No que você acredita?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Savitar
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fev 2018 23:33
Localização: João Pessoa, Paraíba

No que você acredita?

Mensagem não lida por Savitar »

Bem, já contei um pouco da minha história na minha apresentação mas vou retomar alguns pontos aqui. Sou um jovem de quase 16 anos haha, me batizei em 2016 (dezembro), e comecei a acordar sobre a "verdade" alguns meses atrás. Minha mãe é desassociada porém ainda acredita na verdade (mas nem tanto), minha irmã virou uma recente publicadora porém ainda é de certa forma uma "mundana", acredito que só está tentando virar TJ porque terminou o relacionamento e está procurando algum tipo de consolo. Basicamente toda minha família é TJ (avó, e outros parentes). Meus tios que considero como meus pais, são TJ's mas não são alienados possuem um alto grau de ensinamento tanto secular como espiritual, inclusive meu Tio é ancião e meu instrutor. É impossível discutir com eles sobre qualquer assunto, visto que eles sempre sabem rebater meus argumentos (são 16 anos contra 40x2). Detalhe que eles falam com minha mãe normalmente, mesmo sendo desassociada, já que no passado outro tio meu suicidou devido a família não estar falando com ele, graças a esse bendito "arranjo celestial".

Minha pior preocupação é que eu de certa forma desenvolvi uma certa amizade com Jeová, porém não acho que ele tenha deixado pessoas tão imperfeitas como o CG para monitorar e estabelecer um regime na terra para outras pessoas.
Só que eu ainda tenho algumas dúvidas, já que cresci na "verdade" não conheço muito bem outras doutrinas, ou crenças, e algumas coisas da Torre fazem muito sentido para mim, já outras nem tanto. Eu teria que abandonar Jeová se sair da Torre, ou ao menos parar de seguir tudo? Quando você saiu da Torre você passou a acreditar em que? Se possível seja bem detalhado em suas crenças atuais, com relação, em quem você acredita como divindade espiritual, o que você acha que irá acontecer no futuro, com relação a morte etc...

Obg pela sua atenção :) :5
Imagem
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por kooboo »

Savitar escreveu: Minha pior preocupação é que eu de certa forma desenvolvi uma certa amizade com Jeová, porém não acho que ele tenha deixado pessoas tão imperfeitas como o CG para monitorar e estabelecer um regime na terra para outras pessoas.
Só que eu ainda tenho algumas dúvidas, já que cresci na "verdade" não conheço muito bem outras doutrinas, ou crenças, e algumas coisas da Torre fazem muito sentido para mim, já outras nem tanto. Eu teria que abandonar Jeová se sair da Torre, ou ao menos parar de seguir tudo? Quando você saiu da Torre você passou a acreditar em que? Se possível seja bem detalhado em suas crenças atuais, com relação, em quem você acredita como divindade espiritual, o que você acha que irá acontecer no futuro, com relação a morte etc...

Obg pela sua atenção :) :5
Você já viu que escolher crenças baseado no que o Corpo Governante diz, não dá certo.
Se você crê em Jeová, ok, continue crendo baseado na sua experiência, se Ele é real para você - ótimo, que continue assim.
Aqui expomos as doutrinas da Torre, não sugerimos outros caminho - embora - você possa encontrar muita opiniões sensatas de diversas correntes.

Dentro da linha cristã, considero este tópico bem interessante - http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 11&t=11251

Outra sugestão é - leia livros de outras religiões - espíritas, budistas, hindus, filosofia... e tente encontrar uma que lhe faça sentido.

Uma boa pergunta a se fazer é - Como posso afirmar que a doutrina cristã é correta, se não tenho conhecimento das outras?
é sempre bom conhecer e refletir, como a própria bíblia diz "certificai-vos de todas as coisas, apegai-vos ao que é excelente"
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Você já deve ter percebido que a organização dá um jeito de vincular a crença em Deus a permanência nela.

Isso , naturalmente, é um engano segundo a biblia, uma vez que Deus deve ser adorado em espírito e verdade. A biblia tambem nos disse onde está o tempo e o reino de Deus. Dentro de nós e no nosso meio.
Examine a biblia pesquisando os passos de Jesus. Veja quais foram as reações dele ao entrar em outros templos.
Veja, tambem, a vida dos apóstolos. Eles tinham algum templo para adoração?
Não! Nem Jesus e nem seus discípulos fundaram um templo especifico para adoração. Nem igreja, nem salão.
Do meu ponto de vista, o cristão pode se aproximar mais da perfeição se ler a palavra de Deus , ajuntando-se com alguns amigos e familiares em casas, e praticar a justiça em todos os sentidos.

