No que você acredita?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Mentalista »

Ronildo Araujo escreveu:Bom Savitar, se você vai ler os dois, comece pelo Crise de Conciência, que foi o primeiro. Em Busca da Liberdade Cristã foi escrito uns 10 anos depois. Infelizmente, o que noto aqui no fórum é que quase 100% dos foristas mencionam apenas o Crise de Conciência, dando a impressão que não leram o EBLC.
Para mim, os dois são como uma obra só. Poderia se chamar Crise de Conciência, Em Busca da Liberdade Cristã, volume 1 e volume 2. Tenho certeza que a escrita do segundo livro envolveu muito mais ponderações, pesquisas e coração da parte de Raymund Franz. Tanto é que saiu apenas 10 anos depois como dito antes.Já ouvi até mesmo ex-testemunhasdejeova dizerem que não sabiam que havia um segundo livro. Como um bom cristão, RF (não é Roger Federer) com certeza jamais se contentaria em apenas ajudar pessoas a se libertarem de uma instituição religiosa escravizadora.(O que já é um grande bem em si). Por isso sua obra completa inclui este segundo livro em que usando a Bíblia, desfaz todas as "verdades" e motivos que fazem uma TJ acreditar que serve "a organização de Deus".
Vejo assim também os dois livros.

O "Crise de Consciência" é suficiente para mostrar o passado das testemunhas de Jeová, mostrar os procedimentos do CG, mostrar um pouco da vida de Ray - coisas que ajudam a libertar a mente da escravização pela organização. O "Liberdade Cristã" é pra quem já recebeu uma introdução do CC, já vai mais pro campo das ideias, usa a chamada essência do cristianismo para refutar todas as ideias contraditórias das TJs e ainda mostra como elas podem continuar cristãs sem pertencer uma organização religiosa. Só uma nota sobre a parte do segundo livro envolver mais pesquisas, realmente parece ser assim, até porque o primeiro envolveu também muitas notas pessoais, atas de reuniões e coisas do tipo, enquanto que o segundo envolve conceitos, ideias e assim por diante.

Tenho certeza que o Ronildo não quis que parecesse diferente, mas deve-se destacar que os dois livros foram muito bem trabalhados. Chama a atenção também que, a todo momento onde se dizia algum acontecimento, havia também uma nota ou algo que evidenciasse o mesmo. Ray se esforçou para não dizer somente o que ele lembrava. O segundo livro é muito indicado para quem ainda tem alguma dúvida de que as TJs podem ser verdadeiras, especialmente mas não limitado à visão cristã.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Galileu »

Raymond Franz , foi de fato honesto em seu relato do que foi viver mais de 60 anos nesta Empresa .

Fez e faz um bem danado em abrir os olhos dos que estão mentalmente cegos
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por kooboo »

Quando esse tópico foi aberto, me gerou uma certa preocupação - Se o autor queria apenas saber no que cada um acredita, ou se queria se inspirar nos comentários para se fundamentar.
Se é apenas uma curiosidade em saber no que as pessoas creem, Ok, acho isso legal. O ambiente aqui tem pluralidade, dentre ex-testemunhas, como já ficou evidenciado nos comentários - temos ateus, agnósticos, cristãos com religião, cristãos sem religião, espiritualistas, ...

O fórum não se propõe a apresentar um novo caminho para quem chega aqui. Embora há quem indique livros do Franz (assim como poderiam estar indicando outros), entenda que não endossamos "saiu da torre? - siga Franz!".
Não, essa não é a ideia.
O ponto principal desse fórum não é dar direções, mas acolher a quem sai e a deixar livre para escolher seu próximo caminho.

Note que assim como Franz foi bem citado aqui, poderíamos lhe sugerir também a leitura de livros do Sam Harris, Bertrand Russel ou Christopher Hitckens.
Não estou dizendo que o tópico tomou um caminho errado, todos foram muito felizes em seus comentários e ninguém fez nada além do que sugerir leituras ou expressar no que crê, que isso fique claro, este tópico está ótimo, faço apenas o alerta para que não desvirtue e deixo uma frase de Osho ""O verdadeiro mestre não ensina o caminho, apenas aponta a direção""
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Mentalista »

kooboo escreveu:Quando esse tópico foi aberto, me gerou uma certa preocupação - Se o autor queria apenas saber no que cada um acredita, ou se queria se inspirar nos comentários para se fundamentar.
Se é apenas uma curiosidade em saber no que as pessoas creem, Ok, acho isso legal. O ambiente aqui tem pluralidade, dentre ex-testemunhas, como já ficou evidenciado nos comentários - temos ateus, agnósticos, cristãos com religião, cristãos sem religião, espiritualistas, ...

O fórum não se propõe a apresentar um novo caminho para quem chega aqui.
Muito bem lembrado.

