BARBA - carta de Betel

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
lobo guará
Forista
Forista
Mensagens: 751
Registrado em: 30 Abr 2017 13:26

Re: BARBA - carta de Betel

Mensagem não lida por lobo guará »

Mentalista escreveu:Ali fala em negrito: "O uso de barba" e faz referência à revista Sentinela 15/8/75, que no Brasil foi publicada como de 15 de Fevereiro de 1976, exatamente a revista citada na carta. Tanto na carta como nessa publicação vazada, encontramos a referência para 1 Timóteo 2: 9, 10.
1 Timóteo 2:9,10:
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
E mulher tem barba? E mesmo se tiver, esse texto não fala nada do "uso de barba"! Eles usam um texto que não fala de barba pra justificar a proibição, mas, ao mesmo tempo, as coisas que são criticadas no texto - tranças, pérolas, vestidos caros - não são proibidas!? :?

Me parece mais que eles colocam um texto qualquer pra dar a impressão de que a regra deles tem embasamento bíblico, mas sem a expectativa de que alguém vá realmente ler o texto.
Desonesto demais, eco.
Tudo o que você tem é seu tempo.
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: BARBA - carta de Betel

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

O grande problema nesta seita é que a " justificativa" tem por base a bíblia e numa leitura imparcial da bíblia só encontramos argumentos para permitir ou mesmo obrigar o uso de barba.
Mas supondo que eu engula os argumentos desta carta e na sequência use-os como base para nortear outros aspectos de minha vida cotidiana, o que aconteceria?
Eu não usaria camisetas principalmente estampadas! Basta ver a história desta peça de vestuário e ver o quanto ela está relacionada a rebeldia.

http://blog.chicorei.com/historia-da-camiseta
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: BARBA - carta de Betel

Mensagem não lida por Galileu »

O grande problema nesta seita é que a " justificativa" tem por base a bíblia e numa leitura imparcial da bíblia só encontramos argumentos para permitir ou mesmo obrigar o uso de barba.
RS..RSRS verdade ! Se fosse seguir a biblia a barba seria obrigatoria rsrs!
"Penso, logo existo" - Descartes
Guy Fawkes
Forista
Forista
Mensagens: 488
Registrado em: 08 Dez 2011 17:41

Re: BARBA - carta de Betel

Mensagem não lida por Guy Fawkes »

Estou usando barba desde dezembro, confesso que fiz isso pq uma A Sentinela ou Despertai! recente meio que liberou.
Aliado a isso estou usando corte degradê (que tbm veio nas A sentinelas recentes, em ilustrações de anciãos e irmaos exemplares).
Lá por janeiro com a barba já grande (em todo o caso eu cuido bem dela pra nao ficar com cara de mendigo pq dai meu chefe no trampo que ia falar haha), um ancião conversou comigo durante o campo a conversa foi mais ou menos assim.

A - Notei que o irmão tem deixado a barba crescer, tem algum motivo específico?

GF - Eu queria ver se ficava legal e acho que fiquei mais bonitão.

A- Não é muito comum irmãos utilizarem barba e isso tem gerado comentarios a seu respeito na congregação (e depois ele falou da consciencia dos outros e coisas do tipo);

GF - eu contra argumentei usando o artigo recente que diz:
"Seria correto um irmão usar barba?

Em algumas culturas, as pessoas não veem problema nenhum em um homem usar uma barba bem-feita, e isso não impede que as pessoas deem atenção à mensagem do Reino. Mesmo assim, alguns irmãos talvez prefiram não usar. (1 Cor. 8:9) Já em outros países usar barba não é considerado apropriado para um irmão. — w16.09 pág. 21."

Bem como lembrei ele que algumas ilustrações anciãos usam bigode e o corte degradê.
Lembrei a ele que atualmente no Brasil varias autoridades usam barbas e como a proibição trata-se apenas de fatores culturais eu tenho a certeza que hoje posso usar barba sem ofender ninguém.

Dai ele tentou argumentar novamente sobre a questão de consciência e eu cortei a conversa dizendo que os irmãos deveriam seguir o que a Biblia dizia e que a minha barba ficaria.

No fim, apesar de não ter sido formalmente comunicado, eu não apareço mais na lista de "privilégios" e apesar de não comentar muito - já que vou para as reunioes somente por causa da familia, notei que agora sou preterido nos comentários, o que antes era raro, pois eu não comento muito e to levantado a mão só pra constranger mesmo hahaha.
Avatar do usuário
Ex Tejotiano Roxo
Forista
Forista
Mensagens: 90
Registrado em: 10 Mai 2017 13:33
Localização: Fortaleza

Re: BARBA - carta de Betel

Mensagem não lida por Ex Tejotiano Roxo »

kooboo escreveu:
Dexter Supertramp escreveu:Vou responder ao questionário descrito na carta.

A pessoa que advoga esse estilo bem que poderia se perguntar:
Faço isso para imitar as pessoas do mundo? Resposta: Não
Uso este estilo por que melhora minha aparência ou é por causa daqueles com que me associo? Resposta: Porque melhora minha aparência.
Associam-se estes com a congregação ou são do mundo apartado de Deus? Resposta: Não se Aplica
Com quem me classifica o estilo que uso aos olhos das pessoas em geral? Resposta: Como um Homem qualquer do Século 21.
Será que alguém dos que visito me identificaria como ministros das Testemunhas de Jeová? Resposta: Se eu estivesse usando uma pasta e engomadinho, nada inidca que haveria impecilho pra essa identificação.

Pronto. Questionário respondido. E segundo as respostas e segundo a MINHA CONSCIÊNCIA, eu posso usar barba sem problemas. d:7

Perfeitas suas respostas!
Porém, o ancião que as ler vai dizer "é, mas Betel disse que isso é coisa de mundano e não pode" (embora Betel não tenha sido claro quanto a isso e deixado margem para a consciência de cada um).