As coisas que creio que o cristão NÃO deva fazer, que me lembre agora, são:

- Fixar-se em um templo ( material) para adoração.
- Dar seu dinheiro para representantes religiosos ( que dê seu dinheiro em forma de caridade para os necessitados);
- Separar-se do próximo por causa de mandamentos "religiosos" ( e não bíblicos);
- Discutir religião
- Julgar o próximo.
Thinking...
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por KOSTA »

Wesley MF escreveu:Você já deve ter percebido que a organização dá um jeito de vincular a crença em Deus a permanência nela.

Isso , naturalmente, é um engano segundo a biblia, uma vez que Deus deve ser adorado em espírito e verdade. A biblia tambem nos disse onde está o tempo e o reino de Deus. Dentro de nós e no nosso meio.
Examine a biblia pesquisando os passos de Jesus. Veja quais foram as reações dele ao entrar em outros templos.
Veja, tambem, a vida dos apóstolos. Eles tinham algum templo para adoração?
Não! Nem Jesus e nem seus discípulos fundaram um templo especifico para adoração. Nem igreja, nem salão.
Do meu ponto de vista, o cristão pode se aproximar mais da perfeição se ler a palavra de Deus , ajuntando-se com alguns amigos e familiares em casas, e praticar a justiça em todos os sentidos.

As coisas que creio que o cristão NÃO deva fazer, que me lembre agora, são:

- Fixar-se em um templo ( material) para adoração.
- Dar seu dinheiro para representantes religiosos ( que dê seu dinheiro em forma de caridade para os necessitados);
- Separar-se do próximo por causa de mandamentos "religiosos" ( e não bíblicos);
- Discutir religião
- Julgar o próximo.
Seria bom que fosse assim...
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Zoom
Forista
Forista
Mensagens: 110
Registrado em: 01 Nov 2017 17:25

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Zoom »

Achei alguma semelhança ai KKKK,Mas é o seguinte , eu mudo minha opnião a cada dia , mas hoje em dia acredito que pode existir alguem que nos criou mas n tenho certez que esse ser que nos criou afeta nossas vidas (ele pode ter simplesmente nos criado e sei lá, ter dado uma volta), podemos ser criações de Alienígenas , Mano, já tive tanta ideia doida , ideias de por exemplo sermos um projeto de ciências de alguns seres superiores e estarmos dentro de um aquário KKKK, Mas não tenho certeza de nada,possi mudar de opnião amanhã
Imagem
"heróis morrem"
Avatar do usuário
Savitar
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fev 2018 23:33
Localização: João Pessoa, Paraíba

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Savitar »

Zoom escreveu:Achei alguma semelhança ai KKKK,Mas é o seguinte , eu mudo minha opnião a cada dia , mas hoje em dia acredito que pode existir alguem que nos criou mas n tenho certez que esse ser que nos criou afeta nossas vidas (ele pode ter simplesmente nos criado e sei lá, ter dado uma volta), podemos ser criações de Alienígenas , Mano, já tive tanta ideia doida , ideias de por exemplo sermos um projeto de ciências de alguns seres superiores e estarmos dentro de um aquário KKKK, Mas não tenho certeza de nada,possi mudar de opnião amanhã
Então, qnd eu tava lendo os posts sem me registrar, seu perfil me chamou atenção pq tbm sou fã de Flash KKKKK. Bem, tbm já tive algumas teorias assim, de que fazemos parte apenas de uma simulação feita por seres superiores.
Imagem
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Pensador »

Particularmente depois da experiência com as TJs hoje eu não acredito em nenhuma religião. Recentemente tive o privilégio de conhecer algumas culturas diferentes, falar com os Egípcios e ver a forma de adoração deles abriu muito minha mente, também presenciar a forma como os Mulçulmamos adoram a Deus foi algo interessante. Hoje vejo que acreditava em um Deus americanizado e na verdade eu acreditava no Deus TJ.
Hoje tenho uma visão diferente sobre Deus, acredito nele como um ser Supremo, digno de respeito e adoração, um ser superior que não está envolvido nas mesquinharias religiosas que existe, um ser que não precisa de humanos e que seu amor é maior que qualquer compreensão humana.

