conselhos úteis:
- pegue o Sparlock
- identifique onde você está, se na sala de jantar, cozinha, etc..
- abra a porta que dá para a rua
- dirija-se ao contentor do lixo mais próximo (estão identificados com a palavra "Lixo" ou, em alternativa, "resíduos"
- levante a tampa (alguns contentores não possuem tampa, portanto tenha o cuidado de não colocar o Sparlock à vista de outras crianças)
- feche a tampa (se não tiver tampa, não feche com a tampa)
- volte para casa

A Organização abençoará seus esforços.

Aguardamos por si.

________________

Aquiles

Não te martirizes por coisas banais. A vida é muito mais do que te sentires culpado por uma mentira que não prejudicará ninguém excepto tu mesmo (se o permitires).
teu relato só prova o inferno espiritual em que vivem muitas TJ´s.
A Org quer que as TJ´s sintam culpa. A culpa sempre procura castigo.
Abraço
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Gente, eu menti! Me desculpem!

Mensagem não lida por Mentalista »

Aquiles de Troia escreveu:eu disse que a revista era muito útil "independente de religião" (outro clichê tj).
[...]
"Sim claro, assim que pensamos também." E ele ficou com a revista.
[...]
Eu admito que confirmei com aquele senhor para que ele ficasse com a revista. Imaginem se eu digo a vdd?

Mas é incrível como, mesmo sabendo disso, as tjs agem exatamente assim como eu agi quando estão no campo. Mentem! E essa é uma tática usada por muitas tjs na minha região, (não sei como é em outras regiões), mas aqui na minha muitos concordam com o morador quando eles dizem isso apenas para não contar a verdade sobre o que acreditam e assim essa religião se torne mais atraente para os de fora.
[...]
Em fim eu menti, porque apesar de eu não pensar mais como a torre, naquela ocasião eu estava como uma tj pregando, e inconscientemente fui motivado a agir como uma para que o morador ficasse com a sentinela.
[...]
Minha preocupação é: caso esse senhor se interesse e decida realmente estudar, ele vai perceber que as tjs acreditam que só elas serão salvos durante o Armagedom. E quando me encontrar na rua depois disso ele pode até dizer que eu menti pra ele quando disse que sim, concordava com ele que placa de religião nao salva.
Que situação mais confusa. Vou ser meio direto abaixo, mas é minha opinião, não é uma bronca, eu não tenho esse direito nem quero.

Primeiro, o título do tópico. Não é para nós foristas que você precisa pedir desculpa. A mentira foi para o morador, é ele quem corre o risco de ser ludibriado.

Segundo, a sua atuação com o morador. Eu não entendi direito qual foi a razão que você pensou ter para querer que ele ficasse com a revista. Do meu ponto de vista, que na situação específica é limitado, você fez isso porque estava acompanhado de outra TJ e por isso agiu conforme o padrão. O que está feito está feito, não adianta mais ficar preso nisso, mas o fato é que quem vai ao campo acaba se submetendo a esse tipo de situação; assim fica o exemplo para quem quer que esteja analisando se vale a pena continuar indo no campo.

Terceiro, pelas razões apresentadas, não é surpreendente que as TJs mintam. Acho que cai bem a elas: "vendedores ambulantes da palavra de Deus". Qual é o vendedor que não distorce a verdade para tornar seu produto mais interessante?

Quarto, a chance do morador fazer o que você mencionou algum dia é mínima. Não deve ter sido a primeira vez que ele ouviu isso. Se ele se submeter a um estudo, é mais provável que ele seja enganado de vez do que venha a questionar você pelo que disse.

Acho que o pior que pode acontecer é para o morador. Existe a chance de ele se interessar pela revista. Mesmo assim, ninguém sabe o que vai acontecer. Pode ser que seja para ele apenas mais uma revista jogada no lixo.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Gente, eu menti! Me desculpem!

Mensagem não lida por KOSTA »

Mentalista, escreveste algo muito interessante:
Acho que o pior que pode acontecer é para o morador. Existe a chance de ele se interessar pela revista. Mesmo assim, ninguém sabe o que vai acontecer. Pode ser que seja para ele apenas mais uma revista jogada no lixo.