Não há um caminho oficial do fórum, não há um caminho comum a todos os dissidentes, exceto, talvez, o de não continuar dentro da organização. Digo talvez porque há cerca de 1/3 dos membros do fórum assistindo às reuniões, em geral não porque acreditam no que é dito nelas, mas porque não querem magoar a família ou serem evitados por ela, ou ainda são recém-chegados e estão se decidindo. O que acontece, conforme é muito visto aqui, é que quase todos reconhecem que a organização não é dirigida por uma entidade espiritual denominada Jeová. Mesmo assim, cada um precisa chegar a suas próprias conclusões, baseadas nos argumentos vindos de todos os lados.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Galileu »

Mentalista escreveu:
kooboo escreveu:Quando esse tópico foi aberto, me gerou uma certa preocupação - Se o autor queria apenas saber no que cada um acredita, ou se queria se inspirar nos comentários para se fundamentar.
Se é apenas uma curiosidade em saber no que as pessoas creem, Ok, acho isso legal. O ambiente aqui tem pluralidade, dentre ex-testemunhas, como já ficou evidenciado nos comentários - temos ateus, agnósticos, cristãos com religião, cristãos sem religião, espiritualistas, ...

O fórum não se propõe a apresentar um novo caminho para quem chega aqui.
Muito bem lembrado.

Não há um caminho oficial do fórum, não há um caminho comum a todos os dissidentes, exceto, talvez, o de não continuar dentro da organização. Digo talvez porque há cerca de 1/3 dos membros do fórum assistindo às reuniões, em geral não porque acreditam no que é dito nelas, mas porque não querem magoar a família ou serem evitados por ela, ou ainda são recém-chegados e estão se decidindo. O que acontece, conforme é muito visto aqui, é que quase todos reconhecem que a organização não é dirigida por uma entidade espiritual denominada Jeová. Mesmo assim, cada um precisa chegar a suas próprias conclusões, baseadas nos argumentos vindos de todos os lados.
Concordo com voces !

Este é um bom lembrete para aqueles que não se contentam em apenas externar o que pensam , mas que de modo insistente e desagradavel querem fazer do forum um territorio de pregação semelhante ao da Torre .
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por kooboo »

Galileu escreveu: Concordo com voces !

Este é um bom lembrete para aqueles que não se contentam em apenas externar o que pensam , mas que de modo insistente e desagradavel querem fazer do forum um territorio de pregação semelhante ao da Torre .
É mais que isso.
Vi um vídeo de um apologista da Torre onde ele criticava nos criticava, dizendo que os dissidentes da torre se tornam várias coisas e não apontam caminho nenhum. O que ele dizia como uma crítica ao nosso padrão, me deixou feliz e eu jamais gostaria que isso fosse diferente.
Não quero participar de um fórum de dissidentes onde UM caminho é apontado como alternativa à torre.
Para mim, basta isso que foi mostrado aqui no tópico e que os novos entendam - temos ex-tjs foram para outras denominações evangélicas, outros que são cristãos independentes, espíritas, agnósticos e ateus - em comum, temos o nosso passado na torre, os caminhos futuros cada um tem o seu.
A diferença entre hoje e ontem, é que respeitamos as diferenças.
O ponto em comum, é que todos nós - entre crentes e ateus - sabemos expôr os erros doutrinários da torre.
Portanto, não vamos pregar nada de novo, não vamos arrebanhar ninguém, não vamos criar outra religião ou culto, vamos apenas ajudar a quem sai a ver outras opções de caminhos, e que a pessoa saiba escolher e viver livre.

É isso que o apologista não entende - que não vamos propor um novo caminho, mas mostrar que a pessoa é livre para escolher o próprio caminho.
Se tivéssemos um conjunto de crenças aqui, o apologista viria para dizer que estamos errados em dizer determinada coisa... só que não estamos interessados em unificar e ter um conhecimento, pois toda unanimidade é burra.

Esse é o nosso ponto forte - respeitamos crenças, nos permitimos mudar de idéias, nos permitimos aprender.
Aqui, eu que sou ateu, aprendo com o Ronildo, com o Wesley, TJCalado e todos vocês que sempre me trazem novos argumentos... e espero que todos tirem proveito do que digo também.
Uma coisa eu aprendi nestes 12 anos de dissidência - que a interpretação bíblica mais errada de todas, é a da torre.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Galileu »

Isso ai Kooboo ! d:4 d:4 d:4
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Savitar
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fev 2018 23:33
Localização: João Pessoa, Paraíba

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Savitar »

kooboo escreveu:Quando esse tópico foi aberto, me gerou uma certa preocupação - Se o autor queria apenas saber no que cada um acredita, ou se queria se inspirar nos comentários para se fundamentar.
Se é apenas uma curiosidade em saber no que as pessoas creem, Ok, acho isso legal. O ambiente aqui tem pluralidade, dentre ex-testemunhas, como já ficou evidenciado nos comentários - temos ateus, agnósticos, cristãos com religião, cristãos sem religião, espiritualistas, ...