Abraços - Pensador.
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

após anos convivendo com as tjs e seus dogmas , preconceitos , ensinos errados , muita falsidade e etc e tal
não creio em nenhuma religião como caminho a ser ''supremo'' nenhum , nem em nenhum livro ou lugar detentor
de uma''verdade'' religiosa , para ter respostas e argumentos nas portas , passei sei lá quantas noites acordado até
altas horas , nas pesquisas .
li o alcorão e não achei nenhum lugar que apoia-se o ódio ao semelhante ou se amarrar bombas no corpo e matar
pessoas inocentes , li o evangelho segundo o espiritismo , e as dezenas e dezenas de citações bíblicas , bem ,
encontrei algo bom aqui e ali , porém com respeito DEUS , lendo relatos dos seus tratos com as pessoas
ví muita coisa negativa nele , creio que ele exista , seja poderoso , mas é difícil de acreditar nele sendo o AMOR imaginando o que os escravos sofreram no Egito antigo por mais de 400 anos , por centenas de anos eles nasceram
viveram e morreram no chicote sem terem culpa esta é apenas uma das razões de não ver ele como ''papai amoroso'' .
se vc crê em JEOVÁ e não quer cortar os laços com ele nada te impede , sair da torre não é = a abandonar o DEUS
que vc gosta , e quase me esqueci hj não quero nada com religião , nem seita ou crença nenhuma , ou mesmo
nada de ''livro sagrado'' desta ou de outra fé , este capitulo fechou para mim .
se uma pessoa coloca um pedaço de carvão num copo de água atrás da porta , td bem , se não gosta de passar embaixo de escada td bem tbm , é cada um no seu quadrado sendo feliz a sua maneira , vivendo sua espiritualidade da maneira
que escolher .

8-) :7 :D1
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Oi Savitar. Acho importante estas suas ponderações. Porém, acredito que se você tirasse um tempo para ler o livro Em Busca da Liberdade Cristã, de Raymund Franz, você falaria de coisas que seus tios não teriam argumentos convincentes para rebater. Mas claro, você não deseja um debate, isso não te faria bem. Mas vale à pena ler o livro para ter as noções do cristianismo universal, que é um antídoto contra o "cristianismo caricato" da STV. Acredito que o que eles pregam nem seja considerado cristianismo. É apostasia no mais pleno sentido.
Quanto ao que acredito:

Acredito em Deus. Não acredito que ele faça questão de ser chamado de Jeová, já que não seria sábio impor um nome da língua hebraica para o mundo inteiro. Mesmo porque este Deus Criador é o único mesmo. Então, ser chamado de Deus já o identifica.
Acredito em Jesus Cristo como o Salvador da humanidade e maior representante de Deus.
Acredito na veracidade da Bíblia. Embora, entendo que depois do advento da vinda de Cristo, ela não seja indispensável para a pregação do cristianismo. Explico: em meu modo de ver, depois de Jesus, houve uma simplificação de tudo. O essencial é a crença no Deus Criador, em seu Filho (e no resgate) e a prática do bem em função disto. Isto pode ser ensinado com ou sem Bíblia! Porém, a Bíblia é essencial na DEFESA da fé cristã! Ela é um DOCUMENTO, um TESTEMUNHO INDESTRUTÍVEL que legitima a fé cristã. Por isso todo cristão deveria se especializar em conhecer melhor a Bíblia, sua história, suas particularidades. Não com o propósito de pregar a fé cristã, mas com o propósito de defendê-la. (Como disse antes, a divulgação da fé cristã é tão simples que pode ser feita com ou sem Bíblia). Se não houvesse a erudição cristã, todos os ataques à fé cristã pareceriam "verdades".
Por exemplo: alguém pode dizer que Deus, conforme a Bíblia, era insensível diante do sofrimento humano, já que permitiu que seu povo sofresse por 400 anos seguidos até agir! E isto soaria como uma "verdade" para muitos. Porém, uma pesquisa mais apurada revela que estes 400 anos começaram a ser contados à partir de Isaque e que o tempo de tribulação severa aconteceu somente no reinado de UM faraó, podendo ficar restrito portanto à um período de 20 anos aproximadamente; já que ao que tudo indica este faraó não morreu idoso. Ademais, por mais severa que fossem as condições de vida neste período, temos que lembrar que alguns israelitas disseram estar com "saudades" deste período devido à fartura e variedades de alimentos! Quer dizer, nem de longe a escravidão dos israelitas se assemelhou à escravidão afra no Brasil em que na primeira oportunidade o escravo fugia como se fosse um animal pelo meio do mato! Percebo que praticamente todas as críticas à Bíblia se devem a ignorância sobre o que realmente acontecia nos episódios relatados.
Sobre os demais temas: futuro, paraíso, vida eterna, alma, etc, etc, etc,... acredito que o cristão não deveria se ater em tais coisas. Apenas em praticar o bem, o amor. Afim de enaltecer seu Criador e seu Salvador. De modo que as reuniões cristãs deveriam apenas ser momentos para entoar cânticos (louvor) e se abraçar (confraternização), já que todo mundo tem ou pode ter uma Biblia em casa e Jesus já falou o mais importante; coisas que não precisam de explicação de nenhum humano imperfeito!
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Savitar
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fev 2018 23:33
Localização: João Pessoa, Paraíba