E mais um adendo - Será que alguém dos que visito me identificaria como ministros das Testemunhas de Jeová?
Que perguntinha mais tosca e tendenciosa.
A verdade é que as pessoas em geral não andam olhando para os outros tentando as classificar pela barba que usam -
- Olha aquele barbudo ali, parece ser um mendigo!
- Sei não, tá mais para um lenhador
- Que isso, é um hipster.
- Vocês não o estão reconhecendo? é o presidente!
- Ufa, que alívio, eu pensei que fosse um homem bomba!

Como você bem comentou, isso é escolha de qualquer homem do século XXI.
Os "veio" da Comissão de Filial fazem essas perguntas toscas e tendenciosas pq eles vivem numa bolha social e não enxergam mais nada além do universo TJ a qual vivem, eles acham que a sociedade brasileira tem aversão a barbas pq basicamente eles vivem apenas no meio TJ e não param pra enxergar um palmo a frente do nariz e se assim fizessem deixariam de pertencer a seita no mesmo instante. Ou seja, estão ocupado 24 hrs servindo seu amo (Corpo Governante).
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: BARBA - carta de Betel

Mensagem não lida por Pensador »

Cadê o livre arbítrio ?
Mesmo quando eu era Ancião não concordava com cartas desse tipo, acho que a Barba deve ser usada e ponto.
Atualmente uso barba e acho que melhora a minha aparência. Engraçado que alguns vieram a comentar que agora estou vivendo em plena rebeldia. De fato alguns são medíocres.

Sou a favor do uso da barba 100%....

Abraços - Pensador.
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: BARBA - carta de Betel

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

lobo guará escreveu:
Mentalista escreveu:Ali fala em negrito: "O uso de barba" e faz referência à revista Sentinela 15/8/75, que no Brasil foi publicada como de 15 de Fevereiro de 1976, exatamente a revista citada na carta. Tanto na carta como nessa publicação vazada, encontramos a referência para 1 Timóteo 2: 9, 10.
1 Timóteo 2:9,10:
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
E mulher tem barba? E mesmo se tiver, esse texto não fala nada do "uso de barba"! Eles usam um texto que não fala de barba pra justificar a proibição, mas, ao mesmo tempo, as coisas que são criticadas no texto - tranças, pérolas, vestidos caros - não são proibidas!? :?

Me parece mais que eles colocam um texto qualquer pra dar a impressão de que a regra deles tem embasamento bíblico, mas sem a expectativa de que alguém vá realmente ler o texto.
Desonesto demais, eco.
ÓTIMO RACIOCINIO ! d:8 eles teriam de usar algum texto que se relacionasse com HOMENS , se o mesmo existisse não é mesmo ? :lol:
outra boa tirada foi tranças , pérolas , vestidos caros estas coisas não são usadas por mulheres ?
concordo com vc quando fala na confiança deles de que não vão conferir a base que eles apresentam , afinal que base ?
a resposta é óbvia , nenhuma ! como já comentado antes , se fossemos seguir as palavras bíblicas barba seria regra não exceção !
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: BARBA - carta de Betel

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

Wisdom escreveu:Ja uso barba faz meses. Vou às reuniões mas não recebo nenhum “privilégio” - isso me fez tratar minha barba com mais carinho ainda :7 - e com certeza sou visto como rebelde. No início tentaram pegar no meu pé, irmãos, anciãos e até mesmo o viajante. Refutei todos de forma exemplar, e eles se sentiram obrigados a não falar mais no assunto.

Assim raciocinei com o ancião:

Ancião: - Irmão, embora a bíblia não proíba a barba, não seria razoável levar em consideração que os varões na organização de Jeová não usam?

Eu: - Sinto muito irmão, eu só faço o que a bíblia diz, não sigo tendencias e nem modismo para ter ou não ter barba.

Ancião: - Mas isso poderá causar mal testemunho para as pessoas lá fora, pois não é comum.

Eu: - Irmão, com todo respeito, já se perguntou o que as pessoas do mundo acham e pensam sobre nós e sobre Jeová quando uma criança morre por falta de transfusão de sangue ou quando os pais deixam de ter contato com um filho desassociado?

Ancião: - Mas não podemos desobedecer as ordens de Jeová para agradar o mundo. O sangue e a desassociação são leis bíblicas.

Eu: - E a barba? Me mostre na bíblia onde ela proíbe.

FIM

d:8 d:7 d:7 imagino a cara deste cidadão :lol: :lol: :D1
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: BARBA - carta de Betel

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

um dia sairei escreveu:Blá blá blá pedra de tropeço. Com certeza é uma das regras mais chatas dessa seita e esse negócio de pedra de tropeço é mais ainda, não pode ter bebidas em festas pois seria pedra de tropeço para alguns irmãos, não pode fazer isso pois enfraqueceria algum irmão e etc.

esta história de pedra de tropeço , passa uma ideia de fé fraquíssima , bem dizer quase td é ''pedra de tropeço'' .
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: BARBA - carta de Betel

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

feliciapink escreveu:Essa eu li no face.

Se Jesus, viesse a Terra e resolvesse visitar Betel, seria barrado e expulso.
- Barbudo
- Com roupas esquisitas e de sandália de hippie
- cabeludo
- e talvez mal cheiroso

A liderança iria manda cantar pneu dali.
muita boa essa d:8 , a nível de SR se jesus fosse a um seria retirado de lá pelos indicadores , afinal mendigo ,
mal vestido , e barbudo e com um suorzinho básico , bilhete azul nele :D1
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: orfaosolitario e 99 visitantes