O fórum não se propõe a apresentar um novo caminho para quem chega aqui. Embora há quem indique livros do Franz (assim como poderiam estar indicando outros), entenda que não endossamos "saiu da torre? - siga Franz!".
Não, essa não é a ideia.
O ponto principal desse fórum não é dar direções, mas acolher a quem sai e a deixar livre para escolher seu próximo caminho.

Note que assim como Franz foi bem citado aqui, poderíamos lhe sugerir também a leitura de livros do Sam Harris, Bertrand Russel ou Christopher Hitckens.
Não estou dizendo que o tópico tomou um caminho errado, todos foram muito felizes em seus comentários e ninguém fez nada além do que sugerir leituras ou expressar no que crê, que isso fique claro, este tópico está ótimo, faço apenas o alerta para que não desvirtue e deixo uma frase de Osho ""O verdadeiro mestre não ensina o caminho, apenas aponta a direção""
Criei com a intenção de ao menos saber quais eram minhas opções de escolha, ter um "norte" para me guiar e saber onde eu poderia encontrar a minha verdade. Como já disse passei a vida toda acreditando em crenças da torre, e no momento que percebi a falsidade delas isso me deixou sem chão, e sem saber o que é verdade ou não. Desde já agradeço a todos que dedicaram um pouco de seu tempo para me ajudar, tirei muito proveito dos comentários daqui, e serviu de grande ajuda nesse momento tão conturbado de minha vida.
Imagem
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Mentalista »

Savitar escreveu:Criei com a intenção de ao menos saber quais eram minhas opções de escolha, ter um "norte" para me guiar e saber onde eu poderia encontrar a minha verdade. Como já disse passei a vida toda acreditando em crenças da torre, e no momento que percebi a falsidade delas isso me deixou sem chão, e sem saber o que é verdade ou não. Desde já agradeço a todos que dedicaram um pouco de seu tempo para me ajudar, tirei muito proveito dos comentários daqui, e serviu de grande ajuda nesse momento tão conturbado de minha vida.
Por mais que a gente cite "opções", não poderíamos citar todas. E ainda assim seria você o responsável por verificar o que lhe parece fazer sentido. Note que cada pessoa tem uma forma de pensar diferente. Mesmo alguém com mais conhecimento pode pensar de forma menos lógica que alguém com menos conhecimento. Existem pessoas inteligentes pensando de formas bem diferentes. Então não adianta a gente se basear no que outras pessoas pensam, simplesmente porque parece que elas são inteligentes. O mais importante é você desenvolver sua própria linha de raciocínio e viver de acordo com ela. A leitura é muito boa para que você evite ser enganado. Qualquer pessoa que leia o bastante para, pelo menos, evitar ser enganada facilmente, já faz algo grande, porque, se você não for enganado, ainda pode continuar procurando respostas mais satisfatórias e evitar ser escravo de manipulações. O restante, o que você vai acreditar, vai depender muito de quais argumentos para você faz mais sentido. Ler é essencial nessa busca.
Avatar do usuário
Aquiles de Troia
Moderador
Moderador
Mensagens: 1417
Registrado em: 23 Set 2017 17:14
Localização: Tróia

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Aquiles de Troia »

Apreciei cada comentário.

No que eu acredito:

Deus (YHWH. O ser humano é muito complexo para viver tão pouco tempo. O universo é muito complexo para não ter propósito nenhum)
Jesus (Filho de Deus, messias, resgatador)
Na Bíblia (registro de pessoas tementes a Deus que nos ajudam a entender os caminhos de YHWH)
Salvação (Por meio do modo de vida que Cristo demonstrou nos evangelhos. Esta é a maneira de sermos salvos, imitar os passos de Cristo e não fazer parte de uma organização religiosa)
A terra será o lar da humanidade sobrevivente de um grande evento no futuro.

Armagedom (acredito nisso, porque, além de ser mencionado nas escrituras, analisando a história da humanidade pude notar que de tempos em tempos a humanidade passa por um período de crise/turbulência/tribulação)

No que eu NÃO acredito:

Imortalidade da alma,
Inferno de fogo,
Destruição do planeta terra,
Que Deus tenha uma organização na terra, onde que, apenas por meio dela seja possível a salvação. Estarem organizados é diferente de ter uma organização. Jesus ensinou um modo de viver (livre do amor ao dinheiro, perdoar para serem perdoados, amar o próximo como a si mesmo, ajudar os pobres, órfãos, viúvas, doentes, sem tetos etc), ele não ensinou uma organização.

Basicamente é isso. Tem outras coisas que eu a acredito e não acredito diferente da torre, mas basicamente é isso.
Se hoje está menos traumatizante do que antes é por causa do barulho que os de fora fazem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: orfaosolitario e 93 visitantes