Re: No que você acredita?

Mensagem não lida por Savitar »

Ronildo Araujo escreveu:Oi Savitar. Acho importante estas suas ponderações. Porém, acredito que se você tirasse um tempo para ler o livro Em Busca da Liberdade Cristã, de Raymund Franz, você falaria de coisas que seus tios não teriam argumentos convincentes para rebater. Mas claro, você não deseja um debate, isso não te faria bem. Mas vale à pena ler o livro para ter as noções do cristianismo universal, que é um antídoto contra o "cristianismo caricato" da STV. Acredito que o que eles pregam nem seja considerado cristianismo. É apostasia no mais pleno sentido.
Quanto ao que acredito:

Acredito em Deus. Não acredito que ele faça questão de ser chamado de Jeová, já que não seria sábio impor um nome da língua hebraica para o mundo inteiro. Mesmo porque este Deus Criador é o único mesmo. Então, ser chamado de Deus já o identifica.
Acredito em Jesus Cristo como o Salvador da humanidade e maior representante de Deus.
Acredito na veracidade da Bíblia. Embora, entendo que depois do advento da vinda de Cristo, ela não seja indispensável para a pregação do cristianismo. Explico: em meu modo de ver, depois de Jesus, houve uma simplificação de tudo. O essencial é a crença no Deus Criador, em seu Filho (e no resgate) e a prática do bem em função disto. Isto pode ser ensinado com ou sem Bíblia! Porém, a Bíblia é essencial na DEFESA da fé cristã! Ela é um DOCUMENTO, um TESTEMUNHO INDESTRUTÍVEL que legitima a fé cristã. Por isso todo cristão deveria se especializar em conhecer melhor a Bíblia, sua história, suas particularidades. Não com o propósito de pregar a fé cristã, mas com o propósito de defendê-la. (Como disse antes, a divulgação da fé cristã é tão simples que pode ser feita com ou sem Bíblia). Se não houvesse a erudição cristã, todos os ataques à fé cristã pareceriam "verdades".
Por exemplo: alguém pode dizer que Deus, conforme a Bíblia, era insensível diante do sofrimento humano, já que permitiu que seu povo sofresse por 400 anos seguidos até agir! E isto soaria como uma "verdade" para muitos. Porém, uma pesquisa mais apurada revela que estes 400 anos começaram a ser contados à partir de Isaque e que o tempo de tribulação severa aconteceu somente no reinado de UM faraó, podendo ficar restrito portanto à um período de 20 anos aproximadamente; já que ao que tudo indica este faraó não morreu idoso. Ademais, por mais severa que fossem as condições de vida neste período, temos que lembrar que alguns israelitas disseram estar com "saudades" deste período devido à fartura e variedades de alimentos! Quer dizer, nem de longe a escravidão dos israelitas se assemelhou à escravidão afra no Brasil em que na primeira oportunidade o escravo fugia como se fosse um animal pelo meio do mato! Percebo que praticamente todas as críticas à Bíblia se devem a ignorância sobre o que realmente acontecia nos episódios relatados.
Sobre os demais temas: futuro, paraíso, vida eterna, alma, etc, etc, etc,... acredito que o cristão não deveria se ater em tais coisas. Apenas em praticar o bem, o amor. Afim de enaltecer seu Criador e seu Salvador. De modo que as reuniões cristãs deveriam apenas ser momentos para entoar cânticos (louvor) e se abraçar (confraternização), já que todo mundo tem ou pode ter uma Biblia em casa e Jesus já falou o mais importante; coisas que não precisam de explicação de nenhum humano imperfeito!
Sempre fiquei em dúvida por qual livro começar, Crise de Consciência ou Liberdade Cristã?
Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Moonwalker e 61 visitantes