Uma vez, passeando, apercebi-me dum contentor do lixo público (dos grandes), CHEIO ATÉ CIMA de revistas. Deus é minha testemunha em como quem morava em frente era uma TJ das "zelosas". Obviamente relacionei uma coisa com a outra.
Hoje ela não fala comigo porque abandonei várias vezes o "estudo" e olha que eu nem sequer sou batizado... o motivo de eu abandonar esses estudos é simples: meus diversos "instrutores" não conseguiram esclarecer minhas dúvidas.

Hoje sou cristão independente, seja lá o que isso for.

Só sei que creio mesmo numa entidade sobrenatural (ou será ELE(A) uma Entidade natural e nós é quem somos inaturais? Afinal somos matéria... e não há nada mais sobrenatural do que dar Vida a matéria, que é em si mesma energia concentrada.

Também creio em Jesus e desejo ardentemente quem um dia ele dê um belo pontapé no traseiro dos religiosos mais fanáticos, especialmente os líderes.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Altair Rocha
Forista
Forista
Mensagens: 165
Registrado em: 13 Ago 2017 09:50

Re: Gente, eu menti! Me desculpem!

Mensagem não lida por Altair Rocha »

Engraçado, o campo é o terror do pessoal que deseja se desvincular da organização, e eu, embora em discordância com as interpretações da torre de vigia sobre praticamente tudo, vou-me no campo tranquilamente falar a mensagem simples do evangelho de Cristo; com todo prazer, inclusive prefiro sair sozinho. Dia de domingo é uma alegria pra mim, claro que não deixo folheto, nem livro; muito menos abro 'estudos', mas tenho gosto em falar sobre Cristo nessas ocasiões. Quando me desvincular de vez da organização, vou sentir falta.
Avatar do usuário
Samurai Kazuo-San
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 547
Registrado em: 09 Dez 2016 16:41

Re: Gente, eu menti! Me desculpem!

Mensagem não lida por Samurai Kazuo-San »

... Acho que o pior que pode acontecer é para o morador. Existe a chance de ele se interessar pela revista....
No meu caso, quando ainda católico, nem foram as revistas que chamaram minha atenção, e sim um "TRATADO". Foi o que bastou pra que eu escrevesse a Betel... Depois vieram revisitas, oferta de estudo bíblico, colocação de publicações, batismo e uns 12 anos ou mais vivendo acorrentado à Torre... Tudo por causa de uma publicaçãozinha "inocente"....
Assim sendo, mesmo um mero tratado pode fazer alguém cair vítima da Torre.
実を見て木を知れ。
---> Mi-o mite ki-o shire...
(A árvore se conhece pelo seu fruto.)
Avatar do usuário
Aquiles de Troia
Moderador
Moderador
Mensagens: 1417
Registrado em: 23 Set 2017 17:14
Localização: Tróia

Re: Gente, eu menti! Me desculpem!

Mensagem não lida por Aquiles de Troia »

Aprecio sempre as respostas de todos. Gostaria de deixar Claro que o objetivo do tópico, bem como o título foi usar de ironia. Estou tranquilo em relação a ainda ir ao campo e as reuniões, essas coisas não me afetam. Consigo lidar tranquilamente com isso, apesar de eu enxergar a torre com outros olhos. Como mencionou o colega a cima Altair Rocha, quando vou ao campo concentro-me unicamente em ler os evangelhos para as pessoas, falo de Jesus e a importância de aplicar na vida o ensino que ele deixou de amar o próximo. Porém em raras ocasiões eu experimento testar uma abordagem diferente para fazer testes, como o que aconteceu hoje. O objetivo é mostrar às ativas tjs que aqui visitam a hipocrisia que pregam inconscientemente, e assim quem sabe possam abrir os olhos.
Se hoje está menos traumatizante do que antes é por causa do barulho que os de fora fazem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Agatarod, Marston e 76 visitantes